Pagamento digital: Pix e mais 6 opções para aprimorar sua estratégia de marketing e vendas
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de dezembro de 2021 | Atualizado: 13 de dezembro de 2021.
Atrair leads qualificados é um importante passo para aumentar a entrada de clientes em potencial. Muitos fatores influenciam as desistências na hora de finalizar uma compra, mas um dos motivos que aumentam esse índice é a falta de uma opção de pagamento digital ideal para o cliente.
De acordo com um estudo do Capterra, 35% dos consumidores online buscam outra loja caso ela não aceite seus métodos de pagamento preferidos. Não dá para simplesmente desconsiderar esse número.
Para contornar essa situação, o mais indicado é seguir as premissas do marketing digital e proporcionar uma boa experiência ao usuário. Nesse sentido, diversificar as formas de recebimento a distância é muito importante.
Pensando nisso, reunimos 7 opções de pagamento digital que podem te ajudar a atrair clientes e otimizar a sua estratégia de marketing para vendas. Veja a seguir!
7 formas de pagamento para atrair clientes
1. Pagamento digital via Pix
A primeira forma de pagamento digital que vamos indicar é o queridinho dos brasileiros atualmente. O Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, já se mostrou eficaz nos e-commerces e uma opção interessante para dar aquele upgrade na experiência do usuário.
Esse método permite enviar e receber valores de forma instantânea, a qualquer hora e dia da semana. Dessa forma, o Pix é ideal para mostrar que a empresa acompanha as novidades e se preocupa em oferecer opções condizente com os novos tempos.
Para o cliente, o Pix é mais prático. Isso porque basta um celular conectado a uma conta digital ou internet banking para realizar as transações. Além disso, existe a vantagem da redução do tempo de entrega do produto, uma vez que o Pix reduz as etapas de checkout.
Ao mesmo tempo, o recebimento por Pix é mais rápido e pode agilizar o controle do fluxo de caixa, facilitar a gestão de estoque, reduzir os custos operacionais, além de ser uma vantagem para as empresas atraírem novos clientes.
2. Pagamento digital via Boleto Bancário
Apesar das novidades no mercado financeiro, o boleto continua sendo uma das formas de pagamento mais populares entre os consumidores brasileiros.
Segundo a Febraban, cerca de 6 bilhões de boletos são pagos anualmente no Brasil, justamente porque esse perfil de pagador ainda não está no processo digital.
A fatura pode ser paga em agências bancárias, internet banking, correios ou lotéricas, por exemplo. Este é um fator importante nas campanhas direcionadas para um público que, apesar de fazer compras pela internet, é menos digitalizado. Nesse sentido, variar as opções de pagamento é fundamental.
3. Pagamento digital via Pix no Boleto
Bom, já vimos que o Pix e o boleto são cobranças de vantagens distintas. Mas já imaginou esses dois meios de pagamento juntos em um só documento? O Pix no boleto é uma opção moderna que combina a popularidade com a tecnologia.
Essa função é ativada nos boletos e carnês emitidos pelas empresas e o consumidor ganha mais uma opção na hora de quitar a dívida. Em resumo, o documento passa a carregar, além do código de barras, um QR Code Pix.
Se você quer melhorar a experiência do seu cliente, certamente vai gostar dessa opção. Afinal, quem vai escolher como vai te pagar é o cliente.
Lembrando que, se o cliente escolher pagar por meio do código de barras, a confirmação pode acontecer em até 3 dias úteis, a depender da Instituição de Pagamento. Se o pagamento for feito via Pix, a confirmação ocorrerá no mesmo instante.
Já que o pagamento instantâneo é um dos meios favoritos entre os brasileiros, nada mais justo do que oferecer essa opção!
4. Pagamento digital via Carnê
Para clientes que não possuem cartão de crédito e precisam parcelar uma compra, o pagamento via carnê é a opção perfeita. Nessa modalidade, os boletos são emitidos de forma contínua para compras parceladas.
Além de ser uma opção mais democrática para clientes desbancarizados, esse tipo de cobrança online pode ajudar a diminuir os atrasos nos recebimentos e, ainda, possibilita o acréscimo de juros e multas por atraso. Essa é uma alternativa complementar para o cliente que tem o perfil de pagar com boletos.
5. Pagamento digital via Cartão de Crédito
Imagine só: um visitante seleciona alguns produtos, pensando em dividir as parcelas da compra em 5x no cartão de crédito. Mas, na hora do checkout, ele descobre que o site escolhido só permite pagamentos à vista via boleto.
Uma experiência desanimadora, não é mesmo? Nessa situação, não só o cliente saiu insatisfeito, como o lojista perdeu uma oportunidade de venda.
Em geral, o grande atrativo dos cartões de crédito é a praticidade e a possibilidade de parcelar uma compra em até 12 vezes. Essa vantagem possibilita que a compra caiba no orçamento do cliente, mesmo quando o valor do produto ou serviço é mais alto.
Neste caso, é preciso estar atento às bandeiras oferecidas pelas operadoras de cartão. O mais indicado é disponibilizar o maior número de opções para os clientes.
6. Pagamento digital via Assinatura
A assinatura é um modelo em expansão no ambiente digital e pode ser uma maneira de diferenciação no mercado. Ela é usada em pagamentos recorrentes, ou seja, em planos com cobranças frequentes. Quer um exemplo fácil? Os streamings como Netflix, Amazon Prime e Spotify!
Na assinatura, as cobranças são feitas, periodicamente, em intervalos que podem ser mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou até anuais. Além disso, essa solução contempla cobranças automáticas no boleto e no cartão de crédito.
Mas se engana quem pensa que a assinatura se limita ao streaming de filmes e músicas. A Amazon é um caso interessante para se observar. A loja oferta a opção de compra recorrente para várias categorias de produtos, veja só:
De maneira geral, a assinatura é ideal para fidelizar clientes, diminuir inadimplência e reduzir custos. Afinal, como o próprio Philip Kotler, referência em marketing, já pontuava, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
7. Pagamento digital via Link de Pagamento
O link de pagamento é uma funcionalidade bem interessante para lojas físicas e lojas virtuais. Nesta opção, é gerado um link único para que o cliente seja direcionado, de forma segura, a uma página para efetuar o pagamento — feito por boleto ou cartão de crédito.
Este link pode ser enviado via e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outra rede social. Esta é a opção ideal para lojas que ainda não possuem uma plataforma para vendas, mas já divulgam seus produtos por meio das redes sociais, por exemplo.
O link de pagamento automatiza e traz segurança para quem vende e oferece mais confiança e praticidade para quem compra.
Como integrar esses meios de pagamento em uma loja virtual?
Para integrar um meio de pagamento em uma loja virtual, é necessário usar uma ferramenta que viabilize esse processo. Nesta etapa, é comum se deparar com duas opções: Gateway de Pagamento ou Instituição de Pagamento.
De maneira geral, as duas possibilidades oferecem serviços parecidos, mas sob diferentes condições. Para facilitar a sua escolha, te contaremos um pouco sobre cada uma.
Gateway de pagamento
O Gateway é como uma maquininha de cartão, mas, neste caso, integrada a um site. Funciona assim: o sistema conecta uma loja virtual a instituições financeiras e operadoras de cartão, que fazem a checagem de dados para aprovar (ou não) a compra de um cliente.
Para utilizar um Gateway, é necessário fechar contrato com as bandeiras e bancos com os quais quer trabalhar. Existe a opção de Gateway para cartões de crédito e débito e para emissão de boletos bancários ou TEF – transferência eletrônica de fundos.
Apesar das vantagens, esse sistema demanda alguns custos com suporte, porque precisa de manutenção e atualização constante. Além disso, é necessário contratar um sistema antifraude à parte para que as transações sejam feitas de forma segura.
Instituição de Pagamento
A Instituição de Pagamento (IP), por sua vez, é como uma espécie de ponte que facilita o arranjo de pagamento entre o comprador e o vendedor. De maneira resumida, as IPs prestam serviços relacionados a pagamentos e são mais práticas, porque agrupam várias soluções financeiras em uma só plataforma.
Para utilizar uma IP, não é necessário fechar contratos com bancos e bandeiras de cartão antes de começar a operar. Basta criar uma conta digital na instituição escolhida para começar a usar a ferramenta.
Além disso, a gestão antifraude e os repasses de valores são feitos dentro da própria plataforma. Assim, você consegue oferecer uma experiência mais prática e segura ao cliente.
E aí, gostou das nossas dicas? De fato, prever qual método de pagamento o consumidor vai escolher não é uma tarefa fácil. O segredo para encontrar a opção perfeita é se basear no número de visitas e no perfil do seu público. Tendo isso em vista e usando a plataforma ideal, certamente, você conseguirá atrair mais clientes para um e-commerce.
Esse artigo foi escrito pela Gerencianet, a Conta Digital para negócios.