Conheça o que é pagamento recorrente e entenda tudo sobre esse modelo de negócio

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Publicado: 7 de junho de 2022 | Atualizado: 20 de junho de 2022.

Empreender um negócio é um desafio muito grande, e para isso dar certo é necessário desenvolver um bom modelo de negócios que torne a empresa viável financeiramente.

Foi por isso que ao longo dos anos os empreendedores começaram a imaginar novas formas de rentabilizar com seus produtos e serviços, ao passo que chegamos a um modelo bastante difundido nos dias atuais: o pagamento recorrente.

Empresas que operam prestando serviços ou oferecendo os mesmos produtos com uma frequência contínua aos seus clientes, enxergaram na recorrência uma forma de garantir que as finanças do negócios estivessem sempre positivas.

Para alguns negócios, esse modelo de pagamento recorrente é fundamental para sua existência, dado que facilita a entrada de novos clientes.

Esse é o caso, por exemplo, de escolas que funcionam com o pagamento de mensalidades, academias com plano recorrente mensal, semestral e anual, ou até clínicas médicas que oferecem planos de assistência de saúde.

O fato é que o pagamento recorrente veio para facilitar a experiência do cliente e ainda garantir uma maior saúde financeira para a empresa. Então, vamos conhecer melhor como esse modelo de negócios funciona?

O que é um Pagamento Recorrente?

Como o próprio nome já indica, um pagamento recorrente consiste em possuir um fluxo contínuo de pagamentos sendo realizados pelos mesmos clientes para a sua empresa.

Isso quer dizer que a empresa precisa ter uma estratégia de vendas baseada no formato de venda recorrente, ou seja, garantir que você tenha sempre novos clientes realizando a compra do seu plano recorrente.

De forma mais prática, é como se fosse uma assinatura que o cliente paga para usufruir dos benefícios que você propõe a ele.

Plano Recorrente

O plano recorrente nada mais é do que o agrupamento de produtos ou serviços em pacotes que os clientes possam usufruir de acordo com a frequência estabelecida (mensal, semestral, anual,…).

Normalmente, as empresas montam planos que se adequem aos perfis de seus clientes, tanto no que diz respeito aos benefícios oferecidos como na forma de pagamento. As formas de pagamento mais comuns são: boleto, cartão de crédito e pix.

Exemplos de Modelos de Negócio que oferecem Pagamento Recorrente

Como vimos até aqui, as empresas só tendem a ganhar oferecendo um plano recorrente para os seus clientes. Mas você deve estar se perguntando de que forma a sua empresa pode inserir esse modelo de negócios dentro da sua realidade.

Existem vários cases diferentes espalhados pelo mundo de empresas que obtiveram sucesso com a inclusão do pagamento recorrente como forma de receita.

Para ajudar você a se inspirar um pouco, separamos uma lista com alguns exemplos de modelos de negócio que se baseiam no formato de pagamento recorrente:

1) Assinatura de Serviços

Um dos modelos mais comuns de recorrência é a assinatura de serviços.

Popularmente difundido por grandes empresas como Netflix, Spotify e Amazon, a assinatura de serviços se tornou uma excelente forma das empresas conseguirem manter um fluxo de prestação de serviços contínuo e que garanta uma receita financeira mais segura.

Enquanto esse é o sonho de muitas empresas que trabalham com o mercado de produtos digitais, o modelo de assinatura de serviços acabou se propagando para outros tipos de negócios, como é o caso de espaços de coworking.

Mas engana-se quem pensa que só empresas de serviço podem embarcar nessa onda. Algumas empresas de produto começaram a enxergar potencial em formatar planos recorrentes com assinatura de seus produtos. Isso tornou mais previsível o estoque das empresas e evitou a perda de produtos ao longo do tempo.

2) SaaS (Software as a Service)

Para quem trabalha com o universo de TI, o SaaS (Software as a Service) ganhou muito espaço nos últimos anos como forma de rentabilizar os negócios de tecnologia.

Ao contrário do que se fazia anteriormente, onde as empresas vendiam seus sistemas por completo ou licenças com prazo de validade definido, o SaaS revolucionou a forma como as empresas de TI monetizam suas operações.

Empresas como Adobe e Microsoft migraram seus negócios para um modelo onde o cliente não se torna dono do produto adquirido, mas tem acesso a todas as funcionalidades oferecidas por uma mensalidade bem mais acessível.

A premissa do SaaS é deixar de oferecer o software como um produto e passar a oferecer ele como um serviço. Isso permite que mais pessoas possam ter acesso à solução, o que aumenta a carteira de clientes da empresa e, consequentemente, o seu faturamento.

3) Clube de Vantagens

Agora vamos para um outro modelo de negócio que surgiu a menos tempo, mas que tem causado grandes transformações no mercado como um todo.

Com a diversificação do mercado, alguns negócios menores começaram a vislumbrar formas diferentes de incrementar suas receitas e levar mais benefícios para os clientes. Foi assim que surgiram os clubes de vantagens.

O exemplo mais comum desse modelo de negócio acontece com clínicas médicas que encontraram nos clubes de vantagens uma forma de aumentar atrair mais clientes oferecendo um cartão de desconto nas consultas por uma mensalidade acessível.

Enquanto uma clínica fica limitada às estratégias de vendas tradicionais com a venda direta de cada consulta, o clube de vantagens permite que ela possa formatar pacotes de consultas mensais e ainda entregar benefícios de descontos com empresas parceiras como farmácias, colégios e academias agregando mais valor ao cliente.

Cada vez mais clínicas têm aderido a esse modelo e garantindo um futuro mais promissor para os negócios.

4) Planos Assistenciais

Por fim, destacamos um outro mercado que tem começado a ganhar mais atenção nos últimos anos: os serviços assistenciais.

Eles são serviços que ajudam as pessoas em situações do cotidiano e eventuais, se assemelhando bastante ao clube de vantagens.

A diferença está no fato de que os planos assistenciais permitem que o leque de serviços oferecidos seja muito maior que apenas serviços médicos. Aqui podemos adicionar: plano de saúde pet, plano de assistência veicular, plano de assistência funerária, plano de assistência odontológica, entre vários outros.

Esse movimento tem se tornado cada vez mais forte em cidades fora dos grandes centros metropolitanos, levando serviços de qualidade e acessíveis à população.

Dessa forma, o cliente paga um valor único mensal para ter acesso a uma série de serviços assistenciais de acordo com o pacote escolhido.

Por que adotar o Modelo de Negócio baseado na Recorrência?

Engana-se quem pensa que o pagamento recorrente é algo que surgiu recentemente. Já faz algumas décadas que vários negócios atuam com o formato de mensalidades para os seus clientes (a exemplo de escolas e universidades).

A diferença é que com o advento da internet, e maior evolução tecnológica pelo mundo, as possibilidades de novos negócios diferentes surgirem com o modelo de recorrência se tornaram muito maiores. Aqui no Brasil, o crescimento é bastante promissor para os negócios de assinatura, conforme mostra pesquisa da ABCom.

O fato é que, hoje em dia, qualquer empresa pode diversificar suas fontes de receita agregando um modelo de negócio em formato de recorrência. Os limites são infinitos para as possibilidades, e cabe aos empreendedores refletirem sobre como suas empresas podem aproveitar essa onda.

Vantagens em oferecer o Pagamento Recorrente

Os benefícios de uma empresa que decide oferecer meios de pagamento recorrentes para os seus clientes são diversos. Além de tornar mais prático o processo de compra para o cliente, a empresa ainda ganha com o crescimento mais acelerado.

De forma geral as principais vantagens em oferecer o pagamento recorrente são:

  • Previsibilidade financeira para o negócio;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Automação dos pagamentos;
  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Facilidade de controle dos pagamentos;
  • Entre vários outros.

Investir em um modelo de negócio com pagamento recorrente pode ser a diferença para a sustentabilidade de um negócio diante de um mercado cada vez mais competitivo.

Vale a pena repensar como a operação do seu negócio tem se comportado e de que forma estratégica a sua empresa pode embarcar no modelo de pagamento recorrente.

Quanto maior a diversificação do seu negócio, mais possibilidades de crescimento você terá e maiores as chances de conseguir satisfazer as necessidades do seu cliente.