O que é marketing multicanal?
Estratégias de marketing são usadas para buscar resultados consistentes e de longo prazo. Nesse sentido, o marketing tradicional divide espaço com o marketing digital na divulgação de campanhas. Uma vertente que utiliza estratégias nas duas abordagens ao mesmo tempo é o marketing multicanal.
Esse tipo de marketing tem o objetivo de levar uma campanha para diferentes plataformas. A ideia é alcançar o maior número possível de clientes em potencial, divulgando a campanha em diferentes formatos, e uma das maneiras de trazer mais resultados é através de uma agência de SEO para o marketing multicanal.
Assim, a prática permite fazer uma marca ser mais conhecida e, consequentemente, gerar maior quantidade de vendas.
A estratégia que funciona em mais um canal
Com a estratégia multicanal se evidenciam campanhas em diferentes meios para atingir o público-alvo, para cada ação são utilizados diversos canais e plataformas simultaneamente.
O ideal é aproveitar todas as suas possibilidades, com linguagem que se adapte na forma de comunicação e possa gerar percepção de valor e atingir o público desejado por diferentes canais de divulgação.
Para fazer a divulgação de uma campanha existem muitos meios disponíveis, todos podem ser usados pela mesma empresa.
Portanto, a combinação de mais de uma plataforma pode ser interessante para a comunicação da mensagem desejada. Juntar trabalhos realizados em plataformas tradicionais e digitais pode potencializar resultados.
Vantagens do online e offline
Assim como as redes sociais, também podem ser usados os canais de-mails, sites de web, TV, jornais e revistas impressos, além de outdoors e banners para veiculação de campanhas de forma simultânea.
Com isso, misturar uma grande quantidade de canais pode ser positivo para a estratégia de marketing, uma vez que muitas práticas offline têm grande impacto nos consumidores.
Cada canal tem sua própria comunicação
O objetivo do marketing multicanal é garantir que o público ideal seja alcançado pela campanha independentemente do meio de veiculação.
Para uma divulgação adequada, é necessário que sejam feitas adequações no tipo de linguagem, para atingir o resultado no público-alvo de cada uma. Isso gera o resultado da percepção completa da campanha.
Para isso, são usadas estratégias específicas para captação do cliente em potencial mais qualificado, portanto, uma campanha deve ser distribuída em qualquer lugar onde esse cliente também esteja.
A qualificação do lead deve existir com o conhecimento do perfil de consumo, passando pelo caminho do funil de vendas e do engajamento até chegar na decisão da compra.
No marketing multicanal, serão adotadas diferentes estratégias para a potencialização do resultado, sendo possível aumentar a quantidade de visitantes da campanha, seus cliques e suas conversões. O potencial cliente é atingido no meio em que ele está.
Com a otimização das campanhas em plataformas variadas, a mesma mensagem será transmitida em diferentes formatos, garantindo que o cliente reconheça a origem.
A estratégia multicanal gera resultados em todos os canais
Ao gerar os primeiros resultados, já é possível fazer avaliação do desempenho da campanha e saber quais veículos estão convertendo mais, o que permite que sejam traçadas estratégias direcionadas para a otimização e assertividade.
Com isso, além de gerar novos leads, também fica assegurada a retenção de quem já é cliente, para que ele seja alcançado pela mensagem de comunicação e desperte a percepção desejada, mantendo a identidade da estratégia.
As adequações necessárias dessa estratégia permitem gerar bons resultados com o público durante o tempo de divulgação, sendo uma atitude essencial para fortalecer a campanha nas plataformas em que estiverem presentes.
Desse modo, o marketing multicanal trata da divulgação. Ele alcança o público e apresenta o produto em diversas formas de atenção, com a proposta de fazer isso de modo mais amplo ao utilizar, simultaneamente, canais variados
O papel do público na estratégia
A verdade é que, por trás da estratégia, a abordagem exige grande esforço e investimento, sendo utilizada por marcas que sabem que seu público será atingido em mais de um canal.
A vantagem é que, com a mesma ideia sendo transmitida em mais de uma plataforma e utilizando-se das adequações de preferências por parte dos consumidores, aumentam as chances de conseguir mostrar o reconhecimento e a percepção da marca no mercado.
Para a estratégia funcionar, é preciso saber o que o público está esperando, para que a mensagem seja captada em qualquer canal em que for divulgada, mantendo o padrão de visualização em todas as plataformas.
O marketing multicanal valida as adequações necessárias para ser capaz de gerar mais percepção e engajamento. Assim, está diretamente ligado ao entendimento da audiência e da maneira como ela interage nos canais de comunicação.