O que são os 4 Ps do marketing?

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Publicado: 23 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O mix de marketing é uma ferramenta usada para ajudar as marcas a entender quais elementos devem ser combinados para atender às suas metas e objetivos de marketing. Em última análise, isso inclui os 4 Ps do marketing: produto, preço, local e promoção.

A evolução da era digital fez com que os métodos e práticas padrão de quase todos os setores mudassem e crescessem para funcionar dentro desse novo paradigma, e o marketing certamente não é exceção.

Na verdade, a indústria de marketing provavelmente foi a que mais se beneficiou com o crescimento do digital. Inclusive, criar site se tornou algo essencial para qualquer empresa.

Os profissionais de marketing de hoje têm acesso a uma grande variedade de informações e acesso por meio de novas ferramentas para criação de perfis de clientes, inteligência artificial e assim por diante.

A era da Internet causou algumas mudanças na maneira como os profissionais de marketing trabalham, o que significa revisar antigos processos, conceitos e prioridades de marketing e, em seguida, reconstruí-los em formas que funcionem melhor e com mais eficácia neste novo mundo das comunicações.

Mas, apesar de todas essas mudanças, os fundamentos permanecem os mesmos. E estamos falando dos 4 Ps do marketing.

Continue a leitura e compreenda quais são esses 4 Ps e porque eles são tão importantes para as empresas!

Entendendo os 4Ps do Marketing

Os 4 Ps do marketing incluem produto, preço, local e promoção. Esses são os elementos-chave que devem ser unidos para efetivamente fomentar e promover o valor único de uma marca e ajudá-la a se destacar da concorrência.

Jerome McCarthy propôs pela primeira vez a forma moderna dos 4 Ps em seu livro de 1960, Basic Marketing: A Managerial Approach. Desde então, esses elementos forneceram um método padrão para descrever programas de marketing.

Mas, o que torna os 4 Ps do marketing tão importantes que resistiram ao teste do tempo, incluindo o crescimento da era da Internet? Veja abaixo como cada um deles funciona.

1. Produto

Um produto é qualquer bem ou serviço que atende às necessidades ou desejos do consumidor. Também pode ser definido como um pacote de utilidades que vem com aspectos físicos como design, volume, nome da marca, etc.

O tipo de produto impacta seu valor percebido, o que permite às empresas precificá-lo de forma lucrativa. Também afeta outros aspectos, como a colocação de produtos e anúncios.

As empresas podem alterar a embalagem, o serviço pós-venda, as garantias e a faixa de preços ou expandir para novos mercados para atender aos seus objetivos.

Os profissionais de marketing devem compreender o ciclo de vida do produto e criar estratégias para cada estágio do ciclo de vida, ou seja, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

2. Preço

O preço de um produto influencia diretamente o volume de vendas e, consequentemente, o lucro do negócio.

Demanda, custo, tendências de preços entre concorrentes e regulamentações governamentais são fatores cruciais que determinam os preços.

O preço geralmente reflete o valor percebido do produto, e não seu valor real. Isso significa que os preços podem ser aumentados para promover a exclusividade ou reduzidos para criar acesso.

Assim, a precificação envolve a tomada de decisões em termos de preço básico, descontos, alteração de preços, condições de crédito, pagamentos de frete, etc.

Também é importante analisar quando e se técnicas como descontos são necessárias ou apropriadas.

3. Promoção

A promoção envolve decisões relacionadas à publicidade, força de vendas, marketing direto, relações públicas, orçamentos de publicidade, etc.

O objetivo principal da promoção é divulgar o produto e os serviços oferecidos por uma empresa. Ajuda a persuadir os consumidores a escolher um determinado produto em vez de outros no mercado.

Os esforços promocionais incluem o seguinte:

  • Publicidade: meio de vender um produto, serviço ou ideia por meio da comunicação de uma mensagem patrocinada e não pessoal sobre o produto;
  • Relações públicas: envolve a gestão e o controle do fluxo e da questão das informações de uma organização para o público em geral ou outras instituições;
  • Estratégia de marketing: envolve a identificação do mercado-alvo certo e o uso de ferramentas como a publicidade para penetrar nesse mercado.

A promoção também inclui fatores online, como determinar a classe de funções de pesquisa no Google que podem acionar anúncios correspondentes ou direcionados para o produto, o design e o layout da página da web de uma empresa ou o conteúdo postado em mídias sociais, como Twitter e Instagram.

4. Praça (ou distribuição)

A praça envolve a escolha do local onde os produtos serão colocados à venda. O principal motivo de gerenciar canais de comércio é garantir que o produto esteja prontamente disponível para o cliente na hora e no lugar certos.

Também envolve decisões relativas à colocação e preços de pontos de venda de atacado e varejo.

Os canais de distribuição, como terceirização ou frotas de transporte da empresa, são decididos após uma análise de custo-benefício.

Pequenos detalhes como espaço de prateleira comprometido com o produto por lojas de departamento também estão incluídos.

Conclusão

Esperamos que esta rápida visão geral dos 4 Ps do marketing forneça alguns insights para levar um produto ou serviço ao mercado com sucesso.

Definir claramente produto, preço, promoção e praça deve ser considerado ao desenvolver uma estratégia de marketing para qualquer produto ou marca.

Seja lidando com uma startup ou uma empresa estabelecida, equilibrar esses quatro elementos é fundamental para posicionar um determinado produto ou marca no mercado.