O que é LTV: saiba como calcular e entenda a importância dele para a melhoria dos resultados de sua empresa
Entender o que é LTV pode ser o melhor guia para avaliação dos investimentos de sua empresa e para as campanhas futuras. Mas isso depende do entendimento e dos cálculos que vão definir o que realmente tem sido feito e funcionando na empresa e o que não. Então veja agora como entender o lifetime value e o que fazer com essa métrica.
Assim que uma empresa começa a pensar em seu plano de marketing, alguns itens e métricas como o retorno de investimento, taxa de conversão, taxa de rejeição e CAC, por exemplo, podem começar a fazer parte dos planejamentos da empresa.
Cada uma dessas métricas vai representar algo dos resultados da empresa, sendo que são feitas de acordo com os números que a empresa teve em cada uma delas no último período.
O período para essas reuniões e discussões sobre as métricas e o que fazer com os resultados varia de empresa para empresa, mas para que isso possa acontecer é importante claro que as pessoas certas entendam desses dados.
E um desses dados é o LTV, ou lifetime value, que não só é essencial para entender o que aconteceu na empresa nos últimos meses, mas principalmente para definir ações futuras da empresa.
Por isso, veja agora o que é LTV e como calculá-lo nos seguintes tópicos:
O que é LTV?
O conceito de o que é LTV, ou o que é Lifetime value são os mesmos e referem-se basicamente a valor por tempo de vida de cliente, ou o tempo de permanência do cliente vinculado a sua empresa e quanto ele custa e gera de lucro por esse período.
A ideia é que com essa métrica seja possível calcular os resultados das aplicações da empresa, como ações de marketing, por exemplo.
Sendo assim, é possível que quanto mais tempo um cliente passa com sua empresa, melhor e mais lucrativo ele pode ser, por exemplo. Então um dos principais objetivos do LTV é poder prever e desenvolver ações baseadas nesses clientes que apresentam uma melhor relação na empresa.
Para encerrar o esclarecimento de o que é LTV é importante ressaltar a diferença entre ele e o CAC que é o custo de aquisição por cliente, ou seja, não tem a ver com o tempo e lucro de relação com um cliente.
O CAC refere-se ao gasto da empresa para a conquista do cliente, independente da relação que ele possa ter com a marca depois da primeira compra.
Então agora que você já sabe o que é LTV, ou ainda o que é lifetime value já podemos te ensinar como calcular lifetime value de sua empresa.
Como calcular o LTV
O modo de como calcular lifetime value depende de alguns dados, sendo que uma parte deles pode necessitar de informações mais de longo prazo, então empresas muito novas podem ter uma certa dificuldade para realizar o cálculo.
Para entender como calcular lifetime value você vai precisar dos valores da receita anual por cliente, um valor de vida média com o cliente em anos e do valor de aquisição por cliente.
E a fórmula para o cálculo seria RECEITA ANUAL x VALOR EM ANOS – CAC.
Então vamos supor que o lucro por cliente anual seja de R$5000,00, e que os clientes passem em média 5 anos em sua empresa, e que o valor de aquisição por cliente seja de R$2500,00.
A conta seria 5000 x 5 – 2500 = 22.500. E esse resultado de 22, 500 seria o seu LTV marketing, ou seja, o lucro por tempo de vida desse cliente.
Mas agora que você sabe o que é LTV e como calcular o LTV, vamos te mostrar o que fazer com esses números no próximo tópico.
A importância de conhecer LTV marketing
A maior vantagem de saber como calcular lifetime value está nas projeções futuras. Entender o quanto é importante e quanto é excesso para os gastos de CAC, por exemplo.
Com o resultado da LTV marketing a empresa pode responder a questões guias e muito importantes para o futuro da empresa como:
- Qual é o melhor valor para ser investido para a aquisição de cliente?
- Quanto investir em relacionamento com o cliente?
- Qual o valor de lucro por cada novo cliente?
E assim com as respostas para essas questões de LTV marketing é mais fácil de projetar os planos de marketing e de ação da empresa a partir daquela data com esses dados.
Como melhorar o LTV de sua empresa?
Agora que você já sabe o que é LTV e como calcular o lifetime value de sua empresa, vamos ao que realmente interessa, né; como melhorar o LTV.
Afinal, independente do momento que sua empresa esteja, aumentar as vendas e o lucro é sempre a maior questão da administração.
Então veja algumas opções que podem ser estudadas e aplicadas para melhorar o LTV marketing de sua empresa.
Relacionamento com o cliente
Como falamos, o significado de LTV está relacionado ao tempo do cliente em sua base de dados e no lucro que ele gerou durante esse tempo.
Então quanto mais tempo ele continuar na empresa, melhor para os dados de LTV, logo é importante que a empresa se empenhe em melhorar o relacionamento entre marca e cliente.
Por isso, investir em um bom sistema de atendimento e relacionamento com o cliente pode criar uma relação maior do que simplesmente uma prestação de serviço, mas tornar o cliente um fã da marca, diminuindo as chances dele pensar em encerrar o serviço com a empresa.
Programa de fidelidade
Então como citamos o relacionamento, um bom programa de fidelidade pode ser uma boa maneira de manter esse cliente interessado em sua empresa, até mesmo gerando algum benefício para ele.
Então um programa de fidelidade pode não só melhorar o relacionamento entre marca e cliente, como pode ainda criar vantagens para o cliente de acordo com o tempo que ele permanece na empresa.
Ou seja, serve como uma motivação para que o relacionamento tenha uma longa duração.
Melhore seu LTV com foco no cliente certo
Agora você sabe o LTV, como calcular e até como melhorar o LTV marketing de sua empresa, já pode começar a coletar esses dados dentro de sua empresa para melhorar o valor por tempo de vida de cliente dentro de sua empresa.
Além disso, pode aproveitar o significado de LTV para estudar maneiras de trabalhar a relação que existe entre você e seus clientes.
Uma última dica importante do que pode ser com o LTV marketing é que a partir dos resultados, sua empresa pode estudar o tipo de cliente que gera o melhor lifetime value e assim usá-lo como modelo para pesquisa e maior investimento em pessoas semelhantes.
Assim as chances de um investimento com bom retorno são maiores se comparadas a campanhas com um público-alvo mais abrangente.
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