Dicas para ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 16 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Não é novidade para ninguém o sucesso alcançado pelo WhatsApp no Brasil. O aplicativo agiliza a comunicação e transformou a maneira como costumávamos interagir.
Para o mercado corporativo não foi diferente: as empresas começaram usar a plataforma como fonte de vendas e aproximar o contato com o seu público.
Com tanto êxito, em 2018 foi lançado o WhatsApp Business, uma ferramenta inteiramente voltada para as empresas PMEs com recursos que não somente enriquecem o marketing digital como também viabilizam formas mais profissionais de contato que fortalecem a relação junto ao cliente.
Por isso, conhecer o aplicativo e todos os seus recursos é fundamental para usar todo o seu potencial e retirar bons resultados em vendas na sua empresa.
Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre os pontos mais importantes da ferramenta e que te ajudará a ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business.
1- Primeiros passos
O cadastro para o WhatsApp Business pode ser feito tanto com número móvel quanto fixo, mas é essencial que o número escolhido seja unicamente para atender as demandas da empresa. Nada de misturar pessoal com profissional!
Você poderá inserir informações úteis que servirão como um cartão de visita, contendo dados como endereço e horário de funcionamento.
Use a função de respostas automáticas para programar retorno àqueles clientes que entram em contato fora do horário estabelecido por vocês ou para enviar uma mensagem de saudação com informações básicas no início do atendimento assim que eles enviarem a primeira mensagem.
2- Organize os clientes com as etiquetas
Uma função disponível neste app e que não vemos na versão tradicional é a possibilidade de criar etiquetas para classificar seus clientes e conversas. Assim, você pode criar grupos para categorizar negociações pendentes e clientes da base, por exemplo.
É interessante, também, explorar esse recurso para organizar seus clientes como topo, meio e fundo de funil de forma a ajudá-los a avançar as etapas com conteúdos selecionados para cada um.
3- Não seja desagradável
Essencialmente, o fluxo natural é que os clientes procurem você, e não o contrário. Por isso, não é recomendado lotar a caixa de mensagens deles.
Reforce o canal de comunicação nas redes sociais e site da empresa para que eles consigam entrar em contato com facilidade.
Todavia, em alguns casos é indicado o envio das listas de transmissões usando o bom senso e não sendo invasivo. Uma das possibilidade é para resgatar aquele cliente esquecido enviando a ele uma promoção ou cupom para a próxima compra.
4- Função catálogo
Agilizar o processo de venda é uma das premissas dessa função, uma vez que permite ao cliente visualizar sua loja com os produtos disponíveis e seus respectivos valores já na tela inicial da conversa.
Assim, o cliente pode escolher o que mais lhe interessa com o trâmite entre ele e o vendedor sendo otimizado pulando a etapa da apresentação das opções durante a conversa.
É também uma ótima alternativa para as empresas que ainda não possuem uma loja virtual e procuram uma boa maneira para apresentar seu produto. Basta fazer o upload de uma foto do que deseja vender e acrescentar a descrição correspondente, preço e nome do produto.
5- Métricas
Ao contrário da versão comum, o aplicativo oferece métricas para você entender como seu público se comporta e ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business.
Com isso, é possível criar estratégias e melhorar processos usando os indicadores disponibilizados. Você conseguirá avaliar de forma quantitativa e qualitativa os retornos recebidos pelos clientes através da plataforma, como, por exemplo:
- Quantidade de clicks nos links enviados
- Tempo médio do primeiro contato
- Quantidade de mensagens enviadas/recebidas/lidas
- Duração da negociação/processo de venda
- Produtividade da equipe comercial
6- Dedique-se ao atendimento
Ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business não é somente explorar corretamente os recursos que o aplicativo oferece. É necessário envolver pessoas de formas sólidas e seguir estratégias para que renda bons frutos.
Por isso, selecione o(s) funcionário(s) responsável(s) por essa função na empresa e estabeleça que tenham atenção integral para a ferramenta para que todos os clientes sejam atendidos assim como seriam em uma loja física. Capacite e dê condições para que a equipe tenha os materiais e conhecimentos necessários para prestar o atendimento ideal ao cliente, seguindo os objetivos da empresa.
Lembre-se: o aplicativo veio para agilizar as negociações, gerar proximidade e facilitar o processo. Isso é o mínimo esperado pelos clientes.