Saiba o que é KPI e descubra a importância desse indicador para atingir números de sucesso

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Publicado: 19 de março de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Entender o que é KPI para um negócio é tão importante quanto o respeito entre pais e filhos. Não estamos falando de uma simples medição de dados e estatísticas, e sim de um indicador eficiente e garantido a fim de trazer o sucesso do seu negócio!

kpi

Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são conhecidos em português como Indicadores-chave de performance.

Conhecer o que é KPI é ter em mente que esse é um indicador com a função de medir o desempenho de uma empresa, site ou pessoa.

Existe uma série de indicadores que podem (e devem) ser medidos.

O fluxo de informações de hoje facilita o conhecimento de cada uma dessas métricas, embora seja muito importante escolher quais indicadores devem ser usados a fim de compreender o que é KPI na sua empresa.

Neste artigo, você vai aprender sobre o que é KPI, quais os tipos e como utilizá-los dentro do seu negócio para ter resultados reais sobre as estratégias. Confira:

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Aprenda as principais diferenças entre KPI e métricas

O KPI é um indicador de dados da sua empresa.

Ele é a união de diferentes métricas a fim de obter um resultado real sobre determinado setor da empresa.

Mesmo parecendo, o KPI não é uma métrica, como muitos costumam comparar!

Métricas mostram algo a ser medido, mas isso não significa que essa métrica será levada em consideração. No entanto, a partir do momento em que essa métrica se torna um fator relevante para uma tomada de decisão na empresa, ela passa a ser um KPI.

Ou seja, um KPI não é uma métrica, mas uma métrica pode vir a ser um KPI.

É confuso, né? A gente sabe, mas fica tranquilo, já vamos explicar tudo certinho!

kpi e métricas

Entender o que é KPI é reconhecer o quão bem uma estratégia está funcionando para uma sua empresa, independente do segmento. Porém, um conjunto de números por si só não diz muita coisa.

Você precisa de um conjunto de dados para os resultados possam ser medidos de forma eficiente. É preciso entender os números e dados fornecidos pelo KPI, pois eles podem ajudar na tomada decisões da sua empresa.

Esse indicador-chave de conteúdo precisa ser tão valioso a você quanto o fechamento da folha de pagamento dos seus funcionários.

Como você já conhece o que é KPI e qual a sua diferença com uma métrica, vamos ao próximo tópico!

Fuja dos indicadores de vaidade o quanto antes

Os KPIs mostram o progresso real do seu negócio e nunca devem ser comparados a dados como o número de curtidas na sua página do facebook ou a quantidade de seguidores no instagram!

Todos esses dados são apenas números e não indicam nenhuma informação realmente sólida, a menos que você viva exclusivamente de cliques em anúncios ou que seja um Youtuber.

Um dos maiores erros na escolha de indicadores é selecionar dados de números “não reais” ou que fazem a equipe de marketing ficar feliz. Ou seja, números nos quais ilustram realidades não existentes e não podem ser incluídas no KPI.

Esses são os famosos indicadores de vaidade e devem ser excluídos da mente no momento de aprender o que é KPI.

indicadores de vaidade

Conheça os tipos de KPIs para usar

Para entender o que é KPI e quais os seus benefícios dentro de um negócio é necessário diferenciar os tipos de KPIs existentes (que não são poucos)!

Vamos falar aqui dos mais usados tipos de KPI.

Para começar, você pode usar diferentes tipos de indicadores de performance para basear o seu KPI, isso vai depender dos interesses da sua empresa.

Existem categorias com as quais você pode definir cada um desses tipos de KPI, são elas: primárias, secundárias e práticas.

O que é KPI prático?

Vamos começar com os mais complexos de todos, os KPIs práticos!

Eles são destinados aos profissionais que trabalham diariamente com Marketing Digital. Esses tipos de KPI são necessários no dia a dia desses profissionais pois existe a necessidade de apresentar dados com mais detalhes.

Nesses casos, os especialistas em Inbound Marketing – estratégia de marketing baseada na atração de público – precisam fazer testes com frequência a fim de acompanhar o andamento das campanhas e ações utilizadas no projeto.

Tudo com o objetivo de obter detalhes sobre comportamento, conversão e características de cada usuário do site.

Dessa forma, o analista de marketing responsável precisa analisar uma série de indicadores diferentes.

Fizemos uma lista com alguns dos mais utilizados para que você entenda melhor. Confira:

  • Tráfego;
  • Visitantes;
  • Palavras-chave mais buscadas;
  • Conteúdos mais vistos no blog;
  • Bounce rate;
  • Pageviews;
  • Interação com as Redes Sociais;
  • Melhores landing pages;
  • Ranqueamento das páginas.
kpi prático

O que é KPI primário?

São chamados de primários porque são os tipos de KPI principais para saber se as estratégias adotadas por você (analista de marketing) estão ajudando a empresa de alguma forma.

Saber o que é KPI primário significa apresentar aos seus executivos, como presidente, diretor de finanças, diretor de marketing e demais C-levels, dados relacionados a um tipo de indicador.

Fizemos uma lista com alguns dos indicadores mais usados e dados para as estratégias de inbound marketing para KPI primário:

  • Tráfego;
  • Leads;
  • Conversão;
  • Custo por cada lead;
  • Receita de compra;
  • Receita total.

Nunca se esqueça do seu objetivo principal quando for apresentar esses dados aos diretores e ao CEO da empresa!

O que é KPI secundário?

Estes são os indicadores um pouco mais detalhados e normalmente são apresentados aos supervisores ou gerentes do seu setor.

Esses tipos de KPI precisam mostrar se os testes e o gerenciamento das estratégias de marketing utilizadas estão de acordo com o planejado.

Esses dados precisam reforçar os KPIs primários e neles você precisa explicar o porquê de cada indicador.

Dá uma olhada nesses exemplos de dados:

  • Assinantes do blog;
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, e-mail, redes sociais);
  • Assinantes da newsletter;
  • Visitas recorrentes no blog;
  • Custo por lead nos estágios do funil de vendas;
  • Preço por transações;
  • Custo por visitante.

Nesse caso o KPI secundário precisa justificar o KPI primário e mostrar como os resultados são atingidos.

Como agora você conhece o que é KPI prático, primário e secundário, entenda seu objetivo e defenda a sua estratégia com o estudo desses indicadores.

Isso vai te ajudar a melhorar os resultados de cada estratégia e facilitar a apresentação de dados reais para os seus superiores.

Um analista de marketing precisa conhecer o que é KPI e todos os indicadores necessários para avaliar determinadas estratégias. Também é importante entender para quem deve apresentar cada indicador.

Por exemplo: se a sua apresentação for feita para um diretor, é interessante mostrar quais dados de KPI mostram ganhos financeiros da empresa e quais provam a conquista do ROI.

Para saber mais sobre o assunto, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre o que é ROI.

Como aplicar os KPIs na prática?

Para aprender melhor o que é KPI é preciso por em mente o objetivo de toda KPI: direcionar uma ação de melhoria e evitar que essa melhoria seja feita com base em dados errados.

A primeira dúvida quando o assunto é indicadores de performance KPI é a quantidade que será utilizada na análise, até porque existem mais de 1000 à disposição para utilizar em seu relatório.

Isso não significa que quanto mais KPIs utilizar no seu relatório, mais você poderá conhecer a eficiência do seu negócio e muito menos que seja necessário adotar apenas as KPIs consideradas mais importantes para basear a sua análise.

Com tantas opções de indicadores você corre o risco de acabar não tomando nenhuma ação de melhoria para um determinado assunto ou estratégia.

Portanto, comece pelo básico! Saiba qual o seu objetivo central e somente depois de conhecer o objetivo pense em quais informações você precisa analisar para a partir daí tomar uma decisão.

Uma forma simples de saber a relevância de o que é KPI para o seu relatório é usar o critério SMART, que significa:

  • Especificidade (Specific);
  • Mensurável (Mensurable);
  • Alcançável (Attainable);
  • Relevante (Relevant);
  • Temporal (Time-related).
aplicar KPIs

Escolhendo KPIs para blog

Se a sua intenção é criar KPIs para geração de leads para o seu blog, conte com uma super estratégia de Inbound Marketing para criar indicadores de performance de qualidade.

Por onde começar? Escolhendo o KPI para análise!

Qual escolher? Essa é fácil vai! Leads!

Como você escolheu o KPI primário (Leads), vamos definir quais indicadores secundários darão mais sustentação a ele.

Neste caso, se você procura gerar leads para o seu blog, é necessário que o mesmo tenha tráfego, desse modo tráfego total é um KPI secundário legal para a sua análise.

Se você fez um bom trabalho de SEO no seu blog, com certeza usou palavras-chave de qualidade nos conteúdos e isso pode trazer acesso orgânico para o blog. Podemos usar também o *tráfego orgânico* como um terceiro KPI de qualidade.

escolhendo KPIs

Okay, já temos três excelentes KPIs para analisar! Viu, não é difícil, basta ser criterioso e analítico na escolha. Ah e, é claro, ter um objetivo!

Escolhendo KPIs para e-commerce

Como você já deve imaginar, os KPIs são muito eficientes em e-commerces e funcionam tão bem que o Google Analytics possui uma métrica só para negócios on-line.

A questão é entender o que é KPI para saber se o ticket médio, que é o valor médio das vendas por usuários, está aumentando com as vendas.

Um bom exemplo de KPI é a Média de receita por transação! Com ele você já pode obter um bom dado sobre o sucesso do seu e-commerce. Temos um indicador primário!

Definir indicadores secundários para uma análise de e-commerce é um pouco complexo. Você precisa conhecer o bounce rate (taxa de rejeição) para saber as páginas que a taxa de desistência é maior.

KPIs para e-commerce

Precisa também do indicador average time on page para saber por quanto tempo os usuários ficam em cada página.

O pages/visit também é necessário quando você precisa saber se o usuário está apenas navegando pelo seu site e descobrindo produtos ou se está pesquisando os valores de suas mercadorias.

  1. Média de receita por transação
  2. Bounce rate
  3. Average time on page
  4. Pages/visit

Já temos quatro KPIs de qualidade!

Você percebeu que conhecer o que é KPI e saber usá-lo estão diretamente ligados ao seu objetivo com os resultados?

Alguns indicadores se fazem mais necessários em análises que têm um determinado objetivo. Por isso a importância de definir qual o seu principal motivo e por que você precisa daquele dado. Assim você evita tirar conclusões precipitadas e não reais.

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Use um indicador eficiente para ter números de sucesso

Não basta apenas fazer um apanhado de diferentes dados sobre o desempenho de acessos ou de conversões de um site e acreditar que aquilo possa, de algum modo, provar o real sucesso ou não de uma estratégia.

É necessário investir muita paciência analisando SOMENTE os dados que são relevantes para aquele caso específico e entender o que é KPI está diretamente ligado a isso.

É como procurar estrelas no céu. Se você souber para onde olhar, fica muito mais fácil encontrar o que procura. Assim funcionam as métricas do KPI, com um “por quê” um “objetivo” uma “razão” pela qual você procura por um dado.

De um modo bem geral, as 5 KPIs que poderão aparecer em algum momento em qualquer uma das suas análises são:

  • Receita;
  • Leads;
  • Tráfego;
  • Conversão;
  • ROI.

As KPIs são importantes para qualquer tipo de negócio. Uma grande vantagem desses indicadores é a capacidade de mostrar absolutamente tudo a respeito do seu negócio.

Como você já conhece o que é KPI, olhe para o lugar certo e encontre os dados que mostram a realidade da sua empresa! Não se prenda a indicadores de vaidade! Apenas assim o seu barco navegará rumo ao sucesso!

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