13 passos para desenvolver um planejamento estratégico de marketing para sua empresa

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Publicado: 8 de novembro de 2023 | Atualizado: 8 de novembro de 2023.

O planejamento estratégico de marketing é um conjunto de ideias para guiar a empresa em ações que envolvem divulgação de produtos, captação de leads e muito mais. Confira o conteúdo completo e aprenda a organizar as campanhas do seu negócio.

Para que uma empresa coloque em ação suas estratégias e obtenha os resultados esperados, é preciso um planejamento e organização bem elaborados. Dessa forma, os planos saem como pensados.

Isso porque, sem um guia coeso, a marca pode encontrar dificuldades em atender as necessidades de seus clientes ao lançar um novo produto ou mudar algo em sua identidade. 

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental observar com atenção os investimentos, recursos e ações necessárias para que todos entreguem um trabalho de qualidade. É aqui que entra o planejamento estratégico de marketing.

Esse conjunto de ações alinha as ideias das equipes e encontra insights valiosos que tiram os objetivos do papel e os coloca em prática com eficiência.

Saiba como construir um planejamento estratégico de marketing para o seu negócio com essas dicas de ouro.

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O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é a junção das ideias e planejamento das ações que uma empresa quer colocar em prática. 

Esse momento é o início do que virá a se tornar um plano de marketing, documento escrito que alinha as atividades da marca em relação a sua imagem e demais pontas. 

Por meio desse documento, é possível observar e centralizar as principais ideias para momentos como: divulgação de produtos, lançamentos, eventos especiais e tudo que envolva a imagem da marca, assim como suas vendas.

Vale ressaltar que, é com esse recurso que todas as equipes presentes no funcionamento da organização entenderem os objetivos a serem alcançados. E podem também contribuir para definição de ferramentas, recursos e novas tecnologias necessárias para atingir essas metas.

Por que criar um planejamento estratégico de marketing?

Utilizar o planejamento estratégico de marketing contribui para o bom funcionamento das ações estabelecidas pela empresa. 

Isso significa que, por meio desse documento, os profissionais envolvidos no marketing e nas vendas entendem o que fazer para atingir seus objetivos.

Na prática, esse planejamento funciona como um guia, levando as equipes até as metas ao oferecer os recursos necessários para isso. Essa organização é peça chave para o sucesso e evolução de qualquer negócio. 

Além disso, com um direcionamento claro, a empresa economiza em recursos, podendo direcionar seus investimentos para áreas urgentes, sem deixar as outras pontas soltas. 

Essa abordagem é essencial para o Marketing de Crescimento, vertente que foca na constante evolução da empresa e suas equipes.

Passo a passo para construir um planejamento estratégico de marketing

Depois de saber o que é planejamento estratégico de marketing e seus benefícios, chegou a hora de colocá-lo em ação e tirar o maior proveito possível desse método.

Confira as principais dicas para desenvolver um planejamento assertivo para o seu negócio:

Crie a buyer persona

Buyer persona é uma representação dos clientes ideias. Ou seja, um perfil semi-fictício que descreve em detalhes uma pessoa que representa o público que uma marca deseja atingir

Para utilizar esse recurso com assertividade, é preciso reunir as principais informações acerca da audiência, como: objetivos, necessidades, dores e demais características. Além disso, vale transformar esses dados em um perfil com nome, idade, gênero e mais.

A partir dessa coleta de dados e construção do perfil, é possível traçar estratégias mais eficientes, uma vez que agora existe um direcionamento claro.

Invista em growth marketing

O growth marketing, ou marketing de crescimento, é uma estratégia que busca pelo desenvolvimento da empresa por meio da evolução constante de suas equipes. Ele inclui setores como marketing e vendas.

Enquanto o marketing tradicional é focado em captação de leads e vendas, a metodologia growth olha também para o interior das organizações. Agindo de forma que exista uma expansão nos negócios de forma unificada.

Analise a empresa

Por mais que o planejamento estratégico de marketing seja pensado para ações como divulgação de produtos, autoridade da marca ou novos lançamentos, é fundamental que a empresa se atente ao que acontece internamente.

Isso porque, é necessário ter controle de investimentos para direcioná-los da melhor forma possível para as campanhas. Assim como, é preciso saber se esses investimentos estão sendo usados com eficiência. 

A partir desse conhecimento acerca dos recursos, a empresa se torna capaz de direcionar melhor suas equipes, podendo prover as ferramentas necessárias para o bom trabalho. Com isso, não existem desperdícios e é possível identificar novas oportunidades.

Defina os objetivos

Ter um objetivo claro é parte importante do processo, afinal, não sabemos qual caminho seguir se não soubermos qual é o destino. Portanto, é preciso colocar no papel quais são as metas da empresa.

A partir disso, se torna mais fácil pensar em estratégias assertivas para atingir cada um desses objetivos. Além de alinhar todas as equipes e profissionais envolvidos, oferecendo as ferramentas certas e passando prazos de entrega justos.

Para isso, as organizações podem usar recursos como o método SMART, a sigla significa, em português: específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal

Essa metodologia é usada por empresas que desejam definir e alcançar seus objetivos com maior eficiência.

Estude a jornada do cliente

A jornada de compras é o caminho que um cliente faz antes, durante e depois de realizar uma compra com determinada empresa. Entender essas etapas faz com que as estratégias de captação, conversão e venda sejam ainda mais efetivas. 

As etapas que envolvem esse caminho são: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão. Compreender cada uma delas é fundamental para que a marca entenda as necessidades e dores de seu cliente. 

Analise a concorrência

Sabemos que conhecer o cliente e entender a empresa internamente são fundamentais para o sucesso das estratégias de marketing. Mas, outro ponto muito importante é o conhecimento acerca da concorrência.

O benchmarking, estudo sobre o mercado, auxilia na concepção de novas abordagens de marketing e vendas, além de seguir como guia para novas tendências e tecnologias que podem ser implementadas. 

Escolha os melhores canais e formatos

Os canais de comunicação escolhidos pela empresa também são parte do marketing e devem ser escolhidos de forma estratégica. Isso porque, não adianta criar um plano de marketing e vendas elaborado se o cliente não será atingido. 

Sendo assim, é fundamental a escolha consciente desses meios de contato, para isso é preciso conhecer os hábitos de consumo do público-alvo e os locais onde ele se encontra para maior assertividade.

Esses locais podem incluir: diferentes redes sociais, sites, mídia pagas, diferentes formatos de conteúdo ou lojas físicas. 

Estabeleça a brand persona

Falamos sobre a buyer persona, representação do cliente ideal, mas existe outra definição que precisa ser feita  para maior efetividade do planejamento estratégico de marketing. A brand persona. 

A brand persona representa o perfil da empresa, por meio dela é possível identificar e padronizar aspectos como o tom de voz utilizado nas campanhas, a identidade visual e até mesmo as palavras-chave trabalhadas. 

O principal objetivo desse processo é a padronização da imagem da empresa perante seu público. Isso faz com que todas as peças publicitárias sejam coesas e façam sentido ao olhar do consumidor, sem confundi-lo ou desagradá-lo.

Crie um plano de ação

No plano de ação é onde a mágica acontece. Por meio dele, a empresa passa a atribuir às atividades que devem ser realizadas, os objetivos desejados e os recursos e ferramentas disponíveis. 

Além disso, dentro do plano é necessário inserir informações como prazo de entrega, métricas de análise dos resultados e a solução para potenciais erros que aconteçam. 

Vale ressaltar que é preciso atualizar o planejamento conforme ele acontece para não perder oportunidades.

A partir disso, as equipes e profissionais envolvidos passam a enxergar com maior clareza quais passos devem tomar rumo ao sucesso das campanhas. 

Tome decisões baseadas em dados

Basear as estratégias em achismos pode até funcionar em um caso ou outro, mas fato é que, ações baseadas em dados são mais assertivas, ainda mais quando falamos de marketing. 

Isso porque, é por meio de informações sobre os consumidores que a empresa identifica os canais de comunicação e formatos ideais para se comunicar com seu público. 

Sem esse tipo de informação, os esforços perdem o foco e a empresa não consegue direcionar seus investimentos de forma que faça sentido. Portanto, estudar, analisar e considerar esses dados é essencial.

Organize as tarefas

Sem organização, planos são apenas… planos. Para tirar o planejamento do papel e fazer acontecer, é preciso ter uma definição clara das atividades, recursos necessários, prazos, ferramentas, equipes e muito mais. 

É preciso assegurar o bom funcionamento dos processos para conquistar o sucesso da operação. Portanto, organizar todas essas informações é parte importante do trabalho.

Isso pode ser feito com algumas ferramenta como:

É importante lembrar que, tudo isso deve ser feito com clareza e transparência, tornando as informações fáceis de acompanhar.

Defina o cronograma

O cronograma ajuda a dar um direcionamento mais preciso, definido quanto tempo determinada equipe deve trabalhar no projeto para que o fluxo da operação não seja interrompido. 

Para que isso funcione e os projetos não atrasem, é necessário encontrar o equilíbrio entre entrega e qualidade. Lembrando que, os contratempos podem acontecer e devem ser levados em consideração na hora de definir o cronograma.

Vale lembrar que, sem os recursos e ferramentas certas, não é possível entregar um bom trabalho, portanto a empresa deve se certificar de oferecer as ferramentas aos seus times.

Analise os resultados

Com as estratégias no ar, é hora de entender seus resultados. Esse momento de análise é importante para que a empresa identifique os impactos de seus esforços e investimento, com isso, é possível encontrar novas oportunidades e mudanças.

Para isso, é recomendado o uso de KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), as KPIs são métricas de monitoramento e análise das ações realizadas por uma empresa durante um determinado período de tempo.

Desenvolva um bom planejamento e atinja seus objetivos

O planejamento estratégico de marketing é um conjunto de ideias e ações que guiam a empresa em suas campanhas publicitárias e até mesmo comerciais. 

Com ela, a marca se torna capaz de desenvolver um direcionamento eficiente e atingir seus objetivos. 

Para isso, é preciso desenvolver uma série de ações como: identificação da buyer persona, definição de objetivos, análise de concorrência e muito mais. Depois, a empresa pode colocar a mão na massa e criar ações efetivas.

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