Você sabe como fazer planejamento de palavras-chave?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de outubro de 2022 | Atualizado: 13 de outubro de 2022.
Ter uma boa classificação nos resultados dos mecanismos de busca mais populares do mundo é fundamental para ter vantagem competitiva. Isso pode ser alcançado a partir de um bom website e o desenvolvimento de bons conteúdos. Para isso, é importante ter alguns cuidados, como construção de autoridade de domínio e um bom planejamento de palavras-chave.
Este planejamento deve ser flexível para que você possa construir uma estratégia que se ajuste ao contexto do seu negócio e, por consequência, alcançar mais oportunidades de negócio.
Por isso, vamos te dar algumas orientações importantes para obter os melhores resultados criando um planejamento de palavras-chave.
Importância do planejamento de palavras-chave
Mecanismos de busca usam métodos para garantir que o usuário obtenha a melhor experiência possível e encontre o que está procurando na internet, identificando os sites com as melhores respostas em potencial.
Neste processo, o usuário busca por termos de consulta, as palavras-chave, para encontrar conteúdos relevantes e confiáveis ao digitar na barra de busca.
Por isso, você precisa estar posicionado nesses canais, usando as palavras-chave corretas para ser encontrado por esse público. Inclusive, você não será encontrado se não tiver uma estratégia bem estruturada de palavras-chave para seu site.
Ter informações sobre o que o usuário está procurando,aumentará as chances de que sua página apareça nos resultados.
Entretanto, prever o que o seu cliente em potencial está buscando no Google, não é fácil.
Por isso, o planejamento de palavras-chave envolve o conhecimento da persona, pesquisa constante e até mesmo a mensuração dos resultados por meio de KPIs de SEO.
Assim, é possível verificar quais termos apresentam os melhores resultados, conforme os objetivos do negócio.
Para auxiliar ainda mais nesse processo, abaixo reunimos algumas ferramentas e métodos para acertar no planejamento de palavras-chave, confira!
Como fazer um planejamento de palavras-chave
Como abordamos, o planejamento da estratégia é fundamental para identificar as forças e oportunidades, traçando estratégias efetivas.
Desse modo, desenvolvemos um passo a passo para ter um planejamento de palavras-chave realmente efetivo.
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Compreenda seu nicho
Entender as principais tendências em seu mercado é o mais importante a ser feito, contribuindo com estratégias mais qualificadas e direcionadas.
Por exemplo, o termo “computação em nuvem” pode ser a conversa do momento se você estiver no ramo de tecnologia.
Já se você está no ramo automobilístico, é possível que seu público esteja procurando informações sobre os principais lançamentos de carros elétricos em 2023.
Também é importante estar atento às datas e às principais notícias em torno de seu nicho. Tudo deve estar conectado ao seu negócio, e as palavras-chave devem ser pensadas com base nisso.
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Entenda as dores do seu público
Você não conseguirá criar conteúdo relevante para seu público se não entender suas dores e sonhos.
Por isso, seu conteúdo deve ajudar a gerar autoridade e também levar conhecimento àqueles que os lêem.
Por isso, é importante entender diversos aspectos dos potenciais clientes, como:
- Gostos;
- Onde buscam por informações;
- Quais são as principais ansiedades, dúvidas e dores;
- Quais os interesses e hobbies;
- Como seu produto se relaciona às necessidades desse público.
Isso deve ser feito a fim de pesquisar sua pessoa em profundidade, desenhando ações mais qualificadas.
Em contrapartida, esses usuários poderão encontrar materiais que evocam a sensação de que foram desenvolvidos especialmente para “eles”.
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Defina o funil de vendas
O funil é uma estratégia importante para qualquer um que queira ter sucesso no marketing digital.
Neste caso, você precisa levar o processo de evolução do relacionamento com o público em consideração.
Mais ainda, identificar como se comportam e o que buscam nas pesquisas ao montar seu planejamento. Afinal, palavras-chave de fundo de funil tendem a ter um caráter conversional, enquanto as de início visam responder dúvidas mais genéricas.
Resumidamente, há dois tipos de palavras-chave: cauda curta e cauda longa, e é importante entendê-las.
Cauda curta: são as palavras-chave mais generalistas, que geram maior tráfego, como “ganhar dinheiro” ou “como quitar dívida”.
Cauda longa: essas palavras-chave são específicas e, por conta disso, conseguem atrair público mais segmentado para o seu negócio, como: “ganhar dinheiro assistindo vídeos online” ou “como quitar dívida do cartão de crédito”.
Ao identificá-las, você poderá montar a estratégia certa para atrair um público mais qualificado para seu blog com estas informações.
Se seu planejamento considerar as diferentes fases de funil, você poderá especificar seu conteúdo de acordo com essa fase.
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Tenha as ferramentas de planejamento certas
Existem algumas ferramentas específicas com as quais podemos contar para criar um bom planejamento de palavras-chave. Veja as principais:
Planejador de palavras-chave do Google
Nada melhor do que o principal sistema de busca do mundo para entender o que o público está procurando, certo?
Uma das principais ferramentas utilizadas para planejar uma frase específica é o planejador de palavras-chave do Google.
Com as ideias que você obteve ao entender seu mercado e seu público, você poderá saber se elas funcionam ou não.
Na plataforma será mostrada a relevância do termo, a concorrência, o número médio de buscas semanais e até mesmo outros termos relacionados serão sugeridos.
Ahrefs
O Ahrefs é uma importante ferramenta de análise de autoridade de sites, perfil de backlinks e também te ajuda no planejamento de palavras-chave.
Além do próprio planejador de palavras-chave, é possível olhar quais palavras-chave seus concorrentes estão posicionando. Isso traz uma enorme vantagem competitiva e mais conhecimento estratégico.
Principais variáveis no planejamento de palavras-chave
Além de saber o que seus clientes em potencial estão buscando, você precisa compreender as principais variáveis do processo e dos próprios termos, a fim de fazer a melhor escolha.
Veja as principais variáveis disponibilizadas em ferramentas de planejamento de palavras-chave.
Volume de pesquisa
É aqui que você pode ver o quanto de consultas são feitas mensalmente. Você pode ver se o assunto é interessante para seu público olhando para ele desta maneira.
Dificuldade de posicionamento
Isso mostra o grau de dificuldade para colocar seu conteúdo nas primeiras posições no mecanismo de busca. Essa dificuldade tende a ser mais elevada se os sites de autoridade já usam a palavra pretendida.
Concorrência
Nesta métrica é possível visualizar os concorrentes, incluindo o perfil de backlinks – ou seja, as vezes que outros canais mencionaram esse concorrente.
Com isso, você também pode compreender a relevância de outros negócios no seu setor e o que pode realizar para se tornar mais competitivo.
Faça análises e relatórios constantemente
É importante fazer análises e relatórios sobre o desempenho do artigo após utilizar as palavras-chave e iniciar a estratégia do mecanismo de busca.
Procure padrões para verificar quais foram as principais palavras usadas para chegar ao seu conteúdo.
Desta forma, você será capaz de abordar as principais dores de sua persona, além de compreender seu público.
Artigo fornecido por Negocia Dívidas – Soluções em negociações de dívidas.