6 dicas para aplicar a metodologia OKR na sua empresa!
Você sabia que a Metodologia OKR foi a técnica que impulsionou o Google e muitas outras empresas a se tornarem gigantes dos seus segmentos? Então, não perca tempo!!! Entenda esse método e veja seus sonhos se concretizarem!
Em “Tabacaria”, um dos poemas mais famosos de Fernando Pessoa, ele afirma: “tenho em mim todos os sonhos do mundo”, provavelmente sabendo que não custa nada querer conquistar mais do que já se tem.
E não é que o sr. Fernando Pessoa estava certo!? Todos nós temos sonhos mesmo!
Grandes ou pequenos, todos as pessoas possuem ambições e anseios em todas as áreas da vida.
Alguns estão distante desses objetivos, outros mais próximos, mas a pergunta a qual realmente importa se fazer quando o assunto é objetivos é: “como alcançá-los?”.
Para isso, planejamento é fundamental para chegar em qualquer lugar, afinal saber como chegar definirá se você chegará em algum lugar.
Então, você precisa saber exatamente o que fazer antes, durante e depois no processo de atingir seus objetivos, pois o seu sucesso depende disso.
E também é assim com todas as grandes empresas do mundo.
Isso porque elas precisam planejar meticulosamente cada objetivo e ação tomada para alcançar esses objetivos.
Para exemplificar, a revista Exame publicou recentemente uma matéria com as 25 maiores empresas do mundo segundo a Fortune.
Entre elas estão conhecidas empresas como: Walmart, Shell, Apple, Google, Facebook, Volkswagen, Toyota entre outras gigantes.
Com essa publicação descobrimos que esses gigantes do mundo dos negócios usam a metodologia OKR nas tomadas de decisões e como ela faz a diferença nesse processo.
Por isso, você precisa aprender como aplicar essa metodologia OKR agora, assim você também faz parte desse time de peso!
Sendo assim, vamos te ensinar como aplicar o método dos Objectives and Key Results na sua empresa nos seguintes tópicos:
O que é Metodologia OKR?
Se você ficou curioso e ainda não sabe o que é OKR, chegou a hora de desvendar o mistério e mirar o sucesso como as grandes empresas fazem a partir da gestão de metas.
A metodologia OKR é uma forma de organizar processos tendo como foco atingir objetivos grandes e ela funciona como um meio de determinar fases e ferramentas a fim de atingir esse alvo.
A metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “Objectives and Key Results”, ou seja, os principais objetivos de uma empresa.
Afinal, não basta almejar, desejar e querer um lugar ou resultado, é preciso saber o que se deve fazer a fim de alcançar tal feito.
Mas antes ainda é preciso entender do que a metodologia OKR é feita, já que você já entendeu o que é OKR.
Para que serve a Metodologia OKR?
Já que entendeu o que é OKR, agora é momento de entender que a metodologia OKR visa facilitar processos da seguinte forma:
- As decisões macro são tomadas pela liderança maior da empresa e repassadas aos demais departamentos;
- As equipes envolvidas, de forma individual, devem traçar métodos, objetivos e estratégias em prol do objetivo comum.
Ficou confuso? Então vamos imaginar uma rede de lojas de calçados a qual tem o objetivo de ser a loja referência na venda de artigos esportivos do Brasil.
Grande sonho, não é mesmo? Afinal, quantas outras lojas de calçados também vendem artigos esportivos no Brasil? Muitas, é claro.
Parece óbvio, mas antes de qualquer coisa essa rede precisa se preocupar em COMO ser a maior loja do seu bairro, da sua cidade, do seu Estado, da sua região, pois só assim alcançará o seu objetivo.
Por isso, essa rede de lojas de calçados precisará de meios os quais facilitem esse processo e a diferencie no meio dessas tantas.
Para isso, a metodologia OKR será o COMO ela pode alcançar esse “Objectives and Key Results”.
Quer saber como aplicar o método criado por Andrew Grove? Então vamos entender agora como aplicar essa técnica e descobrir como alcançar o sucesso!
Aplicando a Metodologia OKR na sua empresa
Antes de colocar a metodologia em prática, precisamos primeiro entender o que são os Objectives (objetivos) e Key Results (resultados-chave) os quais compõem a sigla OKR.
Objectives
Os objectives são os alvos (objetivos macro) os quais a empresa pretende conquistar.
Para entender melhor, vamos retomar o exemplo da rede de lojas de calçados:
Se o objetivo é ser uma loja referência na venda de artigos esportivos do Brasil, alcançar essa meta precisa ter Key Results traçados a fim desse objetivo ser cumprido também.
“MEU DEUS, mas o que é Key Results?”
Não se preocupe, amigo leitor! Te explicamos!
Os Key Results são metas (objetivos micro) estabelecidas a fim de entender o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo.
Em outras palavras, são metas menores as quais ajudam na conquista do alvo principal.
Para que você entenda melhor, vamos usar os mesmos objetivos citados acima, mas desta vez, exemplificaremos seu cumprimentos com a ajuda dos Key Results.
Key Results
Para alcançar o objetivo de ser a marca referência em vendas de materiais esportivos em todo o Brasil, precisa existir uma potencialização dos resultados em todas as áreas da empresa, assim como uma boa gestão de metas.
Sendo assim, os Key Results da metodologia OKR dessa empresa ficariam assim:
- Ranquear em 1º lugar no Google para uma palavra-chave específica;
- Alcançar 10 mil inscritos na newsletter;
- Formar 5 parcerias de co-marketing bem-sucedidas;
- Aumentar em 50% o número de clientes os quais conheceram a empresa por meio de canais digitais;
- Diminuir em 40% o número de pedidos de suporte usando autoatendimento;
- Manter a média do Net Promoter Score acima de 50;
- Reduzir pela metade o tempo de resposta dos tickets em qualquer canal;
- Manter a taxa de resolução, no mínimo, em 95%;
- Dobrar o número de leads gerados por mês;
- Diminuir o ciclo de vendas em 20%;
- Enviar 80% dos leads mais qualificados para o fundo do funil;
- Aumentar as receitas em 25% com upsell e subprodutos.
Percebe? Com a metodologia OKR consegue-se estipular metas para se aproximar cada vez mais desse objetivo macro.
Isso porque o cumprimento de pequenas metas levam a um crescimento orgânico o qual levou a empresa a escalar rumo ao seu objetivo.
Em outras palavras, ela ajudar a organizar e gerenciar melhor os processos, a fim de ganhar tempo, ser mais eficaz, mais organizada e assim fazer a diferença em seu nicho.
Mas para isso, antes você precisa passar por 4 passos a fim de aplicar a metodologia OKR:
- Trace seus Objectives;
- Trace seus Key Results;
- Estipule etapas para cumprir os Key Results;
- Key Results concluídos? Objectives concluídos!
E como você veio até aqui com a gente, te daremos 6 dicas para melhor aplicar esses 4 passos os quais te passamos sobre a metodologia de Andrew Grove.
Veja a seguir!
6 dicas para facilitar a aplicação da Metodologia OKR
Durante o processo de separar seu objetivo macro, micro e quais são os meios de alcançar todos esses objetivos, você pode aplicar algumas dicas as quais vamos te dar para você ter mais êxito na sua jornada:
- Ao definir as metas dos objetivos específicos, seja claro e objetivo;
- Divida os objetivos entre top-down e bottom-up;
- Estabeleça prazos razoavelmente curtos;
- Acompanhe os resultados de forma constante;
- Deixe os OKRs à vista de todos seus colaboradores;
- Não confunda esforços com resultados.
Se você seguir essas dicas pode ter certeza de que o sucesso vai estar mais próximo!
Use a Metodologia OKR para abrir as portas do sucesso!
Recapitulando tudo o que vimos sobre o que é OKR aqui:
- Com concorrência agressiva o diferencial não é mais fundamental, é essencial;
- As empresas as quais mais “largam atrás” são as com problemas organizacionais;
- A metodologia OKR visa alcançar objetivos da empresa com a realização de resultados-chave, os quais procuram garantir que os funcionários trabalhem juntos;
- Em primeiro lugar se definem os objetivos macro, ou “Objectives”;
- Depois, definem-se os objetivos micro, ou “Key Results”;
- O cumprimento dos Key Results significa objetivo macro concluído;
- Resultado final: sucesso!
Talvez você ainda não esteja convencido sobre o OKR e questione:
“AH, Ideal Marketing! Mas o que me garante que isso vai dar certo?”
Te respondemos!
Ou melhor… o Google responde!
A metodologia OKR é usada na empresa Google desde 1999.
O resultado foi: uma empresa, que na época tinha apenas 40 pessoas, hoje conta com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo, espalhados por diversos lugares dos 5 continentes.
Sendo assim, quer escalar montanhas de desafios com mais facilidade?
Então, já que aprendeu o que é OKR, use a metodologia de Andrew Grove para gestão de metas e desfrute dos benefícios da OKR: o sucesso!
Se quiser saber mais e aprender 7 dicas para melhorar processos e vender ainda mais, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.