Plano de Inbound Marketing: o que é preciso para iniciar o seu projeto
Um plano de Inbound Marketing pode ser o que falta para valorizar a sua marca no mercado. Converta mais clientes com ações que trazem resultado.
Uma boa estratégia de marketing digital sempre foi uma das chaves para fazer com que seu serviço chegue até o cliente atualmente.
Agora considere fazer o contrário acontecer. Sim. Imagine que você investe em estratégias tão focadas e inteligentes que são capazes de fazer o cliente ir espontaneamente até você.
Na prática, isso pode se tornar realidade com o Inbound Marketing, metodologia dentro do próprio Marketing Digital que foca no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.
Confira o conteúdo a seguir e anote algumas dicas práticas de como iniciar um bom projeto de Inbound Marketing:
Afinal, quais são as vantagens de investir no Inbound Marketing?
Bem, não é novidade que os cliente de hoje em dia não têm mais as mesmas práticas de compra que antes.
Hoje falamos em consumidores cada vez mais críticos e focados em conhecer muito bem a empresa com a qual estão prestes a se relacionar.
Se você ainda não ouviu falar a respeito, saiba que inclusive existe o momento zero da verdade. Um conceito moderno que diz que o cliente antes de ir até a loja (momento um) pesquisa sobre ela na internet para checar sua credibilidade e avaliações de outros consumidores.
Ou seja, não basta apenas focar em publicidade offline é preciso estar por dentro das técnicas que são capazes de dialogar e atrair o consumidor consciente e decisivo da modernidade.
E uma dessas técnicas, inclusive a mais popular, é o Inbound Marketing.
Metodologia que foca no marketing de conteúdo como forma de atrair potenciais clientes por meio da oferta de conteúdos relevantes em seus canais online, de modo a evidenciar sua autoridade no segmento em que atua e, assim, atrair novos consumidores focando na educação do mercado.
Suas principais vantagens são:
- Posicionar-se como referência no segmento de atuação;
- Atrair novos consumidores e aumentar a carteira de clientes;
- Diminuir custos com estratégias massivas e conquistar clientes que entendem a proposta dos seus serviços e veem valor nela, dessa forma, há mais chances de conversão.
O que é preciso para começar a fazer Inbound Marketing?
Em primeiro lugar, assim como em qualquer outra estratégia, você precisa estabelecer objetivos e a partir deles traçar o seu planejamento de Inbound Marketing.
O planejamento é uma espécie de mapa que delineará todo o percurso do projeto, não à toa é o primeiro passo.
Dentro do planejamento algumas das suas ações – para inciar o projeto – será criar a sua persona.
Estude o público-alvo do seu negócio e a partir dos dados do perfil levantado, crie o seu cliente ideal; dê um nome, idade, cargo, ocupações etc, essa construção norteará as suas ações seguintes, tipo de comunicação, linguagem e muito mais.
Outra etapa importante é definir os canais nos quais você irá apostar. É crucial que a atração aconteça principalmente por meio dos seus próprios canais, então, se ainda não possui, é hora de criar um blog, por exemplo!
Além das suas páginas particulares, aposte também na oferta de conteúdos por meio das redes sociais e outros canais que façam sentido com os hábitos de acesso da sua persona.
E quanto ao seu funil de vendas?
Lembre-se que o funil de vendas possui três ciclos: atração, nutrição e conversão.
Por isso, na hora de produzir os conteúdos não saia os escrevendo sem nenhum filtro, aliás é aqui o momento no qual mais é preciso focar em estratégia.
Portanto a equipe de redação precisa produzir conteúdos de atração, nutrição e conversão (focando na jornada de compra do consumidor).
Nesse momento, aliás, um fluxo de nutrição será de grande ajuda. O fluxo de nutrição é uma espécie de esqueleto para nortear a sua produção, publicação e envio de conteúdos.
Por exemplo, você terá diretrizes como:
“Os leads na etapa de nutrição, com base em seu perfil, receberão tais tipos de conteúdos para se aprofundarem no assunto e descerem ainda mais no funil de vendas.”
Por fim, indicamos fortemente que considere a automação de marketing como um investimento para otimizar suas ações, análise de resultados e indicar melhorias contínuas.