Conheça o que é remarketing e como usá-lo para aumentar a taxa de conversão do seu negócio

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Publicado: 5 de março de 2018 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020.

Saber o que é remarketing é muito importante para gerar conversão dentro do marketing digital. Pense no seguinte cenário: você até investe em propaganda paga na web, mas os leads (potenciais clientes) que chegam não costumam fechar com você. Como mudar esse quadro?

Já notou que ao clicar em um anúncio de notebooks de um varejista específico, o Google mostrará dentro de outros sites alguns anúncios de notebooks com descontos deste varejista?

Isso é uma forma de estratégia de marketing!

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Neste artigo você vai conhecer o que é remarketing e como ele pode ser útil para converter leads em clientes.

Dê uma olhada no que você vai aprender:

O que é remarketing?

o que e remarketing

O fato de um anúncio de Notebook aparecer sempre para você significa que a empresa varejista investiu em uma estratégia de marketing chamada remarketing.

Ela conta com uma técnica fundamental: o retargeting.

Retargeting é um termo inglês, no qual targeting significa mirar ou apontar, por tanto, retargeting significa mirar de novo no mesmo consumidor.

Afinal, dessa forma você pode direcionar a ação para um alvo, no caso, o cliente em busca de um produto.

Essa técnica está diretamente ligada ao conceito de remarketing.

Mas o que é remarketing?

De um certo modo, saber o que é remarketing pode resolver um problema muito comum nas empresas nas quais investem em marketing digital: a falta de conversão dos leads.

Sendo assim, ele se baseia na compreensão do que são ações de marketing personalizadas.

O remarketing é uma estratégia que tem a ver com o tráfego do site. Se você quer aprender a fórmula do sucesso para aumentar o seu tráfego, eu te apresento agora:

Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?

O Google possui uma ferramenta própria para fazer este tipo de ações e deu à ferramenta o nome de remarketing.

Os termos remarketing e retargeting, como também é chamado, são sinônimos, como “lâmina de barbear” e “gilette”.

Sabendo então o que é remarketing chegou a hora de entender para qual a serventia desse modelo de propaganda.

Okay, você aprendeu o que é remarketing! Vamos para o próximo tópico do artigo para saber para que ele serve.

Para que serve o remarketing na Web?

Responda essa pergunta: Qual o principal objetivo de uma estratégia de marketing?

Se você respondeu “obter conversão” acertou em cheio, mesmo se a conversão for por meio de uma reformulação do logo, dos princípios ou até mesmo das campanhas de marketing.

Isso é muito importante para quem está aprendendo agora o que é remarketing!

Os especialistas em marketing digital afirmam que as chances de um usuário efetuar uma compra no primeiro acesso à sua página é de 3%.

O foco de saber o que é retargeting como estratégia é olhar para os outros 97% de pessoas as quais não compram logo de cara.

Investir em conhecimentos sobre o que é remarketing pode inserir na mente do lead a informação sobre ter o que ele procura.

De acordo com o Google Adwords, 97% dos visitantes de uma e-commerce não convertem na primeira visita. Nos casos de vendas um pouco mais complexas, essa taxa é ainda maior.

Se quiser conhecer e entender o que é Google Adwords, confira tudo sobre o assunto no link! Mas voltando ao assunto…

Com o trabalho do remarketing, a possibilidade de continuar mostrando aos clientes ofertas do produto os quais ele já procurou no seu site são grandes, mesmo se a página não estiver aberta.

Isso reforça a imagem da marca na mente do lead seja lá em qual página for.

“Mas qual a importância disso?”

Bom, um usuário na internet passa por alguns estágios de compra até sua efetiva conversão, isso se chama funil de vendas.

O funil define em qual estágio de compra um cliente em potencial se encontra e, dependendo da interação do cliente com o seu site, a empresa pode investir mais, ou menos em determinados modelos de marketing para cada cliente.

São quatro momentos diferentes mas precisam de uma atenção específica das suas ações de marketing, como na imagem abaixo:

Funil de vendas

Você e sua empresa obrigatoriamente precisam estar presentes em cada uma dessas fases, sem exceção.

Este funil de vendas acompanha o processo desde quando um usuário se torna lead, até ele se tornar cliente.

Podem existir casos de clientes que vão do estágio da consciência direto para a compra.

No caso do remarketing, é possível apostar em divulgações para esses clientes os quais já tenham passado direto para a fase de compra.

Mas se você quiser saber mais sobre o que é funil de vendas, confira o link e aprenda tudo sobre o tema!

Ótimo! Você acabou de aprender o que é remarketing, como ele funciona no ambiente digital e como ele pode impactar na conversão de leads em clientes do seu negócio.

No próximo tópico vamos entender como a estratégia de o que é remarketing funciona, fica ligado!

Como funciona o remarketing para a conversão?

Vamos dar um exemplo baseado no Google Adwords, a ferramenta de anúncios pagos do Google.

Quando você navega pela internet procurando por um produto específico e um site na página do Google lhe chama a atenção, você simplesmente clica. Isso é um anúncio pago.

Neste caso, ao entrar no site, imediatamente um cookie (um pequeno pacote de dados estabelecido quando um usuário visita um site), o qual serve como um carimbo de quem é você na internet, fica armazenado em seu computador.

Isso permite ao Google identificar suas preferências e lhe enviar anúncios iguais aos clicados no seu site, com o auxílio de ações impulsionadas no Google Adwords.

Isso faz o usuário se deparar com muitas das coisas as quais ele mesmo procurou nos últimos tempos e gera a possibilidade de agora esse target resolver comprar determinado produto ou serviço.

Normalmente o período para pôr em prática uma estratégia sobre o que é remarketing é de 30 dias, mas pode mudar de acordo com a plataforma e as configurações usadas.

De acordo com um estudo feito pelo site cmo.com, com o conhecimento sobre o que é remarketing e aplicação da estratégia nos anúncios dos seus produtos ou serviços no período correto, é possível sair da triste taxa de 3% de conversão para 33%!

Como usar o remarketing

Exatamente isso que você acabou de ler!

Ao invés de deixar o site com aqueles 3% de conversão na primeira visita, é possível obter um aumento de 33% no número de conversões depois de investir em estratégias de o que é remarketing.

Para saber como fazer remarketing no Google é preciso conhecer e instalar uma tag de remarketing específica na página e, depois de instalada no site, é preciso pensar onde você pode utilizar os anúncios de remarketing Ads.

O código é muito simples e fácil de inserir. Confira:

Código de remarketing

O número destacado na imagem se refere ao ID da página acessada.

Este ID será identificado pelo Google, o qual fará os anúncios desta página em outros sites acessados.

Esse tipo de código é extremamente eficiente dentro do site, afinal ele será o responsável por fazer seus leads verem suas ofertas em locais estratégicos, gerando a possibilidade aumento da taxa de conversão.

Aprenda como fazer remarketing no Facebook

Como você já sabe o que é remarketing, é importante aprender como fazê-lo em suas campanhas.

Todos querem estar nas redes sociais, afinal de contas, alí estão todos os seus clientes em potencial.

A maioria dos usuários entram no seu site mais de uma vez para só depois decidirem comprar com você.

Por isso vale grudar a sua marca na mente de todos os leads por meio do Facebook, a maior rede social da atualidade.

No Facebook funciona da seguinte forma: os visitantes chegam ao seu site, olham os valores e saem sem comprar.

Mas quando você investe em remarketing para a empresa, eles se deparam com seu anúncio no Facebook novamente, surgindo a chance de clicarem e voltarem ao seu site.

Ou seja, mesmo o visitante saindo do seu site sem comprar nada e voltando a navegar no Facebook para ver as coisas compartilhadas por sua rede de amigos, você consegue recuperá-lo por meio dos anúncios de o que é remarketing dentro da rede social.

A imagem abaixo explica de maneira simples como esse processo acontece no Facebook:

Como fazer remarketing

Os benefícios são enormes mas é importante saber como fazer remarketing no Google e no Facebook e o quanto essas campanhas distintas são capazes de ajudar, por exemplo:

  • Diminuir em 12x os custos com aquisição de cada cliente;
  • Impulsionar o ROI devido o aumento de tráfego no site;
  • Permite o retorno dos clientes os quais já o visitaram;
  • Melhora significativamente a consistência da sua marca no mercado, com isso o reconhecimento.

As pessoas passam muito tempo nessa rede social, você mesmo já deve ter ficado um tempão olhando os compartilhamentos dos seus amigos sobre qualquer assunto, desde vídeos engraçados e memes, até matérias sobre política e saúde.

Em média, um usuário do Facebook, abre o aplicativo pelo celular pelo menos 14 vezes no dia, dando um total de 2 minutos por visita.

Tempo nas redes sociais

Aceite! Passamos cerca de 2 minutos no Facebook cada vez que abrimos o aplicativo!

Entendeu por que o simples fato de conhecer o que é remarketing e para que ele serve no Facebook é importante?

As taxas de cliques em anúncios de remarketing Ads no Facebook são 21 vezes maiores se comparado com anúncios de demais sites.

E o mais importante, os custos por cliques são 79% mais baixos se comparados com outros anúncios.

Além de tudo isso, saber o que é remarketing Ads no Facebook é muito versátil e você pode usá-lo para praticamente qualquer coisa, mas o mais importante é:

  • Vender mais;
  • Construir uma imagem na mente dos clientes;
  • Vender de novo;
  • Crescer sua lista de leads;
  • Vender um pouco mais;
  • Ah, eu esqueci de outro ponto: VENDER!

Saber o que é remarketing e como fazer no Facebook gera uma vantagem sobre os seus concorrentes, pois a sua marca, o seu produto ou o seu serviço estarão a mostra para o público na maior rede social do mundo.

O importante é manter o foco nas campanhas de marketing digital com força máxima, porque os resultados vão aparecer se você souber o que é remarketing Ads e o fizer bem estruturado.

Preparamos um passo a passo simples para você fazer um remarketing eficiente no Facebook.

Acesse o gerenciador de anúncios

Inicialmente você precisa acessar a sua página de gerenciamento de anúncios.

Se você já fez algum anúncio dentro do Facebook Ads a opção de gerenciador de anúncios vai aparecer para você.

Gerenciador de anuncios

Verifique o Pixel do site

Acesse a sua conta e verifique se o Pixel está instalado no seu site.

O Pixel é uma ferramenta de rastreamento de conversões nos sites. Ele traz informações importantes de acessos sobre os números de conversões.

No vídeo abaixo você tem uma explicação bem detalhada sobre a definição de Pixel e sua função no site.

Depois de criado seu Pixel para o público ver o que é remarketing, selecione-o na página de gerenciamento e crie um anúncio para o seu produto ou serviço de uma forma na qual as pessoas possam ser direcionadas para o seu site.

Ele também está disponível no Facebook, com isso é possível criar anúncios de o que é remarketing para acesso a sua página web.

Criada sua campanha, faça um conjunto de comunicados baseados na lista de remarketing criada por você dentro do gerenciador de anúncios do Facebook.

Depois do Pixel instalado, você já estará apto a criar o seu site.

Publico personalizado

Crie um público

Selecione os tipos de pessoas no qual pretende focar o seu remarketing.

Ao criar o público, selecione a opção “Tráfego do site” para buscar os clientes conforme os acessos à sua URL.

Tráfego

Selecione uma página específica

Para obter mais retorno, como você já sabe o que é remarketing, selecione uma página específica do seu site para colocar no gerenciador de anúncios do Facebook.

Normalmente essa parte está descrita como: “Qualquer pessoa que visite o seu site”.

Defina o período da campanha

Escolha por quantos dias o remarketing ficará visível para estes clientes. Isso depende muito de campanha para campanha e dos objetivos do seu negócio.

Criar publico

Dê um nome para o Remarketing

Coloque o nome da campanha e faça uma descrição para ela.

É importante essa descrição para empresas formadas por equipes de marketing com mais de uma pessoa, pois a identificação fica muito mais fácil.

A partir disso você poderá direcionar suas campanhas de marketing de uma forma mais eficiente para obter conversão.

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Mirando novamente nos clientes em potencial

Não há fórmula mágica para fazer os clientes aparecerem na porta do seu negócio, é necessário garantir um trabalho de marketing mais eficiente no dia a dia de uma empresa.

Saber o número de pessoas as quais acessam sua página, bem como quantas dessas finalmente compram seu produto ou serviço é um passo importante para dar mais eficiência nas análises de campanhas.

Conte com campanhas as quais tenham o objetivo de auxiliá-lo no controle de fluxo de leads, conversão de clientes e na fidelização de todos os que compraram seus produtos ou serviços.

Dessa forma, com o trabalho de remarketing você poderá ter acesso a vários benefícios diferenciados em relação a uma campanha comum como o Ads.

Direcione anúncios apenas para quem entrou no site, para um perfil específico de usuários. Por esse motivo a taxa de conversão de clientes, depois de entender o que é remarketing, tende a ser bem mais alta se comparada a outras campanhas de Ads.

Se o consumidor demonstrou interesse pelo seu produto/serviço uma vez, isso não significa que ele não possa comprar de você.

Como você já sabe o que é remarketing, comece a reverter a indecisão dos consumidores e para converter os interessados.

Importante nessa missão também é: Apefeiçoar o processo de vendas. Pensando nisso, escrevemos um E-Book e disponibilizamos ele para download gratuito. Aproveite agora e baixe o seu!!!

Pense em anúncios com frete grátis ou descontos para visitantes os quais já tiveram interesse de comprar seu produto ou serviço.

Considere investir em o que é remarketing e tenha acesso a uma excelente estratégia para conversão.

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