Tráfego Pago: conheça as 6 melhores ferramentas

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Publicado: 1 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 1 de fevereiro de 2022.

O que é tráfego pago?

Quem trabalha na internet já deve ter ouvido falar em tráfego pago. Para entender melhor o assunto, é importante contextualizar os diversos parâmetros que o marketing digital utiliza em campanhas na web. Um deles é o tráfego, ou seja, o número de acessos de usuários em sites ou plataformas de redes sociais.

O tráfego patrocinado é o investimento feito em plataformas e sites que fazem a veiculação dos conteúdos de maneira mais destacada aos usuários, trazendo mais visibilidade e resultados pontuais. O objetivo principal é aumentar os acessos e, para isso, exige planejamento na produção do conteúdo a ser explorado.

Por que investir em tráfego pago?

O tráfego pago proporciona grandes vantagens pois o investimento em anúncios pagos em sites e plataformas digitais garante grande visibilidade da marca com maior rapidez.

Além disso, garante um excelente retorno em ações específicas, como o lançamento de um produto, uma promoção pontual ou até uma data específica, como, por exemplo, uma campanha natalina.

Sua utilização aumenta a taxa de conversão no que se refere à captação de leads (contatos gerados em ações de marketing) que estão na fase final do funil de vendas. Ou seja, aqueles usuários que já pesquisaram na internet sobre suas necessidades e já definiram o que desejam.

Quanto custa uma campanha de tráfego pago?

Para anunciar no Google Ads é possível começar com um investimento de R$200,00 por mês. Já no Facebook Ads o valor mínimo é de R$4,99 por dia. É possível ainda impulsionar no Instagram com investimento a partir de R$1,00 ao dia. O próprio Instagram sugere que sejam investidos pelo menos R$10,00 ao dia, por três dias seguidos, para começar a impulsionar os conteúdos.

Para investir de forma correta e não perder dinheiro, é necessário saber fixar um investimento inicial na hora de criar os anúncios e já ter um planejamento de marketing digital para definir a melhor plataforma e o todo valor a ser gasto.

Melhores ferramentas de tráfego pago

Existem diversas ferramentas de tráfego pago que possibilitam fazer anúncios em sites e redes sociais. Na escolha da melhor plataforma é importante que exista um bom planejamento de marketing digital para definir quais serão os objetivos a serem alcançados pela campanha publicitária.

As mais utilizadas são: Google Ads, Google Shopping, Facebook Ads, Youtube Ads, Pinterest Ads e Taboola. Cada uma delas pode impactar de diferentes formas a comunicação entre a marca e o usuário. Confira a seguir!

Google Ads

Uma das ferramentas de tráfego patrocinado mais utilizadas atualmente é o Google Ads. Nela os anúncios são exibidos nos mecanismos de busca do Google, o que possibilita uma segmentação do público alvo. Assim, é possível definir faixa etária, localidade e outras informações importantes para serem utilizadas na estratégia de marketing.

É possível também mensurar os resultados através de testes A/B e avaliar os métodos mais apropriados para serem utilizados na campanha.

Google Shopping

O Google Shopping exibe produtos relacionados à consulta do usuário e as lojas que os oferecem, com fotos e avaliações sobre o produto. É um site que une diversos produtos e os compara por preços e avaliações ao mesmo tempo que integra todos os resultados de busca.

O usuário consegue clicar na seta ao lado direito e ver um carrossel completo de opções. Ao clicar sobre o produto, o usuário é direcionado à página do anunciante.

Facebook Ads

No Facebook Ads é possível criar anúncios com fotos, textos e vídeos, que vão ser veiculados dentro da rede social. Essa plataforma também é utilizada juntamente ao Google Ads, pois atinge um público diferente.

A ferramenta dispõe de muitas opções de segmentação oferecidas, sendo possível definir a exibição dos anúncios com base em interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.

Instagram Ads

O Instagram Ads é semelhante ao Facebook Ads. Nessa ferramenta, é possível realizar anúncios dentro da rede social em diversas formas, como vídeos, no feed ou até mesmo nas histórias.

Ele é ideal para quem tem um público um pouco mais jovem, pois esse é o perfil da maioria dos usuários da rede.

Youtube Ads

Na área de vídeos, o YouTube Ads é uma das melhores opções. Os conteúdos em vídeo são grande parte do tráfego online e uma boa estratégia para a captação de clientes.

É possível criar e veicular anúncios no YouTube nos próprios vídeos. Essa é a melhor opção se o seu negócio aposta nesse tipo de conteúdo, pois a eficiência da ferramenta colabora com o crescimento do seu empreendimento.

Pinterest Ads

A ferramenta Pinterest Ads permite que os anunciantes impulsionem suas publicações (ou pins) dentro da conta. Assim como já acontece em outras redes sociais, é possível criar campanhas para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados atingidos na plataforma.

Entre as principais vantagens do Pinterest Ads estão: chamar a  atenção dos usuários, o impulsionamento das vendas, o reconhecimento da marca e o aumento da taxa de conversão.

Taboola

O Taboola também é uma boa opção, pois todo seu tráfego vem dos usuários de grandes portais de notícias. A plataforma possibilita a criação de campanhas que são anunciadas em sites com grande volume de acessos. A ferramenta faz com que, na medida que um usuário acessa um portal para ler notícias sobre determinada área, outros conteúdos relativos àquele assunto apareçam como sugestão de leitura.

H2 – 5 dicas para conseguir melhores resultados no tráfego pago

  • Entenda o perfil do seu consumidor: a pesquisa de perfil do consumidor busca identificar o comportamento do público-alvo. Com essas informações, é possível identificar qual é o melhor modo para atrair a atenção do usuário. Essa análise possibilita conhecer melhor o consumidor e alavancar as vendas do negócio;
  • Seja muito claro em seu anúncio:  o usuário impactado pelo anúncio estará mais propenso a decidir se estiver procurando pelo produto oferecido. Dessa forma, o tráfego pago ajuda  atingir um público qualificado e, se bem planejado, o impacto ocorre positivamente;
  • Utilize gatilhos de copywriting: Eles podem influenciar o usuário, pois provocam sensações, trazem problemas que precisam de soluções. Portanto, sua importância está em conseguir persuadir e levar o consumidor a tomar uma decisão. Os gatilhos representam uma poderosa arma para induzir o usuário a consumir algo;
  • Contrate um profissional:  contratar um gestor de tráfego  responsável para gerir o tráfego é importante na medida que ele irá analisar dados e entender qual o melhor canal, além de apresentar as possibilidades de otimização e as diversas métricas que cada canal pode apresentar;
  • Invista em campanhas de Remarketing: a utilização dessa ferramenta é importante na divulgação de anúncios para usuários que já tiveram algum tipo de contato com a marca anunciada. As campanhas podem ser veiculadas em  diversas plataformas, o que facilita muito a chance de uma venda.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND CONTENT, uma agência de marketing especializada em fazer negócios crescerem mais rápido através de estratégias de alto tráfego. Nossa equipe é especializada em executar ações de marketing digital com foco principalmente em campanhas de Google e técnicas de SEO.