O que é Persona e o que ela faz por sua empresa?

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Publicado: 22 de novembro de 2022 | Atualizado: 22 de novembro de 2022.

Você conhece bem o seu cliente? Sabe detalhes sobre ele, quais são as suas dores e objetivos? Mais ainda, entende a importância que a persona tem para este processo?

Persona para alavancar empresa

Por mais que muitas empresas digam “sim” para essas perguntas, são poucas as que realmente entendem o consumidor como deveriam. E isso acontece porque conhecer o cliente é algo difícil de se fazer.

Se muitas vezes não sabemos tudo sequer sobre nosso melhor amigo, quem dirá sobre um mercado tão grande de público.

Para a nossa sorte, existem algumas estratégias e ferramentas no mercado que ajudam a chegar de modo mais fácil até estes conhecimentos. E a principal delas é a Persona!

Venha descobrir tudo o que precisa sobre o desenvolvimento de personas e conquiste seus clientes com as informações que eles mesmo te fornecem! Boa leitura!

O que é Persona?

Entender o que é persona fica mais fácil quando pensamos nela como sendo uma pessoa real.

Imagine que incrível seria se pudesse selecionar um cliente representante do seu público para agir como uma espécie de consultor para a sua empresa.

Ele estaria à disposição todos os dias, sem falta, para responder suas perguntas e indicar os melhores caminhos para conquistar os consumidores.

Pois bem, é esse o exato papel que a persona cumpre em uma empresa.

Podendo ser definida como uma personagem fictícia que representa o cliente ideal, a persona é uma estratégia muito confiável porque é feita com base em dados reais coletados do seu público.

Isso dá a ela veracidade e a torna uma ferramenta útil para comunicar e criar conexões, atuando como uma base para todos os setores da empresa.

Para isso, esse cliente ideal é composto por informações como: 

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Marcas que admira;
  • Canais de comunicação que mais usa;
  • Storytelling possíveis;
  • Objeções a sua empresa;
  • Entre muitos outros dados.

Persona

Quando se trata de personas, quanto mais informações forem coletadas melhor, pois isso vai dar mais profundidade a esse personagem e o aproximar mais da realidade dos clientes.

Importância e cuidados ao elaborar a persona

É exatamente por cumprir esse papel de espelhar os clientes que a persona precisa ser tão bem embasada em dados. Aqui não cabem achismos, apenas certezas. 

Para isso, as pesquisas são a principal fonte de informações, sejam realizadas através de entrevistas ou coletando dados de ferramentas online como o Google Analytics, Facebook Insights e Google Trends.

Outro ponto que precisa ser mencionado aqui é quanto a representatividade de uma persona. 

Como mencionamos, ela precisa ser o mais fiel possível ao consumidor real, contudo, imagine como marcas gigantescas como a Coca-Cola conseguiriam achar somente uma persona para todo o seu mercado consumidor?

Essa é uma tarefa quase impossível! Por esse motivo, empresas (sejam pequenas, médias ou grandes) costumam ter mais de uma persona para representar seus clientes.

Não há um número mágico perfeito de quantos clientes ideais uma marca precisa ter. Mas para contemplar a todos e ainda manter um controle sobre essa estratégia, sugerimos que desenvolva de 2 a 4 personas para a sua empresa de forma ordenada.

Agora, já sabemos o que é uma persona e como ela funciona, mas qual a sua aplicabilidade dentro de um negócio?

Persona e as estratégias de marketing digital

Se você está inserido dentro do mundo do marketing digital, com certeza já passou por uma estratégia que pedia para que conhecesse bem o seu cliente ou que trouxesse informações específicas sobre ele.

Apenas uma dica: estratégias desse tipo são as que vão fazer sua empresa decolar!

Isso porque, ao estruturar uma estratégia com base em seu cliente, você estará direcionando seus esforços de maneira específica. O resultado são boas conversões poupando tempo, dinheiro e esforços.

Para exemplificar, basta considerar que você poderá estar exatamente onde seu público precisa e interagindo da melhor forma. Afinal, de que adiantaria fazer uma campanha enorme de social media no Instagram para só depois descobrir que seus clientes gostam mesmo é de usar o Twitter?

Uma forma simples de resolver essa situação, e partir direto para as estratégias que darão certo com o seu público, é por meio da persona. 

Ela fornecerá todos os dados necessários para embasar suas escolhas e encontrar os caminhos mais pertinentes para serem seguidos.

Além disso, se algo der errado no meio do caminho, é ela também que fornecerá as soluções.

Conclusão

Ao criar uma persona para a sua empresa, você estará fornecendo as informações necessárias para que sua equipe trabalhe com um foco direcionado. O resultado disso será melhores conversões e mais fidelização.

Ela parece a estratégia dos sonhos, e está realmente muito próxima disso! Assim, não perca mais tempo e encontre a persona ideal para a sua marca!

Este texto foi desenvolvido pela equipe do Jornio, sua ferramenta para entender o Cliente Ideal e construir Jornadas de Sucesso.