O que é PLG? Entenda tudo sobre Product Led Growth e como ele potencializa os resultados do seu negócio!
PLG é uma estratégia de negócios que vem ganhando muito espaço com o crescimento das plataformas SaaS. Quem quer entrar no mercado com novas ferramentas precisa dominar tudo sobre o Product Led Growth.
Com o surgimento das novas tecnologias, as estratégias de negócios e vendas também precisam se atualizar para melhor atender às necessidades do mercado e o comportamento dos consumidores.
Para melhor desenvolver o crescimento de empresas de modelo SaaS é que surge o PLG, ou Product Led Growth, como estratégia de aceleração desse tipo de negócio.
Mas o que é de fato esse PLG e quais são suas diretrizes? Além disso, como estruturar um planejamento de marketing, vendas e gestão dentro dessa estratégia?
Para responder essas e outras questões fizemos este conteúdo completo sobre o tema. Veja abaixo os tópicos:
O que é a PLG?
O Product Led Growth, mais conhecido pela sigla PLG, é o conceito que se baseia no desenvolvimento de estratégias para adquirir, reter e expandir clientes, por meio das experiências diretas com o produto.
Para ficar ainda mais claro, PLG significa, em tradução livre para o português, crescimento liderado pelo produto.
O marco para seu surgimento é quando a empresa de capital de risco OpenView Ventures Partners passa a usar o termo para descrever a estratégia tendência no mercado.
Mesmo tendo o termo sido inventado só nesse episódio, muitas startups, por exemplo, já adotavam o modelo. E de lá pra cá muitas outras adotaram e novas vão nascer a partir dele.
Isso porque o Product Led Growth vai muito além do conceito, ele é uma filosofia de negócio, uma cultura. Com ele, muitos estão deixando de lado a tática de crescimento via Marketing e Vendas, com o objetivo de tornar o produto ou o serviço personagens centrais do seu negócio.
Em outras palavras, aqui é o produto final o responsável pela aquisição de novos clientes e retenção dos atuais. Ele faz isso a partir de sua capacidade de atender as demandas do público e se adaptar às necessidades.
Por que mesclar o PLG com outras estratégias?
Ao adotar o modelo PLG, a dinâmica comercial e de marketing passa por grandes mudanças para melhor se adequar à estratégia.
Aqui já não existe mais necessidade de longos ciclos de compra e negociação. Poucas reuniões ou interações diretas com o cliente são necessárias já que toda tratativa se dá pela utilização do próprio produto.
Assim, o que passa a ser mais importante é a experiência com o uso e os gatilhos para melhoria de pacote ou performance dentro dele.
Esse novo tipo de jornada precisa ser entendida também pela equipe de marketing, que passa a ter uma função muito mais ligada na melhoria da experiência e na educação dos leads.
Nesse sentido, estratégias de marketing que focam na educação de leads por meio de conteúdos como o Inbound Marketing se encaixam perfeitamente nesse modelo PLG. Por meio dela é possível instruir o lead para o melhor uso possível do produto.
Então, o time de vendas só entra em campo quando realmente é possível identificar que o cliente está engajado com o produto e devidamente instruído.
Os benefícios do PLG para o crescimento do seu negócio
Agora que você sabe o que é e por que o Product Led Growth é a estratégia de maior sucesso para produtos SaaS, chegou a hora de revelarmos os seus principais benefícios.
Aqui listamos quatro, veja:
1. Leads prontos para fechar com você
No marketing digital para SaaS, as pessoas que experimentam e avaliam o seu produto são conhecidas como PQL, que é sigla para leads qualificados pelo produto em inglês.
Diferente de outras estratégias, os PQLs experimentam o produto por um determinado período de tempo para conhecer o valor dele, o que se apresenta como um enorme facilitador para o time comercial.
Para que isso seja possível, a equipe de marketing faz uma avaliação do uso da ferramenta pelo lead e junta informações suficientes para entender se ele está pronto para comprar ou não.
2. Sua empresa mais valiosa do que nunca
Segundo um estudo divulgado pela Openview, as empresas que adotam o conceito de PLG são 2,2 vezes mais valiosas do aquelas que não aderiram a esse modelo de negócio.
Isso porque o foco do Product Led Growth (PLG) é focado todo no produto, o que permite maior escalabilidade de faturamento.
3. Os seus resultados mais sustentáveis
O modelo também garante resultados muito mais sustentáveis já que os leads chegam qualificados, ou seja, já sabendo o que o produto é capaz de fazer por ele.
Por ser assim, o produto não acaba tendo um valor maior dentro do seu segmento de atuação, tornando a sua empresa uma referência do mercado.
4. Times integrados e focados
Por unir todas as forças ao redor do produto, o PLG torna os times, principalmente os de marketing e vendas, mais integrados e focados no objetivo de crescimento da sua empresa.
No entanto, é bom salientar que o produto não trabalha sozinho. É preciso que todas as equipes estejam preparadas para mostrar cada vez mais o valor dele para os clientes e leads.
Como você pode implementar o PLG na sua empresa?
Para que os resultados na estratégia de PLG sejam certeiros, é preciso seguir alguns passos na hora da implementação desse conceito na empresa, e nós mostramos eles logo abaixo:
1. Saiba quem é o seu público-alvo
Conhecer profundamente os clientes do produto é o primeiro passo da implementação do conceito PLG.
Para isso, é preciso descobrir quem é o seu público-alvo, separando um tempo para elaborar e aplicar pesquisas com pessoas que já estão usando o produto.
2. Trabalhe com modelo de vendas Freemium
No PLG, trabalhar com testes gratuitos ajuda a gerar ainda mais conversões de seus leads em clientes, sabia?
Isso porque esse modelo coloca sua estratégia diretamente em contato com leads quentes de fundo de funil, ou seja, as pessoas que já têm interesse no seu negócio.
A questão é que quando você aposta no PLG, você direciona esforços para satisfazer a experiência do usuário, o que é fundamental quando ele está no período de teste com seu produto ou serviço.
Afinal, se a experiência dele foi horrível, o esforço acaba sendo em vão.
Sua versão Freemium precisa representar o que há de melhor no seu produto/serviço na estratégia de PLG.
3. Saiba fazer as perguntas certas
Saber fazer as perguntas certas no momento de estruturar o Product Led Growth (PLG) e nas ferramentas para metrificar o PQL (lead qualificado pelo produto) é essencial para implementar a estratégia no seu negócio visando o sucesso.
Então, se pergunte o seguinte:
- Quem é seu cliente ideal?
- Quais perguntas seu time de implementação faz durante o fluxo de cadastro e ao longo do uso do produto por parte do cliente?
- Quais as diferenças entre o usuário que realmente tem mais chances de pagar pelo seu produto e o que não tem?
- Você sabe quais são as conversões-chave, as etapas de ativação, dentro do seu produto?
- Você tem ideia dos passos que os melhores clientes tomam dentro da jornada de uso do seu produto?
- Quais desses passos servem de parâmetro para comparar outros usuários?
- Você consegue prever o que leva um cliente ao churn?
4. Entenda o seu resultado de engajamento
Na sua estratégia de PLG, um lead engajado tem muito mais chances de conversão do que aqueles que não são impactados com propostas de valor desde o início.
Sendo assim, busque formas de fazer seu público se engajar com você o suficiente para que ele continue na sua empresa por muito tempo.
E saiba lidar com esses resultados de forma produtiva! Isso será essencial atrelado ao PLG.
PLG é a estratégia que faltava para o seu sucesso!
Se você leu o conteúdo até aqui, com certeza já tem uma nova visão estratégica para o seu negócio, o PLG!
O PLG (Product Led Growth) é a estratégia ideal para quem quer apostar em marketing digital, mas claro, estude o que de fato faz sentido para o seu negócio.
De qualquer forma, agora você sabe os benefícios do PLG e que atrelá-lo a outras estratégias de sucesso, como o Inbound Marketing, é uma ótima receita para alavancar os resultados da sua empresa!
Se quer saber mais sobre estratégias como o PLG e o universo do marketing digital, continue acompanhando os conteúdos aqui do nosso blog!
Sempre trazemos o melhor do marketing digital para você!