O que é moodboard e como usar em seu projeto
Por: Ideal Marketing
Publicado: 18 de janeiro de 2021 | Atualizado: 15 de fevereiro de 2021.
Moodboard é uma ferramenta que possibilita entender as referências visuais de um projeto gráfico. Entenda agora como aplicá-la no marketing digital.
É bem possível que moodboard seja um termo desconhecido para quem não é da área do design, mas a verdade é que esse recurso é bastante útil para quem deseja realizar qualquer tipo de projeto digital.
Isso porque essa ferramenta se mostra como um verdadeiro facilitador no momento da criação, permitindo que o projeto seja realizado partindo de conceitos verdadeiramente valorosos.
Ou seja, um moodboard é indispensável para aqueles que desejam realizar um projeto de alta qualidade, profissional e que se destaque de sua concorrência.
Interessante, não é mesmo?! Que tal conhecer um pouco mais sobre moodboard e entender quais são os benefícios que ele pode trazer para seu projeto de marketing digital?
O que é moodboard?
Também conhecido como prancha de temperamento, painel de humor ou até painel semântico, o moodboard é uma ferramenta na qual diversos recursos visuais são utilizados para definir claramente a essência de uma marca ou empresa.
Fotos, vídeos, ilustrações e outros objetos e recursos são aplicados para definir uma personalidade para um projeto, ou seja, definindo seu estilo de forma mais ampla, desde as cores e fontes até texturas e ícones.
Dessa forma, fica mais fácil para todos os envolvidos gerarem insights ou produzirem novas peças.
Apesar de ser uma ferramenta mais utilizada em projetos de design de interiores ou em moda, entender o que é moodboard é também essencial para projetos de marketing digital. Basta pensar, por exemplo, em como ele facilitaria a sua criação de landing pages, email marketing ou até sites inteiros.
Quais são os benefícios do moodboard?
Para entender verdadeiramente o que é um moodboard é preciso entender sua utilidade e seus benefícios. Dessa forma, fica mais fácil compreender qual o sentido da realização de um painel semântico como ferramenta.
Como vimos, o moodboard é um recurso capaz de definir claramente o estilo de um projeto e todos os apelos visuais que o fundamentam. Assim, torna-se possível traçar uma linha de identidade muito clara para o desenvolvimento de peças e ações.
Quando bem definido, esse painel de humor contribui para a sinergia da equipe, evitando ideias extremamente divergentes e, com isso, melhorando a produtividade e eficiência no decorrer do projeto.
Além de tudo isso, o moodboard também vai garantir que todos os ativos de seu marketing transmitam verdadeiramente o valor da sua marca ou empresa, estabelecendo uma comunicação mais sólida com o público.
Como fazer um moodboard?
Entender como fazer um moodboard não é nenhum grande mistério, basta ter atenção aos detalhes e bom conhecimento do seu produto, segmento de mercado e público.
Identifique o estilo de sua empresa ou marca
O primeiro passo é sempre o mais difícil, costumam dizer, e na hora de criar o seu moodboard ele também é o mais decisivo. Afinal, aqui você precisa definir qual é a alma da sua marca ou empresa.
Identifique as características visuais comuns de seu segmento e as suas particularidades. Partindo daí, você tem uma visão muito mais clara do que é seu estilo.
Tudo isso pode já estar previamente definido na identidade visual de seu projeto, de forma que o moodboard apenas funcione como mais um recurso dessa identidade.
Cores e texturas
Outros dois pontos importantes para a criação do painel são as cores e as texturas que devem ser trabalhadas no projeto de forma a refletir a essência dele.
Nesse caso, é muito importante contar com bons profissionais de design gráfico na sua equipe, alguém que tenha domínio sobre a forma que as cores e as texturas influenciam o público.
Mais uma vez, isso pode já estar melhor definido na identidade visual, mas aqui no moodboard, outros recursos serão usados para tornar essa definição ainda mais clara.
Fontes e ilustrações
Também é muito importante que seu moodboard traga as fontes e os estilos de ilustração que serão aplicados no projeto.
Dessa forma, toda a equipe poderá deixar a imaginação trabalhar livremente, mas sem nenhuma ponta solta ou algo que fuja ao estilo definido.
Ferramentas úteis
Existem diversas ferramentas úteis para a criação do moodboard, muitas delas disponíveis de forma completamente gratuita nos mais diversos dispositivos.
A boa prática aqui é que, não importa com qual ferramenta ele tenha sido feito, o moodboard seja de fácil acesso e visualização a toda equipe envolvida no projeto, de forma que possa sempre ser consultado.
Photoshop
Ferramenta tradicional de trabalho de designers, o Photoshop é um software que pode facilitar muito na hora de criar seu painel a partir de imagens da internet.
Canva
Também já bastante conhecida, o Canva é uma plataforma de design que permite a criação de todo tipo de peça mesmo em sua versão gratuita.
O Pinterest é uma rede social voltada para o compartilhamento de diversos tipos de imagem, desde simples fotos até projetos mais elaborados, e pode ser uma excelente ferramenta de criação do moodboard.
Recursos físicos
Nem só de plataformas digitais vive o designer, também é possível criar seu moodboard nos bons e velhos quadros, lousas ou paredes. A vantagem aqui é que todos podem vê-lo e tocá-lo a qualquer momento.
Aplique o moodboard na prática
E aí, tá pronto pra criar seu moodboard? Que tal uma pequena revisão para não esquecer de nada na hora de botar a mão na massa?
Aqui no conteúdo vimos que o moodboard funciona com um painel de humor capaz traduzir a essência de uma marca ou empresa e, partindo daí, facilitar a criação de novas peças.
Para criá-lo, é importante se atentar no estilo e na ideia que você deseja transmitir e demonstrar isso por meio de cores, texturas, fontes e imagens.
Nesse sentido, existem diversas ferramentas online e físicas que podem contribuir para criação, mas não se esqueça da importância do apoio de um profissional experiente.