O que é pré-venda: veja como dar o pontapé inicial no relacionamento com o cliente

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Publicado: 26 de outubro de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Você sabe o que é pré venda? Se comunicar com o consumidor antes mesmo dele efetivar uma negociação com a sua empresa pode render muitos frutos. Use o valor da informação e do relacionamento à favor do seu crescimento.

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Você já parou para pensar sobre o que é pré venda?

Numa cultura em que as empresas buscam ganhar cada vez mais dinheiro, de forma incessante, há oportunidades muitas vezes esquecidas para mediar e potencializar esse crescimento focado no contexto empresarial.

Uma dessas possibilidades são as técnicas de pré vendas.

Essas técnicas, diferentes das operações de marketing e vendas, oferecem um conjunto específico de atividades destinadas a educar, preparar e se relacionar com o cliente a fim de torná-lo pronto e confiante para a compra.

E hoje em dia, visto a mudança de comportamento do consumidor diante da jornada de compra, é mais que necessário estabelecer uma comunicação engajada e comprometida antes do cliente estar totalmente inclinado a comprar.

É esse tipo de comportamento que eles esperam e valorizam no momento de escolher entre uma empresa e outra, por exemplo.

O processo de pré venda é uma maneira de demonstrar que o negócio está preocupado em entregar o melhor ao cliente do começo ao fim.

Mas para que a sua empresa possa investir com assertividade nessa estratégia é importante conhecê-la a fundo, saber por completo o que é pré venda e quais as maneiras mais inteligentes de aproveitá-la para fazer seu negócio crescer.

Portanto, confira o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas.

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O que é pré-venda?

Saiba o que é pré-venda

O processo de pré venda, também conhecido como sales development ou business development se refere a prática de otimizar e valorizar a etapa de prospecção de clientes bem como todo o relacionamento com eles antes da venda.

Essa é a área responsável pelos primeiros contatos com os possíveis clientes, isto é, ela prepara o terreno para que a equipe comercial, posteriormente, possa concretizar a venda de forma mais ágil e promissora.

Isso porque enquanto um profissional especializado em técnicas de marketing foca em criar estratégias para atrair os leads, a equipe de vendas se esforça para convertê-los em clientes efetivos.

Sendo assim, ter uma equipe dedicada a realizar a pré venda por meio de uma comunicação inicial focada e dirigida é muito importante, assim os vendedores “finais” poderão se dedicar em seu melhor: fechar o negócio.

Já que a pré venda lida com aqueles leads que ainda não estão preparados para o momento decisivo da compra, é indispensável contar com uma equipe preparada e atenciosa.

Aliás, o que muito tem funcionado nessa etapa é a junção da equipe de Marketing e Vendas, profissionais das duas áreas se juntam em estágios estratégicos da jornada de compra para atrair e converter o cliente.

Quando pensamos sobre o que é pré venda, os elementos que primeiro devem nortear a técnica são a informação e conteúdo envolvidos em um processo de aprendizado que tem como objetivo levar o lead a concretização da venda.

Como essa técnica pode ajudar a sua empresa a vender mais?

Entenda a importância do conceito de o que é pré-venda

Conforme falamos na introdução, o comportamento e hábitos de compra do consumidor mudaram a forma como a jornada de compra é vista e tratada pelas empresas.

Agora é muito mais compreendida a importância de se relacionar, entender e atender as expectativas do consumidor, e isso começa desde antes dele estar preparado para a compra.

Hoje em dia as pessoas estão mais críticas e não compram de uma empresa se esta não transmitir confiança e credibilidade.

Por isso, quando você entende o que é pré venda passa a entender as vantagens de investir nessa técnica:

A equipe de vendas passará a ter seu tempo e processo otimizados, pois quando os leads chegarem já estarão qualificados e preparados.

Além disso, o próprio cliente sente a diferença de uma empresa que já o aborda de forma muito incisiva, focando apenas na venda direta e outra que se dedica a entender suas necessidades, problemas e ajudá-lo da melhor maneira possível para ambas as partes.

Ou seja, entender o que é pré venda e colocá-la em prática fará seu negócio se beneficiar tanto em questões internas quanto na relação com o cliente, podendo até mesmo aumentar sua carteira.

Colha os frutos das boas estratégias

Coloque o conceito de o que é pré-venda em prática

Saber o que é pré venda, atualmente, faz parte da rotina das empresas que miram o sucesso.

Não tem como atrair, converter e fidelizar clientes sem a verdadeira inclinação de relacionar-se com eles durante todo o processo.

Por isso, assim como o meio e o fim são importantes, o início também é. Ele é o pontapé inicial em uma relação entre empresa e consumidor que pode render frutos permanentes.

Sendo assim, não deixe de investir em uma equipe preparada, em processos bem delineados e em técnicas para educar o cliente até o momento final da negociação.

Aliás, você pode investigar o que é Inbound Marketing e se aprofundar ainda mais na educação do mercado consumidor.

E para mais dicas como essas não deixe de continuar acompanhando o Blog da Ideal Marketing.

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