Como preparar seu e-commerce para o fim dos cookies do Google
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 30 de novembro de 2022 | Atualizado: 30 de novembro de 2022.
Você sabe o que são cookies? Esse nome que começou a ser muito falado na internet ainda é uma incógnita para muitos empreendedores, mas mudará radicalmente a forma como o varejo – e negócios de todos os nichos – se comunica no marketing digital.
A retenção de clientes e uso dos dados primários serão aspectos chave para o sucesso das empresas do futuro, ou melhor, das empresas do agora.
O uso de cookies se relaciona diretamente com esse relacionamento com leads e clientes ativos. Descubra mais sobre cookies ao longo deste artigo!
Crescimento do e-commerce brasileiro e da competitividade
Ninguém pode negar, o e-commerce brasileiro cresceu absurdamente entre 2020 e 2022, forçando o varejo físico a embarcar no e-commerce. Dentre os motivos está o aumento da digitalização e a necessidade de isolamento por conta do Covid-19, conforme indicam estatísticas do setor.
Além disso, algumas lojas, após a retomada dos comércios que haviam sido fechados devido a pandemia do novo coronavírus, voltaram a atuar exclusivamente no varejo físico.
Muitas outras lojas, no entanto, continuaram com as atividades no online trazendo um sintoma crônico para as marcas: mais oferta do que demanda.
Para se ter uma ideia, entre janeiro de 2020 e agosto de 2021, o e-commerce saiu de 800 mil lojas para 1,6 milhões segundo a pesquisa da PayPal com a Big Data Corp.
A alta competitividade torna árdua a tarefa de ter destaque no marketing digital, com anúncios cada vez mais caros e clientes que não aumentam na mesma proporção que as marcas e lojas.
Esse cenário gera um comportamento de consumo no qual os clientes compram uma vez e não voltam mais. Desta forma, esses novos consumidores demandam atenção e estratégias direcionadas para que sejam devidamente alcançados e cativados.
Cookies e o marketing digital
Para agravar esse cenário, temos no horizonte anúncios cada vez mais caros com o fim dos cookies de terceiros e restrições no marketing digital, principalmente devido a demanda por proteção de dados de parte dos consumidores e os impactos da LGPD no Brasil.
Com isso, se mostra um ambiente desafiador para empreendedores de todos os mercados, mas principalmente do varejo online e de empresas de tecnologia.
Por isso, ter atenção é necessário, afinal, apesar desses cuidados, a internet se mostra o ambiente mais promissor para vendas e relacionamento. Assim, manter-se atualizado com as diretrizes e aprender ações para atrair esse público é fundamental.
O que são os cookies e para que servem?
Os cookies são uma tecnologia usada em navegadores para salvar e compartilhar dados entre empresas.
Dentre as informações coletadas está o comportamento dos usuários na internet, o que permite que as pessoas recebam anúncios fora do site original das marcas (em sites terceiros), como em blogs, portais de notícias e redes sociais, enquanto navegam.
Eles são um aspecto chave para o funcionamento do marketing digital e um forte vetor de aquisição de clientes no e-commerce.
Consequentemente, podem potencializar a visibilidade de marcas de diversos portes e fortalecer os estímulos de compra, ajudando as lojas virtuais a venderem mais, conforme investem mais em anúncios e direcionam o conteúdo para um público mais qualificado e que já teve contato com a marca.
Deste modo, conforme a alteração das diretrizes dos navegadores e exclusão de cookies, o remarketing baseado unicamente em cookies, importante estratégia nas ferramentas de anúncios, poderá apresentar uma queda na efetividade.
Assim, conhecer outras metodologias é crucial para se manter competitivo.
Fim dos Cookies de terceiros e impactos no e-commerce
O Google Chrome, navegador com maior presença no mercado brasileiro – somando mais de 80% do uso da internet no país -, está atuando para atender a demanda dos usuários por proteção de dados e irá encerrar o uso dos cookies no 2º semestre de 2024.
Devido a isso, a forma como as empresas fazem marketing digital terá que mudar para ser coerente com a proteção da privacidade.
Na Black Friday de 2022 e 2023 ainda teremos o sistema de anúncios que conhecemos hoje, mas em breve isso vai mudar e os varejistas terão de se adaptar para usar dados primários como principal fonte de receita.
Inclusive, no momento, a alternativa que o Google oferece são as suas API’s.
O Google tem um case de sucesso de uma marca escandinava que usou suas APIs para manter a mensuração de tempo assistido e volume de saídas de anúncios em vídeo, no entanto essa é uma solução complexa e cara de se utilizar no Brasil atual.
Isso porque, imagine que cada e-commerce teria de ter um time de programadores para desenvolver e fazer a manutenção dessa tecnologia.
Para o futuro, o buscador está tentando desenvolver uma solução mais concreta, também por API, onde seria possível captar os dados comportamentais dos usuários e criar grupos, sem identificação nominal de cada um, para direcionar anúncios de acordo com os 5 principais interesses dos usuários na semana.
Nesse momento, eles estão expandindo o volume de assuntos de interesse para ter uma solução completa e bem segmentada para 2024, mas as ideias ainda estão em desenvolvimento.
Tendo consciência disso, o marketing terá de pensar em estratégias diferentes para conseguir acesso aos dados primários e explorar esse recurso com eficiência.
O futuro do e-commerce sem cookies: Dados primários no marketing
A alternativa mais viável no momento é manter vários pontos de contato na experiência do cliente, aquele comprador que já deixou seus dados primários, como por redes sociais ou landing pages, para retê-lo junto à marca.
Ter um programa de fidelidade é uma maneira estratégica de lidar com o problema e centralizar as ações de marketing com dados primários, o que se mostra mais efetivo para conhecimento do público e delimitação de campanhas.
Afinal, como já dizia Phillip Kotler, conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.
Desta maneira, também é importante conhecer possíveis estratégias para reter clientes e se blindar das adversidades do fim dos cookies de terceiros. Confira as principais:
Benefícios na próxima compra
Seja descontos, cashback, produtos da sua loja, brindes externos, frete grátis ou qualquer outro item, brindes e benefícios são muito importantes para os clientes, melhorando a experiência com a marca e promovendo a fidelização.
Mais ainda, ter um incentivo para o seu cliente voltar e manter a gamificação de acúmulo de pontos para trocar por algo do interesse é uma estratégia inteligente para evitar que seu cliente deixe de realizar uma segunda compra ou busque por um concorrente no Google.
Comunicação segmentada para a base de clientes
Levando em consideração o comportamento de compra dos clientes – e uso dos benefícios do programa de fidelidade – é possível criar regras de comunicação ajustadas ao perfil do público.
Por exemplo: para quem já tiver a pontuação necessária para fazer um resgate, sua marca pode enviar comunicações por e-mail e WhatsApp convidando o público a pegar seu dinheiro, desconto, brinde ou produto gratuito.
Uma ação como essa tem alto engajamento e conversão em vendas e fortalece o relacionamento.
Pesquisa de satisfação
Coletar informações sobre como seu cliente se sente com relação a sua marca é sempre interessante, por ser um forte gatilho de prova social e aumentar a credibilidade do e-commerce.
No entanto, nem sempre os clientes estão dispostos a devotar tempo para avaliar as marcas.
Por isso, dar bonificações (em pontos!) para quem se dedicar é uma alternativa para aumentar o engajamento nas pesquisas de satisfação.
Assim, tais depoimentos podem ser utilizados para alcançar novos potenciais clientes nos mais diversos canais de contato, inclusive redes sociais.
Campanhas de fotos de clientes usando o produto
Semelhante à estratégia de pesquisa de satisfação, mas com impacto ainda mais potente, as campanhas de foto podem se mostrar bastante dinâmicas.
Além de facilitar a visualização dos produtos na vida real – o que é excelente para os novos compradores -, ter fotos de clientes utilizando o que compraram demonstra uma marca forte, com produtos de qualidade e amados pelo público.
Indicação de amigos
Member get member é um caminho poderoso para conquistar novos dados primários e clientes qualificados, pois não há prova social mais forte do que ter um amigo ou familiar indicando uma solução de forma direta.
Assim, vale a pena recompensar sua base de clientes que indicar amigos e conhecidos para realizarem a primeira compra.
Considerações finais
Viu só?! Não é necessário focar apenas em publicidade e landing pages, muito menos depender de cookies terceiros.
Para isso, reúna sua equipe e detalhe um planejamento de comunicação, marketing e fidelização de clientes de forma integrada, considerando todos os pontos de contato e canais de comunicação para campanhas mais direcionadas e qualificadas.
Lembre-se que essas são ótimas formas de expandir os ganhos da marca e depender menos de anúncios no varejo online.
Importante destacar, ainda, que é possível ter isso de forma automatizada, nas principais plataformas de e-commerce.
Contudo, indiferentemente de usar uma plataforma que automatize a estratégia ou não, ter contato pessoal e próximo com a base de clientes já conquistada é uma alternativa efetiva para se manter crescendo no varejo online.
Conteúdo parceiro desenvolvido por Hevelyn Oliveira, CMO da Fidelizar Mais, plataforma de fidelidade especializada em retenção de clientes e ferramentas para manutenção de carteira.