O que é networking? Aprenda agora como aumentar a sua rede de contatos!

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Publicado: 24 de junho de 2019 | Atualizado: 17 de julho de 2019.

Saber o que é networking pode ser fundamental para você começar a aumentar a sua rede de contatos comerciais. Quer saber, então, qual é a importância do networking empresarial para o seu negócio? Então não desgrude os olhos deste conteúdo!

Ora, ora, então quer dizer que você possui uma rede extensa de contatos, mas não sabe como se relacionar com eles?

Então já passou da hora de você saber o que é networking e qual a importância que esta ferramenta apresenta para a sua empresa.

Só para ter uma ideia, por meio do networking empresarial você consegue criar autonomia de mercado e gerar cada vez mais clientes para o seu negócio.

Sendo assim, não deixe de conferir este conteúdo para prosperar cada vez mais nas vendas dos seus produtos ou serviços. Os benefícios de saber o que é networking estão na palma das suas mãos, vamos lá?

O que é networking empresarial?

o que é networking?

Trabalhar em rede. Esta é a definição mais básica que podemos dar para networking empresarial.

Em outras palavras, o networking empresarial nada mais é do que a união de pessoas que fazem parte da sua rede de contatos.

Vale ressaltar que essas pessoas, mesmo fazendo parte da sua rede de contatos, não têm necessariamente algo a oferecer para você ou para a sua empresa.

E isso significa dizer que o networking empresarial sobrevive do relacionamento saudável que você mantém com os indivíduos que fazem parte de diversos ambientes dos quais você é acostumado a frequentar.

Ou seja, saber o que é networking pode ser uma estratégia para construir contatos empresariais, assim como cultivar novas amizades e relacionamentos.

Assim sendo, antes de pedir algo para a sua rede de contatos, ofereça, assim você consegue obter o poder de troca com todas essas pessoas.

Qual a importância do networking empresarial?

a importancia do networking

Agora que você já sabe o que é networking, é necessário ter conhecimento de que é possível fazer networking empresarial a partir da conexão que você tem com os seus clientes ou potenciais consumidores – que chamamos de leads.

Essencialmente importante para pessoas que estão começando a empreender, o networking empresarial pode ser a chave para organizar melhor o seu negócio.

Isso porque a busca por contatos que, futuramente, podem se tornar seus parceiros, é uma atitude capaz de definir o que você quer mostrar para o mercado.

Para que a importância do networking empresarial seja relevada no seu negócio, você precisa começar a estruturar ideias com os seus contatos.

Desse modo, vocês passam a jogar um único jogo para ter o objetivo de alcançar excelentes resultados.

Por isso, reveja como está sendo a sua relação com os seus contatos e tente identificar o que pode ser feito para sair na frente!

E como não deixamos de facilitar para você, que tal aprender as melhores maneiras de fazer networking uma vez que você já sabe o que é networking e qual a importância dessa estratégia para o seu negócio?

Como fazer networking empresarial?

A sua rede de contatos pode ser composta por muitas pessoas de diferentes perfis. E para conseguir construir um bom relacionamento com cada uma delas é necessário saber usar uma comunicação assertiva, engajadora e persuasiva.

Sendo assim, a dica primordial para você saber fazer um networking de sucesso é oferecer produtos e serviços de qualidade para os seus clientes, conectando de fato com a solução de um problema ou necessidade deles.

Desse modo, com o sucesso dessa parceria, os seus consumidores poderão falar sobre tudo o que você tem a oferecer para outras pessoas, gerando também o que chamamos de autonomia perante o mercado.

E ter autonomia diante do competitivo mercado empresarial é para poucos.

Sendo assim, para iniciar os primeiros contatos focados no networking, é importante manter a sinceridade e a responsabilidade na hora de entregar o que é pedido.

Depois de fazer isso, faça uma varredura da sua lista de contatos para saber quem pode ter interesse nos seus produtos ou serviços.

Para continuar auxiliando no seu sucesso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para você saber como fazer networking empresarial e fixar de uma vez por todas o que é networking e quais são seu benefícios:

1. Esteja presente nas mídias sociais

Você pode não saber, mas as mídias sociais podem centralizar grande parte da sua rede de contatos e, por isso, você precisa estar presente nelas.

E como saber em quais redes sociais os seus consumidores se encontram? Descobrindo a sua persona!

Caso você não saiba, a persona é um personagem semi fictício que representa o seu consumidor ideal.

Ou seja, é a persona quem carrega os hábitos e a modo como os seus clientes consomem os seus produtos ou serviços.

Quer saber o que é e como montar a persona do seu negócio? É só ler o nosso conteúdo sobre O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa.

Depois de montar a sua persona, é preciso começar a dar gás no gerenciamento das mídias sociais, as quais podem ser o Facebook, o Instagram, o Twitter e, até mesmo, o WhatsApp, ou qualquer outra desde que o seu lead esteja presente na plataforma escolhida.

Afinal, o que vale dentro das mídias sociais é que você ofereça os seus produtos ou serviços de forma engajada, objetiva e descontraída.

E quando falamos em descontração, estamos falando de conversar “cara a cara” com os seus clientes.

Assim, o seu negócio consegue avançar rumo ao sucesso de forma automática, pois a velocidade de compartilhamento de informação dentro das redes sociais é rápida, o que faz o seu empreendimento ser rapidamente conhecido por todos.

Falando em reconhecimento, você também precisa ser referência no que faz para oferecer os melhores conteúdos nas redes sociais, o que falaremos mais no tópico abaixo.

2. Seja referência no que faz

Como já falamos acima, ser autoridade diante do competitivo mercado empresarial é sinônimo de que você realmente sabe o que é networking feito com qualidade e relevância.

Ao falar sobre o seu produto ou serviço, tente responder apenas uma única pergunta: Será que o meu produto ou serviço apresentam os resultados desejados pelos meus clientes?

Tendo a resposta para essa pergunta, você vai conseguir encontrar estratégias que realmente podem ser valiosas na hora de vender o seu peixe.

Assim, as pessoas passam a buscar em você o que elas precisam para solucionar os seus problemas ou suprir suas necessidades.

Isso porque você acabou de se tornar uma referência para a venda de um determinado o produto ou serviço.

3. Faça uma autopromoção

É importante ressaltar que fazer autopromoção não significa somente promover os seus produtos ou serviços, mas também deixar a sua empresa em evidência e fortalecer o seu branding.

E isso tem total relação com ser referência no setor no qual você atua.

Ou seja, a partir do momento em que você consegue captar esses clientes de maneira digital e tem total conhecimento no que transfere para cada um deles, você já faz o seu diferencial.

Por isso, focar na produção de conteúdos de qualidade sobre o seu setor pode ser um ponto fundamental para você se autopromover.

Quer aprender como produzir conteúdo de relevância? Então acesse agora o nosso post sobre Produção de conteúdo: entenda a importância para o negócio.

Já sabe o que é networking empresarial? Então comece agora a se relacionar com as pessoas da sua rede!

Agora que você realmente sabe o que é networking empresarial, que tal começar a aplicar esta estratégia no seu negócio para conseguir ampliar a sua rede de contatos?

Sendo assim, faça com que a sua presença seja visível e frequente, evitando aparecer somente na hora em que é requisitado.

Além disso, manter uma participação em eventos de parceiros pode fortalecer muito a relação com os mesmos.

Por fim, seja objetivo com todas as pessoas e ofereça a elas produtos ou serviços de qualidade e que sejam interessante para todos.

E antes de trilhar mais essa caminhada do networking empresarial, que tal você conhecer os tipos de marketing mais populares para investir no que oferece melhor performance para o seu negócio?

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