Quais as redes sociais mais importantes para a minha empresa?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de janeiro de 2022 | Atualizado: 13 de janeiro de 2022.
Cada vez mais, redes sociais para empresas vêm ganhando importância e se tornando essenciais para qualquer tipo de negócio.
Estar conectado aos clientes pode fazer com que qualquer empresa cresça ainda mais. Para isso, as redes sociais têm se tornado uma das principais formas de criar um vínculo duradouro.
Uma das coisas que podem ser feitas para se pôr na frente do seu concorrente é fazer copy para anúncios Facebook e Google Ads, técnica que faz com que a empresa fique mais próxima do seu cliente.
Quando o público e a empresa se comunicam por meio de uma rede social, a marca tende a ficar mais próxima do consumidor. O resultado são ganhos de confiabilidade e maior lembrança.
As redes sociais, se trabalhadas da forma correta, podem trazer uma alta conversão de vendas para a sua empresa, além de torná-la mais conhecida.
Conheça as principais redes sociais para empresas
Antes de mais nada, é preciso saber que as redes sociais são diferentes e precisam ser entendidas assim. Ou seja, redes sociais para empresas podem ser mais ou menos úteis, dependendo do estilo.
Então, ao conhecer cada uma delas você pode aprender como impulsionar o seu negócio.
1. Instagram
A rede social de imagens é uma das mais conhecidas atualmente e que conseguem melhor engajamento. As fotos ganham destaque e isso pode melhorar o reconhecimento da empresa.
Para quem tem produtos que se materializam de alguma forma, essa é uma opção para mostrar resultados. Mas é possível trabalhar gráficos e até fazer “memes”, dependendo do seu negócio.
Empresas de produtos artesanais, comida e beleza costumam se dar muito bem por aqui.
2. Twitter
Entre as redes sociais para empresas, o Twitter ganha destaque pela velocidade de informação. Por isso mesmo, muitas empresas têm sua conta na rede como canal oficial de contato com os clientes.
A rede é a mais usada por pessoas no mundo todo e, por isso, pode gerar um pouco mais de engajamento. Mas é preciso ficar atento, pois todos os assuntos tendem a mudar rapidamente.
Uma boa opção é utilizar os assuntos mais comentados para encaixar sua empresa na discussão. A maior visibilidade pode te ajudar a ter mais retorno, tanto de marketing quanto de vendas.
3. Linkedin
Pode-se dizer que o LinkedIn é a rede social oficial entre as redes sociais para empresas. Isso ocorre porque a própria razão de existir da rede é conectar profissionais uns com os outros.
Assim, como uma grande networking, você pode ter acesso a profissionais das mais diversas áreas. Assim é possível trabalhar o lado mais institucional da empresa, de forma a atrair novos talentos.
Tudo isso é de suma importância para quem busca fortalecer a marca e ter melhores resultados. A interação com talentos diferenciados tende a ser um ponto de muita importância nesse caso.
4. Youtube
Uma forma interessante de conseguir acesso aos seus clientes é por meio do YouTube. A rede é uma das mais acessadas entre as redes sociais para empresas e tem o benefício de lidar com vídeos.
Ou seja, produzir vídeos de qualidade para impulsionar a sua marca pode ser bastante útil. Principalmente no caso de eles viralizarem, você pode fazer sua marca ser muito mais conhecida.
Além disso, há possibilidade de inscrição e outros pontos que ajudam a fidelizar os consumidores. Dessa forma, esse é um canal aberto que permite levar sempre as novidades aos usuários da internet.
5. TikTok
O aplicativo de vídeos curtos é um dos vários que ganharam força nos últimos anos. No entanto, para muitas marcas ele ainda não é uma opção para exploração de marca e de atividades profissionais.
No entanto, o potencial da rede para se tornar uma das maiores redes sociais para empresas é grande. Principalmente pois o maior público da rede é de jovens, ávidos por consumir conteúdo e produtos.
Assim, criar novas estratégias que envolvam a utilização da rede pode ser algo muito lucrativo. Outro ponto importante é que você pode trabalhar sua marca aqui de uma forma mais descontraída.
6. WhatsApp
Muita gente sequer considera o WhatsApp uma rede social, principalmente em razão da sua comunicação um para um. No entanto, a presença de grupos é algo que merece atenção das empresas.
Assim, a elaboração de conteúdos que possam ser compartilhados é algo que precisa estar sempre em pauta. Isso porque, uma pessoa pode disseminar a informação por grupos com centenas de pessoas.
Não se trata aqui de criar propagandas do tipo spam, mas sim de gerar engajamento por meio de conteúdo de qualidade. Ou seja, a produção precisa levar em conta quem se pretende atingir.
É possível utilizar todas as redes sociais?
Não é incomum que alguns negócios utilizem todas as redes sociais para empresas disponíveis. No entanto, para que isso seja feito é necessário um planejamento e, acima de tudo, muita atenção.
Isso porque não basta a criação de conteúdo de forma desenfreada e sem um plano estratégico. Inclusive, esse é um dos grandes problemas apresentados por muitas das empresas atuais.
As redes sociais são diferentes umas das outras e o público também espera conteúdo diferente. Ou seja, não adianta produzir uma única peça publicitária e distribuí-la em todas elas, aleatoriamente.
Além disso, é bom lembrar que muitas empresas acabam “se queimando” pela produção de “spams”. Ou seja, o envio desnecessário de informações e propagandas diretamente para o usuário.
Então, a dica é utilizar aquele tipo de rede social que mais se encaixa ao seu nicho de trabalho. Focar em uma das opções e, depois, começar a trabalhar as outras redes em busca de novos resultados.
Conclusão
Existem diversas redes sociais para empresas que podem trazer benefícios aos usuários. A verdade é que não é incomum que vários negócios tenham nelas o carro chefe da sua atuação profissional.
Então, conhecer a fundo as características de cada uma delas é bastante importante. Mais que isso, evite ficar apenas na superfície e estude todas as funcionalidades que são postas à disposição.
Lembre-se que Instagram, Linkedin, YouTube e outros não são apenas a vitrine da sua loja. Ou seja, não basta surgir, fazer a sua propaganda desaparecer no instante seguinte, sob pena de invisibilidade.
Ou seja, é preciso realmente estreitar laços com o público e criar um bom engajamento para conseguir negócios. Isso só pode ser feito com a produção de conteúdo de qualidade e realmente eficiente.
Então, agora que você já conhece as redes sociais para empresas mais interessantes da atualidade, está na hora de começar a trabalhar. Escolha uma delas e torne-se visível no mundo virtual.