O que é Marketing de Nicho? Conquiste novos clientes de forma prática
Por: Ideal Marketing
Publicado: 19 de dezembro de 2019 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Você sabe o que é Marketing de Nicho? Essa estratégia foca todas as suas ações em um público específico, do qual dificilmente consegue encontrar soluções para os seus problemas. E que tal você oferecê-las para eles? Saiba como fazer isso aqui!
De uns anos para cá, o Marketing se transformou devido ao surgimento de novas empresas e recursos tecnológicos.
E isso é muito bom, pois agora existem diversos tipos para que você utilize no seu negócio, a fim de aumentar a lucratividade e cartela de clientes.
Uma dessas estratégias é o Marketing de Nicho, que promete fazer com que você cresça divulgando e vendendo os seus produtos e serviços para um tipo específico de público-alvo.
Com isso, é possível acertar em cheio as necessidades da sua audiência e, assim, aumentar sua margem de sucesso.
Para que essa seja a realidade do seu negócio, confira os próximos tópicos e saiba tudo sobre nicho em Marketing:
Entenda o que é nicho de mercado
Antes que você descubra o que é Marketing de Nicho, nós precisamos explicar o conceito que serve como base para essa estratégia: o nicho.
O nicho de mercado, nada mais é, do que um grupo de pessoas do qual possui interesses em comum e tem comportamento similar.
Normalmente, esse grupo se encontra dentro de uma audiência de maior abrangência, como é o caso do ramo culinário, por exemplo.
Um nicho de mercado que existe dentro desse segmento são as pessoas que se interessam por comidas vegetarianas.
Assim, podemos dizer que esse é um nicho de mercado pois ele tem necessidades e desejos únicos.
No entanto, ao pensar em atrair o grupo de vegetarianos, é importante não se esquecer das pessoas que consomem carne.
Afinal, para atender um nicho de mercado, é necessário solucionar o problema de uma audiência como todo que, nesse caso, é o segmento gastronômico.
Afinal, o que é Marketing de Nicho?
Bom, dada as explicações a respeito de nicho de mercado, você está pronto para saber o que é Marketing de Nicho.
Basicamente, essa estratégia consiste em solucionar problemas de um determinado público, considerando todos os mínimos detalhes das pessoas que fazem parte dele.
Em outras palavras, a sua estratégia será voltada para um segmento bastante específico, a fim de deixar as suas ações de marketing digital mais assertivas.
Isso porque, quando você aplica o nicho em marketing, as chances de atingir mais pessoas com o perfil do seu consumidor ideal, isso é, da sua persona, serão muito maiores.
Por fim, podemos dizer que o grande objetivo de trabalhar o nicho em marketing é atender quem não consegue ter os seus problemas resolvidos, pois não recebe a devida atenção.
Conheça os benefícios do Marketing de Nicho
Pois bem, depois de entendermos o que é Marketing de Nicho, agora vamos conhecer os seus principais benefícios para que se sinta convencido em aplicá-lo no seu negócio.
Apesar de parecer um jogo arriscado para qualquer empresa iniciante, o Marketing de Nicho tem como principal vantagem atender um pequeno grupo de pessoas.
E atender um pequeno número de pessoas resulta em:
Menos combate entre a concorrência
Como você atende uma audiência com necessidades mais específicas do que se estivesse atendendo um público maior, naturalmente a concorrência diminuirá.
Vamos imaginar um negócio voltado para a fabricação de vidros. Esse tipo de empreendimento é bastante comum, não é mesmo?
Mas e se você segmenta a busca para negócios que só fabricam vidro temperados? A situação se torna bem diferente.
Isso porque elas ainda estarão vendendo os seus produtos para outros tipos de público, mesmo que ambas as empresas fazem parte do mesmo segmento.
Investimentos que fazem sentido
Os investimentos começam a fazer sentido quando você sabe o que é Marketing de Nicho!
Afinal, como você estará focando em somente um público de gostos bem específicos, os recursos se voltam para estratégias que realmente dão certo.
Isso porque, a partir do momento que você conhece a sua persona, fica mais fácil criar ações com o direcionamento correto a fim de aproveitar melhor seu investimento.
Economia na divulgação de produtos ou serviços
Não importa o tipo de divulgação, quando você planeja criar campanhas para espalhar os produtos e serviços da sua marca, haverá custos.
No entanto, ao aplicar o nicho em Marketing Digital da sua empresa, os custos tendem a diminuir.
Isso porque os anúncios online que você criou começam a ser direcionados para as pessoas certas, o que torna os custos por clique bem mais baixos.
Além disso, você pode contar também com a divulgação boca a boca dos seus clientes, que indicam a empresa para outros que fazem parte do mesmo nicho de mercado.
Melhor direcionamento de linguagem
Ao saber o que é Marketing de Nicho, entende-se que o foco é somente um público específico.
E é com base nessa audiência que deve criar os conteúdos e todas as ações de marketing do seu negócio.
Isso porque você passa a conhecer melhor pelo que todas essas pessoas estão passando, dando a ajuda que elas necessitam para conseguirem superar obstáculos.
Ou seja, trabalhar o nicho em Marketing é o mesmo que direcionar a comunicação e saber que tipo de linguagem usar com o seu público.
Fidelização de clientes
Com o nicho em Marketing, fica muito mais fácil fidelizar consumidores para a sua marca, uma vez que outras empresas não atendem tão bem suas necessidades.
Afinal de contas, como sua empresa é uma das poucas que produzem e vendem produtos para aquele grupo específico, é natural que eles voltem a comprar com você.
Saiba como aplicar o Marketing de nicho no seu negócio com 3 dicas
Procurar atender as necessidades de um nicho de mercado pode ser o que faltava para transformar a sua empresa em uma máquina de sucesso.
Para entender melhor sobre o que estamos querendo dizer, veja abaixo três ações para você aplicar no momento de trabalho o nicho em Marketing Digital da sua marca:
1. Defina o seu público e conheça o seu mercado.
Você já sabe o que é Marketing de Nicho, mas não tem ideia de quem é o seu público-alvo? Pois então chegou o momento de desvendá-lo!
Para isso, faça pesquisas com os seus consumidores atuais, a fim de mensurar as características dos seus leads, ou seja, os potenciais clientes dos seus produtos e serviços.
Ao reconhecer e padronizar toda essa audiência, você pode começar a fazer pesquisas a respeito do mercado também.
Com isso, é possível entender melhor quais estratégias utilizar e como aquela empresa de sucesso que você tanto admira chegou ao topo.
2. Faça uma análise das oportunidades
Assim que você tiver o público-alvo bem estruturado e sabe como a concorrência trabalha, comece a analisar as oportunidades que surgem para você.
Em outras palavras, isso significa tentar encaixar as suas soluções com as expectativas dos clientes da marca.
Sendo assim, defina qual produtos ou serviços irá oferecer para as pessoas e quais são os diferenciais apresentados.
Normalmente, essa é considerada a etapa mais longa ao se trabalhar nicho em Marketing, mas que também é essencial para o sucesso.
3. Comunique-se com objetividade
As duas ações que mencionamos acima fazem parte do planejamento para a sua empresa acontecer.
Passadas essas etapas, você deve se concentrar nas ações e campanhas de lançamento dos seus produtos e serviços.
Para tanto, procure traçar uma comunicação clara e objetiva a fim de que ela seja eficaz com todos os seus clientes.
Com isso, você consegue se tornar referência do seu nicho de atuação, aumentando cada vez mais o número de vendas.
Portanto, a nossa dica aqui é contar as melhores histórias para os consumidores, com a ajuda de influenciadores digitais e conteúdos que gerem valor para o consumidor.
Conheça 3 estratégias para utilizar no Marketing de Nicho
Estamos chegando ao fim de mais um conteúdo, mas antes disso você deve conhecer as melhores estratégias do marketing de nicho.
Portanto, preste atenção nas 3 que separamos para você:
Estratégia 1: Eduque o seu mercado
Nichos, nada mais são, do que comunidades que possuem problemas parecidos que precisam ser solucionados para ontem.
A melhor maneira de fazer parte dessa comunidade é trocando experiências com todas as pessoas que fazem parte dela.
Para isso, é necessário produzir conteúdos úteis e de relevância, como já foi ressaltado ao longo deste conteúdo.
Assim, além de divulgar a sua marca, você possibilita o consumidor de conhecer cada vez mais o seu mercado de atuação e o valor da sua solução.
Estratégia 2: Conheça os influenciadores do nicho escolhido
Há sempre algum influenciador dentro de um nicho de mercado e são essas pessoas que você deve conhecer.
Isso porque é ela quem vai dar abertura para que a sua marca se comunique com todas as outras da comunidade.
Por exemplo, conversar com o dono de um grupo do LinkedIn pode ser um bom começo ou até ter parceria com donos de um blog famoso que tratem do assunto com precisão.
Aqui, você deve conversar com essas pessoas para saber qual a disponibilidade de divulgar os produtos e serviços da sua marca dentro dos canais de comunicação que eles utilizam.
Estratégia 3: Foque no storytelling
O storytelling é capaz de fazer com que as pessoas sintam parte da história da sua empresa.
Por exemplo, criar uma história da qual um vegetariano é muito mais saudável por comer um hambúrguer feito de rúcula pode convencer mais pessoas de se juntar a essa história.
Para tanto, a dica é focar em uma comunicação que entusiasme as pessoas. Nesse sentido, estar presente nas mídias sociais pode te dar uma boa vantagem, viu?
Já sabe o que é marketing de nicho? Comece a divulgar a sua marca para um público específico
Bom, chegamos a parte que ninguém queria: o fim. Mas como tudo o que é bom dura pouco, com este conteúdo não poderia ser diferente.
Aqui você aprendeu que aplicar o conceito de o que é Marketing de Nicho é importante para a sua empresa se destacar entre a concorrência.
Além disso, quando se utiliza essa estratégia, você consegue focar cada vez mais em ações que fazem sentido para você e seus clientes, deixando-os mais satisfeitos.
E agora que você sabe a importância de aplicar o nicho em marketing digital da sua empresa, conheça diferentes tipos de marketing para potencializar seus resultados.
Bons negócios!