O que é onboarding? Descubra como ele pode te ajudar a reter clientes
O Onboarding é uma prática de pós-venda que tem como objetivo proporcionar uma boa experiência ao cliente e reforçar a autoridade da sua empresa no mercado. Não à toa, quem aposta no onboarding marketing consegue reter mais clientes e aumentar a sua receita.
Sabe aquele ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica”?
Então, com a alta competitividade do mercado, ele não poderia ser mais atual!
Isso porque com tantas opções disponíveis, se um produto não tem o desempenho esperado, o cliente pode facilmente escolher o concorrente na próxima compra.
Para que isso não aconteça, as empresas têm investido cada vez mais em táticas que garantam a satisfação do consumidor e façam com que ele aproveite a sua aquisição.
E uma dessas práticas é o onboarding! Não sabe o que isso significa? Então confira o conteúdo a seguir.
O que é onboarding?
Chamamos de onboarding a prática de orientar o primeiro uso do seu produto pelo cliente a fim de garantir que ele tenha uma boa experiência.
Não existe uma fórmula mágica para “embarcar” o consumidor nessa relação, pois cada manufatura tem suas particularidades.
Sendo assim, o onboarding pode ser feito a partir de reuniões presenciais e virtuais, materiais educativos e até vídeos tutoriais.
O importante é aproveitar a empolgação inicial para engajar o seu cliente e fazer com que ele consiga aproveitar todos os benefícios do seu produto.
Conheça as vantagens de praticar o onboarding marketing
Adotar as práticas do onboarding no pós-venda é uma das maneiras mais eficazes de garantir o sucesso da experiência do cliente com seu produto ou serviço.
Fazer isso é eliminar qualquer barreira que o consumidor possa ter no primeiro uso e aumentar as chances de satisfação com a sua marca.
Alcançar o que chamamos de primeiro valor é essencial para que o cliente fique satisfeito com a sua empresa e queira fazer negócio com você novamente.
Além disso, com o onboarding é possível ter um relacionamento mais próximo com o seu consumidor, estreitando laços e o ajudando a alcançar seus objetivos.
Ou seja, quem deseja ver sua empresa crescer e ser bem vista no mercado pelo seu público, investe no onboarding!
Quer saber como? Então confira o próximo tópico!
Saiba como fazer onboarding marketing na sua empresa
O primeiro passo para aplicar o onboarding na sua empresa é analisar os objetivos de cada cliente.
Isso porque cada um deles pode ter comprado o seu produto com um intuito diferente, então você precisa conhecê-los a fim de atendê-los da maneira mais adequada para que possam atingir suas metas.
Com isso, é possível desenvolver planos de reuniões, tutoriais e outros tipos de materiais que possam ajudar o seu cliente a chegar ao seu objetivo.
Mas para saber se deve continuar com as ações de onboarding ou não, costuma-se usar o sentido de primeiro valor para saber se a implantação foi bem-sucedida ou não.
Para tanto, esse parâmetro deve ser alinhado com o cliente logo na primeira sessão de onboarding.
Isso porque essas informações serão o guia de todo o treinamento para que o primeiro valor seja atingido sem demora.
Já sabe o que é onboarding? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você aprendeu o que é onboarding e viu por que é importante acompanhar o cliente durante a sua experiência com o seu produto.
Isso porque te mostramos que para a sua marca ser vista como referência no mercado, é preciso agir como tal.
Para tanto, te falamos que para aplicar o onboarding no seu negócio o primeiro passo deve ser conhecer os objetivos da sua clientela para criar treinamentos adequados.
Agora que você já sabe como melhorar o pós-venda, que tal otimizar outras partes da sua estratégia de captação de clientes?
Confira nosso conteúdo sobre tipos de marketing e saiba como fazer isso!