Lojas virtuais: o que fazer para ter sucesso nas suas campanhas

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Publicado: 18 de março de 2022 | Atualizado: 18 de março de 2022.

Planejar uma campanha para a sua loja virtual é saber unir organização e criatividade para vender com objetivo bem definido. Seu objetivo é reduzir o estoque de um determinado produto? Divulgar uma nova coleção? Atrair um público mais engajado? São muitos os motivos para realizar campanhas para a sua loja virtual, mas se elas não forem bem alinhadas no planejamento você corre o risco de ter prejuízo.

Dica: Pense a longo prazo e fique atento(a) às datas e feriados comemorativos para planejar campanhas, ofertas e expandir a sua marca nos momentos certos.

Selecionando a plataforma para sua loja virtual

Existem muitas opções de plataforma de vendas para um e-commerce e você deve prestar atenção no custo benefício e nas funcionalidades oferecidas. Após esse processo, dedique um tempo planejando a customização da sua loja virtual, que ajudará a marcar o seu território virtual e a propagar a marca, sendo um passo essencial para que o seu espaço seja lembrado.

Dica: escolha uma plataforma que adota boas práticas de SEO, que facilite a inclusão das palavras-chave mais usadas pelos clientes em suas buscas nas descrições dos produtos.

Separando o que é importante

Antes de começar o seu planejamento é necessário observar alguns itens essenciais para qualquer loja virtual de sucesso. Os principais pontos a serem revistos em sua loja são: 

– formas de pagamento (diversidade e checkout transparente); 

– política de frete e envio; 

– condições de frete e prazos de entrega; 

– informações claras sobre a sua empresa;

– clareza nas políticas de privacidade.

Dica: É imprescindível ter clareza na política de privacidade e atender todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados, que penaliza os negócios online ausentes do cumprimento de normas necessárias que mantêm os usuários cientes de como estão sendo usados os seus dados.

Estoque nos principais produtos

Você trabalha com fabricação própria ou é dropshipping (comercializa produtos de outros fornecedores)? Isso pode influenciar na escolha do objetivo e com certeza no orçamento da campanha.

Por exemplo, com o problema de estoque parado de uma determinada coleção de produtos você pode optar por fazer promoção em uma quantidade X de dias ou desconto progressivo.

Se você utiliza o dropshipping pode não ter problemas com estoque, mas sem um ótimo branding e promoções alinhadas com os desejos da sua persona, suas vendas podem ter uma margem de lucro muito baixa.

Orçamento para a sua campanha

Depois de definir o objetivo da campanha, é necessário definir um valor plausível que você deve separar para investir nas estratégias do seu negócio e que facilitará a atração e, futuramente, a fidelização de clientes.

Dica: inclua um percentual de anúncios na precificação dos seus produtos, desta forma você vai usar o próprio giro das vendas para reinvestir em seu negócio.

Definição das suas Personas

Conhecer profundamente o comprador, ou seja, o perfil do cliente que será impactado com a campanha é importante para investir na comunicação correta e ter uma campanha com custos mais baixos. Alinhe as expectativas reais e desejos das pessoas com maior probabilidade de compra!

Dica: é através de bons anúncios que o público correto vai chegar e virar consumidor. Mas para isso você precisa saber manusear os filtros disponíveis nas ferramentas de anúncios e fazer periodicamente uma análise de desempenho.

Definição das Ações e Canais utilizados

Dependendo do objetivo, valor estimado e personas da sua empresa, você pode escolher os canais que melhor correspondam com a sua estratégia e assim estruturar mais assertivamente as ações de comunicação para sua loja virtual. 

As principais frentes estratégicas são: Marketing de conteúdo, Redes Sociais e Anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads, entre outros).

Dica: Você pode trabalhar a sua ação em canais separadamente mas o ideal é entender como sua persona se comporta em cada canal para traçar uma estratégia que integre todos os canais da sua empresa.

Cronograma e acompanhamento

Siga um cronograma de ações junto ao orçamento para acompanhar as despesas ao longo da execução do planejamento, e não fugir dos trilhos enquanto a campanha está ativa. Acompanhar os resultados também é importante não somente para verificar se as expectativas estão sendo alcançadas, mas para entender quais ações estão oferecendo melhores resultados.

Sem esquecer, é claro, de acompanhar as métricas estabelecidas na definição de objetivos e no tempo determinado.

Criação do ciclo de campanhas

Resumindo, em toda ação que você executar existirão resultados bons e outros nem tanto. É importante avaliar o motivo desses resultados para ajustar os investimentos direcionando mais verba para as boas campanhas e buscando melhorar as campanhas que estiverem com o desempenho abaixo do esperado.

Com isso é possível ampliar os bons resultados de suas campanhas e criar ações de marketing cada vez mais assertivas, sendo que algumas podem ser sazonais (Mês das Mães, Natal, etc) e outras podem ser perpétuas, como por exemplo um cupom de desconto para a primeira compra, entre outros.

E aí, pronto(a) para começar a planejar suas primeiras campanhas? Caso precise de ajuda na análise da sua loja virtual ou no planejamento e execução das suas campanhas, fale com uma agência especializada em e-commerce para levar seu negócio a outro nível.