O que é processo de vendas? Veja 7 etapas para vender mais!
O que é processo de vendas? Provavelmente você já deve ter se perguntado isso, mas não conseguiu uma resposta válida para começar a implementar as ações no seu negócio. Pois bem, chegou o tão esperado momento de saber TUDO com o conteúdo a seguir.
Saber o que é processo de vendas pode impactar positivamente a distribuição dos seus produtos e serviços, além de aumentar o número de clientes para o seu negócio.
Isso porque os seus colaboradores passam a ser mais eficientes e têm todas as informações debaixo da manga para passar aos potenciais clientes da sua marca.
Dessa forma, você consegue proporcionar um atendimento personalizado e de qualidade a cada um deles, aumentando as suas chances de fidelizar esses consumidores.
Ficou interessado em trazer essa realidade para o seu negócio e quer conhecer melhor o que é processo de vendas? Então leia este conteúdo!
Afinal, o que é processo de vendas?
Toda empresa deve passar o que é processo de vendas da marca para os seus vendedores a fim de garantir que seus objetivos sejam atingidos.
Isso porque um processo de venda é usado como um guia do qual serve como base para as ações serem executadas corretamente, tornando possível a otimização de tempo e os esforços.
Por isso, saber o que é processo de vendas é extremamente importante para o aumento de lucratividade e, consequentemente, de distribuição de produtos e serviços.
No entanto, ainda há diversas empresas que nem pensam em pesquisar sobre o que é processo de vendas, pois acham que o mesmo não servirá para nada.
Por esse motivo, a corporação acaba colocando em risco a eficiência do trabalho de todos os vendedores, uma vez que eles passam a tentar resolver problemas que não estão pré-estabelecidas.
Além disso, sem um processo de vendas bem definido, cada colaborador tende a agir do seu próprio jeito, impedindo assim um padrão de qualidade que a marca poderia ter.
Sendo assim, é extremamente importante saber o que é processo de vendas para que o seu negócio não caia no insucesso.
E para que você não perca mais tempo, vamos te mostrar no tópico seguinte quais são as 7 etapas do processo de vendas.
Conheça as 7 etapas do processo de vendas
Bom, agora você sabe o que é processo de vendas e, por isso, pode subir mais um degrau da escada do sucesso.
Mas antes de continuar a sua escalada, é preciso que você conheça as etapas do processo de vendas, as quais devem ser seguidas para prospectar novos clientes e aumentar a distribuição dos seus produtos e serviços.
Então, sem mais delongas: vamos conhecê-las?
Etapa 1: Prospecção
A primeira etapa do processo de venda da sua empresa é a prospecção, a qual consiste na criação de uma lista de possíveis clientes, os quais chamamos de prospects.
Para fazer isso, é necessário que você conheça o perfil dos seus consumidores atuais.
E como eu posso conhecer o perfil ideal deles?
Ora bolas, com a elaboração de pesquisas que definem as suas características, como, por exemplo:
- Idade;
- Sexo;
- Profissão;
- Estado civil;
- Hobbies;
- O que os inspira
- Entre outras informações relevantes ao seu negócio.
A partir dessas perguntas, você consegue criar um personagem semi-fictício, o qual é comumente denominado como persona.
Assim que você estiver com essas informações em mãos, você já pode começar a traçar estratégias mais bem direcionadas para atender as necessidades do seu público.
Etapa 2: Qualificação
A segunda etapa para descobrir o que é processo de vendas é a qualificação, que permite fazer uma sondagem com os contatos captados para a sua lista.
Com a qualificação, você consegue identificar quem são os seus leads e se os mesmos possuem condições financeiras para realizar a compra dos seus produtos e serviços.
Além disso, é possível saber também o nível de interesse sobre um determinado item a venda.
Dessa forma, você leva para a próxima etapa do processo de venda apenas aqueles contatos com maior chance de conversão, a fim de ter um aproveitamento melhor das oportunidades.
Etapa 3: Primeira oferta
O processo de vendas se baseia inteiramente no relacionamento que você tem com os seus possíveis clientes.
Por isso, uma das etapas do processo de vendas mais importantes para qualquer empresa é a primeira oferta.
Isso porque é quando você começa a mostrar quais são os benefícios do seu produto e serviço para o consumidor, ao mesmo tempo que tenta compreender se é a solução para o problema dele.
Nesta etapa, é importante evitar falar sobre preços e características muito técnicas. Ao invés disso, tente se concentrar em passar valor para o cliente para que ele veja que o seu produto é a melhor opção de fato.
Etapa 4: Follow-up
Um processo de venda bem definido não consiste somente na primeira oferta do seu produto e serviço, como também no follow-up constante.
Ou seja, é preciso se manter contato com todos os seus leads, para que os mesmos se sintam confortáveis em passar pelas outras etapas do processo de vendas.
A nossa dica é tentar manter um contato com os leads pelos seguintes canais:
- Telefone;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Visitas pessoais.
Com isso, fica mais fácil decidir se esse potencial cliente pode fazer parte ou não da sua lista de contatos que seguirá para a próxima etapa do processo de vendas.
Etapa 5: Negociação
Assim que você realiza o follow-up, você pode passar para a Negociação, que é uma das etapas do processo de vendas que necessita de muita atenção.
Isso porque conhecer o que é processo de vendas não basta, é necessário saber negociar com todos os prospects.
Sendo assim, aqui todas as condições devem ser mostradas para o lead, como preços, os prazos, entre outros detalhes mais técnicos.
Além disso, outro ponto bastante importante é ouvir mais do que falar nessa etapa.
Portanto, tente compreender todas as dúvidas do potencial consumidor para vender o melhor produto e serviço.
Etapa 6: Fechamento
Depois das 5 etapas do processo de venda anteriores, estamos cada vez mais perto do fim, afinal de contas as propostas nesse ponto devem estar bem encaminhadas.
Agora, é necessário que o vendedor faça um resumo de tudo o que foi conversado para que o lead não tenha mais nenhuma dúvida.
Se possível, tente escrever um documento contendo tudo o que foi dito durante o processo de venda para se assegurar de que tudo foi esclarecido e não há pontas soltas.
Além disso, se estiver lidando com um lead indeciso, deixe uma concessão final para fazer uma oferta irresistível para conquistar mais essa venda.
Etapa 7: Pós-Vendas
O pós-vendas, muitas vezes, não entra no processo de venda de muitas empresas, o que acaba tornando todas as ações executadas pelo vendedor falhas.
Isso porque com essa etapa do processo de vendas, é possível conseguir fidelizar aquele cliente que acabou de comprar o seu produto ou serviço.
Por isso, o recomendado é esperar poucos dias depois do fechamento para entrar em contato novamente com o lead e perguntar se tudo está ocorrendo bem.
Além disso, esteja sempre a disposição para oferecer a ajuda necessária. Desse modo, o processo de venda acaba sendo perfeito.
Já sabe o que é processo de vendas? Então monte-o agora mesmo!
Neste conteúdo você descobriu o que é processo de vendas e quais as etapas que compõem essa estratégia, tão fundamental para vendedores atingirem as suas metas.
Como você pôde perceber, há muitas regrinhas básicas, mas que são esquecidas por muitas corporações.
Para evitar isso, tente fazer o planejamento do processo de vendas antes de começar a distribuição dos seus produtos e serviços.
Além disso, para facilitar a compreensão e engajar cada vez mais leads, saiba como vender pela internet para melhorar seus resultados.
Bons negócios!