Redução de custos: aprenda como gastar de forma estratégica
A redução de custos é um dos fundamentos para o sucesso do seu negócio! Já imaginou se desse para diminuir os gastos da sua empresa e ainda aumentar sua produtividade?
Você já deve ter ouvido a expressão: “ou vai pelo amor, ou vai pela dor”. Ou mesmo aquela outra: “é melhor prevenir do que remediar”.
É exatamente assim que a redução de custos acontece nas empresas no mundo afora.
Por vezes, ela ocorre de forma espontânea, quando os empresários percebem a possibilidade de crescimento ao eliminar os excessos.
Outras vezes, ela acontece de maneira compulsória. São aqueles momentos nos quais é preciso realizar a redução para não ir à falência.
Essas diferentes formas de como reduzir custos na empresa não geram os mesmos resultados. Afinal, a primeira delas parte do planejamento, já a segunda é puro desespero.
Planejar atentamente pode garantir melhorias em diversas áreas da sua empresa. Desde de tornar seu marketing mais eficiente até baratear o preço de comercialização do seu produto.
Pelo lado contrário, quando realizado de maneira desorganizada, como é o caso da compulsória, pode acabar realizando cortes e setores vitais para o funcionamento da sua empresa.
De que lado da história você quer ficar? Vamos te ajudar a planejar seus gastos para que não caia no desespero. Confira:
Quais são os custos da sua empresa?
É preciso conhecer totalmente seu negócio, estar atento a cada detalhe de todos os setores da sua empresa.
Realizar uma gestão de custos eficiente começa pelo conhecimento. Um bom administrador sabe de tudo que acontece dentro do seu negócio.
Então, pare para pensar! Se existir qualquer dúvida sobre o funcionamento de alguma área da sua empresa, comece a perguntar sobre ela.
Nesse ponto, o diálogo com os colaboradores é muito importante para reduzir custos. Afinal, são eles que melhor conhecem o processo de suas funções.
Se você já conhece completamente o seu negócio está pronto para começar.
Mas tenha em mente uma coisa: todo custo pode ser reduzido.
Descubra como aplicar uma boa gestão de custos
Calma, vamos começar pelo começo. É preciso primeiro entender o que são custos.
Os custos da sua empresa são todos os gastos ligados à produção, distribuição e comercialização do seu produto ou serviço.
Diversos gastos estão incluídos quando o assunto é gestão da sua redução de custos, desde a compra de matérias-primas, passando pelo salário de seus colaboradores e manutenção de maquinário, até chegar à logística.
Fique atento, os custos são diferentes das despesas.
As despesas são os gastos da parte administrativa, do marketing, da área de vendas, do setor de pesquisas etc.
Para trabalhar sua redução de custos e despesas, é necessário começar pela análise da eficiência dos seus gastos.
Levante todas informações referentes a todos seus gastos com a empresa, elas têm grande valor para essa primeira etapa.
Agora você pode perceber que existem dois tipos de custos: os variáveis e o fixos.
Os fixos são aqueles gastos recorrentes como pagamento de contas, fornecedores, aluguel, limpeza e manutenção dos espaços entre outras coisas.
Já os gastos variáveis são aqueles que mudam mensalmente: comissão de vendedores, impostos e taxas, manutenção do maquinário, preço da gasolina para os transportes, etc.
Ter todos esses gastos muito bem registrados vai te ajudar a perceber a eficiência dos seus investimentos.
Analisando com atenção você perceberá quais etapas estão tornando seu processo produtivo mais caro.
Também é importante que a gestão de custos seja feita com regularidade. Defina um calendário e algumas metas a serem atingidas – enfim, elabore um cronograma, uma planilha ou planejamento.
Fica mais fácil reduzir custos operacionais se você fizer isso aos poucos trabalhando a longo prazo.
Assim, é possível identificar se algum erro foi cometido, se algum corte vital para o bom funcionamento foi feito ou se alguma redução não prevista pode ser realizada.
Cometer erros durante essa gestão pode resultar no efeito contrário do seu objetivo inicial.
Parece difícil? Mas não é! Dá só uma olhada nessas dicas aqui embaixo.
Redução de custos na produção
Os fornecedores são um dos passos mais importantes para a redução de custos na produção.
Você precisa observar se seus atuais fornecedores são os melhores que você poderia encontrar na relação custo-benefício.
Busque as melhores parcerias disponíveis no mercado, analise o custos da matéria-prima e do frete.
Mas atenção, a qualidade dessa matéria-prima é tão importante quanto seu preço. Trocar seus atuais fornecedores por algum muito inferior não é bom negócio.
Isso só resultará em prejuízos no seu produto final, pois se a sua mercadoria perder em qualidade você com certeza terá uma redução significativa em seus lucros.
Também é possível construir parcerias para comprar. Faça contato com as empresas vizinhas, descubra que tipo de matéria-prima vocês compram em comum.
Compras em maiores quantidades normalmente são mais baratas e você ainda pode dividir o frete.
Outra ação a ser tomada é desenvolver campanhas para evitar desperdício de água e energia, além de instruir os funcionários sobre o bom uso das máquinas ou sistemas.
Essa simples conscientização pode reduzir seu custo com contas e manutenção dos equipamentos.
A redução de custos operacionais começa no processo produtivo. Mas ele não é e nem deve ser o único a ser observado.
Quando falamos gerir investimentos é necessário entender os detalhes de cada processo e realizar alterações no custo ele for desnecessário.
Redução de despesas na divulgação
O gastos de uma empresa com marketing e publicidade são parte considerável do investimento.
Às vezes, por puro desconhecimento, muitos empresários pensam que qualidade da divulgação está ligada somente ao preço investido nela.
Mas isso não é verdade. As atuais formas de marketing de mais eficiência são mais baratas se comparadas às convencionais.
E como já dissemos antes, a gestão de custos torna seus gastos mais eficientes.
Estratégias como o inbound marketing podem reduzir até mais da metade do valor do seu investimento em divulgação e alcançar resultados superiores.
Invista em redes sociais, crie um blog sobre a sua empresa e ramo de negócio e principalmente procure por especialistas para aumentar sua chance de obter resultados positivos.
Aqui no blog você pode descobrir como vender pela internet com inbound marketing.
Redução de custos na comercialização
Alguns do erros mais comuns dos negócios de todos o portes estão nas questões relacionadas à comercialização.
Sua gestão de custos precisa ser atenta nessa área, nela estão grandes oportunidades para otimizar seus investimentos.
Primeiro, analise seu estoque. Identificar os produtos com baixo giro é uma etapa muito importante na redução de custos.
Os produtos de baixo giro são aqueles que passam mais tempos parados no estoque, gerando gastos e ocupando espaço de armazenamento.
Ao identificá-los, o ideal é que você diminua sua produção daquele tipo de produto ou crie promoções para aumentar a rotatividade.
Se no caso da sua empresa os produtos tiverem data curta de vencimento, como alimentos ou outras itens orgânicos, o ideal é adotar estratégias como o FiFo.
O FiFo (first in first out ou, em português, primeiro a entrar, primeiro a sair) tem a ideia de vender os produtos por ordem de produção e quando esses produtos estão perto do vencimento eles se tornam mais baratos.
Um outro ponto de bastante importância é a logística. Sua redução de custos precisa estudar muito bem a maneira como você está transportando seu produto.
Se a logística da sua empresa é terceirizada, podemos aplicar a mesma dica que demos sobre fornecedores.
Tenha certeza sobre o custo-benefício do serviço contratado. Verifique se existem opções mais vantajosas no mercado.
Aqui nesse ,ponto também é possível realizar parcerias com suas empresas vizinhas para tornar os gastos menores.
Se você trabalha com colaboradores próprios na distribuição do seu produto, acompanhe mais de perto os gastos com combustível e manutenção dos veículos.
Agora é hora de tornar seu negócio mais lucrativo
Quando você procurava por formas de como reduzir custos na empresa, imaginou tantas possibilidades?
Uma boa gestão tornará seus investimentos menores e mais eficientes. Isso trará consequências positivas para sua empresa.
Um processo de produção mais barato gera um produto de preço mais competitivo.
Imagine poder oferecer esse diferencial para seus clientes? É exatamente isso que vai acontecer quando você aplicar a redução de forma correta.
Então, não perca tempo! Comece seu planejamento agora mesmo.
E se precisar de mais informações, o blog da Ideal Marketing está aqui pra ajudar.
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