Qual a importância da meta description para o SEO?

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Publicado: 15 de abril de 2019 | Atualizado: 6 de abril de 2022.

Entender o que é meta description é fundamental para o sucesso do seu negócio no ambiente online. Afinal, só quem investe em seo tags persuasivas consegue chamar a atenção do usuário e atrair mais visitantes para o seu site.

Como não impacta diretamente no ranqueamento feito pelo Google na página de resultados de pesquisa, a meta description acaba sendo deixada de lado por muitas empresas.

E esse descuido pode custar muito caro, uma vez que uma seo meta tags pode ser aquilo que faltava para atrair um usuário até o site da sua empresa.

Por isso, saber como usar uma seo meta description persuasiva para destacar a sua página nos resultados de pesquisa do Google é essencial para quem deseja ter sucesso com o Marketing Digital.

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Então, se você quer destacar o seu site da concorrência na web, confira os próximos tópicos:

O que é meta description?

A meta description é uma das integrantes do grupo das meta tags, o que é composto também pela title tag e a meta keyword.

Entretanto, a title tag, que nada mais é do que o título da sua página que aparece no Google, é a única que é obrigatória, diferente das demais.

Isso porque ela impacta diretamente na sua estratégia de otimização de sites e consequentemente, no seu posicionamento na página de resultados do Google.

Se você quiser entender melhor como funciona o ranqueamento no Google veja nosso texto sobre o tema!

Mas então, se só o Title que é obrigatório, por que se preocupar com as outras seo tags?

No caso da meta keyword, apesar de não garantir a melhor posição no ranking, a aplicação da palavra-chave ajuda os mecanismos de busca entender que o conteúdo se refere a dúvida do usuário.  

Já a seo meta description é o resumo do que o visitante vai encontrar no texto que fica embaixo do title nos resultados de uma pesquisa.

Sendo assim, apesar dela também não interferir em seu posicionamento, ela tem impacto direto no seu tráfego e no aumento ou não de visitas do seu site.

Isso porque uma seo meta description bem feita pode persuadir o usuário e mostrar que é você quem tem a melhor resposta para a dúvida dele, atraindo-o para o seu site.

Qual a importância da meta description e das meta tags?

Criar uma title tag de forma estratégica, utilizando a palavra-chave na sua construção, é importante para ajudar o Google a entender a relevância do seu texto, interferindo assim na sua posição no resultado de uma busca.

Isso porque quanto mais o seu title se assemelhar a pesquisa feita, maior a compatibilidade de seu conteúdo com o que o usuário procura, fazendo com que o Google enxergue como o seu conteúdo é valioso para ele.

Já a meta keyword vai destacar seu conteúdo como um todo. Além disso, quando o usuário ver sua title e description, as palavras-chave contidas nelas vão aparecer em negrito.

Logo, seu site pode se destacar aos olhos do usuário graças ao nível de compatibilidade com o que ele deseja.

E dentre as seo tags, meta description é a que vai ter ligação mais completa ao seu conteúdo, pois esse resumo pode ser o gatilho necessário para o visitante acessar (ou não) sua página.

Além disso, como ela ainda é deixada de lado por alguns sites, esse pode ser o seu diferencial para te destacar entre seus concorrentes.

Se quiser conhecer outras técnicas orgânicas para tráfego, leia nosso blog! Porque agora vamos entender como fazer uma boa description.

Como fazer sua meta description?

Alguns detalhes da sua meta description tem que ser observados para que ela seja realmente relevante e tenha ligação com o conteúdo da página. Eles são:

1. Palavra-chave

Como citamos um pouco, a palavra chave não é obrigatório, muito menos critério decisivo para o algoritmo do Google posicionar melhor seu site.

Mas no caso da meta description, ela destaca seu conteúdo.

Veja o exemplo:

No primeiro resultado, somente a palavra Marketing estava na description, então ela foi destacada.

Já no segundo resultado, toda a pesquisa “Ideal Marketing” aparece em negrito.

Isso porque mesmo que isso não melhore sua posição no ranking, quando seu conteúdo for visto, as palavras-chave serão destacadas, e isso pode auxiliar no aumento do seu tráfego, já que existe uma confirmação de conteúdo semelhante a pesquisa.

Copywriting e Gatilhos Mentais

Como você tem que atrair a atenção do usuário em um curto espaço, as técnicas de copywriting serão muito importantes no texto de meta description.

Por isso, usar gatilhos mentais para deixar essa chamada mo mais rico é essencial para garantir que ele informe um pouco do que tem na sua página, mas também soe interessante.

Para isso, insira na sua meta description fraseologias de ação, como por exemplo:

  • Veja aqui
  • Somente aqui
  • Compre agora

Essas frases podem funcionam como os impulsos para conclusão da ação de abrir seu site.

Caso queira mais dicas sobre escrever textos, temos esse artigo com 5 delas, além de um material completo sobre copywriting.

Quantidade de caracteres

A meta description tem um limite de aproximadamente 156 caracteres. O valor não é exato, pois é medido pelos robots do Google como pixels e não quantidade de letras.

Por isso, textos que tenham muitas letras volumosas como M, O, G podem ser limitadas a menos de 156 caracteres, e textos com letras pequenas como I, podem ter mais espaço.

Caso suas seo tags de title ou description, ultrapassem o limite, será inserido a reticência (…) para indicar que existe mais conteúdo à frente.

Além disso, não use ponto final na sua seo meta description, se não o algoritmo do Google vai entender que ali é o fim do seu texto. Só o coloque quando realmente tiver finalizado a descrição.

Faça você mesmo sua meta description

Ferramentas automáticas podem criar seo tags iguais, o que o Google entende como repetição de conteúdo e, assim, vai impulsionar só uma das páginas que possuem a mesma meta tag.

E se você não criar a sua própria meta description, o mecanismo de busca vai decidir sozinho qual trecho do seu conteúdo pode ser destacado.

Então, para garantir que as palavras certas sejam apresentadas ao usuário, faça você mesmo esse procedimento.

Realize testes

Pode ser que em sua description, o conteúdo esteja correto, mas as palavras chaves não coincidem com as das pesquisas.

Por isso é importante realizar testes e quantificar quais das opções atraíram maior número de tráfego para sua página.

Não se esqueça que, assim como as técnicas de seo, as seo tags são orgânicas, logo você não precisa fazer investimento financeiro para ter retorno.

Então, não hesite em aplicar essas dicas para impulsionar o crescimento do seu site.

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Crie meta description persuasiva e atraia mais visitantes para o site da sua empresa

Neste conteúdo você aprendeu o que é seo meta description e viu que apesar de não ser obrigatória, criar um pequeno resumo do seu conteúdo pode ser o que faltava para atrair mais visitantes.

Isso porque ao pensar em seo meta tags criativas, o usuário que estiver navegando pela página de resultados pode se sentir mais confiança naquela página que parece ter exatamente o que estava procurando.

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