O que é Outbound Sales: saiba quando colocar em prática esse conceito
Saber o que é Outbound Sales é essencial para as empresas que desejam executar uma estratégia de Inbound Marketing que seja sustentável em um curto período de tempo. Não à toa, só as empresas que entendem o valor desse conceito e o coloca em prática consegue se destacar logo no mercado.
Nos últimos tempos, estratégias como Inbound Marketing e Inbound Sales têm caído nas graças dos líderes de mercado.
Isso porque como essa metodologia tem como objetivo a prospecção ativa passiva de consumidores por meio do conteúdo relevante, é possível reduzir custos e ainda melhorar a imagem da sua empresa.
Afinal de contas, o seu público conseguirá enxergar o valor do seu negócio por meio dos materiais divulgados e confiar nele como fonte da solução dos seus problemas.
Com isso, os seus vendedores terão muito menos trabalho para fechar um contrato, podendo até mesmo realizar suas tarefas da sede da sua empresa.
Por conta desse cenário, não é difícil encontrar empreendedores que acreditem que o conceito de o que é Outbound Sales esteja ultrapassado, o que não deixa de ser um terrível engano, pois ele pode trazer resultados incríveis se aliado a sua estratégia de Inbound.
Ficou interessado nesse tema? Então confira o conteúdo a seguir:
O que é Outbound Sales?
Chamamos de Outbound Sales, ou Vendas Ativas, o modelo de vendas mais tradicional do mundo corporativo.
Nele, as empresas possuem uma equipe de vendedores que atuam dentro e, principalmente, fora da empresa em eventos e reuniões de negócios.
Vale dizer que para tanto eles praticam técnicas de prospecção ativa mais invasivas, como visitas presenciais, ações de telemarketing e cold emailing.
Por mais que tais características façam com que o conceito de o que é Outbound Sales pareça ultrapassado, ele está longe de merecer ser desconsiderado em uma estratégia de venda ativa.
Isso porque graças as novas ferramentas e abordagens que surgiram para atender a demanda de um atendimento personalizado, essa metodologia tem sido cada vez mais utilizada para garantir resultados em um curto espaço de tempo.
Não à toa, o que é Outbound Sales vem sendo colocado em prática principalmente por empresas de segmento de nicho, que vendem soluções de alto valor e que gerenciam vários canais de aquisição.
Por isso, essa estratégia de venda ativa é normalmente utilizada por empresas do setor B2B, ou seja, que negociam com outros empreendimentos, pois normalmente o seu produto ou serviço costuma ser mais complexo, com um contrato a longo prazo e de alto valor.
Sendo assim, o Outbound Sales possibilita que seus vendedores tenham um contato próximo com o seu potencial cliente, transmitindo confiança e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam estar impedindo o fechamento de um contrato.
Viu só como aplicar o conceito de o que Outbound Sales na sua estratégia de venda ativa é importante?
Agora, se você quiser saber como potencializar os resultados das suas ações de prospecção ativa, confira o próximo tópico.
Alinhe o que é Outbound Sales com o Inbound Sales para resultados surpreendentes!
Com um mercado consumidor cada vez mais exigente e que procura por informações antes de tomar a sua decisão de compra, o Outbound Sales acabou perdendo espaço para o Inside Sales.
Isso porque quando dentro da metodologia Inbound Marketing, a prospecção ativa de clientes é passiva, pois é o público que vai de encontro da empresa, seja por meio de um post no blog ou nas redes sociais.
Sendo assim, estamos falando de uma melhor preparação desse futuro cliente, possibilitando que o vendedor realize um papel de consultor, o que pode ser feito de dentro da própria empresa, diminuindo o custo tanto com aquisição de clientes quanto de infraestrutura.
Com esse cenário em mente, pode até parecer que o que é Outbound Sales não é páreo para o Inbound, quando na verdade o primeiro pode potencializar os resultados da outra.
Muito disso se deve ao fato de que, como já falamos anteriormente, o Outbound ajudar uma estratégia a apresentar resultados em um curto período de tempo, sustentando os custos do Inbound, que por sua vez demora alguns meses para apresentar os dados esperados.
Só que as vantagens de o que é Outbound Sales não param por aqui, pois ao permitir um contato mais próximo entre empresa e cliente, ele possibilita um conhecimento maior das dores e preferências do consumidor, ajudando a personalizar as suas ações de conversão.
Dessa forma, você consegue criar estratégias mais assertivas, que realmente atendam a demanda do seu mercado, contribuindo para construção de uma imagem sólida e positiva da sua marca.
Ou seja, em vez de condenar as práticas do conceito do que é Outbound Sales para vendas ativas, o correto é apostar no seu potencial para otimizar as suas ações de prospecção ativa e conversão de clientes!
Já sabe o que é Outbound Sales? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você viu que apesar de muitos acreditarem que o que é Outbound Sales esteja ultrapassado, ele ainda é de grande valia para a sua estratégia de venda ativa.
Isso porque a proximidade que ele promove entre empresa e cliente é essencial para tirar dúvidas e facilitar o fechamento de vendas complexas.
Além disso, comentamos aqui como ele ajuda a sustentar o seu projeto de Inbound Sales, pois com ele é possível ter resultados em um curto espaço de tempo.
Agora que você já sabe tudo sobre esse tema, que tal descobrir como otimizar ainda mais sua estratégia de inbound marketing?
Então confira o nosso conteúdo e saiba como criar um projeto de inbound marketing de resultado!
Bons negócios!