Veja as 10 redes sociais mais usadas no Brasil
Por: Ideal Marketing
Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.
As redes sociais mais usadas no Brasil têm o poder de promover negócios, você sabia? Imagine conhecer os 10 canais mais acessados no país e ter a oportunidade de aumentar suas vendas por meio delas. Incrível, não?
O Brasil está em segundo lugar no ranking de países habituados a usar mídias sociais, atrás somente das Filipinas. O país tem uma média diária de 3h43min dedicadas à rede social, o que pode ser visto como uma boa oportunidade de crescimento no mundo empresarial.
No último ano, segundo o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, cerca de 19 milhões de novos usuários se conectaram nas redes sociais mais usadas no Brasil presentes nesta lista. Este número representa quase 10% da população do país.
Além desse número, outro ponto interessante é a finalidade do uso das mídias sociais. 67% afirmam usá-las a fim de se divertir, mas também se informam por meio de alguma mídia digital.
Estes números mostram que quando você opta por investir em Marketing Digital, estar nas redes sociais mais usadas no Brasil é uma estratégia imprescindível e deve ser trabalhada, assim seu negócio ganhará projeções maiores.
A seguir vamos apontar quais são as redes sociais mais usadas no Brasil. Saiba em qual delas investir!
10. Pinterest
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. O usuário pode compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Serve basicamente para armazenar inspirações de decorações de festas, maquiagens, viagens, etc.
Na décima posição das redes sociais mais usadas no Brasil, o Pinterest conta com 70 milhões de usuários cadastrados, cerca de 80% do seu público é composto por mulheres.
Em âmbito empresarial, você pode selecionar imagens que façam referência a sua empresa ou de alguma forma ajude na construção da marca e, assim, o usuário chegará até você por meio dessa mídia social.
Além disso, também pode elaborar pins patrocinados que aparecem no feed dos usuários. Pins são marcadores visuais que possuem um link de direcionamento ao local original e facilitam a localização de informações desejadas pelo usuário.
9. Google+
Esta rede social possui uma porcentagem pequena de brasileiros, apenas 6%. Embora seja uma rede social pouco utilizada, o Google trabalha para torná-la popular no país.
Ao abrir uma conta no Gmail automaticamente é criada uma conta no Google+ e isso possibilitou a presença desta mídia social na lista que elaboramos.
Para agradar os frequentadores, as mudanças ocorrem por meio de feedback dos próprios usuários e no início de 2017 algumas mudanças já foram feitas.
Uma das atualizações teve o intuito de deixar a mídia social adaptável aos aos dispositivos móveis.
Optar por diminuir comentários sem muita relevância para facilitar diálogos, zoom em fotos publicadas e ajuste na tela para mostrar mais conteúdos e menos espaços em branco também foram outras alterações para deixar esta mídia social mais atrativa.
O Google+, nona rede social mais usada no Brasil, possui uma funcionalidade interessante para as empresas. Trata-se do segmentador círculo. Ele permite o direcionamento de conteúdos para públicos que você deseja atingir.
Você consegue montar grupos de seguidores em algumas categorias, como “amigos pessoais”, “colegas de trabalho”, “empresas”, etc. A partir disso, você consegue enviar anúncios, por exemplo, apenas para os interessados neste conteúdo.
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8. LinkedIn
Na oitava posição de redes sociais mais usada no Brasil está o LinkedIn, mídia social totalmente focado em profissionais.
Esta mídia social é utilizada por empresas com intuito de contratar profissionais, compartilhar experiências do mundo corporativo ou qualquer atividade voltada ao mercado de trabalho.
O LinkedIn conta cerca de 25 milhões de usuários ativos no Brasil. A rede registra 2% de usuários a mais comparado ao último ano.
7. Skype
Utilizada com frequência em campo empresarial, o Skype conta com aproximadamente 15% da população em seus registros. Esta rede social nasceu em 2003 e oferece um serviço que outras também oferecem, como a comunicação via mensagens e vídeos.
O fato de ainda figurar entre as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, mesmo após quase 15 anos do seu surgimento, mostra um pouco de sua importância.
As empresas utilizam o Skype para facilitar a comunicação entre os colaboradores. Trata-se de uma ferramenta efetiva que substituiu e-mail nos diálogos internos. Além disso, também há a opção de atender clientes por meio da mídia social.
6. Twitter
Em 2009 o Twitter teve seu auge. Hoje aparece na oitava colocação de redes sociais mais usadas no Brasil.
Esta rede social, até o início de novembro de 2017 permitia que apenas publicações de até 140 caracteres fossem publicadas. No dia 7 de novembro, a empresa liberou o dobro de caracteres em postagens de todos usuários.
Embora ocupe a sexta posição no ranking de redes sociais mais usadas no Brasil, o Twitter, em âmbito empresarial, é a segunda mídia digital mais utilizada.
A rede social de mensagens instantâneas ainda é positiva em ações de Marketing Digital e continua trazendo bons resultados nas campanhas publicitárias.
As empresas usam esta mídia social a fim de divulgar serviços e interagir com seu público-alvo.
5. Instagram
Instagram é uma rede social focada no compartilhamento de fotos. Foi uma das primeiras desenvolvidas para ser acessada por meio de dispositivos móveis, embora hoje dê para acessar no desktop.
No início, era apenas liberado para o sistema operacional IOS, mas logo após a aquisição do Facebook, foi liberado para Android e teve diversas outras atualizações que fizeram da mídia social mais maleável.
Umas das atualizações permitiu deixar o seguidor próximo da sua marca. As empresas usaram a nova ferramenta Story com o objetivo de divulgar os bastidores da marca. Esta nova ferramenta é semelhante ao Snapchat.
Além do Story, o Instagram lançou outra atualização. Dessa vez com filtros interativos, que também remetem à mídia social Snapchat.
Com essas novas funções aderidas pelo Instagram, a audiência do Snapchat caiu consideravelmente, segundo estudo TechCrunch.
Embora seja uma boa mídia social para anunciar, os brasileiros representam apenas 6.55% dos usuários ativos, mas ainda assim o Instagram apresentou o maior crescimento em adesão.
A rede conta com cerca de 300 milhões de usuários diariamente, uma grande oportunidade de anunciantes promoverem sua marca.
Além disso, a rede social permite analisar o desempenho do seu anúncio por meio de relatórios e, a partir desses resultados, você poderá nortear suas próximas ações.
4. Messenger
Esta não era uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Mas depois que o aplicativo foi separado do Facebook, ela teve um impulso enorme em downloads, pois para se comunicar por meio de mensagens instantâneas no Facebook, era preciso instalar o aplicativo do Messenger no seu aparelho, por isso ocupa a quarta posição do ranking.
Hoje é muito comum encontrarmos empresas que usam esta mídia social. Você, enquanto cliente, não se sente mais confortável ao se interessar por um anúncio no Facebook e ver que a empresa disponibiliza um atendimento instantâneo via Messenger?
Este é o intuito: ter um atendimento mais humanizado e personalizado. Com isso as chances de venda aumentam muito.
3. WhatsApp
Hoje trata-se da mídia social de mensagem instantânea mais tradicional, além de ser usada para finalidades pessoais, também é comum em campo empresarial.
Cerca de 30% da população já utiliza esta rede diariamente. 70% dos celulares do país contam com um aplicativo do WhatsApp.
O WhatsApp surgiu como um aplicativo simples de mensagens e hoje está na terceira posição de redes sociais mais usadas no Brasil.
A diferença dessa mídia social para o SMS é que a ferramenta precisa estar conectada à internet para funcionar. Desde que esteja conectada à uma rede Wi-Fi grátis, você não precisa ter crédito na sua operadora para utilizá-la.
Após alguns anos de atividade do Brasil, a mídia social contemplou seus usuários com novas funcionalidades. Hoje, além de enviar fotos, mensagens de texto e de aúdio, ela faz chamadas de áudio e vídeo – basta estar conectado à uma rede de qualidade.
Mas você deve estar se perguntando “Não seria um incômodo chamar as pessoas pelo whats?”
Calma, também temos uma solução para isso. Trata-se do Hotzapp, uma ferramenta semelhante ao WhatsApp, mas com o fluxo de ações de alguns contatos.
O Hotzapp processa eventos do Checkout do produto trabalhado com as regras de negócio. A criação de contatos é automática em sua agenda Google, assim você não perde tempo ao salvar contatos.
Para utilizar, antes de tudo, é preciso configurar seu número no Hotzaap.
Sua equipe terá acesso a um painel igual ao da imagem abaixo. Nele contém pessoas que aguardam contato.
Com esta ferramenta, é possível automatizar mensagens de acordo com o objetivo do consumidor, ou seja, uma maneira mais personalizada de agir com cada cliente.
Multiplique seus resultados de conversão com esta alternativa presente nas lista das redes sociais mais usadas no Brasil.
2. YouTube
Nos últimos anos a evolução do YouTube foi notória. Prova disso é o sucesso dos youtubers, seus milhares de seguidores e a ocupação da segunda posição na lista das redes sociais mais usadas no no Brasil.
Existem canais com diversos segmentos e cada dia surge alguém que consegue fazer sucesso com esta mídia social.
Trata-se de uma rede social que conta com investimentos de publicidade com maior frequência, pois tem um alcance muito grande.
É importante destacar que no YouTube também é possível utilizar as técnicas de SEO para conseguir aparecer nos primeiros resultados de busca da página.
Para isso, é importante seguir alguns passos. O nome do arquivo do vídeo deve conter a palavra-chave utilizada no seu conteúdo. Isso ajuda a mídia social entender sobre qual tema é seu vídeo.
Além disso, para que os resultados sejam ainda melhores, você deve incluir a palavra-chave no título do seu vídeo.
Sabe quando os youtubers dizem que alguma fonte dita no vídeo está na descrição? Esta descrição é essencial para uma pessoa clicar no seu vídeo. Embora seja permitido 5 mil caracteres, ressaltamos que no mecanismo de busca apenas 150 aparecem para os usuários. Funciona como uma meta-description.
Vamos listar alguns outros pontos que podem ajudar a obter sucesso:
- Uso de tags – são fundamentais para indexações e facilita que o usuário encontre seu conteúdo.
- Transcrição de vídeo – inserir a transcrição do vídeo na descrição pode ser uma outra forma do usuário consumir seu conteúdo.
- Interatividade – procure a socialização com seu público e mantenha os comentários do vídeo ativo.
- Compartilhar – o YouTube possibilita que o usuário compartilhe o vídeo em outras redes sociais para maior divulgação.
Para conhecer mais sobre o que é publicidade, dê uma olhada no nosso artigo especializado no assunto!
Tipos de anúncios no Youtube
O YouTube também é um bom aliado das empresas na promoção de suas marcas. A rede social dá algumas opções de anúncios aos investidores. Veja alguns deles:
Anúncios Trueview
Esta opção possibilita que o pagamento da publicidade seja feito por CVP, ou seja, Custo por Visualização. O anunciante só gasta quando o usuário assiste o conteúdo inteiro.
Anúncios Display
São anúncios inseridos durante a reprodução do vídeo principal, mas em outras partes da tela, como na parte superior esquerda ou um pouco abaixo. Depende das dimensões do seu monitor.
Anúncios Sobrepostos
São anúncios que esta mídia social exibe no próprio vídeo em reprodução, na parte inferior da tela, mas com uma leve transparência.
Anúncios puláveis
Como o próprio nome diz, são anúncios que dão a opção de interrupção do usuário após 5 segundos de exibição. Eles podem ser inseridos durante, antes ou até depois do vídeo principal.
Não puláveis
Este, ao contrário do anterior, obriga o usuário da mídia social visualizar o anúncio inteiro. São publicidade de 15 a 20 segundos inseridas antes do vídeo principal iniciar. Também existem anúncios não puláveis de até 30 segundos de duração.
Banners Default
Este anúncio não aparece na tela principal de reprodução de vídeos do YouTube. São introduzidos no canto superior direito da tela, logo acima dos vídeos sugeridos. São publicidade pagas por clique ou por impressões obtidas.
O YouTube, além de estar na segunda posição das redes sociais mais usadas no Brasil, oferece diversas opções de anúncios. Algo extremamente positivo para muitos negócios, desde empreendimentos em estágio inicial, até empresas já consolidadas no mercado.
1. Facebook
Hoje, no ranking de redes sociais mais usadas no Brasil, o Facebook ocupa a primeira posição com o incrível número de 103 milhões de usuários, sendo 54% do público feminino.
A mídia social conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo. O Brasil é o terceiro país que mais utiliza a ferramenta.
Em primeiro lugar da lista de redes sociais mais usadas no Brasil, o Facebook trabalha como grande aliado dos empresários em divulgações de suas empresas por um custo considerado baixo, mas isso é tema para um próximo post.
Investir em rede social é sinônimo de sucesso
As redes sociais surgiram com um intuito de nos aproximar e facilitar a comunicação. Mas hoje tem se mostrado uma estratégia fundamental para o crescimento de negócios, independente do porte do empreendimento.
É o caso do marketing de influência, uma estratégia excelente para o crescimento de empresas no meio digital.
Como mostramos no material, os números de usuários alcançados são cada vez maiores. E a tendência é melhorar ainda mais.
Com o acesso à internet cada vez mais facilitado no país, apostar em métodos antigos tornou-se inviável e menos efetivo que o marketing nas mídias sociais.
Agora você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, analise a mais adequada ao seu segmento e veja os resultados que sua empresa terá com este investimento.
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