O que é planejamento operacional: como e quando ele é importante para os resultados da sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de setembro de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.

O que é planejamento operacional? Entender essa prática é essencial para o sucesso da sua empresa, afinal estabelecer tópicos a serem seguidos é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida!

O planejamento é a base para qualquer ação de marketing dentro da sua empresa, afinal, estudos e objetivos precisam ser definidos.

Mas é possível que alguns desses objetivos precisem ser pensados com mais detalhes e de maneira mais profunda.

Por isso existe o plano operacional de uma empresa, que vai ser o responsável por estudar as possibilidades e os meios de tornarem o planejamento estratégico real.

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

E para você entender mais sobre o que é o planejamento operacional e até como fazê-lo, nosso conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

O que é planejamento operacional?

Entenda o que é planejamento operacional

Um exemplo de planejamento operacional deve ser aquele que pensa nos meios de colocar em prática os objetivos estabelecidos durante o planejamento estratégico.

Imagine que o planejamento estratégico é como um arquiteto, ele desenha e define como uma casa deve ser.

Mas é o engenheiro que vai viabilizar toda a estrutura para que ela de fato seja como o arquiteto pensou, mas ainda se mantenha e tenha tudo que uma casa precisa.

O plano operacional de uma empresa vai definir detalhes como adaptações, testes de produto, criação de diferentes versões, estratégias alternativas, ajustes e prazo.

Diferenças entre planejamento estratégico x operacional x tático

Conheça as diferenças entre planejamento operacional, estratégico e tático

Claro que todos esses processos podem confundir nossa cabeça, por isso vamos entender as diferenças entre o planejamento estratégico, operacional e tático.

Planejamento estratégico

Dentro do planejamento estratégico são definidos objetivos maiores, de modo macro sobre a empresa e seus objetivos.

É a construção da estratégia e da visão dos degraus que devem ser alcançados para a conquista geral da empresa.

Ele é o primeiro nível do seu planejamento empresarial, e vai o ponto de partida para o desenvolvimento dos outros planejamentos e ações.

Se quiser saber mais detalhadamente sobre o planejamento estratégico, veja nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Planejamento operacional

É o segundo nível do seu planejamento e vem seguido do planejamento estratégico, e como falamos, ele estuda e planeja os meios de tornar os objetivos da fase anterior possíveis.

Essa é uma definição bem curta para falas dos diferentes tipos de planejamentos, mas a gente já volta a falar sobre o marketing operacional.

Planejamento tático

Já aqui os objetivos são tratados com nichos menores, ou seja, nos setores específicos de cada produção.

É o planejamento entre gerentes, supervisores e funcionários para conquista de objetivos.

Como no exemplo de planejamento operacional com o engenheiro, aqui ocorrem as separações de áreas.

O engenheiro vai informar que quer uma ponto elétrico na parede A, então o supervisor dos eletricistas vai definir quem vai fazer o que, como esse processo deve ser feito e os prazos são combinados de acordo com as necessidades do engenheiro também.

Esse é o último nível dos planejamentos, e depende diretamente dos anteriores para que seja desenvolvido de maneira

Um último detalhe que vale para todas etapas dos planejamentos, todos eles também podem ter no lugar do planejamento, a palavra marketing.

Marketing estratégico, marketing operacional e o marketing tático. Então não se preocupe, os conceitos se mantém.

Mas agora que você já sabe o que é planejamento operacional e as diferenças entre ele e seus “colegas”, vamos ver a importância da execução desse processo.

Qual a importância do planejamento operacional?

Saiba por que o planejamento operacional é importante

Além claro da importância de saber como executar os objetivos traçados para sua empresa e produtos, o marketing operacional também vai cuidar de outros detalhes.

Durante o plano operacional de uma empresa também serão discutidos não só os modos de executar os objetivos, mas também estudar quais as melhores maneiras de fazê-lo.

Voltando ao nosso exemplo de planejamento operacional com o arquiteto e o engenheiro, é fato que o engenheiro sabe que é necessário construir a casa. Mas ele precisa estudar informações como o clima no dia da instalação elétrica, por exemplo.

O mesmo acontece com o planejamento de uma empresa, é preciso decidir não só como desenvolver algo, mas estudar para garantir a produção de uma maneira mais assertiva e eficiente.

A importância desse processo é exatamente garantir resultados, possibilitar os objetivos e até permitir a redução de custos durante a produção.

Por isso, não há dúvidas da necessidade de um bom planejamento de uma empresa.

Mas agora que você já sabe o que é o planejamento operacional e qual a importância dele durante os processos de sua empresa, vamos enfim falar como fazer o seu marketing operacional.

Quando e como fazer o plano operacional de uma empresa?

Saiba como fazer um planejamento operacional

O timing para desenvolver seu marketing operacional é seguido da definição de seu planejamento estratégico.

Isso porque como falamos, um depende do outro. Então, como normalmente os planejamentos estratégicos são feitos no início de cada ano para definir as metas do ano, consequentemente os planos também são feitos nessa época.

E a durabilidade também é normalmente de um ano, já que o mercado muda assim como as necessidades dos clientes e é preciso atualizar as informações e os objetivos.

Já o modo de fazer o planejamento de uma empresa pode depender das necessidades da sua empresa e dos objetivos estabelecidos.

Mas o foco está em possibilitar os processos que serão feitos para a conquista dos objetivos da empresa.

As pessoas a frente do processo precisam definir quais colaboradores serão responsáveis por quais ações, quais os melhores fornecedores, a criação de testes que comprovem a eficácia dos produtos e mais uma diversidade de itens estabelecidos pela equipe de planejamento.

Mas para dar um exemplo de planejamento operacional esses alguns dos tópicos que não podem ficar de fora:

  • Responsáveis por área;
  • Projetos por área;
  • Testes;
  • Ajustes;
  • Prazos.

Mas claro que você pode facilitar os processos de marketing operacional com algumas opções que podem automatizar planilhas para prazos e dados, por exemplo.

Se quiser conhecer algumas ferramentas para automação de marketing confira nosso conteúdo que fala sobre os procedimentos que podem ser feitos de maneira automatizada.

Aplique o planejamento operacional e veja os planos se tornarem realidade

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Enfim não é mais segredo o que é planejamento operacional, como você pode aplicá-lo em sua empresa e também já sabe as diferenças entre as etapas dos planejamentos

Agora que já domina o processo de planejamento de uma empresa, pode dar o start nos processos e acompanhar de perto as vantagens de um exemplo de planejamento operacional bem feito.

Depois de feitas as etapas de planejamento, você já pode conhecer 7 dicas para melhorar processos e vender ainda mais e melhorar as vendas de sua empresa.

E para ter sempre mais conhecimento sobre marketing e crescimento empresarial continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!