5 passos simples para realizar uma pesquisa de mercado eficiente para sua empresa
Uma pesquisa de mercado é necessária para todo tipo de negócio porque facilita o andamento dos processos internos, além de auxiliar o empresário a conhecer o ambiente em que atua. Mas como realizar uma pesquisa mercadológica que possa ajudar a sua empresa?
Uma pesquisa de mercado facilita o andamento dos processos internos e auxilia o empresário a conhecer o ambiente em que atua. Mas para isso é necessário que o CEO da da empresa conheça seus clientes e, principalmente, seus concorrentes.
Você sabia que, de acordo com uma pesquisa do IBGE, divulgada pelo Portal G1, a maioria das empresas que são abertas no Brasil fecham as portas em dois anos?
Esse é um aumento de 24,4% no número de fechamentos de novos negócios no país, em torno 713,6 mil empresas fechadas no Brasil.
E sabe por que isso acontece?
Porque a maioria das empresas que são abertas por aqui começam a atuar sem que o CEO ou os sócios tenham feito uma coleta de dados de qualidade.
Dados? Eu preciso de dados para abrir minha empresa?
Sim, você precisa!
Veja bem…
Você é o maior entendedor do seu produto ou serviço, mas os clientes e concorrentes ainda não o conhecem nem você a eles.
É aí que a pesquisa de mercado entra! Para que você passe a conhecer quem realmente interessa a sua empresa: clientes e concorrentes.
Desse modo, os dados de uma pesquisa de mercado são extremamente importantes para garantir que o seu negócio não corra o risco de “quebrar” em dois anos.
Ah, então eu posso fazer essa pesquisa de mercado com a ajuda do Google!
Então…
Infelizmente, nem todas essas informações podem ser encontradas na internet. Porque cada empresa tem uma realidade diferente para analisar o mercado.
Então como eu faço a pesquisa desses dados sobre o mercado?
Basta seguir as informações que nós separamos!
Mas fique tranquilo, vamos explicar direitinho tudo o que você precisa saber para conseguir fazer uma pesquisa de mercado eficiente na sua empresa!
Dá só uma olhada nos tópicos que vai encontrar por aqui:
Afinal, o que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma maneira de coletar informações importantes com relação ao ambiente no qual você atua.
Essas informações podem envolver o as partes internas de uma empresa e o mercado externo no qual ela está situada.
Desse modo, a pesquisa de mercado ajuda um empresário a conhecer a realidade do negócio e seus concorrentes para que seja possível encontrar formas de melhorar processos e produtos.
Ah, essa foi fácil! Eu conheço meus clientes e meus concorrentes. Consigo montar minha empresa com isso!
Consegue sim, mas nem todos pensam dessa maneira!
Isso porque muitos jovens empreendedores costumam cometer alguns erros ao abrir um novo negócio por não terem feito a pesquisa de mercado. Por exemplo:
- Não conhecem seu público-alvo;
- Não conhecem o nicho de mercado;
Isso, logicamente, gera obstáculos que resultam o fracasso da empresa.
E esse é um problema grave quando se fala em abrir uma empresa, afinal, não faz sentido lançar um novo negócio no mercado se não há demanda de consumidores para adquiri-lo.
Assim sendo, com uma pesquisa de mercado é possível determinar alguns caminhos a traçar dentro da empresa com base em dados específicos.
Mas como saber quais decisões tomar?
Bom, baseado no seu objetivo dentro da empresa é possível definir o que pode ser feito para a melhoria dela com os resultados obtidos na pesquisa de mercado.
Por isso, separamos alguns exemplos de ações que podem ser tomadas após uma pesquisa mercadológica bem elaborada:
- Mudar a abordagem das ações de marketing digital;
- Trocar alguns produtos relacionados aos produtos;
- Melhorar o processo de vendas;
- Modificar o atendimento ao cliente.
Agora deu para entender um pouco melhor não é?
Mesmo sabendo qual o conceito de uma pesquisa de mercado, é importante entender que existem alguns tipos de pesquisa as quais podem ajudar um empresário a definir seus próximos passos.
Tipos de pesquisa de mercado
Uma pesquisa de comportamento do consumidor precisa ter uma natureza relevante para que faça sentido qualquer tomada de decisão na empresa, logo, é necessário conhecer cada tipo de pesquisa de mercado e para que elas servem.
Para isso, em primeiro lugar é preciso saber que a pesquisa mercadológica pode ser feita de forma quantitativa e qualitativa, sendo que dentro de cada uma delas, é possível analisar outros pontos.
Mas calma! Nós vamos explicar tudo nos mínimos detalhes!
Vamos lá?
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa é um levantamento científico onde os resultados podem ser quantificados.
Ela é usada quando se pretende calcular um problema a fim de entender quais são as dimensões dele.
De um modo geral, a pesquisa quantitativa fornece informações numéricas e estatísticas sobre o comportamento do consumidor e dos concorrentes.
É por isso que o método de pesquisa quantitativa é usado para medir, por exemplo, o tamanho de um mercado, segmento, marca, níveis de distribuição etc.
Por isso essas informações impactam diretamente na tomada de decisões dentro da empresa, pois são baseadas em números que ilustram a realidade.
E isso explica por que esse tipo de pesquisa é muito utilizada em reuniões de negócio, quando existe a necessidade de convencer alguém sobre algo.
Ainda assim, as vezes é necessário mostrar em gráficos detalhados o motivo de algum problema ou a importância de determinado investimento na empresa.
Para isso existe a pesquisa estatística, uma pesquisa quantitativa voltada para exemplificar realidades por meio de probabilidades.
Pesquisa estatística
Você já deve ter visto alguma pesquisa no jornal que dizia algo sobre a estatística de pessoas ou empresas, certo? Temos no Brasil institutos conhecidos como IBGE, por exemplo.
Como o próprio nome já diz, a pesquisa estatística se baseia em dados reais para calcular a probabilidade, frequência, valor de alguma coisa em um ambiente interno ou externo.
Esse é um tipo de pesquisa baseada em dados sobre o comportamento do consumidor e dos concorrentes de uma empresa ou organização, por exemplo:
- Pesquisas do Governo;
- Pesquisas de saúde pública;
- Pesquisas sobre a opinião pública.
Esses são exemplos de pesquisa quantitativa que utilizam a metodologia estatística para ilustrar uma realidade externa ou interna, demonstrando, assim o estudo científico baseado em uma quantidade grande de dados.
Ah, perfeito. E as pesquisas qualitativas?
Pesquisa qualitativa
Pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, por exemplo.
Ela é um pouco mais simples de definir em palavras, já que o foco dela é conhecer e entender o comportamento do consumidor sem a necessidade de medir dados estatísticos.
Por exemplo, o RH de uma empresa adota esse tipo de pesquisa porque nela é possível ilustrar realidades sociais, opiniões, preferências, vontades etc.
Esse método de pesquisa não apresenta resultados baseados em números, mas por meio de grupos de discussão, entrevistas individuais e uma profunda observação de comportamentos internos e externos.
Sendo assim, uma pesquisa qualitativa, normalmente ajuda a:
- Entender motivações das pessoas em um grupo;
- Conhecer e interpretar comportamentos;
- Encontrar hipóteses para um problema;
- Conhecer as opiniões e expectativas de cada indivíduo envolvido.
Mas quando utilizar esse tipo de pesquisa?
Quando os dados coletados são necessários para avaliar a possibilidade de experimentações dentro da empresa, por exemplo. 😉
Mas quando a pesquisa qualitativa tem o foco externo, normalmente a opinião dos fornecedores e clientes são avaliadas com o objetivo de encontrar falhas nos processos ou avaliar a satisfação do cliente.
Para mensurar esses dados é necessário utilizar modelos de pesquisas qualitativas com tipos de coleta de dados diferentes, assim, temos variedade em reuni-los.
Veremos a seguir mais um tipo de pesquisa bastante usada para entender a eficiência e usabilidade de um serviço.
Pesquisa experimental
É um tipo de pesquisa na qual um produto ou serviço é testado por um período para saber a respeito da usabilidade e eficiência dele para o consumidor.
Esse tipo de pesquisa é muito usada no marketing digital quando é necessário fazer criar um teste A/B para sites, por exemplo.
O que é isso?
O teste A/B consiste em dividir o acesso dos clientes em duas páginas de vendas com características visuais diferentes uma da outra (simples detalhes como cor de botões e textos na página).
Nelas são avaliadas as taxas de acesso e o número de conversões realizadas em um dado período para saber qual modelo de página atrai melhor a atenção dos clientes.
Por exemplo, podemos aplicar uma pesquisa experimental antes das vendas de determinado produto ou serviço, testando a possível eficácia e relevância de um produto ou serviço específico.
Pesquisa de satisfação do cliente
A pesquisa de satisfação do cliente é o modo como as empresas avaliam as opiniões deles a respeito de produtos e serviços oferecidos.
Esse é um tipo de pesquisa é voltada para reunir informações sobre a visão dos consumidores a respeito do serviço ou produto oferecido pela sua empresa.
Nesse caso, podemos aplicar a pesquisa de satisfação no pós-venda. Realizando a avaliação de atendimento, abordagem e até mesmo do próprio produto dependendo do tempo entre a venda e a pesquisa.
Ao medir a satisfação de clientes, é possível entender os pontos de melhoria que precisam de atenção, além de ter acesso aos feedbacks positivos e negativos de cada consumidor.
Ah então é só definir qual desses pesquisas eu quero fazer e correr “pro abraço”?
A resposta é sim, mas para que você faça uma boa pesquisa de mercado na sua empresa é necessário seguir um passo a passo.
Vamos à ele?
Como fazer uma pesquisa de mercado em 5 passos
Uma pesquisa de mercado pode ser feita por você empresário, sócio ou por uma empresa especializada em pesquisas.
Mas como nós sabemos das necessidades de um empresário, selecionamos cinco pontos importantes para que deseja fazer sua própria pesquisa mercadológica presencial e na web.
Esses pontos vão ajudar você a conhecer melhor o que pode ser analisado em uma pesquisa mercadológica.
Sendo assim, pegue papel e caneta para anotar tudo, okay?
1. Defina o mercado
Hoje em dia, os economistas enxergam o mercado como um conjunto de compradores e vendedores que fazem negociações de um determinado produto ou serviço em ambientes diferentes:
- Internet;
- Telefone;
- Televisão;
- Loja física.
Mas são raros os casos de empresas que conseguem vender para todo o mercado, por isso a tendência é direcionar seus esforços para uma área específica desse mercado.
Bom, para cada área escolhida existe um grupo de potenciais compradores e a oferta da sua empresa precisa focar nessa “parte” do mercado.
Lembre-se que não se pode abraçar o mundo todo com os braços, por isso limite a atuação da sua empresa a um nicho específico do mercado.
2. Conheça seu público
Além de saber em qual ambiente sua empresa deverá atuar, é necessário entender também quem são os clientes que terão maior chance de adquirir seus produtos ou serviços.
Para isso, é preciso definir a que tipo de consumidor é destinado o seu produto ou serviço, pois é dessa maneira que você poderá definir tudo relacionado a pesquisa que realizará.
Leve em consideração o perfil do seu cliente, faixa etária, gênero, conhecimento acadêmico, e tudo o que possa definir quais são as escolhas, gostos e por que ele deveria escolher a sua empresa.
Ao analisar por esse lado, é importante pensar como cliente:
Seu cliente costuma pesquisar na internet sobre aquilo que você oferece?
Seu produto/serviço se destina a homens ou mulheres?
Você, na posição de cliente compraria por qual motivo os produtos oferecidos pela empresa?
Se você encontrar respostas concretas para essas perguntas, é possível que saiba quem são seus potenciais consumidores, do contrário, é necessário fazer um estudo mais aprofundado a fim de conhecer melhor quem é o cliente ideal do produto que você oferece.
3. Faça um bom questionário
Essa com certeza é uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma pesquisa de mercado.
Como você já sabe qual será o mercado que você vai atuar e quem é o seu público-alvo, é importante dedicar um pouco do seu tempo na produção de um questionário.
Para isso é importante saber qual o objetivo da coleta de dados para assim escolher qual o tipo de pesquisa que mais se encaixa em determinada situação: quantitativa ou qualitativa.
Em alguns casos, o ideal é que você monte um questionário com opções de múltipla escolha, porque a maioria das pessoas não costuma destacar um pouco do tempo corrido para ler enunciados de questões.
Dicas para montar seu questionário
Agora, se sua pesquisa for qualitativa é importante que algumas questões sejam descritivas, porque a resposta depende da interpretação ou opinião dos clientes.
Pensando em facilitar o seu trabalho, separamos algumas dicas que podem ser usadas na hora de montar seu questionário:
- Perguntas sobre o interesse devem vir primeiro;
- Limite as perguntas a um tempo/período;
- Dê opções de resposta que sejam úteis para sua pesquisa;
- Evite questionários longos;
- Crie perguntas que esclareçam pontos importantes na empresa;
- Seja claro e objetivo nas perguntas.
Mas fique tranquilo porque ninguém consegue montar um questionário perfeito para pesquisa de mercado logo de cara!
Leva um tempo até “pegar o jeito” e entender quais questões devem ou não estar presente, por isso tenha um pré-teste.
Como assim pré-teste?
Bom, pense assim, esse primeiro questionário é um teste então aborde apenas algumas pessoas para respondê-lo. Assim você pode adaptá-lo de forma que as respostas consigam atender as necessidades da empresa.
Depois desse teste você pode moldar sua pesquisa mercadológica para que todas as questões auxiliem sua empresa no futuro.
4. Faça a coleta dos dados
Esse passo envolve a coleta das respostas e a elaboração dos relatórios para cada opção colocada como questão.
Por isso a importância de que cada uma das questões e respostas na pesquisa tenham uma ligação direta com suas intenções.
Assim que você conseguir separar as respostas é possível traçar um plano com objetivo de melhorar os processos internos ou externos da empresa com base nas respostas.
Mas qual deve ser o tamanho da minha pesquisa e quantas pessoas devem responder?
Para isso, você pode usar, por exemplo, o Google Forms, onde você pode, gratuitamente elaborar formulários para pesquisas.
Coleta amostral
Você já se perguntou como o IBGE consegue fazer aquelas pesquisas de Censo sobre a população brasileira?
Acreditaria se nos dissessem que essas pesquisas são feitas com menos da metade da população?
Isso acontece porque em pesquisas assim, com uma abrangência grande, levaria muito tempo para recolher os dados e mais tempo ainda para analisá-los.
Para evitar essa demora toda, é feita uma coleta amostral dos dados em uma pesquisa.
A coleta amostral recolhe as respostas de uma quantidade de pessoas em determinada região, por exemplo.
A partir do resultado obtido nessa coleta, realiza-se um cálculo para ter uma média e, assim, conseguir um panorama acerca de determinado estudo.
A partir disso é feita uma média que representa o contexto geral do ambiente que você fez a pesquisa.
É basicamente assim que funcionam as pesquisas de mercado.
Você não precisa falar com todos os seus clientes e muito menos com todos os seus concorrentes.
Basta selecionar um número de pessoas que representam o conjunto de clientes ou concorrentes e assim o resultado poderá embasar as decisões.
5. Aplicando a pesquisa
Depois que realizar as perguntas e avaliar os resultados junto com a sua equipe é preciso aplicar as mudanças necessárias.
Para isso, toda pesquisa mercadológica precisa ter o objetivo de identificar a realidade do mercado no qual uma empresa está situada e quais as opiniões dos clientes sobre um determinado produto ou serviço.
Por isso, assim que a coleta de dados e o cálculo dos resultados forem feitos você precisa começar a definir o que deve mudar na estrutura da empresa para que tudo se encaixe ao mercado e aos clientes.
Reavalie a forma como você produz algo, oferece algum serviço e até mesmo a maneira que atende seus clientes porque só cresce a empresa que se adequa às necessidades dos consumidores e atende às exigências do mercado.
BÔNUS: Pesquisa de mercado x pesquisa de marketing
Apesar de terem nomes muito parecidos, a pesquisa de mercado e de marketing têm conceitos distintos.
Ambas auxiliam o empresário a organizar a parte estratégica de um negócio, mas cada uma possui uma função diferente dentro desse processo.
Uma pesquisa mercadológica avalia seus concorrentes diretos e as opiniões de cada cliente para que você possa ter uma noção de quais atitudes tomar com cada resultado.
Uma pesquisa de marketing tem o objetivo de coletar dados que auxiliem a equipe de marketing de uma empresa a definir estratégias baseadas no que tem mais retorno de visualizações no momento.
Para entender melhor sobre o que é uma pesquisa de marketing, dê uma olhada no conteúdo que temos sobre o assunto.
Mas, voltando às diferenças…
A grande diferença entre pesquisa de marketing e de mercado está no ponto de vista e nos objetivos de cada empresário.
Para sermos um pouco mais claros, veja essa explicação:
Quando uma empresa avalia a competitividade dentro de um segmento com base nas ações de marketing poderíamos classificar esse tipo de pesquisa como sendo de marketing.
No entanto, se o objetivo for recolher a opinião dos clientes sobre o trabalho da sua empresa e como isso pode melhorar para oferecer a melhor experiência, a pesquisa nesse caso será de mercado.
Conheça o mercado para melhorar seus resultados
Depois de conhecer um pouco melhor sobre pesquisa de mercado e como ela influencia o dia a dia da sua empresa, é necessário fazer uma avaliação de tudo o que você aprendeu até aqui.
Por isso, pegue seu papel e caneta e anote tudo porque agora nós faremos aquela revisão geral!
1. A pesquisa de mercado avalia a situação do mercado para a sua empresa e leva em consideração a opinião dos consumidores;
2. Existem dois tipos de pesquisa mercadológica: quantitativa e qualitativa e dentro delas há alguns modelos de pesquisa;
3. Para que a sua pesquisa de mercado seja feita de forma correta é necessário conhecer o mercado e os clientes com suas opiniões.
4. Crie um questionário no qual as perguntas tragam informações que você usará nos processos da empresa.
5. Aplique sua pesquisa mercadológica tomando decisões estruturais e processuais, quando for o caso;
6. Pesquisa de mercado e pesquisa de marketing não são a mesma coisa.
Anotou tudo?
Ótimo, agora faça uma pesquisa mercadológica na sua empresa e aplique os resultados. Depois comenta aqui qual foi o resultado, tá bom?
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