O que é marketing empresarial? Conheça este método capaz de mudar totalmente o cenário de sua empresa!
Você sabe o que é marketing empresarial? Não?! Entenda como utilizar as informações do mercado a fim de desenvolver uma estratégia que atenda as necessidades dos seus clientes e, consequentemente, potencialize os resultados do seu negócio.
Depois de entender o que é marketing empresarial, você notará que se trata de uma estratégia que abrange o marketing de uma empresa em sua totalidade, seja em ações on-line ou off-line.
Tenha uma coisa fixa na sua memória: o marketing para empresas é indispensável em qualquer empreendimento, independente do setor de atuação.
Agora vamos aprender como fazer marketing empresarial de uma vez!
Mas afinal, o que é marketing empresarial?
Antes de aprender o que é marketing empresarial, talvez você pense que se trata de uma estratégia com único objetivo: a venda.
E é aí que você se engana.
Apostar em marketing empresarial trará valor à sua empresa em relação a como ela é vista pelo mercado.
Esse valor alcançado por sua empresa dentro do mercado é crucial na conquista de clientes.
Exemplo: A empresa de tecnologia Apple, embora tenha muitos produtos de ótima qualidade, podem não ser os melhores do mercado como parece.
Há itens de outras marcas com o mesmo desempenho e, muitas vezes, mais baratos.
Beleza. Mas isso tem a ver com marketing para empresas?
Tem muito a ver. Quando se compra um produto Apple, não o adquirimos apenas por possivelmente ser melhor comparado aos demais, existe um apelo muito maior por trás.
E é esse o trabalho do marketing empresarial.
Ao ter esses produtos, existe uma sensação de pertencimento a um grupo específico, um grupo fiel à marca.
Com isso, mesmo o valor sendo superior ao de outras empresas com produtos semelhantes, as pessoas do grupo se identificam com a marca, por isso se baseiam no benefício oferecido.
Isso é ótimo para a fidelização de clientes!
Afinal, a relação entre consumidor e empresa sofre grandes mudanças com o passar dos anos.
Exatamente por este motivo devemos sempre nos atualizar e saber como agir de maneira mais adequada em ambiente empresarial.
A área de marketing assume um papel cada vez mais importante dentro de qualquer empresa.
Com o surgimento do marketing digital, muitas empresas passaram a investir nele e deixaram o empresarial de lado. Este erro pode custar caro.
Embora o marketing digital seja muito importante, ele deve andar alinhado com o marketing empresarial, assim você terá resultados ainda mais positivos.
Quer saber mais sobre marketing digital, acesse nosso conteúdo e fique mais por dentro do tema.
Antes de se aprofundar no tema sobre marketing empresarial, é necessário entender 4 pilares fundamentais de qualquer estratégia de marketing.
Conheça os 4Ps do marketing
Fundamental na construção de qualquer estratégia, os 4Ps do marketing também devem ser estudados por aqui.
Assim você entenderá ainda melhor o que é marketing empresarial e como aplicá-lo em seu negócio.
Produto
O primeiro P faz alusão ao produto ou serviço da sua empresa, ou seja, o que você oferece aos consumidores.
Mas não foque apenas nas características técnicas do seu produto, vá além. Mostre que a empresa criou a solução perfeita e para resolver o problema do usuário.
Para se destacar no mercado e ficar à frente da concorrência, apresente diferenciais claros do seu produto, elementos que o torne único, assim ele será mais desejado pelo consumidor.
Isso é fundamental no marketing empresarial.
Preço
Como o próprio nome sugere, o segundo P refere-se ao valor monetário desembolsado pelos clientes para contar com seu produto/serviço.
Embora esteja diretamente relacionado com os lucros obtidos por uma empresa, ele também pode ser usado para chamar atenção de potenciais clientes do seu negócio.
Isso vai depender do seu público-alvo, claro.
Ao atribuir um valor acima da média do mercado ao seu produto, você pode passar a mensagem de que seus itens são de maior qualidade, por exemplo.
Com isso, seu marketing empresarial atrairá um público bem específico.5
Já ao colocar o valor do seu produto muito baixo, você pode atrair um grande volume de consumidores e isso certamente ampliará as vendas.
É preciso estudar o público desejado para seu empreendimento e, a partir desta definição, decidir qual o preço mais adequado.
Não adianta colocar uma promoção do estilo “Leve 3 e pague 2” para um público de classe A, por exemplo.
Isso pode ser prejudicial, inclusive, pois esse público pode imaginar que o produto está sendo desvalorizado.
Como você está aprendendo como fazer marketing empresarial, fique atento: uma estratégia de preço bem estruturada é crucial para o momento de fidelização de clientes.
Praça
Este P faz referência aos locais de distribuição do produto desenvolvido por sua empresa, ou seja, os pontos onde ele será comercializado.
Engane-se quem pensa que o terceiro P fala apenas da divulgação em lugares físicos.
O produto pode ser divulgados e vendidos no meio digital também, como em sites ou em e-commerces, por exemplo.
Atente-se ao escolher sua praça, pois ela pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu produto.
Afinal, se você optar por uma loja física mal localizada ou com atendimento ruim, por exemplo, poderá causar má impressão em seu consumidor.
O mesmo ocorre quando seu produto está em um site confuso, com erros de programação, ou que não deixam claro como e onde efetivar uma compra.
Promoção
O último P refere-se a forma de divulgação do seu produto, ou seja, quais canais a empresa irá apostar para expor seu produto e aproximá-lo dos potenciais clientes, seja em ambiente digital ou tradicional.
Antes de definir em qual canal investir, é preciso estudar seu público e escolher os canais nos quais seus potenciais clientes estão presentes.
Assim a chance de conseguir atingir seu objetivo será maior.
Tenha sempre em mente: para aprender o que é marketing empresarial, é preciso ter total conhecimento sobre os 4Ps.
Ok, agora você já conhece os 4Ps, vamos começar a entender melhor sobre as estratégias usadas no marketing empresarial.
Estratégias de sucesso no marketing empresarial
Para ter sucesso em suas ações de marketing empresarial é preciso conhecer algumas estratégias capazes de indicar o caminho mais fácil para atingir seus objetivos.
Trabalhe com análise SWOT
Quando começamos a compreender o que é marketing empresarial, notamos que análise SWOT pode ser uma importante aliada neste processo.
Análise SWOT ou análise FOFA, em português, significa Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades.
Esta metodologia é utilizada na implantação de novos projetos.
Ela realiza diagnósticos completos sobre o negócio e tudo ao seu redor, como análise de concorrentes, por exemplo.
Se você está prestes a apostar em marketing para empresas, investir na produção de uma análise FOFA será uma alternativa bacana, pois ela auxilia na tomada de decisões.
Tudo isso baseando-se nos dados reais do mercado.
Por ser um método fácil e versátil, mas ainda assim eficaz e assertivo, a análise SWOT passou a ser utilizada por muitas empresas, independente do porte.
Quer entender melhor o que é análise SWOT? Acesse este conteúdo e conheça muito mais!
Invista em endomarketing
Nesse processo para você aprender o que é marketing empresarial, não devemos deixar de lado uma estratégia esquecida por muitas empresas, embora tenha grande importância para conquistar objetivos: o endomarketing.
Endomarketing são estratégias institucionais com foco em ações internas na empresa.
Ele também é conhecido como marketing interno e tem o objetivo de melhorar a imagem da organização entre os colaboradores, a partir de ações criadas para engajá-los.
Ele não só melhora a imagem da empresa, como também proporciona resultados financeiros maiores, afinal, todos nós produzimos melhor quando trabalhamos felizes e em um ambiente confortável, não é mesmo?
Quando o funcionário percebe a preocupação da empresa com a qualidade da produção, mas também com seu bem estar, ele trabalha mais motivado e isso é positivo tanto para você quanto para ele.
Um ambiente leve e uma empresa comprometida com os funcionários gera mais lealdade dos colaboradores, isso diminui a rotatividade de empregados – outro ponto positivo para apostar em uma estratégia de marketing para empresas.
Quer aprender muito mais sobre endomarketing? Acesse nosso conteúdo e aprimore seu conhecimento!
Aposte em marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia relacionada à materiais relevantes com a intenção de educar, informar e criar um relacionamento com seu potencial cliente.
Com conteúdos de interesse do seu público, ele é capaz de atrair a atenção do seu cliente de forma espontânea, sem ser invasivo.
Assim sua empresa conseguirá conquistar autoridade no mercado, pois ela passará a imagem de que realmente domina tudo sobre o seu ramo de atuação.
Não pense que esse tipo de conteúdo pode ser feito apenas em blogs ou e-books. Há outras possibilidades.
É possível desenvolver materiais impressos, como jornais e revistas, ou até mesmo vídeos.
Muitas vezes as pessoas aprendem mais quando tem contato com alguém conversando com ela.
Por isso é bom investir em materiais de vídeo quando o intuito é educar o seu potencial cliente.
Mas não se esqueça! Se você deseja ensinar seus clientes com excelência, antes te aconselhamos a fazer investimento em conhecimento. Para poder oferecer o melhor sempre! Pensando nisso, criamos um conteúdo especial em E-Book sobre aumentar as vendas para você que deseja ter resultados surpreendentes e lucros satisfatórios! Baixe agora e aproveite!!!
Quando pensou em aprender o que é marketing empresarial, você imaginou ter contato com esse tipo de estratégia?
Ela pode potencializar os resultados do seu negócio. Não deixe de investir!
BÔNUS: trabalhe com branding e tenha um sucesso ainda maior
Bom, agora você já sabe muito sobre o que é marketing empresarial e suas estratégias.
Mas, como dizem, conhecimento nunca é demais, né? Por isso preparamos um bônus bem interessante.
Branding trata-se de uma forma de gestão agregadora de valor à uma marca. É a junção de todo um trabalho com o objetivo de deixá-la mais evidente ao consumidor.
Por isso é muito importante tê-la como aliada em sua estratégia de marketing para empresas.
Afinal, se você chegou até aqui é porque está realmente focado em aprender como fazer marketing para empresas com qualidade.
O desenvolvimento do branding é algo notado a longo prazo, pois não se constrói a imagem de uma marca do dia pra noite.
Temos grandes exemplos disso no mercado, como a empresa de tecnologia Apple citada no começo do texto.
Quando falamos em agregar valor à uma marca, não nos referimos apenas ao valor monetário da empresa. É algo muito mais amplo.
Vamos continuar com a Apple como exemplo.
Se você pudesse adquirir essa empresa, quanto custaria?
Mas você deve pensar em todo valor envolvido com a marca, como o trabalho construído ao longo de um tempo a fim de inserir um novo pensamento na cabeça de consumidores.
Os detentores de Iphones, por exemplo, são extremamente fiéis à marca, já reparou?
E a melhor parte disso: todos sabem que o mercado oferece outras alternativas de produto com a mesma qualidade e com um preço muitas vezes mais acessível.
Exatamente por isso é difícil mensurar um valor, é algo muito amplo, vai muito além do dinheiro e se refere à fidelidade de clientes.
Agora, além de saber o que é marketing empresarial, você conheceu o branding, um método para tornar sua marca mais conhecida e muita mais desejado por consumidores.
Quer entender mais sobre o que é branding? Acesso nosso conteúdo!
Pronto! Você já pode criar uma estratégia de marketing empresarial perfeita!
Ao contrário do que muitos acreditam o marketing empresarial não é uma estratégia com foco apenas nas empresas, como vimos ao longo do conteúdo.
Ele, além de poder criar uma imagem positiva da empresa no mercado, também foca no engajamento dos colaboradores.
Além disso, o marketing empresarial pode ser feito até mesmo antes da empresa existir, pois é a primeira coisa a se fazer é analisar o mercado de atuação.
Quando se aprende o que é marketing empresarial e segue todas os passos a chance de se estabelecer no mercado é muito maior.
No fim, sua empresa não vai ser apenas mais uma. Ela poderá fazer parte da vida dos clientes.
Após consumir este material você pode dizer aliviado: “ufa, agora eu sei o que é marketing empresarial!”.
Mas não se acomode, tente pôr tudo isso em prática o quanto antes e depois vem aqui contar pra gente.
Afinal, nós aprendemos ainda mais sobre o assunto quando aplicamos o conceito.
Lembre-se: essa estratégia é sucesso para o consumidor, é sucesso para os funcionários e, consequentemente, também é sucesso para a organização.
Assim ela ganhará muito com todo esse processo de marketing para empresas.