Planejamento de marketing digital: saiba como fazer o seu com 7 dicas!

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Publicado: 29 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Fazer planejamento de marketing digital deve fazer parte das atividades de qualquer empresa que deseja se destacar. Afinal de contas, só quem estuda o mercado e o seu público consegue criar ações direcionadas e com mais chances de sucesso.

Assim como um guerreiro precisa conhecer o seu oponente antes de entrar em uma batalha para definir uma estratégia de ataque, você também deve conhecer o seu setor de atuação.

Ainda mais para conseguir aproveitar todas as oportunidades que o ambiente digital proporciona as empresas hoje em dia.

Para tanto, é preciso elaborar um plano de marketing digital, cujas etapas te ajudam a encontrar brechas no mercado e direcionar melhor suas ações.

Nesse sentido, reunimos neste conteúdo 7 dicas para te ajudar a criar um planejamento de marketing digital assertivo para melhorar seus resultados.

Confira:

O que é planejamento de marketing digital?

Para você descobrir como fazer um planejamento estratégico de marketing digital, é necessário saber o que ele trata.

De modo geral, o principal objetivo do plano de marketing digital é o de construir ações para que o seu negócio consiga alcançar todas as metas estabelecidas para uma campanha.

Isso significa que ele representa tudo o que a sua empresa vai colocar em prática no ambiente online, que pode envolver a divulgação do seu produto ou serviço, por exemplo.

Por isso, uma das atividades que marcam o planejamento estratégico de marketing digital é
a pesquisa de mercado e de público para entender as necessidades do seu negócio.

Mas além dessa, o plano de marketing digital ainda é composto por outras fases. Saiba quais são elas a seguir.

Descubra como fazer um planejamento estratégico de marketing digital

Planejamento de Marketing Digital

Antes de mais nada, precisamos que esclarecer que o primeiro passo do seu planejamento de marketing digital deve ser estabelecer os objetivos do seu negócio.

Isso porque para que um plano de marketing digital seja eficiente, suas ações precisam ter o direcionamento correspondente a meta que precisa alcançar.

Tendo isso em mente, é hora de conhecer as 7 dicas para fazer o seu planejamento estratégico de marketing digital:

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Você realmente sabe para quem os produtos e serviços da sua empresa são destinados? Se a resposta for não, então é preciso deixar claro que você pode perder muito dinheiro.

Isso porque as características das pessoas que integram o público-alvo do seu negócio devem ser conhecidas para direcionar melhor todas as ações de um plano de marketing digital.

A boa notícia é que há na internet inúmeras ferramentas de pesquisas capazes de te ajudar a conhecer melhor as pessoas que tem afinidade com a sua empresa ou já são clientes.

E a partir disso você também consegue criar a sua persona, isso é, o personagem semi fictício o qual representa o cliente ideal de um negócio.

Com ela, é possível entender o comportamento do seu público, bem como suas necessidades e problemas.

Dessa forma, você consegue adotar a linguagem certa para conversar com ele, bem como criar ações que dialogam com o que ele precisa, aumentando sua margem de sucesso.

2. Defina os canais que devem ser utilizados

Logo no início de um plano de marketing digital, é necessário definir quais são os canais que devem ser utilizados para cada campanha.

Mesmo que no mercado existam milhares de opções, o recomendado é usar aqueles os quais o seu público-alvo realmente está presente.

Assim, você consegue de fato se aproximar e manter um relacionamento saudável com ele.

Além disso, é importante fazer o monitoramento de todos os canais, pois dessa forma é possível medir o sucesso de suas ações e fazer alterações quando necessário.

3. Determine quais conteúdos devem ser veiculados

Dentro de um planejamento de marketing digital, determinar quais conteúdos devem ser veiculados é extremamente fundamental.

Isso porque são esses artigos que irão estreitar o laço afetivo entre a sua marca e os seus potenciais consumidores (leads) e clientes, que estão cada vez mais exigentes ao procurar uma solução para os seus problemas.

Sendo assim, faça um blog ou site para a sua empresa e disponibilize neles conteúdos informativos, capazes de despertar o interesse dos leitores pelas soluções que você oferece.

Com isso, você consegue fazer com que o público entenda o valor do seu produto ou serviço, fazendo com que ele não tenha dúvidas em confiar no seu negócio.

4. Faça um cronograma de ações

Ter um cronograma de ações é essencial na hora de trabalhar com o Marketing Digital, pois só com ele é possível potencializar os resultados.

Explorar esse recurso pode ser fundamental na hora de disparar campanhas de email marketing, redes sociais, entre outros meios de veiculação.

Isso porque com o Marketing Digital, mas principalmente com o Inbound Marketing, todos os passos devem ser bem definidos para a boa execução de ações da sua empresa.

5. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais têm como principal função fazer com que a sua marca interaja com os seus público-alvos.

Para usá-las com sucesso, o primeiro passo é focar nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, bem como entender o princípio de cada mídia, como por exemplo:

  • No Instagram, você deve compartilhar imagens dos produtos da sua empresa;
  • No Twitter, é preciso transmitir mensagens em pouquíssimos caracteres.

Além disso, ter em mente a linguagem da sua persona é fundamental para que as suas publicações de fato conversem com o público e gere engajamento entre eles.

6. Capacite a sua equipe

Antes de elaborar um planejamento de marketing digital, você precisa ter bem claro na sua cabeça que não há espaço para amadores.

Por isso, treinar a sua equipe para que ela entenda o processo e as ferramentas que deve usar é fundamental para que suas ações sejam executadas da melhor forma.

Além disso, a implementação do plano de marketing digital deve ser feita ao lado de todos os colaboradores que o utilizarão, a fim de que possam monitorar corretamente cada ação.

7. Monitore os resultados das ações do seu planejamento de marketing digital

Assim que a sua equipe estiver muito bem capacitada, você precisa definir como as ações do planejamento de marketing digital serão monitoradas.

Isso é importante para que se possa entender se elas estão dentro do desempenho esperado ou se é preciso fazer alguma alteração.

Para tanto, você pode usar ferramentas como o Google Analytics, bem como os relatórios que cada rede social disponibiliza sobre as atividades do seu perfil..

Dessa forma, é possível garantir que suas ações estão seguindo o curso certo e até observar o que pode ser feito de melhor no próximo plano de marketing digital.

Faça agora mesmo o seu planejamento de marketing digital!

Neste conteúdo, você viu que realizar um planejamento estratégico de marketing digital é essencial para garantir a assertividade de suas ações.

Isso porque ele é pensado de forma a entender o comportamento do mercado e do seu público a fim de que a sua estratégia atenda as suas necessidades.

Mas para que você consiga elaborar o ideal para a sua empresa, é necessário ter paciência e seguir todas as 7 dicas que mencionamos neste artigo.

E se quiser potencializar seus resultados, saiba como fazer isso com uma estratégia de Inbound Marketing.

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