O que é material rico e como pode ajudar sua empresa a captar mais leads?
Saber o que é material rico e como fazê-lo pode ser a chave que falta para ajudar sua empresa a conquistar mais leads e ter a chance de educar seus clientes com a produção de conteúdo e ainda aplicar as técnicas de Inbound Marketing.
Se você já pesquisou maneiras de fazer uma boa campanha de Marketing Digital, é bem provável que já tenha cruzado com alguns termos como Marketing de Conteúdo, ou até com o Inbound Marketing.
Além disso, com certeza durante suas pesquisas você pode ter esbarrado com algum material rico, mesmo que não saiba do que se trata.
Isso porque todos esses itens podem estar conectados quando se trata de Marketing Digital, eles podem funcionar com as engrenagens de uma grande relógio.
E é baseado nas práticas desse conjunto de ações que sua empresa pode começar um novo meio de atrair diversos visitantes, leads e por fim, claro, clientes.
Tudo isso feito por meio da educação das pessoas que visitam seu site. Não somente criando uma loja virtual, mas fazendo os visitantes entenderem a necessidade do seu produto ou serviço na vida dele.
Então para entender o que é material rico, e qual o papel dele na educação do cliente, confira os conteúdo que foi separado nos seguintes tópicos:
O que é material rico?
O conceito de o que é material rico é de que eles são conteúdos mais completos, aprofundados e densos sobre o tema definido.
Diferente de um conteúdo de blog, o material rico vai destrinchar os detalhes do assunto tratado.
A ideia é que esse material possa nutrir e educar os leads, não só atraindo novos, mas atualizando os leads que já estão na base da empresa.
Então além de ficarem em landing pages, os materiais ricos podem ser enviar por meio de email marketing para os leads, garantindo a educação e lembrança da empresa para o cliente.
E isso pode ser feito por uma diversidade de tipos de materiais.
Tipos de material rico
Não basta saber o que é material rico se você não souber qual o melhor para a necessidade de sua empresa e de seus clientes. Então veja quais são os tipos de materiais ricos que seu negócio pode produzir.
E-books
Com certeza são os mais usados por empresas que aplicam as técnicas de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
O e-book são os conhecidos livros eletrônicos, então eles bem maiores que um post de blog. Logo, o que precisaria ser separado em cinco posts de blog, pode ser feito em um e-book, por exemplo.
Ele precisa tratar de um assunto de maneira geral, sem deixar pontas soltas. Precisa de início, meio e fim com a intenção de proporcionar o mais conhecimento do assunto possível.
O e-book pode ser oferecido de maneira gratuita com a função de promover o marketing de proximidade.
Ou seja, o cliente cria um relacionamento com a empresa primeiro, depois ele recebe o conteúdo.
Uma boa maneira de fazer isso é com um formulário, que depois de preenchido libera o acesso ao conteúdo.
Além disso, é possível anexar esses conteúdos em emails marketing, para manter a frequência de educação dos leads de sua empresa.
White paper
O white paper é muito semelhante ao e-book, ou seja, também tem a intenção de educar os visitantes. Mas isso é feito em um material menor e de maneira mais formal.
Com menos imagens e gráficos, de maneira mais linear, onde a função é educar com base na informação e referências, enquanto o e-book foca mais em conceito.
Infográficos
Já os infográficos são materiais muito parecidos com os e-books, mas que precisam ter uma quantidade maior de referências e dados para embasar o que está sendo tratado.
Como estudo de caso que exemplificam o tema do conteúdo, assim é possível criar uma confiabilidade maior nas informações enquanto educa o cliente.
Vídeos
É comum ver páginas que misturam o conteúdo escrito com vídeos. Assim o assunto tratado pode ser exemplificado de maneira diferente.
Além de facilitar a compreensão e o acompanhamento das informações, permitindo até que o vídeo seja assistido enquanto outra atividade é feita.
Podcasts
Os podcasts são arquivos de áudio com mais de uma pessoa falando sobre um tema pré-definido, pode ser em forma de debate, conversa ou entrevista.
Eles podem ser adicionados a conteúdos com a intenção de incrementar assuntos, ou deixar a opinião de especialistas sobre o assunto, por exemplo.
Webinars
A produção de conteúdo webinar é um seminário transmitido ao vivo, seja no site da empresa, ou em alguma plataforma de preferência, como o YouTube, por exemplo.
Dentro da “live” pode ser falado sobre temas definidos, e ainda de acordo com os comentários e interações, é possível responder e ter contato com os leads, aumentando o marketing de proximidade pela participação de quem está acompanhando.
Como material rico ajuda a captação de leads?
Agora que você já sabe o que é material rico e conhece alguns tipos diferentes de materiais para aplicar as técnicas de Inbound Marketing, podemos ver a relação entre material rico e leads.
Isso porque, como falamos boa parte desses materiais pode ser usado como moeda de troca de dados. Ou seja, sua empresa disponibiliza o conteúdo de interesse do usuário, depois que ele preencher o formulário com algumas informações.
Elas podem ser desde nome e telefone, até dados da empresa onde o visitante trabalha e email.
Assim ele completa o aprendizado com o seu conteúdo, e ainda te dá a “isca” para manter o contato com ele.
Ainda é possível que é possível segmentar seus visitantes com esse formulário. Vamos supor que você identificou que muitos jovens universitários estão baixando seus conteúdos, por exemplo.
Você pode aproveitar essa informação para selecionar os conteúdos mais atraentes para esses leads e criar materiais mais direcionados.
Além é claro, da relação entre a produção de material rico e as técnicas de Inbound Marketing.
Isso porque a base do conceito de Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo é exatamente a educação do possível cliente por meio de materiais de qualidade sobre o assunto do interesse do visitante.
Ou seja, os conteúdos servem como um funil, que funciona em etapas que levam seu cliente até o fundo do funil, onde ele enfim entende que tem um problema, que ele pode ser resolvido e que sua empresa pode ser a responsável por essa solução.
Então se além do material rico você quiser saber como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado, confira nosso conteúdo para entender mais.
Como fazer um material rico?
Agora que você já sabe o que é material rico e como ele pode beneficiar sua empresa e gerar mais leads, vamos enfim ver como realizar a produção de conteúdo em alguns passos simples.
Defina um público
O primeiro passo para a produção de conteúdo de um material rico é saber com quem ele vai falar. Ou seja, quem vai querer lê-lo e aprender com esse conteúdo.
Usando o exemplo dos universitários novamente, a linguagem utilizada com eles e com os empresários de sua empresa não devem ser a mesma.
Por isso, é essencial definir a quem se destina aquele conteúdo. Até mesmo para definir o tipo de material rico que vai usado.
Defina um tema
Uma vez que você sabe quem vai ser o público que deseja atingir com o próximo conteúdo, é a hora de definir o que vai ser falado para ele.
Públicos diferentes têm interesses diferentes, enquanto os universitários preferem entender conceitos, os empresários precisam de conteúdo rápido e prático que possa ser aplicado em suas empresa.
Por isso, definir um tema de relevância para o público é o primeiro passo para a garantia de sucesso do material rico de sua empresa.
Estude muito o assunto
Antes de começar a produção de conteúdo é essencial que você tenha total autoridade sobre o assunto do qual vai falar.
Como a ideia é educar o visitante, você não pode transmitir informações das quais não tenha certeza, ou que depois ele pode descobrir que não são as que você o passou.
Então é muito importante o estudo do assunto antes da produção de conteúdo de material rico de sua empresa.
Organize a estrutura
Um dos últimos passos antes de iniciar a produção de conteúdo de fato, é a estruturação do material rico.
Ou seja, é a definição de tópicos que serão falados no material rico escolhido, assim é possível evitar que assuntos se repitam ou que alguma informação importante fique de fora do conteúdo.
Mostrar esses conteúdos para outros profissionais pode também ser uma boa ideia para que pessoas possam ajudar com algumas dicas de tópicos que seriam relevantes para o tema.
Entenda como a concorrência está atuando
O último passo antes da produção de fato é o estudo da concorrência. Como para um estudo de mercado, é importante entender com quem sua concorrência fala.
E como ela consegue atingir o público-alvo, assim você encontra os diferenciais e semelhanças entre vocês para poder trabalhar em cima disso.
O que já nos leva para o nosso próximo tópico.
Busque inovação
Uma vez que você estudou o conteúdo da concorrência e conseguiu identificar o que pode e o que não pode ser útil como referência da sua produção de conteúdo, é a hora de identificar o que falta na concorrência.
Assim você pode criar o destaque que pode ser o fator decisivo para o cliente escolher onde
buscar o conteúdo, no seu site, ou em seu adversário.
Feito isso, é a hora de botar a mão na massa de fato e começar a produção de conteúdo de material rico de sua empresa.
Mas o processo não acaba na criação, por isso temos mais dois tópicos.
Revise
Para quem escreve, ainda mais um conteúdo tão denso como um material rico, pode acabar com a vista cansada e viciada sobre o texto.
Então pode acontecer que alguns vícios de linguagens sejam aplicados no texto, além é claro de pequenos erros de digitação e até mesmo de conceito.
Muitas vezes nem podem ser considerados erros, mas algumas explicações que podem ser melhor analisadas por outros olhos. Então a revisão é essencial antes da divulgação do conteúdo.
Diagramação e edição
Então se o seu material rico está pronto, é a hora de liberar o material para a diagramação e/ou edição. Esse processo consiste em criar o design do material rico.
E isso vai desde a distribuição do texto no material, até a inserção de imagens no conteúdo, seja texto ou vídeo.
No caso dos podcasts ainda é preciso fazer a edição do material somente com o que realmente precisa estar no conteúdo, com a vinheta e afins.
Feito esse processo de finalização, é a hora de colocar o material rico em circulação.
Divulgue
Enfim é chegada a hora de colocar seu material rico em circulação! O planejamento de veiculação pode ser feito no começo de tudo.
Mas agora de fato é a hora de entender de acordo com seu público qual o melhor meio de divulgar esse conteúdo.
Ele pode ser inserido em páginas do seu site como complemento de algum assunto. Um guia completo pode ser uma landing page e muitas outras opções.
Tudo vai depender das necessidades do seu negócio e do seu cliente, além é claro do tipo de material rico escolhido.
Além disso, não se esqueça que é possível impulsionar a visibilidade desse conteúdo com a divulgação patrocinada em redes sociais e ferramentas de busca, por exemplo.
Assim mesmo que alguém não conheça sua marca, se ela se encaixar no perfil definido, poderá ter acesso ao anúncio e consequentemente ao material rico.
Sua empresa educando visitantes da maneira certa
Agora que você já sabe o que é material rico, quais as vantagens da produção de conteúdo em material rico para sua empresa e até mesmo conhece os passos para a criação do material rico, já pode sentar com seus colaboradores para começarem a pensar nos temas.
Além disso, não se esqueça da criação estratégica desses conteúdos para atrair e educar os visitantes de maneira a melhorar suas técnicas de Inbound Marketing.
Assim você ajuda seu lead e ainda “vende o seu peixe” para ele.
Então se você gostou da ideia, é a hora de começar a produzir os materiais ricos de sua empresa para atrair ainda mais leads e aumentar cada vez mais suas vendas.
E se quiser mais dicas de sucesso para o seu negócio, continue acompanhando o blog Ideal Marketing.