Criando uma proposta comercial vencedora: 6 dicas práticas para conquistar investidores
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 6 de dezembro de 2021 | Atualizado: 6 de dezembro de 2021.
Você pode ter boas ideias de negócios e um plano para lançar produtos inovadores no mercado, mas isso é o suficiente para conseguir de fato tornar os projetos uma realidade? Nem sempre. Muitas vezes as empresas precisam atrair investidores para conseguir colocar os planos em prática, e é aí que está a importância de uma boa proposta comercial.
Para crescer, você precisa de investidores que acreditam no seu negócio tanto quanto você. Eles precisam ver o potencial das suas ideias, entender os seus processos de trabalho, a estrutura da sua empresa e muito mais. Com tanta informação para passar aos investidores que você quer conquistar, é preciso dar atenção especial ao design da proposta comercial.
Uma proposta comercial é como um argumento de venda que apresenta uma ideia de negócio, produto, a visão da sua empresa, uma pesquisa de mercado para embasar o seu projeto e muito mais. Tudo para convencer os investidores de que a sua ideia de negócio vale o dinheiro deles.
Além disso, atrair investidores em um cenário competitivo torna a tarefa ainda mais difícil, o que torna mais importante contar com uma proposta comercial atraente e bem planejada.
Vamos ver a seguir seis dicas para criar uma proposta comercial eficaz para atrair investidores.
1. Demonstre escalabilidade
Um dos componentes mais importantes que os investidores procuram nas startups é a escalabilidade, que se refere à capacidade de aumentar a produção e o alcance de maneira econômica e eficiente.
Considere as seguintes questões para demonstrar escalabilidade em sua proposta comercial:
- Qual é o seu objetivo de negócio?
- Qual é o seu plano de negócios?
- Quão lucrativa é a sua ideia?
- Quão repetíveis são as suas soluções?
- O que o diferencia da concorrência?
Por exemplo, digamos que você começou um negócio de impressão de camisetas. Embora a impressão por transferência de calor possa funcionar no período inicial, não é uma solução de longo prazo e certamente não é escalonável. O importante é adotar um modelo de impressão mais sustentável que possa ajudá-lo a vender em grandes quantidades sem comprometer a qualidade.
Uma forma de apresentar essa capacidade e mostrar que você tem metas definidas para o futuro é criar um infográfico de linha do tempo com uma previsão embasada do crescimento da sua capacidade de produção:
2. Realize pesquisas de mercado
A realização de uma pesquisa de mercado abrangente estabelece a base para uma discussão mais informada e lógica com os investidores. A ideia por trás desta etapa é usar as descobertas de sua pesquisa para apoiar sua ideia de negócio e demonstrar por que ela é viável.
Comece fazendo uma pesquisa sobre a concorrência, entendendo a situação e as perspectivas do mercado. É importante saber o que seus concorrentes estão fazendo para poder encontrar lacunas e resolvê-las.
Além da análise da concorrência, certifique-se de especificar bem o público-alvo que sua empresa atenderá. Encontre seu público-alvo e segmente-o com base em dados demográficos, comportamentais, econômicos e geográficos.
Para apresentar os resultados dessas pesquisas aos investidores, use recursos visuais como gráficos e infográficos, que são ótimos para destacar informações e torná-las fáceis de entender e atraentes, como neste exemplo:
Ao usar recursos visuais como esse, você pode apresentar mais informações para os investidores que você quer atrair, pois, além de mostrar diversos dados em uma só imagem, o uso de gráficos e pictogramas tornam a mensagem mais fácil de entender e rápida de digerir.
3. Compartilhe projeções financeiras realistas
Se você deseja que os investidores confiem no seu negócio, você precisa atraí-los com projeções financeiras atraentes, que são essencialmente uma previsão de receitas e despesas futuras.
É aconselhável fazer projeções para um período de 3-5 anos para demonstrar com precisão o tipo de retorno que os investidores podem esperar.
Muitas startups cometem o erro de ser ambiciosas demais na tentativa de atrair investidores sem perceber que, se sua proposta for aprovada, eles deverão atingir esses números. Portanto, é muito importante ser realista ao planejar as finanças e declarar as premissas nas quais você as baseou.
Além das projeções de receita, apresente também um plano detalhado sobre como você pretende usar o dinheiro do investidor e quais projetos vão ser desenvolvidos em cada período de tempo. A maneira mais eficaz de apresentar isso é colocar suas projeções em um gráfico de Gantt, como este abaixo, ajudando os investidores a visualizar essas informações com facilidade.
4. Apresente uma equipe confiável
Os investidores não investem em ideias, eles investem nas pessoas.
Com razão esta é uma regra de ouro do investidor, porque é a equipe de liderança que impulsionará o negócio. Os investidores precisam ter certeza de que estão colocando seu dinheiro em pessoas capazes e com experiência.
Portanto, ao escrever a proposta comercial, dedique uma seção sobre os principais membros da equipe, suas experiências, habilidades e conhecimentos individuais. Você também deve mencionar sobre o que cada membro da equipe será responsável.
Use um criador de organograma online que ilustre a estrutura da equipe e os deveres do trabalho. Considere também apresentar aos investidores as metas de cada equipe e como é feita a avaliação de desempenho e os ajustes nos processos de trabalho.
5. Concentre-se no sumário executivo
O sumário executivo é possivelmente a seção mais importante da sua proposta comercial porque com certeza será lido por todas as partes interessadas. Embora apareça no início da proposta, é aconselhável escrevê-lo no final para não perder nenhuma informação vital.
O sumário executivo se destina a oferecer uma breve visão geral da sua proposta comercial. Muitos investidores usam esta seção para fins de triagem, tornando imperativo dedicar um tempo para escrever um resumo executivo atraente e persuasivo.
Desde sua oferta de negócios, metas e modelo operacional para seu público-alvo e projeções financeiras, até plano de marketing, estrutura de equipe e requisitos de financiamento – o resumo executivo deve incluir tudo o que os investidores precisam saber para considerar investir em seu negócio.
Mantenha esta seção concisa e não mais do que duas páginas.
6. Mantenha um design claro e consistente
Embora seja essencial focar no conteúdo da proposta comercial, certifique-se de não negligenciar o aspecto do design.
Envie uma proposta comercial bem elaborada que seja clara e atraia a atenção. Deixe o design envolver os leitores em vez de distraí-los.
O que você precisa é de um esquema de cores consistente, fontes em negrito e um layout simples que ajuda na legibilidade. Também é uma boa ideia deixar os parágrafos curtos e usar marcadores, ajudando as pessoas a visualizar o conteúdo.
Para isso, você também pode usar modelos de planos de negócios para economizar tempo e manter a consistência.
Conclusão
Sua proposta comercial é um roteiro que deve gerar interesse, demonstrar capacidade e enfatizar o seu potencial de crescimento. Para escrever uma proposta comercial de sucesso é preciso contar histórias de maneira eficaz.
Os investidores se deparam com várias propostas de negócios. Portanto, seja autêntico e escreva um conteúdo atraente que os convença a investir em você.
Para tornar a leitura da sua mensagem mais rápida, aposte em recursos visuais para mostrar dados, equipes, estrutura e conceitos relacionados ao seu negócio.