Aprenda a fazer uma pesquisa de palavras-chave e veja a sua empresa se destacar na web

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Publicado: 18 de abril de 2018 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

Saber realizar pesquisa de palavras-chave é uma técnica importante para o sucesso do seu negócio. Assim você consegue um bom posicionamento online e ainda garante estar no mesmo lugar que seus clientes!

Você sabia que existe um jeito de fazer os clientes te achem de uma forma simples e rápida?

Mas para essa mágica acontecer, é preciso conhecer um pouco dos critérios de ranqueamento de mecanismos de busca, como o Google.

O que foi? Ficou surpreso ao descobrir que os sites de busca não exibem resultados aleatórios?

Pois é! Muita gente não sabe, mas o Google costuma ser tão exigente quanto sogra para aprovar a namorada do filho quando o assunto é elencar as primeiras posições do resultados de busca para as páginas da web.

Porém, tem um jeito de dobrar essa resistência e é com um conjunto de estratégias para agradar o site de busca, sabia? E o nome dele é SEO.

Dentro do SEO, um desses critérios é o uso de palavras-chave.

Ficou curioso e quer entender realmente o que é SEO e qual a sua ligação com o uso de palavras-chave? Acesse este conteúdo e veja todas as técnicas que envolve essa estratégia do marketing digital.

Além disso, tenho um convite ainda melhor para você. Que tal conhecer os mitos do SEO em 2018 e ver como essa estratégia funciona na prática:

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Usar palavras-chave é uma das técnica SEO, e ela é fundamental pois esses termos te levarão até o coração do Google e vão convencê-lo de que a sua empresa vai proporcionar uma boa experiência aos usuários e assim te permitir ficar entre os primeiros resultados.

Quer saber como fazer isso?

Hoje é o seu dia de sorte!

Pois agora vamos te contar todos os segredos envolvidos em pesquisa de palavras-chave e assim, você vai dominar essa técnica e pode até alcançar o primeiro lugar do Google!

Então, pegue seu caderninho e veja só essas dicas:

O que é palavra-chave?

As palavras-chave, ou keyword, é tudo aquilo que digitamos em uma caixa de pesquisa para realizar uma busca.

Por isso ela é considerada a tradução do pensamento e do desejo do usuário.

Dessa forma, ao utilizá-la você facilita a vida de quem procurará pelo seu produto, pois ele não terá que usar um jogo de palavra difícil tipo os do vilão Charada para encontrar essa solução.

Mas antes de sair por aí atrás de um termo desses, você ainda precisa conhecer os dois tipos:

  • As palavras-chave de cauda curta são aquelas que representam algo único, e não necessariamente possui só um termo. Por exemplo, acessório de celular tem três palavras, mas se refere a uma só coisa.
  • Já as palavras-chave de cauda longa se referem a uma ideia mais ampla, como por exemplo, acessórios de celular em São Paulo.

Se você quiser saber mais sobre o que é palavra-chave, acesse o link e fique por dentro do assunto!

Isso porque agora vamos entender por que é importante aprender como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Saiba por que é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave

Depois de conhecer o significado de palavras-chave, agora é hora de entender porque o uso ela é uma das atividades mais importantes para quem investe em uma estratégia de marketing digital.

Então, vamos lá!

Produzir conteúdos com um termo com um alto volume de busca é uma das formas de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Isso porque quando alguém pesquisar por aquelas palavras-chave, o seu site pode aparecer em primeiro lugar no Google e chamar a atenção de quem procura por uma resposta.

Além disso, aparecer como a solução do problema do seu público-alvo justamente quando ele mais precisa também ajuda a potencializar as suas conversões de clientes.

Viu como é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave?

E se você quer saber TUDO sobre como escolher e usar as suas, olha só o próximo tópico!

E-book gratuito da Ideal Marketing com 20 dicas de SEO para otimizar o seu site.

Posicionamento Orgânico x Patrocinado

Se você começar a usar as palavras-chaves na sua página, os resultados da busca orgânica costumam acontecer em médio e longo prazo.

Mas se você tem uma graninha a mais disponível, gastá-la para pular algumas etapas do processo de posicionamento pode ser uma boa ideia.

E você pode fazer isso por meio de links patrocinados, ou seja, aqueles links com destaque nos resultados de uma pesquisa.

Eles são feitos por meio do Google Adwords e te ajudam a posicionar a sua página como um dos conteúdos de maior relevância e te dão retorno mais rápido.

Então, se quiser saber mais sobre o que é Google Adwords e como realizar uma ação com ele, veja o nosso guia!

Por isso, não se desanime! As palavras-chave podem ser utilizadas em qualquer estratégia, então não existem desculpas para não usá-las, hein!

Ainda mais agora, pois finalmente vamos te ensinar como fazer uma pesquisa de palavras-chave e te ajudar a escolher as melhores!

Aprenda a escolher as palavras-chave ideais para o seu negócio

Aprenda a fazer uma pesquisa de palavras-chave!

O primeiro passo para fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é conhecer o seu público-alvo.

Isso porque quando você conhece os motivos que o levaria a buscar pelo seu produto, consegue investir nos termos certos.

Dessa forma, o fluxo de visita do seu site será em sua maior parte daqueles com interesse real e com potencial de virar clientes.

E é importante saber isso porque essas informações são essenciais quando for de fato fazer a pesquisa de palavras-chave.

Pronto para aprender? Então confira as próximas dicas!

Saiba como alcançar um público maior com as palavras-chave

As palavras-chave não servem só para posicionar a sua página entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Isso porque ao utilizar os termos corretos, você consegue até atrair aquelas pessoas fora do seu radar.

Mas como?

Para isso, basta pensar nas que mais se encaixam com seu o produto.

Ainda ficou confuso? É, o assunto pode ser mesmo.

Então, vamos levar em consideração o seguinte exemplo: Pense em uma empresa de limpeza de ar-condicionado na Zona Norte de São Paulo.

Quais poderiam ser as palavras-chaves dela?

“Limpeza de ar-condicionado”, “empresa que limpa ar condicionado”, “higienização de ar condicionado” “empresa que limpa ar condicionado em São Paulo” e assim por diante.

Percebeu como pensamos em termos que resumem a necessidade imediata do usuário e como é importante posicionar a sua página ali para atrair esses clientes?

Por isso, a palavra-chave como “como limpar ar-condicionado” não serviria para essa empresa pois a pessoa não está interessada nos serviços dela.

Palavras-chave devem ser de cauda longa ou cauda curta?

Para quem está aprendendo a pesquisar, definir qual o tipo em uma pesquisa de palavras-chave pode ser um dos momentos cruciais da técnica.

Mas se todas podem te ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio, por que devemos priorizar umas e outras não?

Pois saiba que a explicação é até simples.

Isso porque para quem está começando, o melhor é priorizar o uso de palavras-chave de cauda longa, as quais são mais fáceis de posicionar.

Além disso, elas te ajudam a atingir uma parcela do público mais decidido e está a um passo de realizar a compra.

E isso é ótimo para conversão de clientes e também para construir autoridade na sua página, justamente o que vai te ajudar a posicionar seu site em resultados de busca das palavras-chave de cauda curta e com grande volume de busca.

Além disso, existe um jeitinho se você quiser direcionar ainda mais o público a sua página. Quer conhecer qual é? Se liga só.

Use as palavras-chave negativas para filtrar resultados

Usar as palavras-chave de cauda longa já ajuda bastante a aumentar a conversão de clientes, mas usá-las em links patrocinados pode potencializar essa vantagem dela.

Entretanto, antes de você sair por aí gastando esse dinheiro, tem mais um tipo de palavra-chave que você pode usar a seu favor.

Mas calma! Ela não é nenhum bicho de sete cabeça.

Isso porque aqui você vai ter uma ajudinha do Google Adwords, ferramenta da gigante de tecnologia.

E com o objetivo de otimizar o seu anúncio e fazer ele atingir só o seu público-alvo, a plataforma te permite selecionar palavras-chave negativas.

O que? Mas o que são palavras-chave negativas?

Ao contrário do que possa parecer, ela não expressa algo ruim, mas sim tudo o que se associado a sua palavra-chave, não te trará resultados interessantes.

Então, vamos relembrar o exemplo da empresa de ar-condicionado.

Nesse caso, quais seriam as palavras-chave negativas?

Poderia ser assistência técnica, pois foge totalmente do ramo desse negócio ou até palavras-chave de buscas mais locais, como no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, caso esse negócio só atenda em São Paulo.

Assim, ao anunciar essa empresa no Google, com essa restrição às palavras-chaves negativas, esse anúncio apareceria apenas para quem demonstra ser um possível cliente.

Viu como é simples?

Agora já podemos até ir para campo fazer a pesquisa de palavras-chave!

Então, mãos à obra!

Descubra qual ferramenta de palavras-chave usar

Saiba qual plataforma usar para fazer pesquisa de palavras-chave!

Se você ficou assustado com o tanto de trabalho exigido na escolha das palavras- chave corretas, calma!

Porque para te ajudar nessa missão existe o planejador de palavras-chaves.

Sendo assim, ele te ajuda a identificar as palavras-chave google mais procuradas, analisando a relevância dos termos e como a concorrência as está usando.

Quer saber quais as opções disponíveis para facilitar o seu trabalho na hora de encontrar as palavras-chave ideais? Conheça algumas a seguir.

Google Keyword Planner

Aqui entra em cena o Google Adwords, a plataforma mencionada nos tópicos anteriores.

Essa ferramenta nasceu da percepção da gigante de tecnologia de que era necessário criar algo que otimizasse o trabalho da empresas quando estas fossem fazem pesquisa de palavras-chave.

Servindo como ponto de partida para um estudo de termos, o planejador mais popular e utilizado te dá acesso a várias estatísticas, como as de volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique.

Mas vale ressaltar: ele só te entrega esses dados para pesquisa de palavras-chave de mão beijada se você já tiver realizado anúncios, como os links patrocinados.

SemRush

Esse planejador, assim como o Google Keyword Planner, mostra os sites melhores posicionado em qualquer palavras-chave e quais são os anúncios existentes no Adwords.

Por isso, seu diferencial é mostrar como os concorrentes estão trabalhando quando o quesito é estratégias de posicionamento analisar os concorrentes.

Além disso, ele mostra quais palavras os concorrentes compram no Google Adwords, contribuindo com o seu planejamento de ações para fazer um conteúdo com mais possibilidades de ranquear.

Keyword tool

Se você está à procura de um planejador palavras-chave rápido e eficiente, o Keyword é uma boa opção.

Assim como as demais, essa é uma ferramenta de sugestão de termos. Utilizando informações do Google, você coloca uma palavra relacionada ao seu negócio, adiciona uma letra ou número na frente dele e o planejador gera até 750 sugestões por palavra-chave.

Além disso, ele funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google. Basta adicionar um filtro para os países de seu interesse.

Use o Instant do Google

Aprenda a usar o Instant do Google para pesquisa de palavras-chave!

Já reparou que quando vamos realizar uma pesquisa, conforme vamos escrevendo a nossa dúvida, o Google vai dando sugestões de busca?

Pois saiba que esse recurso tem um nome e é Instant.

Essa função, além de ajudar a agilizar o processo de busca, é ótima para você ver quais os assuntos relacionados ao seu produto normalmente as pessoas pesquisam.

Assim você seleciona apenas aquelas palavras-chave que vão trazer mais tráfego a sua página.

Outra maneira de aumentar o tráfego é baixar este e-book criado por nossos especialistas para dar resultado a qualquer site em 4 semanas!

E-book gratuito da Ideal Marketing com 50 dicas de marketing digital

Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?

E isso é importante porque como as sugestões são organizadas de acordo com o volume de busca de cada uma, se você escolher as primeiras da lista e usar no seu site isso te ajudará a alcançar mais visibilidade.

A hora da verdade: Comece a sua pesquisa de palavras-chave!

Faça já a sua pesquisa de palavras-chave!

Hoje você descobriu um dos segredos por trás de um bom posicionamento nos resultados de busca.

Isso porque realizar uma boa pesquisa de palavras-chave e fazer um bom uso delas é fundamental para o seu negócio ser encontrado pelas pessoas certas.

Mas, para isso acontecer, lembre de se colocar no lugar do cliente, afinal, é só conhecendo a sua motivação é que você vai conseguir escolher os termos certos.

Além disso, não se esqueça de usar os planejadores de palavras-chave, pois eles podem te dar uma mãozinha caso a dúvida aparecer.

Então, vamos lá. Arregace as mangas e coloque em prática os ensinamentos. Garanta o sucesso do seu empreendimento com um boa pesquisa de palavras-chave!

E se você quiser mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.

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