Descubra o que é podcast e como usá-lo para alavancar sua marca!

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Publicado: 20 de junho de 2018 | Atualizado: 11 de abril de 2022.

Você sabe o que é podcast? Bom, é como se fosse um “programa de rádio online”. A ideia é disponibilizar conteúdos de áudio para os internautas ouvirem de onde quiserem! Por isso, ele vem se tornando uma ótima alternativa para aumentar o engajamento do seu público e gerar mais vendas para o seu negócio. Mas quais as reais vantagens de oferecer um material diferenciado como esse?

O que é Podcast?

Um conteúdo de qualidade, seja em texto, áudio ou vídeo é sempre capaz de conquistar o público, oferecendo a ele entretenimento e/ou informações relevantes.

Aliás, o podcast é uma das maneiras mais populares atualmente de fazer isso, pois ele traz algumas qualidades do rádio, como linguagem direta e fácil acesso, aliadas a principal vantagem de um blog (criar uma conexão forte com o público).

Esse formato já existe há um bom tempo e ganha mais admiradores a cada dia.

Por isso, o podcast também pode ser usado para te ajudar a divulgar sua marca e atrair novos clientes, sabia? Não?! Então fique tranquilo, pois você está prestes a descobrir por meio deste conteúdo!

E aí, vamos lá entender TUDO sobre o que é podcast e quais seus benefícios? Dê uma olhadinha nos assuntos abordados aqui:

O que é podcast?

O podcast é, basicamente, um formato de conteúdo em áudio transmitido online por feeds RSS.

“OI?”

Calma, vamos traduzir! O formato de conteúdo do podcast permite ao usuário ouvir um programa enquanto ele estiver carregando, sem necessidade de fazer download.

Esse tipo de mídia se assemelha a programas de rádio, pois consiste em cativar o público por meio de uma linguagem direta e do apelo sonoro.

Afinal, o que é podcast se não um programa de rádio online que pode ser ouvido a qualquer momento com o auxílio da internet?

Na verdade, a grande diferença entre os dois é o sistema on demand do podcast, ou seja, o usuário pode ouví-lo quando e onde quiser.

Geralmente, os podcasts são publicados em plataformas específicas para isso ou nos próprios sites das pessoas que os produzem.

Aliás, os conteúdos desses programas podem ser os mais variados possíveis, indo desde quadros de entretenimento e cultura pop, até assuntos como política ou negócios.

Assim, alguns podcasts possuem formatos semelhantes aos de programas de rádio, com vinhetas e efeitos sonoros padrões, enquanto outros se destacam por ter uma identidade mais própria.

Mas por que eles fazem tanto sucesso?

Para entender o que é podcast também é necessário saber porque ele atrai tanto público.

Na verdade, isso ocorre por diversos motivos, como por exemplo a semelhança com textos de blog, muito acessados por usarem uma linguagem menos formal, criando um vínculo mais próximo com o leitor.

Com isso, é possível dizer que um podcast é uma espécie de blog em áudio.

Outra vantagem oferecida por esse tipo de mídia é que, diferente dos conteúdos em vídeo, ela otimiza o tempo do público, permitindo a ele realizar outras tarefas enquanto ouve um determinado programa.

Então, agora que você entendeu o que é podcast e por quê eles fazem tanto sucesso? Agora saiba porque você deve criar um para sua empresa!

Como criar um podcast pode me ajudar nos negócios?

o que é podcast-como criar

Bom, você já entendeu o que é podcast, certo?

Mas você acha possível utilizá-lo para reforçar sua estratégia de marketing digital?

A resposta é sim!

Isso porque o podcast possui um forte alcance entre diferentes tipos de públicos, além de exigir um custo considerado baixo.

Com isso, você não precisa ficar gastando recursos com anúncios e outras formas de propaganda.

Isso porque basta gravar algo relevante sobre um assunto no qual você é especialista e pronto: as chances de você cativar e engajar um determinado público são grandes.

Dessa forma, é possível transformar sua marca em uma verdadeira referência em seu segmento, oferecendo um conteúdo exclusivo e útil à sociedade.

Então se você já entendeu o que é podcast e descobriu porque ele é uma boa maneira de interagir com seu público, saiba agora como fazer isso!

Como criar um podcast para minha empresa?

Não adiantaria nada saber o que é podcast se nós não te contássemos como ele pode ser útil para sua empresa, ou então como criar um podcast de qualidade.

Por isso, separamos algumas dicas para você caprichar na hora de produzir seus conteúdos e transformar cada vez mais ouvintes em clientes. Ou seja, usar o podcast para engajamento e autoridade, ampliando as vendas. Confira!

Simplifique, mas faça bem feito

Se você estiver preocupado pelo fato de nunca ter produzido nada parecido ou por não possuir nenhuma experiência com gravação ou edição de áudio: fique tranquilo, pois vamos te auxiliar em como fazer podcast e conquistar seu público!

Pois os segredos para a maioria dos podcasts de sucesso são simplicidade e objetividade.

No entanto, não pense que é só sair por aí gravando qualquer coisa sem nenhuma coerência ou estudo prévio.

Você deve conhecer sobre o assunto e ter certeza do que está falando, bem como investir em marketing para audio. Aspectos que entram em nosso próximo subtópico.

Pesquise, analise e crie um conteúdo útil

Para produzir um conteúdo de qualidade, seja em áudio, vídeo ou texto, o elemento mais importante é a pesquisa prévia, ou seja, o conteúdo em si.

Por isso, é muito importante saber como fazer podcast com conteúdo interessante e relevante para o público.

Para isso, além de entender o que é podcast, é necessário fazer um estudo, como uma pesquisa de mercado, para definir seu público e descobrir os assuntos de interesse dele.

Depois, você precisa decidir quais temas irá abordar e pesquisar o máximo sobre eles.

Caso você não se ache capaz de abordar alguns desses temas, uma boa opção é chamar convidados capazes de agregar valor ao seu podcast.

Escolha bem seus equipamentos

Embora a simplicidade seja uma grande aliada na produção de podcasts, ainda sim são necessários alguns equipamentos importantes.

Aliás, se você entender do assunto e tiver recursos o suficiente para comprar acessórios profissionais, ótimo!

Caso contrário, invista apenas em bons microfones e fones de ouvido, com o intuito de garantir a melhor qualidade possível ao áudio.

Outro fator importante é seu software de edição. Não adianta você ter o mais refinado do mercado e não conseguir utilizá-lo.

Por isso, utilize um com uma interface acessível e capaz de assegurar a qualidade do som, dos efeitos e dos cortes de áudio.

Entre as principais ferramentas do mercado para que você tenha como criar um podcast, indicamos as seguintes:

  • Audacity;
  • Ardour;
  • Easypodcast;
  • Podbean;
  • Huffduffer;
  • Podomatic;
  • Evoca.

Agora que, além de saber o que podcast, você está craque em como fazer podcast, está na hora de aprender onde postá-lo!

Poste nos locais certos

o que é podcast-canais

Como já dissemos no começo do texto, quando você sabe o que é podcast, sabe também que publicar seu podcast em sua própria página pode ser uma boa alternativa.

Além disso, é possível, por exemplo, produzir conteúdos escritos iguais aos do seu podcast.

Com isso, caso o seu cliente não esteja disposto a ouvir sobre o assunto, ele tem a opção de ler na íntegra sobre o tema abordado.

Mesmo assim, postar em plataformas próprias para podcast continua sendo uma boa opção, pois elas são acessadas por um público fiel e que pode estar a procura de conteúdos semelhantes aos seus.

Por isso, conheça as principais plataformas de podcast e saiba utilizá-las juntas:

Itunes

O Itunes é praticamente o Youtube dos podcasts, pois tem uma ótima média de acessos e atrai ouvintes interessados em diversos tipos de conteúdo.

Além disso, o aplicativo da Apple também permite a postagem de arquivos em MP3 presentes no feed RSS do seu blog.

Libsyn

Essa ferramenta não é exatamente um local de postagem, mas sim uma plataforma de hospedagem de podcast.

Ou seja, se você quer postar um podcast em seu site ou blog, o Libsyn é uma boa opção, pois garante que você não use o espaço de armazenamento do seu servidor.

Soundcloud

O Soundcloud funciona como uma plataforma de postagem e player, possibilitando a você compartilhar o seu podcast em outros locais.

A ferramenta permite ao público seguir os seus produtores ou artistas preferidos, além de poder criar suas próprias playlists.

Spotify

Apesar de ser famosa como player de músicas, a ferramenta também aceita a postagem de podcasts e já possui inúmeros em sua galeria.

O Spotify funciona de maneira semelhante ao Soundcloud, ou seja, permite ao público fazer suas listas e curtir as páginas de artistas ou produtores.

E aí, entendeu o que é podcast e como utilizá-lo para alavancar sua marca?

Espero que sim, pois agora iremos te mostrar alguns exemplos de sucesso. Veja só!

Bônus: cases de sucesso

Depois de ensinar o que é podcast, vamos citar alguns cases de sucesso para você se inspirar. Veja:

Braincast

Esse podcast começou em 2012 e era dedicado a assuntos relacionados a marketing e comunicação, porém foi expandindo seu conteúdo com o tempo e hoje abrange diversos temas, principalmente relacionados a cultura pop.

Nerdcast

Falando também de assuntos relacionados a cultura pop, o Nerdcast é um dos podcasts mais ouvidos do país, conquistando um público que vai além dos nerds e geeks.

De cabeça

Focado em um público interessado em marketing digital e negócios, o De Cabeça pode ser ouvido tanto por quem pretende iniciar sua própria empresa, quanto por quem já possui uma e precisa de dicas eficientes.

Like a Boss

Outro podcast indicado para empreendedores, o Like a Boss é um programa de entrevistas com donos de startups e fundadores de empresas inovadoras.

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Atraia mais clientes por meio de um conteúdo de qualidade

Para atrair clientes, vender mais e atingir o sucesso no mundo dos negócios, não basta apenas pensar no lucro.

É necessário engajar seu público, oferecendo a ele soluções ou conselhos que agreguem valor às suas vidas, ou ao menos que traga mudanças positivas para a rotina dele.

Por isso, ao longo deste conteúdo, te mostramos o que é podcast e como ele é uma estratégia útil no momento de criar um conteúdo diferenciado e que te aproxime mais dos seus clientes.

Então aproveite este artigo, coloque o que aprendeu em prática e se prepare para liderar seu mercado de atuação!

Espere aí, não vá embora ainda!

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o que é podcast e quer investir no mercado de áudios, por que não embarcar também na onda de produção de vídeos?

Quer saber mais? Então acompanhe nosso conteúdo sobre como fazer video no Youtube.

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