Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
O que é landing page? Se você estuda ações de conversões no marketing digital provavelmente já se deparou com este tema. Agora vamos explicar detalhadamente tudo sobre o poder dessa ferramenta capaz de potencializar seus resultados.
Na tradução livre para o português, o termo significa “página de aterrissagem”, ou seja, é uma página para onde seus usuários serão direcionados após clicarem em um anúncio ou link divulgado pelo seu negócio.
Diferente de outras páginas, como a home do seu site ou até mesmo de um blog, a landing page tem um objetivo muito claro: a conversão do usuário.
E esse é o objetivo que vai guiar toda a estrutura da sua página de aterrissagem. Desde a linguagem adotada para interagir com o usuário até a ação que você deseja que seja realizada por ele.
Portanto, se o intuito do seu negócio é capturar e-mails a fim de criar um relacionamento com potenciais clientes, é importante que você conheça tudo sobre o que é landing page e vamos ajudar você:
Afinal, o que é landing page?
O que é landing page? As landings são páginas de destino, como apontamos logo no início do material, focadas em transformar o tráfego em leads e os leads em clientes.
Não sabe o que são leads?
Lead é um potencial consumidor, o qual já demonstrou algum interesse em adquirir o produto ou serviço de determinada empresa.
Geralmente essa demonstração de interesse é transmitida por meio de preenchimento de formulários ou até mesmo ao assinar uma newsletter.
Esses leads provém do tráfego web do seu site. Se você quer aumentar os leads e consequentemente o seu tráfego, o segredo eu te apresento agora mesmo:
Este material é diferente de todos já vistos no mercado e além disso, é gratuito! Posso apostar que o seu bolso gostou de saber dessa informação, não é mesmo?
Voltando às landing…
Por meio de ofertas de conteúdos relevantes para seu público-alvo é possível capturar informações dos usuários e, com isso, pode iniciar uma interação com o objetivo de convertê-lo.
Como assim?
Às vezes, para baixar um e-book, por exemplo, alguns blogs pedem uma ou outra informação do usuário em troca do material.
Na maioria das vezes pedem apenas o e-mail e nome do usuário e liberam o conteúdo.
A partir desse momento inicia-se uma interação com o potencial consumidor a fim de convertê-lo em um lead.
Quando se está aprendendo o que é landing page é importante sempre ter conhecimento da sua principal característica: trata-se de uma página não navegável, ou seja, ela não dá opções de links ao usuário.
Dessa forma nada poderá distrair o usuário e tirar a atenção dele do objetivo: o preenchimento do seu formulário.
Nela você terá total controle da ação tomada pelo usuário, pois ele não terá outra opção que não seja o preenchimento dos campos de informações básicas.
Se ele não tiver interesse fechará sua página. E isso não é negativo para o seu negócio, afinal, não vale a pena investir tempo e dinheiro com usuário sem o menor interesse no seu produto.
Squeeze page e landing page: qual a diferença?
Talvez, enquanto você estava procurando saber o que é landing page, se deparou com um termo curioso com o qual muitos fazem confusão: a tal da squeeze page.
Se você nunca ouviu falar, vamos explicar mesmo assim para você já aprender de vez.
Mas qual a diferenças das duas?
Elas têm objetivos diferentes e iguais. Confuso? Calma, vamos explicar melhor.
Squeeze page é a já conhecida página de captura, a qual solicita informações em troca de algum material.
Essas são algumas características da estrutura de uma squeeze:
- Imagem chamativa;
- Call to action de qualidade;
- Formulário de inscrição.
Embora sejam semelhantes como a citada acima, landing pages são páginas para onde você encaminha seu potencial consumidor.
Ela pode estar em qualquer página, dentro ou fora do seu site, mas sempre com o objeto de conduzir e atrair tráfego.
Veja os objetivos de cada uma delas para ficar mais claro suas diferenças:
Squeeze page
Uma squeeze tem o objetivo de capturar e-mails para uma ação. Apenas isso.
Para conseguir esses e-mails você oferece gratuitamente um material relevante em troca.
A squeeze page pode ser apenas um formulário. Ele pode ser inserido em uma homepage ou até mesmo em páginas internas de um blog ou site.
Landing page
E o que é landing page?
Já o objetivo de uma landing pode ser a venda; conceituar uma marca frente no mercado de atuação ou interagir com o usuário.
Além disso, ela também é capaz de capturar leads por ser elaborada com um conteúdo altamente persuasivo.
Isso mesmo, uma landing pode ser uma squeeze page, mas nunca vai ocorrer o contrário.
Quando o usuário informa o e-mail em sua squeeze, a qual pode fazer parte da sua página, você pode interagir por meio de uma newsletter, por exemplo. Tudo com o objetivo de converter o potencial consumidor.
Viu só? Por isso quando as pessoas aprendem o que é landing page e encontram esse formato squeeze se confundem um pouco, um dos seus objetivos é exatamente o mesmo.
Se você está estudando sobre o que é landing page, precisa ter claro o que é conversão.
Estamos falando sobre conversão o tempo inteiro, mas você sabe o que significa?
Trata-se de um termo muito comum em ações de marketing digital. Então você deve saber esse conceito o quanto antes.
Quando você leva o público-alvo a realizar uma ação desejada pelo seu negócio, você está convertendo-o, ou seja, ele foi para um novo estágio de relacionamento com sua empresa.
Essa ação de desejo pode ser uma venda, o endereço do e-mail ou o preenchimento de um formulário, por exemplo.
Existem dois tipos de conversões, conheça-os:
Conversão direta
Para entendermos melhor o que é landing page é importante, também, conhecer alguns conceitos como o de conversão direta.
Quando um visitante do seu site responde uma oferta de produto ou serviço e realiza uma ação concreta, que realmente demonstre seu interesse na aquisição, classificamos essa conversão como direta.
Exemplos:
- Assinatura de newsletter;
- Pedido de orçamento;
- Ligação para central de atendimento;
- Acionar botão de alerta de disponibilidade de produto;
- Reserva de horário ou de um serviço ou produto.
Conversão indireta
Aqui o usuário fornece informações pessoais, como nome, e-mail ou cargo em troca de algum material de seu interesse, um e-book ou infográfico, por exemplo.
É importante frisar: o único valor dessa oferta é o fornecimento dos dados para uma futura interação com o usuário.
A conversão indireta acontece de forma muito sutil e, embora não gere resultados imediatos, é uma forma de conservar aqueles visitantes os quais ainda não estão prontos para adquirir seu produto/serviço.
No futuro, quando você nutrir essas pessoas com conteúdos informativos e/ou educativos, talvez este consumidor esteja pronto para seguir à próxima etapa de interação com seu negócio.
Qualquer passagem de estágio é uma forma de converter o consumidor do seu negócio.
Você não pode esquecer disso, ok?
Então vamos continuar e entender ainda melhor o que é landing page para você ter resultados incríveis no seu negócio!
O que é essa tal de conversão?
Por que investir em landing pages?
Não basta só saber o que é landing page, certo? É necessário também saber quais os motivos existentes para investir nela.
Não se esqueça de um ponto importante, por isso vamos insistir em repetir algumas vezes: o único objetivo de uma página dessas é a conversão.
São elas as responsáveis por dar resultado ao seu negócio. Portanto, não se esqueça disso, beleza?
Quando falamos de marketing digital é impossível não atrelar os resultados de suas ações a uma boa landing page.
Se você acaba de lançar um e-book sobre marketing de conteúdo, por exemplo, guiar seu potencial consumidor até uma landing page e conseguir alguns de seus dados é muito importante para dar continuidade a interação.
Por meio da landing page você consegue converter usuários e isso pode mostrar como está a saúde do seu negócio.
Veja alguns benefícios de saber o que é landing page e inserir ela no seu empreendimento:
Aumento na base de leads
Como apontamos, ao saber o que é landing page você, automaticamente, descobre alguns benefícios como o aumento na base de leads.
Imagine que você tenha um site focado em venda de camisas de times de futebol.
Você recebe cerca de 20 mil visitas mensais em seu site, mas eles não deixam nenhuma informação no seu site, saem muitas vezes sem comprar e não deixam rastros.
Agora, imagine que seu site conta com 10 mil visitas por mês, mas ao navegar os usuários se deparam com links de ofertas de vários dos seu produtos e, quando acessam este link, se deparam com sua página.
Nesse momento eles terão de informar algum dado pessoal em troca de um material relevante.
Como você trabalha com artigos esportivos, pedir informações como time do coração, nome e endereço de e-mail são ótimas opções.
Mas o que você faria com essas informações?
Se o usuário passou o e-mail ele está disposto a conversar com você, não acha?
Então, quando chegar novos produtos de interesse para esse potencial cliente, você pode enviar e-mails alertando-o.
Não acha uma boa estratégia? Se você torce para o Santos, por exemplo, e recebe novidades de produtos pelo menos uma vez por mês, não chamaria atenção?
Esses clientes que passam contatos ou assinam newsletter por meio de uma landing page, como já apontamos, passam a ser considerados um lead, pois já demonstraram interesse em adquirir produtos do seu negócio.
Ou seja, não é tão vantajoso ter milhares de visitas e não conseguir informações dos potenciais consumidores a fim de construir uma relação e vender seu produto futuramente.
Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o que é landing page com mais um benefício?
Identificar seus leads
Se você está tentando entender o que é landing page, nada melhor do que conhecer mais um benefício: a identificação de leads.
Quando os usuários acessam sua página de conversão e preenchem o formulário, como dito pouco antes, eles sempre deixam informações pessoais.
Essas informações podem ser referente ao cargo profissional do potencial cliente, nome, e-mail, localização, etc. Tudo depende do tipo de negócio da sua empresa.
Tente não pedir muitas informações em sua landing page, seja o mais objetivo possível e solicite dados realmente importantes para desenvolver uma relação com o consumidor futuramente.
Se deixar o processo complexo, o usuário não irá permanecer na sua página e isso pode colocar todo seu trabalho por água abaixo.
Por isso é essencial estudar o tema “o que é landing page” e saber como criar uma landing de qualidade para o seu negócio.
A partir do momento em que você identificar os leads e, de acordo com o tipo de conteúdo consumido por eles, é possível saber em qual estágio da compra eles se encontram e, assim, ter um sucesso maior com as vendas.
Após identificar quais conteúdos eles acessam, você pode criar estratégias de email marketing personalizadas e potencializar seus resultados.
Você sabe o que é esse tal de estágio de vendas?
Se não sabe, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar você.
Você ou qualquer outra pessoa que adquiriu um serviço ou produto passou por todas as fases de uma venda.
Essas fases são nomeadas como jornada do cliente ou funil de vendas.
Trata-se de um conjunto de etapas que representam o contato do cliente com sua marca, desde o primeiro contato dele com sua empresa até o fechamento do negócio.
Esse tema é muito importante para sua estratégia ser mais assertiva, portanto, não deixe de saber o que é funil de vendas mais a fundo para potencializar os resultados do seu negócio!
Agora que você entendeu melhor o que é landing page e os motivos de criá-la que tal conhecer as vantagens de usá-la em sua estratégia de marketing.
Vantagens de ter uma landing page
Beleza, agora você já sabe o que é landing page, mas e aí, quais são as vantagens de ter uma em seu site?
Bom, vamos listar 5 delas para você ter ainda mais certeza da importância desse investimento:
1. Facilita para o seu cliente encontrar o que ele realmente buscava de forma bem objetiva.
2. É uma forma de conversar com consumidores realmente interessados no seu produto ou serviço.
3. Custo inferior a divulgação de mídias mais tradicionais
4. Em relação a qualquer outra página do seu site, em termos de conversão, a landing page é muito mais eficiênte.
5. Permite que você faça pequenos testes para obter resultados cada vez melhores. Estes testes são feitos por meio de pequenas alterações, como mudanças em títulos, botão de call to action, entre outras.
Viu só? Saber o que é landing page e desenvolver uma para o seu negócio é uma ótima alternativa para sua estratégia de marketing digital.
Conheça algumas ferramentas para criar sua landing page
Esperamos que você tenha compreendido o que é landing page, porque a partir de agora falaremos sobre as ferramentas utilizadas para criá-la.
De acordo com uma pesquisa feita pelo HubSpot, uma das principais empresas de Inbound Marketing do mundo, modelos de landing pages típicas convertem de 5% a 15%, mas as melhores otimizadas chegam a 30% ou um pouco mais.
Mesmo com esse números, há profissionais que ainda resistem em apostar nessa alternativa para obter melhores resultados em estratégias de marketing digital.
Veja um dos principais motivos por eles não apostarem nessa opção:
- Acham muito complicado e que toma muito tempo;
- nunca conseguiram alcançar taxas de conversão consideráveis;
- Não sabem criar uma landing page.
Todos esse problemas podem ser resolvidos com ferramentas de criar uma página de conversão.
Vale deixar claro uma outra possibilidade para criação de uma landing page, mas menos acessível financeiramente: a contratação de um desenvolvedor.
Isso pode levar um tempo maior, mas é uma outra alternativa para seu negócio.
A maioria das ferramentas de criar landing page já possuem templates e você pode editar qualquer mensagem para adequar ao objetivo do seu trabalho.
E isso já reduz consideravelmente o tempo para desenvolver uma landing page para seu negócio.
Praticidade é o que todos nós desejamos, certo?
Como você já sabe o que é landing page, vamos ensiná-lo como desenvolver a sua com facilidade e potencializar os resultados da sua empresa.
Veja as 4 ferramentas mais indicadas para você dar o pontapé inicial na sua estratégia de conversão de potenciais clientes:
1. Unbounce
Tendo entendido o que é landing page, chegou o momento de falar sobre as ferramentas para criá-la, a primeira delas é o Unbounce.
O Unbounce é bem semelhante as outras ferramentas que vamos listar neste tópico. Vamos esclarecer alguns pontos.
Um dos motivos pelo qual essas ferramentas são fáceis de usar é porque são desenvolvedores “drag and drop”, ou seja, é possível arrastar os objetos do conteúdo e posicioná-los no local desejado.
Processo semelhante ao arrastar pastas de uma área de trabalho, porém, dentro de um documento de criação de landing page.
Esse trabalho tem um custo, mas pode se encaixar ao seu negócio, pois há três opções de planos.
O plano Enterprise é a alternativa mais cara, mas que disponibiliza todas as ferramentas do Unbounce com 375 templates para usar como base. Ele custa U$ 499,00 mensais.
Já o plano intermediário, chamado de Prêmio, cobra US$ 199,00, mas tem algumas restrições ao usuário e 150 opções de templates para criar uma landing page de qualidade.
A opção mais em barata, o Essencial, custa U$ 99,00 e conta com 75 modelos de landing page para editar e deixar o mais próximo do que deseja.
Como você acabou de aprender o que é landing page, o último plano será muito útil para dar início em suas páginas. Ele tem tudo que você precisa para criação.
Os dois últimos planos oferecidos pelo Unbounce, Prêmio e Essencial, oferecem um teste de 30 dias ao usuário.
Você ainda tem a opção de assinar um pacote anual em qualquer um dos planos, o que deixa um pouco mais em conta.
Uma boa oportunidade, não acha?
Um característica do Unbounce, assim como alguns dos outros, é que as maiorias das páginas criadas são responsivas, ou seja, se adaptam ao tipo de tela usada pelo usuário.
Se a pessoa estiver logada em um smartphone, por exemplo, a página será tão bem distribuída quanto em um tablet ou desktop.
Não haverá aquela necessidade de usar o zoom para ler o texto e localizar todas as opções da página.
Quer saber mais a fundo? Acesse nosso conteúdo e saiba como deixar seu site perfeito, proporcionando uma experiência agradável ao seu potencial cliente .
2. Instapage
Se você sabe o que é landing page, deve saber que o Instapage é outra opção muito usada por quem pretende aprender como criar uma landing page para o seu negócio.
Ao contrários de outros, ele oferece um plano gratuito com poucas opções, mas se você quiser algo mais completo, ele oferece um pacote de U$ 29,00 por mês.
Mas essa versão gratuita pode ser utilizada para até 100 visitas únicas por mês.
Já a versão paga é para números superiores e, além disso, possui integração com recursos SEO e plataformas de e-mail marketing.
Os pacotes disponíveis variam de U$ 79,00 a U$ 229,00. Há opções focadas para empresas iniciantes e também as mais avançadas.
Sua empresa não tem valores expressivos para investir em uma ferramenta criadora de modelos de landing page? Então esta é a melhor alternativa para o seu negócio.
E se você está se perguntando sobre a tal da responsividade, o Instapage também oferece, não se preocupe, suas landing pages estarão muito bem expostas em todos os tipos de telas.
Além disso, você também pode trabalhar arrastando e editando suas caixas de criação.
Sem falar em uma ferramenta de testes para otimizar sua landing page: o teste A/B dentro da própria ferramenta.
Falaremos sobre esse teste A/B mais a frente no conteúdo. Ele vai ser muito importante para potencializar os resultados da sua landing page. Não deixe de conferir!
Voltando ao Instapage…
Comparado ao Unbounce, o Instapage é um criador de landing page mais simples de usar.
Isso pode ser positivo ou negativo, depende muito das necessidades do seu negócio.
Se você ainda não tem muitas técnicas para criação, ele é uma ótima alternativa. É ideal para quem está aprendendo o que é landing page e como criá-la.
É bom destacar: todos os templates disponíveis já foram testados e realmente dão resultados. Não há motivo para ficar receoso em apostar neles.
3. LeadPages
Esperamos que você já tenha entendido o que é landing page, pois iremos abordar uma terceira opção de ferramenta: o LeadPages.
A mais conhecidas entre os profissionais de marketing digital, a ferramenta LeadPages é usada por blogueiros que talvez você siga.
O plano básico tem valor semelhante ao Unbounce, primeira opção do conteúdo. Mas sua única função é criar landing page.
Nos planos mais avançados você terá acesso a outras ferramentas, como o teste A/B, por exemplo.
Uma das vantagens de usar essa opção é que eles não só disponibilizam uma grande quantidade de templates, como também os classificam por taxa de conversão.
O que isso quer dizer?
O LeadPages lista qual dos templates conseguem alcançar o objetivo com maior facilidade e, assim, você pode optar pelo melhor de acordo com o seu negócio.
Mas não se engane, esse número não representa o que você terá de conversão.
Ele faz alusão a experiência de outros usuários com o mesmo modelo de landing page escolhido por você.
Outro ponto importante: alguns dos templates não são gratuitos; custam entre U$ 10,00 e U$ 15,00 cada um deles.
Tá bem, vamos falar de valores.
O LeadPages oferece dois planos mensais. Um de U$ 37,00 e outro de U$ 79,00, ambos com teste de 14 dias gratuitos.
Com certeza você já se deparou com algum blog que usa essa ferramenta. Veja o pop-up abaixo para confirmar:
Se você já encontrou algo parecido na web, saiba de uma coisa: eles vêm de contas no LeadPages.
É possível trabalhar com essa opção de pop-up em todos os planos, com exceção do mais básico.
4. Launchrock
Assim como as demais ferramentas o Launchrock também é um criador de landing pages.
Mas ele tem uma pequena diferença: é usado para criar páginas de aterrissagem “em breve”.
Essas páginas são mais usadas por startups prestes a ingressarem no mercado ou negócios que estão tentando lançar um novo produto e fazer o público-alvo se interessar por ele.
Se você se encaixa em uma dessas duas alternativas, o Launchrock é a ferramenta que você deve apostar quando descobrir o que é landing page.
Uma de suas características é a simplicidade. Você apenas escolhe um dos templates e edita as mensagens para ficar de acordo com a necessidade do seu negócio.
Além disso, este criador de landing pages também cria todos os seus materiais em design responsivo.
E não é só isso.
Ele disponibiliza relatórios e análises. Assim você entenderá seu público-alvo, ou seja, ver quais trabalhos são mais atrativos para ele e, a partir dos resultados, pode impulsionar seu negócio.
Quer algo mais atrativo ainda?
O preço!
É totalmente gratuita, mas se você deseja uma ferramenta com mais opções, é possível aderir o plano Profissional, que exige um investimento financeiro, mas bem inferior aos demais citados no conteúdo.
Se você entende sabe perfeitamente o que é landing page, mas ainda não está em um nível avançado de desenvolvimento, o Launchrock é o ideal para o seu negócio.
Principais elementos de uma landing page
No processo de aprendizagem sobre o que é landing page, é importante ter ciência dos principais elementos para desenvolver uma com qualidade e capacidade de atingir os objetivos do seu negócio.
Por isso separamos um tópico apenas para focar nesses elementos e não deixar você errar em detalhes que talvez pareçam simples, mas na verdade são erros muito comuns.
Título e subtítulo
Depois de compreender o que é landing page, é importante conhecer os elementos que a estruturam tal como o título e o subtítulo.
Segundo estudo do Copyblogger, site referência em copywriting, 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Apenas 2 em cada 10 lerão a página inteira.
Entendeu o porquê de elaborar um bom título? Ele que guiará o usuário até o restante do material da sua landing page.
Vamos fazer uma comparação.
Você, quando entra em uma livraria, em quais livros você se interessa logo de cara?
Normalmente são os que têm uma capa chamativa e com um título interessante, que aguce a leitura.
Quando você entender direitinho o que é landing page e como criar uma, vai notar que não é muito diferente.
Se você chamar atenção das pessoas, a possibilidade de venda passa a ser muito maior.
Por isso esses dois elementos devem ser muito claros quanto a proposta de valor da sua oferta.
Tudo para o visitante chegar na sua página e já ter ideia do benefício oferecido pelo seu negócio.
Portanto, tenha muita atenção ao desenvolver títulos e subtítulos para suas landing pages.
Imagens
Com a ideia de o que é landing page na cabeça, vamos continuar a discutir os elementos que a compõe, comecemos retomando um exemplo.
Já falamos da livraria, lembra?
O mesmo pode ser aplicado aqui. É preciso ter uma boa imagem que reflita bem a proposta do seu negócio.
É como aquele velho ditado diz, “uma imagem vale mais que mil palavras”. E isso é totalmente aplicável na elaboração de landing pages persuasivas.
Se a imagem escolhida para sua página de destina não tiver relação com a proposta do seu negócio, pode ser confuso para o consumidor e isso o levará a fechar sua página.
Então vamos ser bem seletivos com a qualidade das imagens, beleza?
Não caia na furada de trabalhar com imagens já utilizadas para outros projetos, isso pode não passar credibilidade e vai impactar diretamente na conversão da sua página de conversão.
Ok, nós entendemos que nem todos sabem editar imagens com facilidade. Mas o mercado oferece boas opções que podem auxiliar na criação de capas de e-book e outros materiais ricos oferecidos por meio de uma landing page.
Você pode usar sites como Canva, Fotor ou BeFunky, sites fáceis de manejar e capazes de criar imagens muito boas para sua campanha.
Descrição de oferta
De que adianta saber o que é landing page, ter um bom título, imagens atraentes, de acordo com o objetivo da sua ação, mas não ter uma descrição do serviço que você oferece?
Você, quando está à procura de um serviço ou produto na internet, algo como um curso de aperfeiçoamento de escrita, por exemplo, você se satisfaz apenas com a informação de valores e horários?
Difícil conseguir uma conversão assim, não acha? É como um tiro no escuro, a probabilidade de acerto é mínima.
Veja alguns pontos positivos para uma descrição de qualidade:
- Use bullet points com informações rápidas;
- Escolha até 5 itens relevantes e descreva-os para o usuário. Não esqueça de não fazer parágrafos blocados, ou seja, textos longos;
- Destaque termos ou frases relevantes em negrito;
- Conte quais são os benefícios, não as funcionalidades. O usuário quer saber o porquê o produto é bom para ele, não como ele funciona.
Se seu produto/serviço é muito complexo e difícil de entender, você pode apostar em vídeos explicativos ou até mesmo mostrar o funcionamento do material com este vídeo.
Essa estratégia com certeza irá impactar a forma que o potencial consumidor receberá o seu material.
Por isso, não deixe de fazer uma boa descrição dos seus produtos, pois este “detalhe” pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua página de conversão.
Formulário
Além de saber o que é landing page, você precisa entender o conceito de formulário e sua importância.
Aqui é o local onde acontecerá a conversão de fato do seu usuário. Portanto tenha o máximo de atenção, pois o sucesso do seu negócio depende desta etapa.
É importante ter um conhecimento muito grande quanto ao objetivo do seu negócio para pedir informações realmente relevantes para dar sequência no relacionamento com seu potencial cliente.
Embora não seja uma regra exata, no geral, quanto mais informações solicitadas ao usuário, menor será sua taxa de conversão.
Ninguém tem muita paciência em ambiente digital. Por isso é preciso ser objetivo e pedir apenas dados que terão alguma utilidade para sua estratégia.
Então, ao aprender o que é landing page, atente-se a este ponto fundamental para conseguir bons números de conversão.
Outra maneira de ter um bom número de conversões é conhecer as 3 dicas infalíveis para aumentar as vendas de qualquer negócio! Não sabe quais são elas? Vamos te ajudar então:
Princípios visuais para tornar sua landing page mais atrativa
Saber o que é landing page, bem como compreender todos os quatro elementos anteriores são considerados essenciais para obter resultados positivos com essa estratégia.
Mas não fique apenas neles.
Também podemos trabalhar com princípios visuais interessantes e eles podem qualificar ainda mais seus modelos de landing page e chamar atenção dos usuários para determinado local da página é o primeiro deles.
Direcionamento
Além de saber o que é landing page, é necessário pensar nos princípios visuais da página e um deles é o direcionamento.
Utilize setas ou imagens de pessoas olhando para o seu formulário, isso induzirá o leitor.
E por que isso é positivo?
O olho humano segue esses tipos de indicações e pode influenciar na conversão da sua landing page.
Nos deparamos com muitas situações de direcionamento diariamente.
Em uma estação de metrô, por exemplo, o mapa indica “você está aqui” com uma seta. O mesmo ocorre com placas que direcionam pessoas até a saída da estação.
No mesmo metrô, temos outro método de direcionamento, mas para pessoas com deficiência visual.
Trata-se da faixa azul a fim de levar usuários até a catraca, elevadores, saídas, etc.
Isso também acontece dentro de shoppings, com placas indicando praça de alimentação, lojas específicas, etc.
Mas qual a relação disso com o design de landing pages?
Você pode utilizar destas artimanhas para guiar o usuário até onde você deseja que ele chegue – a conversão com o preenchimento do formulário.
Mesmo de forma inconsciente, as pessoas seguem as setas ou imagens.
Portanto, agora que você aprendeu o que é landing page, não deixe de aplicar esta técnica em sua criações, pois é uma forma de impulsionar os resultados do seu negócio.
Espaços em branco
Depois de compreender o que é landing page, precisamos pensar em aspectos visuais e um deles reside nos espaços em branco.
Sabe quando procuramos conteúdos na web e entramos em um link com textos enormes e parágrafos longos? A possibilidade de continuarmos na página é bem pequena.
Ou vai nos dizer que você procura por conteúdos assim?
Com landing pages não é diferente. Deixe espaços em branco na sua página, isso faz com que os elementos respirem e facilita a leitura do material.
Ao isolar um conteúdo envolvido em espaços brancos, o leitor ficará curioso para saber o motivo deste conteúdo estar mais afastado dos demais, ou seja, a probabilidade de conversão é maior.
Já quando há espaços maiores entre os parágrafos, a experiência do usuário dentro da sua landing page será muito melhor.
Destaques
Compreendendo melhor o que é landing page podemos pensar nos aspectos visuais desta página tal como os destaques.
Desenvolvido pelo Robert Solso, destaque é um exemplo de atenção seletiva. Aposto, você já se deparou com pequenos trechos de um texto destacado em negrito, certo?
Neste artigo e em outros do blog temos costume de usar essa técnica. Embora não seja exatamente em uma landing page, a intenção e a efetividade são as mesmas.
Veja em um material publicado aqui no Ideal Marketing:
Os leitores costumam memorizar com maior facilidade trechos destacados em negrito, seja um artigo, um material rico ou uma landing page.
Martin Maguire fez um estudo de execução eficaz desta estratégia de destaque, publicado no International Journal of Man-Machine Studies.
A análise diz que o limite de uso do negrito é de até 10% do texto.
Caso tenha negrito em excesso em suas landing pages, o efeito de enfatizar algum trecho não terá tanto sentido.
Portanto, quando aprender como criar uma landing page, já sabendo o que é landing page, não detalhe sua oferta com frases e mais frases em negrito, pois isso não trará bons resultados.
Reconhecimento
Steve Krug define este termo com as seguintes palavras:
“Reconhecimento são dicas visuais no design de um objeto que sugerem como ele pode ser usado. Por exemplo, o estilo tridimensional de alguns botões evidencia que devem ser clicados.”
Há diferença entre os botões, até mesmo entre o primeiro e o segundo. Acredite: seus resultados podem mudar caso o formato utilizado fuja muito do primeiro modelo da imagem.
Estes botões de call to action estão presentes em formulários de conversão. Veja o exemplo a seguir:
Quando não estamos muito por dentro do tema, o desenvolvimento visual pode parecer besteira. Mas, depois de aprender o que é landing page, sabemos que é um ponto fundamental para ter sucesso.
6 dicas de como fazer uma landing page
Se conselho fosse bom…
Esqueça essa frase! Nós vamos dar algumas dicas totalmente gratuitas. E o melhor: elas vão contribuir com o crescimento da conversão da sua landing page.
1. Crie títulos simples e objetivos
Esse é o primeiro contato do usuário com sua landing page. E como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica.
Então é preciso elaborar um título simples, objetivo e que contenha a palavra-chave em foco.
Deve ser um título que incentive o leitor a acessar seu conteúdo sem pensar duas vezes!
Para conseguir estimular essa curiosidade, você deve usar e abusar de palavras chamativas, como “gratuito”, “guia completo”, “grátis”, “material definitivo”, entre outras opções.
Lembre-se: seja claro quanto ao objetivo do material oferecido ao usuário em troca das informações que serão utilizadas para interagir com o lead futuramente.
Essa é a primeira dica oferecida uma vez que você já sabe o que é landing page e precisa fazer a sua começar a converter.
2. Selecione as melhores cores
Sim, quando se aprende o que é landing page também é importante saber a forma mais adequada de usar as cores.
Elas têm um papel importante dentro da sua página de aterrissagem e podem ser determinantes no resultados da sua campanha.
O botão de call to action, por exemplo, precisa ter um grande destaque dentro da sua landing page.
Logo, é preciso ter um uma página com a cor diferente o botão de CTA, pois o clique neste botão é seu objetivo, ele deve ter o máximo de destaque possível.
Procure combinar cores quentes com cores frias, assim o botão ficará destacado e o usuário vai tomar ação desejada pela sua campanha.
Antes de aprender o que é landing page, você pensou que teria que combinar cores tão bem quanto o Falcão?
Aposto que não!
Logo logo vamos falar um pouco mais sobre call to action. Assim você entenderá melhor o poder desse botão.
3. Estimule a curiosidade do leitor
A terceira dica para quem entende de o que é landing page é estimular a curiosidade do leitor!
Um dos pontos que geram acessos aos conteúdos é a curiosidade dos usuários. Por isso é importante trabalhar com palavras que aguce o leitor. Termos como “descubra”, “surpreenda-se”, costumam ser muito positivos.
Quando se usa palavras como esta é mais fácil de estimular o usuário a aceitar sua oferta e consumir o material oferecido.
4. Prova social
Prova social é outra forma de gerar confiança no leitor, pois ele terá contato com outros consumidores que já adquiriram seu material.
Grave vídeos de clientes satisfeitos dizendo o quão positivo foi adquirir seus produtos ou serviços e como ele foi fundamental para solucionar seu problema.
E não precisa ser apenas com vídeos. Pode usar comentários de redes sociais, de qualquer uma que você estiver presente — sem exceções.
Não para por aí: outra prova social que gera confiança no seu público são números do seu material.
Frases como “Mais de 3 mil assinaturas”, quando estiver se referindo a newsletter, ou “mais de 1.500 downloads” quando for referente a materiais ricos, como infográficos.
5. Não insira menus!
Apontamos isso em alguns momentos durante o artigo. Mas mesmo assim vale destacar em um tópico exclusivo.
Não inclua opções de menu em sua landing page, isso pode ser apenas uma distração para o usuário, ou seja, uma possibilidade de não convertê-lo.
Como você já sabe: o objetivo de landing pages é a conversão, não vamos fugir disso, não!
6. Vídeos
Vídeo é uma forma de se aproximar das pessoas e com a landing page não é diferente, afinal, está cada vez mais comum usar no marketing digital.
O vídeo dentro de uma landing page serve como apoio para apresentar sua oferta e, como já dissemos, pode ser uma forma de compartilhar opiniões de clientes do seu negócio.
Essas opiniões podem ser a última coisa que um potencial consumidor precisava para virar um lead do seu negócio.
Quando uma pessoa sugere um produto que você já estava prestes a comprar, você não se sente um pouco mais seguro?
É exatamente isso que as declarações devem passar para os potenciais consumidores: segurança para finalizar a compra.
Como eu posso divulgar a landing page?
Certo, agora você já sabe o que é landing page, como criá-la, mas ainda não aprendeu como conseguir melhores resultados com divulgação, né?
Então vamos focar um pouco nessa parte de divulgação, afinal, os potenciais clientes ainda não sabem da existência da sua landing page.
Antes de tudo é importante saber onde está a sua persona, ou seja, em qual canal ela gera mais audiência ao seu negócio?
Não sabe o que é persona? É a palavra usada para substituir o famoso público-alvo, mas que pouco tem a ver um com o outro.
Público-alvo é algo mais genérico, que abrange uma quantidade muito maior de pessoas quando comparado a persona.
Persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal, ou seja, o consumidor com mais chances de adquirir um produto da sua empresa.
Quando definir sua persona, você parte para a etapa de divulgação da sua landing page.
Entre os canais para divulgação da sua página estão: redes sociais, site/blog da sua empresa, e-mail marketing e mídias pagas.
Vamos falar sobre cada um delas rapidamente:
Redes sociais
Suas redes sociais tem um grande potencial para geração de leads, sabia disso?
Todas as pessoas que seguem seu perfil tem algum interesse, seja no Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.
Nada melhor do que falar com pessoas já interessadas em nosso produto ou serviço, pois a facilidade de efetivar a venda é muito maior.
No Instagram, por exemplo, você pode criar Stories com frases chamativas e que levam diretamente para sua landing page.
Já com o Facebook você pode procurar grupos focados em marketing digital ou em qualquer outro produto que você venda e fazer a divulgação dentro dele.
Site ou blog
Aqui o tráfego pode ser ainda melhor quando comparado às redes sociais, pois os usuários tiveram o trabalho de procurar seu site, ou seja, eles realmente têm interesse no que você tem a oferecer.
A chance de conversão é muito grande. Veja na imagem abaixo:
O usuário estava à procura de conteúdos relacionados ao marketing de conteúdo e se depara com uma landing page oferecendo um tráfego maior em sua campanha. Boa ideia, não acha?
Email Marketing
E-mail marketing, ou newsletter, é uma forma de constatar seu potencial cliente por meio de mensagens via e-mail.
É uma maneira de distribuir conteúdos relevantes e fortalecer sua interação com o lead do seu negócio.
Você pode enviar mensagens com novidades de produtos ou materiais e ver qual efetividade desse trabalho por meio das métricas de como a taxa de abertura de e-mail, por exemplo.
Um trabalho muito bem feito com envio de e-mail é feito pela empresa de streaming Netflix.
A produtora de séries e filmes envia mensagens com as novidades que talvez interessem ao seu cliente. Tudo de acordo com os materiais já consumidos por seus clientes durante determinado período.
Repare, além da sinopse para instigar o interesse do usuário, eles trabalham com o botão de call to action e também com outra opção, que seria uma espécie de “assistir depois”.
Netflix mostra que não sabe apenas produzir ótimos conteúdos, mas também entende o que é landing page perfeitamente.
Mídias pagas
Investir em mídias pagas é uma boa alternativa para potencializar os resultados da sua landing page.
Com o Google AdWords, por exemplo, você pode posicioná-la nos buscadores do Google, além de poder trabalhar com anúncios no YouTube também.
O AdWords é a ferramenta de publicidade do Google e sua principal fonte de receita.
Veja como seus anúncios podem aparecer no buscador:
Todos eles são destacados como “anúncio” e fixam em posição de destaque nas páginas de busca.
Sabe o melhor? Há mais de uma forma de pagar por isso e uma delas com certeza caberá no seu bolso, então não perca tempo e impulsione os resultados da sua landing page!
Quer saber o que é Google AdWords muito mais a fundo? acesso nosso conteúdo e seja um especialista no tema!
Confira as métricas de suas landing pages
Bom, depois de entender o que é landing page, você deve ver qual a efetividade de fato de cada uma delas.
Ao metrificar os resultados das suas páginas você consegue direcioná-la para o caminho mais adequado.
O Google Analytics é a melhor ferramenta para fazer este trabalho.
Ele é uma ferramenta de análise e monitoramento de sites e aplicativos mais usada no mundo.
Se todos usam, alguma coisa de bom tem, não acha?
Trata-se de um alternativa fácil de configurar e pode ser integrada com outros serviços do próprio Google, como o AdWords, por exemplo.
O Analytics é capaz de monitorar o perfil dos frequentadores do seu site, apontar as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos que os usuários mais usam, localização, entre outras opções.
Quer saber o que é Google Analytics mais a fundo? Acesse nosso conteúdo e saiba como anda sua campanha!
Agora nós vamos listar quais são as métricas que você deve se preocupar para fazer análise da efetividade da sua landing page.
Taxa de rejeição
Obviamente nem todos irão permanecer na sua landing page, seria muita pretensão pensar dessa forma, não acha?
Por isso é preciso saber qual número exato e descobrir por qual motivo essas pessoas não permanecem na sua landing, afinal, você já sabe o que é landing page, já consegue entender esse cenário com mais clareza.
Essa métrica aponta a porcentagem de usuários que entraram em sua landing page e, sem realizar nenhum tipo de interação, fecharam ou digitaram outra coisa na URL.
O que seria essa interação?
Clicar, preencher formulário, ver vídeos, etc.
Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, desde aquela pessoa que caiu de paraquedas, ou seja, que não é seu potencial cliente, até a má estruturação da sua landing page.
Se sua página não for muito intuitiva ou até mesmo confusa, ela certamente terá uma taxa de rejeição alta.
Outra coisa importante para reduzir a taxa de rejeição da sua landing é manter a coerência do material com o anúncio que levou o usuário até sua página.
Taxa de saída
Essa métrica tem uma pequena semelhança com a taxa de rejeição. Mas aqui nós conseguimos a porcentagem de usuários que interagiram com a landing page, mas, por algum motivo, não realizaram a ação.
Notou a diferença?
Embora o usuário também tenha desistido da sua página e fechado a aba, ele ao menos interagiu com ela — esta é a diferença da métrica anterior.
Um dos grandes fatores que contribuem com a taxa de de saída é a falta de objetividade da landing page. Ela deve ser simples, clara e intuitiva, assim o usuário não precisa pensar por muito tempo.
Taxa de clique
Como o próprio nome diz, indica a porcentagem de cliques em cada elemento específico da landing page.
Para ter sucesso com os números dessa métrica você precisa usar palavras com o tom de urgência, como “Baixe agora esse e-book”, “Não perca tempo e adquira”, etc.
Para aumentar sua taxa de clique sempre destaque qual o benefício que o produto trará a pessoa, não os esforços para adquiri-lo.
Taxa de conversão
Como você já sabe o que é landing page, deve imaginar que esta métrica é a mais importante para o seu negócio.
A taxa de conversão mede os números dos usuários que de fato realizaram a ação desejada.
Essa ação vai de acordo com o seu negócio. Pode ser a venda de um produto, o preenchimento de um formulário ou até mesmo entrar em contato com um representante de vendas, por exemplo.
Tá bem, mas como faz para aumentar essa taxa de conversão?
Testes! Este é o segredo para sempre ter bons resultados de conversão depois de aprender como criar landing page.
É preciso testar suas campanhas constantemente. Mude o layout e abordagens, por exemplo, e veja qual o melhor resultado.
Para testar as ações é possível deixar duas dela no ar e ver qual consegue o melhor desempenho. Tudo por meio do Teste A/B, que falaremos um pouco mais logo logo.
Como já apontamos, a landing page deve ser muito intuitiva, pois o usuário não a conhece como você e precisa ser guiado para tomar a ação desejada e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.
Para melhorar seus resultados com essa métrica, é preciso acompanhá-la semanalmente, no mínimo.
Se sua taxa de conversão está baixa, os motivos podem ser os mesmos apontados na taxa de saída. Corrija-os com urgência e não perca tempo e dinheiro.
Custo por venda
É importante saber o que é landing page e todas as outras informações do conteúdo para conseguir ter sucesso em sua estratégia, mas, assim como qualquer negócio, é preciso saber quanto cada cliente custou para ser adquirido.
Nessa métrica é necessário que você tenha o número de investimento da sua estratégia de marketing digital e a quantidade de vendas realizadas com esse investimento.
Mas a importância de saber esse valor?
Simples: se o valor por cliente for baixo, significa que você está no caminho certo. Agora, se estiver muito alto…
Call to action: o botão do sucesso!
Para um estudo completo sobre o que é landing page, entender sobre CTA não pode ficar de fora.
Citamos esse termo algumas vezes ao longo do conteúdo, mas não detalhamos muita coisa sobre. Chegou a hora de você saber um pouco mais sobre call to action.
Esse botão digital também pode ser abreviado como CTA e, em português, significa “chamada para ação”.
Como você já sabe, é um dos principais elementos de uma página de destino, portanto, além de saber o que é landing page, você também precisa entender o objetivo de uma CTA.
Mas qual a finalidade desse botão aí?
Ele deve conduzir o usuário a tomar a ação desejada pelo seu negócio, seja uma venda, o preenchimento de um formulário ou qualquer outra coisa.
Ele pode ter um tamanho um pouco maior e uma cor que o destaque em relação aos demais elementos da sua landing page.
Outro ponto extremamente importante para qualidade do botão CTA e para o resultados da sua landing page: o texto utilizado.
Sim, texto!
Um CTA nunca deve estar sozinho, sem nenhum tipo de texto. Isso pode impactar negativamente os resultados do seu negócio.
Em poucas palavras, ele deve resumir a oferta oferecida pela sua empresa, para tudo ficar muito claro para o usuário..
É importante que tenha um verbo de ação para sugerir uma atitude ao usuário. Isso influencia na taxa de conversão.
Quer saber o que é call to action com uma profundidade maior? Acesse nosso material e mergulhe de cabeça neste conteúdo!
Invista em teste A/B e tenha resultados melhores
Lembra do teste A/B que íamos conversar sobre? Então, chegou a hora.
Ele também fundamental no processo de aprendizado sobre o que é landing page, pois ele conduzirá sua página ao melhor caminho.
Mas o que esse teste faz? Trata-se de um teste que possibilita ao anunciante ver como o público recebe determinada ação.
Ele mantém duas versões do mesmo conteúdo na web, assim, através das métricas, você pode avaliar qual foi mais assertiva.
Na criação de landing pages, por exemplo, você poderia elaborar duas, a versão original e a experimental, mas com títulos diferentes. O com melhor desempenho permanece no ar.
Para ter a percepção de qual versão do teste foi melhor, faça apenas uma mudança por vez. Caso contrário, a estratégia não será bem aproveitada.
Após entender o que é landing page, você perceberá: testar mais de uma alternativa é fundamental para alcançar resultados cada vez maiores.
Landing pages: exemplos de sucesso
Agora você já sabe o que é landing page e chegou a hora de ver alguns bons exemplos no mercado.
Uber
Conhece a empresa de transportes privados Uber, né?
Sim, eles investem em estratégias de marketing digital e apostam em uma página de conversão logo na home do seu site.
Assim que acessar o site você irá se deparar com uma página solicitando dados para passar a ser um motorista da empresa.
Note na imagem abaixo, como afirmamos durante o conteúdo, não dar opções ao usuário é uma forma de induzir a realizar a ação que você deseja.
No caso do Uber é a inscrição para ser um novo motorista da empresa.
Repare também nos trechos destacados em espaços brancos logo na parte inferior. Eles chama atenção, não acha?
Pode ser uma estratégia para aplicar na página de conversão do seu negócio.
99 POP
Mais uma empresa de transportes, a 99 POP.
Repare que é uma página um pouco mais simples, mas longe de ser menos efetiva.
Foi usado o método de destaca em negrito para dar ênfase na ação e ainda colocaram cores contrastantes no botão call to action. Como apontamos, é uma ótima prática.
Empresa de marketing digital
Este é de uma empresa fictícia, mas um exemplo simples para oferta de conteúdo quando o foco é o marketing digital.
Se sua empresa está no momento de iniciar um diálogo com o potencial consumidor, nada melhor do que oferecer algum material para iniciar uma relação com ele.
Veja este exemplo:
Note a clareza do título. Foi claro quanto ao benefício oferecido para o usuário, objetivo e trabalhou com uma cor contrastante na call to action.
Outra coisa importante utilizada nesse modelo de landing page: o verbo de ação no botão CTA. Isso instiga o usuário a realizar a ação desejada.
Importância da página de agradecimento
Páginas de agradecimento, ou thank you page em inglês, são nada mais do que uma estratégia desenvolvida após a conversão de visitantes em leads, ou seja, após a tomada da ação.
Mas por que isso é importante?
Trata-se do primeiro contato do potencial consumidor com sua empresa após se tornar um lead. Então vale fazer um esforço para impressionar um pouco, concorda?
Como o nome sugere, esta página deve conter principal elemento: a mensagem de agradecimento.
Calma, não é só isso.
Diferente da landing page, essa página pode conter links, mas com materiais relacionados ao conteúdo consumido pelo usuário.
Se o cliente baixou um material sobre marketing de conteúdo, não há motivos para sugerir um um material sobre atualizações no Facebook, por exemplo.
Deve ser algo que também possa gerar interesse a ele, como um vídeo sobre anúncios no Google AdWords, afinal, ele vai querer impulsionar seu trabalho.
Lembre-se: esta é a última prática do processo de criação de landing pages.
Quer saber o que é página de agradecimento com mais detalhes? Acesso nosso conteúdo e divirta-se!
Não deixe de investir em uma landing page!
Ao aprender o que é landing page e como desenvolvê-la de uma forma que atinja mais seu público-alvo, a conversão de usuário será muito mais assertiva.
Lembre-se de umas das principais características dessa ferramenta: não dê muitas opções ao leitor, afinal, é uma página não navegável.
Se você optar por um caminho diferente e deixar links na sua landing page, a possibilidade do usuário não ser convertido aumenta consideravelmente.
Isso dá muitas opções de distração e implica na decisão de preencher ou não o formulário.
Além de ter um título atrativo e que desperte a curiosidade, ele deve claro e objetivo, assim a interação com o leitor não vai gerar dúvidas na ação que nos interessa – a conversão.
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