O que é pré-venda: veja como dar o pontapé inicial no relacionamento com o cliente
Você sabe o que é pré venda? Se comunicar com o consumidor antes mesmo dele efetivar uma negociação com a sua empresa pode render muitos frutos. Use o valor da informação e do relacionamento à favor do seu crescimento.
Você já parou para pensar sobre o que é pré venda?
Numa cultura em que as empresas buscam ganhar cada vez mais dinheiro, de forma incessante, há oportunidades muitas vezes esquecidas para mediar e potencializar esse crescimento focado no contexto empresarial.
Uma dessas possibilidades são as técnicas de pré vendas.
Essas técnicas, diferentes das operações de marketing e vendas, oferecem um conjunto específico de atividades destinadas a educar, preparar e se relacionar com o cliente a fim de torná-lo pronto e confiante para a compra.
E hoje em dia, visto a mudança de comportamento do consumidor diante da jornada de compra, é mais que necessário estabelecer uma comunicação engajada e comprometida antes do cliente estar totalmente inclinado a comprar.
É esse tipo de comportamento que eles esperam e valorizam no momento de escolher entre uma empresa e outra, por exemplo.
O processo de pré venda é uma maneira de demonstrar que o negócio está preocupado em entregar o melhor ao cliente do começo ao fim.
Mas para que a sua empresa possa investir com assertividade nessa estratégia é importante conhecê-la a fundo, saber por completo o que é pré venda e quais as maneiras mais inteligentes de aproveitá-la para fazer seu negócio crescer.
Portanto, confira o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas.
O que é pré-venda?
O processo de pré venda, também conhecido como sales development ou business development se refere a prática de otimizar e valorizar a etapa de prospecção de clientes bem como todo o relacionamento com eles antes da venda.
Essa é a área responsável pelos primeiros contatos com os possíveis clientes, isto é, ela prepara o terreno para que a equipe comercial, posteriormente, possa concretizar a venda de forma mais ágil e promissora.
Isso porque enquanto um profissional especializado em técnicas de marketing foca em criar estratégias para atrair os leads, a equipe de vendas se esforça para convertê-los em clientes efetivos.
Sendo assim, ter uma equipe dedicada a realizar a pré venda por meio de uma comunicação inicial focada e dirigida é muito importante, assim os vendedores “finais” poderão se dedicar em seu melhor: fechar o negócio.
Já que a pré venda lida com aqueles leads que ainda não estão preparados para o momento decisivo da compra, é indispensável contar com uma equipe preparada e atenciosa.
Aliás, o que muito tem funcionado nessa etapa é a junção da equipe de Marketing e Vendas, profissionais das duas áreas se juntam em estágios estratégicos da jornada de compra para atrair e converter o cliente.
Quando pensamos sobre o que é pré venda, os elementos que primeiro devem nortear a técnica são a informação e conteúdo envolvidos em um processo de aprendizado que tem como objetivo levar o lead a concretização da venda.
Como essa técnica pode ajudar a sua empresa a vender mais?
Conforme falamos na introdução, o comportamento e hábitos de compra do consumidor mudaram a forma como a jornada de compra é vista e tratada pelas empresas.
Agora é muito mais compreendida a importância de se relacionar, entender e atender as expectativas do consumidor, e isso começa desde antes dele estar preparado para a compra.
Hoje em dia as pessoas estão mais críticas e não compram de uma empresa se esta não transmitir confiança e credibilidade.
Por isso, quando você entende o que é pré venda passa a entender as vantagens de investir nessa técnica:
A equipe de vendas passará a ter seu tempo e processo otimizados, pois quando os leads chegarem já estarão qualificados e preparados.
Além disso, o próprio cliente sente a diferença de uma empresa que já o aborda de forma muito incisiva, focando apenas na venda direta e outra que se dedica a entender suas necessidades, problemas e ajudá-lo da melhor maneira possível para ambas as partes.
Ou seja, entender o que é pré venda e colocá-la em prática fará seu negócio se beneficiar tanto em questões internas quanto na relação com o cliente, podendo até mesmo aumentar sua carteira.
Colha os frutos das boas estratégias
Saber o que é pré venda, atualmente, faz parte da rotina das empresas que miram o sucesso.
Não tem como atrair, converter e fidelizar clientes sem a verdadeira inclinação de relacionar-se com eles durante todo o processo.
Por isso, assim como o meio e o fim são importantes, o início também é. Ele é o pontapé inicial em uma relação entre empresa e consumidor que pode render frutos permanentes.
Sendo assim, não deixe de investir em uma equipe preparada, em processos bem delineados e em técnicas para educar o cliente até o momento final da negociação.
Aliás, você pode investigar o que é Inbound Marketing e se aprofundar ainda mais na educação do mercado consumidor.
E para mais dicas como essas não deixe de continuar acompanhando o Blog da Ideal Marketing.