O que é lead tracking? Saiba o quão engajado seus leads estão com a sua empresa!
Você sabe o que é lead tracking? Com esse recurso é possível rastrear o caminho que seus possíveis clientes estão fazendo dentro da sua estratégia de Inbound Marketing. E conhecer esse percurso é essencial para quem quer aumentar as vendas da sua empresa!
Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que para que a estratégia seja eficiente é preciso garantir que a sua audiência esteja sendo educada para o seu mercado.
Por isso, acompanhar as ações de um visitante desde um primeiro contato com a sua marca até a tomada da decisão de compra é fundamental.
Afinal, você não pode deixar que ele tropece em uma pedra no meio do caminho a qual o faça tomar um atalho e ir parar na concorrência, não é mesmo?
Nós sabemos que garantir que durante o percurso ele vá conquistando “bônus” e até criando uma identificação com a sua empresa pode ser uma tarefa difícil.
Entretanto, você não precisará contratar um espião com o objetivo de saber se os visitantes estão lendo seus conteúdos e interagindo com a sua empresa.
Não se você souber o que é lead tracking! Então, se quiser saber o que lead tracking, confira o conteúdo:
O que é lead tracking?
Como já explicamos no blog, dentro do Inbound Marketing todo aquele visitante que demonstra interesse em seu produto passa a ser chamado de lead.
Isso porque, seja por meio da assinatura de uma newsletter ou preenchendo formulário para baixar um material educativo, ele mostra que deseja saber mais sobre o seu mercado, podendo ser assim considerado um possível cliente.
Mas para que essa possibilidade se transforme em uma certeza, é preciso continuar nutrindo esse lead com conteúdos relevantes para fazer com que ele avance pelo funil de vendas.
Funil de vendas, caso não se lembre, é um modelo estratégico que visa acompanhar a jornada de compras desde o primeiro contato do cliente com a empresa até o fechamento do negócio.
E para entender se o contato está sendo bem nutrido e se tornando um lead qualificado é que temos dentro das técnicas de marketing digital o lead tracking.
Mas afinal, o que é lead tracking?
O lead tracking é um recurso dentro das ferramentas de automação de marketing que te permite rastrear o comportamento do seu lead.
Isso é, ele irá medir se o seu lead tem lido conteúdos no blog, abrindo seus emails marketing e até baixado materiais educativos complementares ou não tem feito nada disso.
Como o lead tracking impacta na estratégia da sua empresa?
Depois de finalmente ter entendido o que é lead tracking, você deve estar se perguntando: mas o que eu tenho a ver com isso?
Bom, para início de conversa você precisa saber que para quem investe no Inbound Marketing o lead tracking é fundamental para o futuro das vendas.
Isso porque com ele é possível saber se a nutrição de leads está funcionando, ou seja, consumindo os materiais que compartilhados com ele.
Assim a sua equipe de marketing vai poder definir a hora certa para passar o bastão para a de vendas, de forma que esta não tenha nenhum problema na comunicação com o lead qualificado.
E se seus vendedores abordam um possível cliente preparado, as chances da venda se concretizar é muito maior.
Viu só como o conceito de o que é lead tracking tem TUDO a ver com você e a sua empresa?
Como acompanhar os passos de um Lead?
Embora o Google Analytics seja uma das ferramentas de inbound mais usadas para medir o desempenho das técnicas de marketing digital, ela não oferece o lead tracking como recurso.
Entretanto, existem no mercado diversas plataformas de automação de marketing as quais oferecem, dentre outras funcionalidades, um módulo para o lead tracking.
E para acompanhar o caminho da sua base de lead qualificado basta acionar alguns gatilhos, como cliques em email, conversão de formulário etc, para rastreá-los.
Além disso, também dá para programar ações a fim de garantir a nutrição, como criar uma sequência de emails para quem clica em determinado link e até notificações a partir de uma ação específica.
Dessa forma, a sua equipe não perde uma ação concluída da sua base de leads qualificados e assim otimiza a sua estratégia de marketing e vendas.
Já sabe o que é lead tracking? Então fique de olho nos seus leads qualificados!
Neste conteúdo você foi apresentado a um recurso muito importante dentro das técnicas de marketing digital e de inbound: o lead tracking.
E o conceito de o que é lead tracking é bem simples na prática: ele consiste na ação de rastrear as ações que a sua base de leads realiza no seu site.
Assim você consegue medir a assertividade da sua estratégia de nutrição de leads por meio de indicativos de que se eles estão ou não avançando no funil de vendas.
Dessa forma a sua equipe de marketing consegue preparar melhor esses contatos para um futura venda e, consequentemente, facilitar o trabalho de seus vendedores.
Depois de te mostrarmos a importância de se saber o que é lead tracking, explicamos que para contar com esse recurso basta investir em uma boa plataforma de automação de marketing.
E aí? Animado para otimizar suas técnicas de marketing digital? Se quiser mais dicas, confira o blog da Ideal Marketing.