PDM: o que é e como ele pode melhorar a produtividade do seu negócio
Por: Ideal Marketing
Publicado: 24 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.
PDM ou Product Data Management é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada no meio digital com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas. Mas o que é PDM e como ele pode ajudar o seu negócio?
Com os avanços profissionais no mundo digital, quase todas as empresas utilizam ferramentas para aprimorar seu modelo de negócios, gerar mais engajamento e retorno dos investimentos.
E o PDM é uma dessas ferramentas especiais. Também chamada de Product Management, ela é fundamental para quem trabalha com dados.
Mas afinal, o que são esses dados e por que eles são tão importantes dentro do marketing digital?
Bem, o uso dos dados é fundamental dentro do marketing digital por um simples motivo: necessidade de estratégias rápidas para competir no mercado.
E se sua empresa vai trabalhar com dados de produtos, o PDM é fundamental.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa ferramenta, veja algumas informações que trazemos para você abaixo:
O que é PDM?
O PDM pode ser entendido como o uso de determinados softwares para gerenciar e qualificar dados de produtos na internet.
Essa ferramenta é essencial para o desenvolvimento do seu negócio, fazendo com que informações dos produtos sejam gerenciadas de forma correta.
Os dados dos produtos que o PDM gerencia são diversos e tem muita importância, pois são a base do próprio produto.
Os dados do Product Management são compostos por informações de fornecedores do produto, preço de custo, modelos, medidas, informações de peças, etc.
Esse sistema junta e gerencia essas informações em uma plataforma, facilitando o acessos a esses dados e informações muito importantes para a empresa.
Qual a importância do gerenciamento de dados no PDM?
Como já falamos acima, o PDM (Product Data Management) é muito importante para a relação da empresa com as informações dos seus produtos.
Com esse sistema, é possível juntar e gerenciar as informações do produto, ajudando muito os funcionários que trabalham diretamente com isso.
No mercado digital, os dados são fundamentais, ou seja, o PDM também.
Eles fazem com que os processos corram mais rapidamente, diminuem os riscos e aumentam a produtividade.
Além disso, o Product Management é essencial para melhor organização dos produtos e suas informações.
Portanto, é certo dizer que o PDM é de fundamental importância para a organização dos dados, refletindo em um aumento de produtividade e segurança para a empresa.
Quais são os principais benefícios do Product Management?
No último tópico, comentamos sobre a importância do Product Management para a organização dos dados da empresa e dos produtos, fazendo com que a segurança e a produtividade aumentem gradativamente.
Além disso, o PDM ajuda na melhoria do produto, visto que todas as informações sobre ele estão disponíveis.
Redução no custo dos produtos e facilitação dos processos de desenvolvimento dos mesmos também são pontos positivos.
Outro benefício pouco falado do PDM (Product Data Management) é seu potencial de colaboração entre áreas.
Isto é, com as informações integradas presentes no PDM, diversas áreas da empresa podem trabalhar de forma conjunta (vendas e marketing, por exemplo).
Como o PDM pode aumentar a produtividade do negócio?
O PDM aumenta a produtividade do seu negócio, pois dentro do software é possível organizar os dados dos produtos em um só lugar, automatizar trabalhos e desenvolver de forma mais rápida e fácil.
Além disso, como já falamos anteriormente, o Product Management contribui para a colaboração entre as diversas áreas da empresa, fazendo com que elas trabalhem em conjunto sempre visando o bem maior do negócio.
Com o sistema de PDM, sua empresa tem tudo para crescer e se desenvolver de forma rápida e orgânica, prezando pela organização dos dados.
Como os dados dos produtos são usados no marketing digital?
No marketing digital, a comunicação com as pessoas é fundamental. Para progredir nessa área é necessário uma organização macro para atingir cada vez mais pessoas e angariar leads.
E é aí que entra o PDM (Product Data Management)!
Entretanto, para o marketing digital, uma vertente do PDM é utilizada.
Conhecido como PIM (Product Information Management), esse software é praticamente igual o PDM.
A diferença é que o PIM trabalha com dados em áreas como marketing, sendo essencial para o digital, claro.
Com isso, é certo dizer que essa variante do PDM é fundamental para o marketing digital, visto que junta dados e informações com o objetivo de abastecer as equipes de vendas e marketing.
Isso ajuda a vender mais, desenvolve os produtos e otimiza as relações comerciais da empresa.
PDM é essencial para todo e qualquer negócio!
Se você tem uma empresa que faz uso maciço de dados e não possui Product Management, saiba que está perdendo tempo e dinheiro!
Como vimos no conteúdo, esse software permite que sua empresa desenvolva produtos de qualidade e saiba tudo sobre sua formação!
Também é importante ressaltar a vantagem que o PDM tem sobre a relação das áreas na empresa.
Com ele, é possível fazer com que áreas distintas trabalhem juntas, com o mesmo objetivo.
Vendas e marketing, por exemplo, podem se desenvolver muito tendo como base o PDM.
E aí, gostou das informações e dicas que trouxemos para você nesse texto? Se a resposta for sim, saiba que existe muito mais de onde veio!