Aprenda todos os passos para montar um planejamento de vendas milionário

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Publicado: 3 de abril de 2018 | Atualizado: 19 de agosto de 2019.

Um planejamento de vendas pode te ajudar a alcançar o tão sonhado primeiro milhão! Depois, o segundo, o terceiro… Sim!!! Mas não vá pensando que se trata de uma fórmula mágica. É preciso muito esforço e estratégias focadas para conseguir aumentar o lucro de seus negócios.

Apesar de existirem diferentes meios de aumentar a lucratividade de uma empresa, as vendas ainda são o principal responsável por gerar renda aos negócios.

Então, é quase impossível pensar no sucesso do seu empreendimento sem estruturar um plano de ação claro e direto para atingir esse objetivo.

Afinal, se as vendas são o motor, o planejamento será o combustível. Só assim, você poderá acelerar o crescimento da sua empresa.

No planejamento das vendas, serão definidas quais ações serão tomadas para conquistar novos clientes e como aumentar o volume das vendas com os clientes que você já tem.

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Nesse artigo daremos todas as informações necessárias para construir um planejamento de vendas eficiente e trazer mais lucratividade ao seu negócio.

Por isso, pegue um café e acompanhe nossos tópicos:

Afinal, o que é planejamento de vendas?

planejamento de vendas

O planejamento de vendas nada mais é do que uma ferramenta com a função de orientar todo o setor dedicado a essa atividade.

Ele será como um guia ou manual de instruções das ações relacionadas à vendas no futuro da empresa a fim de otimizar o fluxo de trabalho.

Um bom planejamento é responsável por incluir todas as etapas do processo, desde a atração do cliente até o contato pós-venda, seja no on-line ou off-line.

Com ele, seus esforços dentro do fluxo da empresa ficam alinhados, além de tornar mais eficientes as estratégias de conversão e fidelização de clientes.

Outro ponto importante mostra que esse plano estratégico deve ser estruturado de acordo com as possibilidades do seu negócio.

Como veremos aqui no texto, são as suas ambições que determinam o período de duração e as ações a serem tomadas no futuro.

Por isso, para construir um bom planejamento de vendas, você precisará ter em mente quais objetivos quer atingir por meio dele.

Ou seja, se o objetivo é chegar a um milhão de reais em lucro, isso deve estar definido desde o início do seu plano.

Mas não se preocupe, vamos explicar todos esses fatores mais adiante!

Confira o passo a passo de como elaborar um plano de vendas

passo a passo de vendas

Finalmente chegamos ao momento de estruturar o planejamento de vendas!

É nesse momento que iremos definir metas e ações a fim de atingir os objetivos estipulados.

Tenha em mente que um plano de ação das vendas precisa ser claro, eficaz e objetivo.

Então, vamos as etapas do planejamento de vendas:

1. Levante informações sobre a empresa e o cliente

Para construir um bom planejamento estratégico das vendas é essencial saber tudo que se passa no ambiente interno da sua empresa.

Isso significa que você precisará levantar todas as informações relevantes sobre o processo das vendas, só assim poderá desenvolver estratégias realmente eficazes.

Para começar, entenda como anda o fluxo de caixa, verifique se existe alguma crise financeira a ser contida ou se suas vendas baixam durante algum período do ano.

Use todas as ferramentas disponíveis a seu favor, afinal de contas, quanto mais informações tiver, mais preciso será seu planejamento.

Vale também utilizar o plano estratégico a fim de alinhar os objetivos de venda com os objetivos gerais.

Se ainda não possui um, clique no link e saiba como montar um planejamento estratégico para empresas.

Aproveite para avaliar a forma como sua equipe de vendedores vem atuando!

Faça uma análise do desempenho, entenda quais os pontos fortes e as dificuldades a serem enfrentadas, assim poderá elaborar soluções e incluí-las no plano de ação.

Já com o consumidor, é válido entender todo o processo de compras e saber como você trabalha sua carteira de clientes.

Considere seu público-alvo ao definir o objetivo! Você pode desenvolver pesquisas com seus clientes ativos, desse modo poderá estabelecer perfis de venda com os quais os vendedores poderão trabalhar.

Afinal, de nada adianta criar um planejamento de vendas se ele não estiver alinhado com as necessidades do seu consumidor.

2. Defina suas metas

Chegou a hora de estabelecer as metas!

Esse é um dos passos mais importantes do planejamento estratégico, pois irá ditar o ritmo de crescimento de seus negócios.

Lembre-se, metas precisam ser claras, atingíveis e realistas!

É importante manter metas desafiadoras para tornar os vendedores engajados, mas elas precisam ser possíveis, do contrário irá gerar grandes frustrações para a equipe.

As metas também são uma forma de dividir o objetivo geral em partes menores, assim ele será mais facilmente alcançado.

Por exemplo, se quer atingir a renda de 1 milhão de reais em 2 anos, pode quebrar o valor em metas e períodos menores.

Uma dessa metas poderia ser definir um valor ou número de clientes a serem alcançados mensalmente.

Mas não se esqueça, as metas precisam estar alinhadas à realidade da sua empresa.

Portanto, se pretende expandir o número das vendas, tenha certeza que seu negócio pode suportar esse crescimento.

Se você tiver recursos disponíveis, pode cogitar aumentar da equipe de vendedores como uma ação do seu planejamento.

3. Padronize os procedimentos

Ótimo, agora você determinou onde quer chegar!

Então, precisa estabelecer um passo a passo com o objetivo de fazer sua equipe seguir um fluxo durante todo o processo de compra do cliente.

Estabeleça a forma como o vendedor deve abordar o público, como torná-lo um cliente em potencial e, finalmente, como concretizar a venda.

Para essa etapa funcionar, é essencial que saiba como funciona o seu funil de vendas e como seu público-alvo está se comportando nele.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre o que é funil de vendas.

4. Determine parâmetros e métricas de análise

Para o sucesso do seu planejamento de vendas, é essencial utilizar métricas para avaliar o desempenho das suas ações.

Sem elas, você não conseguirá saber se suas estratégias estão sendo de fato eficazes.

Defina os parâmetros que mais condizem com seu negócio na hora de entender o que realmente está funcionando.

Além disso, essa etapa é essencial para fazer os devidos ajustes durante a execução do seu plano. Veremos mais sobre isso a seguir!

5. Ajuste o que for necessário

Aqui você deve fazer as devidas manutenções em seu plano.

Use a análise anterior para identificar qualquer tipo de problema no seu planejamento, a partir daí poderá encontrar soluções a fim de otimizar os procedimentos.

Não deixe de fazer esses ajuste periodicamente, pois é ele o responsável por ajustar as falhas que impedem o seu negócio de atingir todo o potencial.

Ufa, quantas etapas!

Nós resumimos o processo do planejamento de vendas na imagem abaixo, assim fica mais fácil para você acompanhar:

ajustes do plano de vendas

Qual o impacto do planejamento estratégico de vendas?

impacto do planejamento de vendas

O planejamento influencia todo o ciclo da sua empresa! Afinal ele não é apenas um roteiro geral, mas sim um sistema que alinha todas as áreas a fim de atingir o objetivo pré-estabelecido.

Além disso, um bom plano ajuda a aumentar a produtividade de sua equipe e gerar mais lucro para seus negócios.

Portanto, listamos abaixo as vantagens de fazer um planejamento de vendas bem executado:

Unificar os esforços da equipe

Alinhar a equipe em um mesmo objetivo, significa que todos estarão contribuindo a um mesmo propósito.

Sendo assim, todos os colaboradores sabem a importância do papel que desempenham e como isso impacta nos resultados da empresa.

Com a equipe de vendedores não é diferente!

Os vendedores são, na maioria das vezes, o primeiro contato direto com o consumidor. Exatamente por esse motivo, eles precisam estar alinhados com o fluxo de trabalho da empresa.

Por isso, quando eles recebem treinamento adequado farão um trabalho mais eficiente e um atendimento mais consistente ao consumidor.

Assim, sua empresa terá um relacionamento melhor, no qual o cliente terá mais confiança quando for adquirir um produto ou serviço, além de trazer maior credibilidade à sua marca frente aos concorrentes.

Vendedores mais engajados

Outro benefício do planejamento é que ele ajuda a tornar a equipe mais motivada em seu objetivo.

Afinal, quando se determina metas claras e realistas, os vendedores ficam engajados para alcançá-las a fim de superar o desafio.

Por isso, vendedores motivados impactam na conversão de suas vendas, pois se tornam mais produtivos e aplicam maior empenho a fim de garantir a venda.

Mas lembre-se, metas e elogios são só parte disso. É importante bonificá-los de acordo com suas conquistas para mantê-los sempre engajados!

Diagnósticos precisos

Um bom plano estratégico também conta com métricas que ajudam o gestor a acompanhar o desempenho das ações definidas.

Assim, é mais fácil analisar também o desempenho da equipe de vendas, será possível avaliar se cada vendedor está conseguindo atingir as metas estipuladas e se suas ações estão sendo eficazes.

Com o diagnóstico do planejamento, você também pode fazer a manutenção de suas táticas, mudar aquilo que não está funcionando e otimizar ações mais assertivas.

Aumento na taxa de conversão de clientes

O planejamento também cria oportunidades em todo o processo das vendas.

Dessa forma, os vendedores conseguem encontrar soluções mais criativas e persuasivas para entregar ao consumidor aquilo que ele necessita.

Com uma estratégia para vendas mais eficiente é possível aumentar a taxa de conversão de clientes, e aumentar a lucratividade de sua empresa. Um sonho, não é?

Viu só como gestão de vendas pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio?!

Agora ficou mais fácil entender o que é planejamento de vendas e qual é a sua importância, não é mesmo?!

Aproveite o plano de vendas para ter milhões no seu caixa

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Agora você tem tudo o que precisa para começar a construir seu planejamento de vendas!

Como podemos ver, a ferramenta é vital na tarefa de ajudá-lo a gerar mais lucro ao seu negócio.

Com ela é possível alinhar todo seu processo e tornar sua equipe motivada a atingir seus objetivos, definindo metas claras e fazendo ajustes de acordo com a necessidade.

Porém não é tão simples assim, demanda tempo, foco e esforço.

Então, conseguir atingir a casa dos milhões só vai depender do empenho colocado no seu plano e a forma como você executa sua estratégia!

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