Confira as 5 melhores dicas de planejamento de marketing digital para 2020
Realizar um planejamento de marketing digital com antecedência é essencial para desenvolver estratégias mais assertivas. Mas só quem conhece as 5 principais tendências que vamos mostrar aqui consegue para se planejar de forma inteligente antes mesmo de 2020 chegar.
Com o mercado cada vez mais acirrado, as empresas precisam estar sempre em busca de diferenciais para conseguir se destacar e ainda vender mais.
Para tanto, conhecer a concorrência e se planejar corretamente é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.
Isso porque, se você deixar para fazer tudo de última hora, é capaz que esqueça de algum detalhe que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma ação.
Mas para sair na frente da concorrência de modo que ninguém possa colocar defeito na sua estratégia, é preciso fazer o planejamento de marketing digital com antecedência.
Isso significa que, como já estamos quase no fim do ano, é hora de pensar como a sua empresa vai agir em 2020.
E para te ajudar nessa tarefa, reunimos aqui as 5 principais tendências para o planejamento estratégico de marketing digital no ano que vem. Vamos lá?
Certifique-se de que a sua empresa tem tudo o que precisa para arrasar em 2020
Antes de conhecer as tendências para o planejamento estratégico de marketing em 2020, primeiro é preciso fazer um balanço de quais têm sido suas últimas ações.
E mais do que isso, uma das formas de saber como elaborar um plano de marketing também é estudar o cenário em você está inserido.
A boa notícia é que nós vamos te ajudar a fazer essa análise. Então, para fazer a lição de casa antes de fazer novos investimentos, confira o próximo tópico.
Pesquise sobre as estratégias avançadas para planejamento comercial
O ano já está praticamente no fim e é hora de começar a ficar em alerta para 2020, que promete render muito mais negócios, não é mesmo?
Por isso, é necessário começar as suas pesquisas sobre como elaborar um plano de marketing para chegar com tudo no ano seguinte.
Para começar, você consegue se lembrar quais são as objeções dos seus clientes?
Ou quais produtos e serviços você vende e como o processo de vendas é praticado dentro da sua companhia?
Essas e outras perguntas devem fazer parte do seu planejamento estratégico de marketing digital.
Isso porque essa é uma maneira de traçar novas ações para aumentar as vendas dos seus produtos e serviços e se ter autonomia do setor de atuação.
Para tanto, tente implementar treinamentos para a equipe de vendedores, bem como ter estratégias de comunicação – escrita e oral – adequadas para o seu consumidor.
Assim, você vai otimizar ações que já estão dando resultado, melhorar aquelas cujo desempenho ainda deixa a desejar a fim de que a sua empresa consiga crescer.
Aposte nas principais técnicas em seu planejamento de marketing digital
O Marketing Digital se consolidou como sendo uma das melhores metodologias para promover a divulgação de produtos e serviços, bem como conquistar novos clientes para diversas empresas.
Só que outras empresas também praticam estratégias desse tipo para melhorar seus resultados, portanto é necessário estar preparado para a batalha.
Dessa forma, para se destacar perante a concorrência é importante ficar de olho em algumas tendências para saber como fazer planejamento marketing, das quais podemos ressaltar:
- SEO (Search Engine Optimization);
- Blog posts e Landing Pages;
- Materiais ricos (eBooks, whitepapers, infográficos etc.);
- Vídeos nas redes sociais;
- Webinars com palestras transmitidas ao vivo.
Além dessas tendências, outras estratégias bastante interessantes para o seu planejamento estratégico de marketing, são:
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads;
- Google Ads;
- YouTube Ads;
- WhatsApp Marketing.
A diferença para dessas para as outras citadas acima é que elas são pagas e, portanto, será necessário fazer investimentos dentro do seu planejamento de marketing digital.
Avalie os resultados dos últimos anos
Estar em contato constante com toda a equipe de vendedores é fundamental para traçar as metas que você deseja alcançar.
Paralelo a isso, tente não rejeitar a ajuda de ninguém, sempre se lembrando da importância de envolver todos os colaboradores no cumprimento de metas de um planejamento estratégico de marketing.
Por fim, faça uma avaliação dos resultados das vendas alcançados nos últimos anos, para saber se todas as ações estão sendo realmente eficazes.
Assim, você consegue otimizar o seu planejamento de marketing digital e trabalhar para melhorar seus resultados.
Observe o comportamento do mercado
Estar sempre de olhos abertos para o comportamento dos seus clientes e da concorrência é necessário para saber como fazer planejamento de marketing.
Isso porque com isso, você consegue observar oportunidades de mercado para desenvolver o diferencial que vai fazer a sua empresa se destacar.
Além disso, veja também como suas concorrentes se comunicam com o público. Identificar brechas é fundamental para conquistar aquele cliente que possa estar em cima do muro.
Conheça as principais tendências para 2020 no Marketing Digital
A cada momento presenciamos novos avanços tecnológicos que possibilitam novas formas de se fazer negócio.
Além disso, o comportamento dos consumidores também está em constante evolução, o que te obriga a estar atento às tendências para se manter na briga no mercado.
E para te ajudar no planejamento estratégico de marketing para 2020 a fim de que você possa sair na frente da concorrência, vamos apresentar a seguir as 5 principais tendências.
Confira:
1. Conheça o perfil demográfico de cada canal
Uma das principais intenções que devem mover o seu planejamento de marketing digital deve ser direcionamento correto das suas ações, e isso passa pelo reconhecer o perfil demográfico de cada canal de comunicação.
Isso significa conhecer dados básicos das pessoas que mais utilizam cada plataforma, como:
- Idade;
- Gênero;
- Estado Civil;
- Ocupação.
Para tanto, faça pesquisas e procure até mesmo conversar com a sua audiência para entender quem são essas pessoas.
Com isso, você conseguirá criar ações mais atrativas e relevantes, aumentando suas chances de sucesso.
2. Comece a utilizar o Chatbot
A tecnologia Chatbot está dando o que falar e promete ser uma grande tendência para você incluir no seu planejamento de marketing digital.
Isso porque ela se torna um facilitador para que usuários consigam navegar dentro do site ou blog da sua empresa e até aumentar a sua taxa de conversão.
Além do mais, é possível ter um relacionamento muito mais personalizado para tratar melhor todos os visitantes, aumentando a taxa de conversão de leads (potenciais clientes).
Apostando no Chatbot, com certeza a sua marca será vista por outras como aquela que sabe como elaborar um plano de marketing.
3. Invista na produção de vídeos
Quer realmente aprender como fazer planejamento de marketing digital? Então inclua vídeos na sua estratégia.
Isso porque o YouTube se tornou muito popular desde a sua criação, atingindo cerca de 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente.
Além disso, materiais em formato audiovisual são mais fácil de serem entendidos, otimizando a educação de seus leads.
Portanto, focar em treinamentos de edição de vídeos e captação de imagens podem ser um diferencial para o seu planejamento estratégico de marketing em 2020.
Mas lembre-se que isso vale não apenas no YouTube, pois o Instagram, o Facebook e o LinkedIn são redes sociais que merecem ter vídeos compartilhados com frequência, sempre dependendo do melhor horário de publicação.
4. Crie conteúdos relevantes
O conteúdo nunca sairá de moda, especialmente agora quando empresas pesquisam com frequência como fazer planejamento de marketing.
Por isso, fazer conteúdos de extrema relevância e utilidade para a sua audiência é uma tendência para o planejamento estratégico de marketing.
Isso porque eles passam a agregar valor a todos os consumidores, que vão começar a achar que os seus produtos e serviços são os melhores do mercado.
Além disso, o conhecimento é a base de tudo e, quando você passa isso para os seus leads, eles te veem como uma referência no setor.
Portanto, a dica é utilizar todos os tipos de formato para conteúdo, como:
- Texto;
- Imagens;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Planilhas.
O fundamental mesmo é utilizar a criatividade!Então, se joga!
5. Dispare email marketing
O email marketing é uma das tendências capazes de responder a pergunta “como fazer planejamento de marketing digital?”.
Isso porque apesar dele não ser novidade, esse ainda é um dos melhores canais de comunicação 1×1 com todos os consumidores.
Mas para que sua estratégia seja bem-sucedida, é importante disparar campanhas de produtos ou serviços com mensagens com conteúdo relevante
Além disso, não abuse e envie vários emails em seguida. Para não se tornar um contato inconveniente, aposte em uma ferramenta de automação para criar fluxos assertivos.
Já sabe como elaborar um plano de marketing? Então planeje agora o 2020 da sua empresa!
O ano está no fim e, por sorte, você leu este conteúdo para começar 2020 com tudo, não é mesmo?
Isso porque aqui nós reunimos as 5 principais tendências capazes de responder perguntas do tipo: como fazer planejamento de marketing?.
No entanto, é importante ressaltarmos que o Marketing Digital vive evoluindo, trazendo novas tendências e estratégias quase todos os dias.
Mas para que você realmente consiga se adequar às tendências e saber como elaborar um plano de marketing eficaz, leia o nosso conteúdo sobre tipos de marketing.