Head Tail: entenda o que são essas palavras-chave e como usá-las corretamente

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Publicado: 24 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

Head Tail são palavras-chave curtas, de um ou dois termos, e costumam representar temas bastante amplos de pesquisa. Por isso, têm grandes volumes de busca, mas são mais difíceis de posicionar no topo dos buscadores.

As palavras-chave são a base das estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO, entender o que são e como funcionam é o primeiro passo para trabalhar com o Google.

Isso porque, as keywords são a forma que os usuários realizam buscas no site, ou seja, como encontram conteúdos e produtos.

Existem dois tipos de keywords: Head Tail e Long Tail. As palavras Head Tail são termos curtos e genéricos, com maior volume de busca, tendem a gerar mais tráfego, mas são mais difíceis de se posicionar.

Quer entender mais sobre o que são palavras-chave Head Tail, vantagens, diferenças e como usar? Leia a seguir!

Mão se aproximando de uma lupa digital em tela com a palavra "SEO" escrita.

O que são palavras-chave Head Tail?

As palavras-chave Head Tail costumam ter apenas um ou dois termos e representam pesquisas bastante amplas ou genéricas.

Buscas como “chaveiro” ou “assistência técnica”, por exemplo, são termos Head Tail com enorme volume de busca, mas alta concorrência.

Na direção oposta estão as keywords Long Tail, que são compostas por mais tempos bem específicos.

Podemos adicionar mais informações nos nossos exemplos para gerar termos Long Tail como “Chaveiro zona leste aberto agora” ou “assistência técnica notebook samsung”. 

Dessa forma, o escopo muda completamente, a pesquisa passa a ter um direcionamento claro, ou seja, se torna uma cauda longa.

Isso significa que quem busca por palavras Head Tail não costuma estar à procura de uma informação específica, e sim por significados mais amplos. 

Já as de Long Tail representam pesquisas em estágios mais avançados da jornada de compra, o que, por sua vez, representa oportunidades de negócios mais imediatas.

Então, por que investir no posicionamento de Head Tail? Esse tipo de palavra-chave tem maior volume de busca mensal, isto é, mais pesquisas são feitas por esse termo nos buscadores. Vamos falar ainda mais de outras vantagens e estratégias aqui no conteúdo.

Antes, para esclarecer de vez as características desses tipos de palavra-chave, vamos a um comparativo:

Palavras Head Tail ou cauda curta

  • Termos curtos, de até três ou quatro palavras;
  • Representam conceitos gerais;
  • Baixa taxa de conversão;
  • Leads na etapa inicial do funil de vendas;
  • Alto volume de busca.

Palavras Long Tail ou cauda longa

  • Termos longos e específicos, a partir de quatro ou cinco palavras;
  • Alta taxa de conversão;
  • Os leads costumam estar nas etapas finais do funil;
  • Baixo volume de busca.

Agora que você já sabe as diferenças da Head Tail para a Long Tail, vamos entender qual a melhor abordagem para sua estratégia de posicionamento no tópico a seguir.

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Qual é a melhor opção para a sua empresa?

Analisando as palavras Head Tail e Long Tail, é natural que você considere a última opção como a mais adequada para uma série de situações.

No entanto, tudo depende do que cada estratégia requer. Se o foco é alavancar os acessos ao seu blog, as de Head Tail são a opção mais adequada.

Mas se o objetivo é gerar mais conversões, trabalhar com algumas KW de cauda longa tende a gerar resultados mais satisfatórios.

O importante é entender que há um momento certo para implementar ambos os tipos de palavras-chave e bons profissionais de marketing digital conseguem identificá-lo.

Quando utilizar a Head Tail?

A Head Tail é ideal para conteúdos de caráter generalista, ou seja, que abordam temas maiores sem necessariamente focar em pontos específicos do assunto.

Sendo assim, esse caminho é o ideal para que você desperte a curiosidade do usuário e coloque-o em seu funil de vendas. A partir disso, é possível trabalhar com palavras-chave Long Tail para, enfim, levá-lo à conversão.

Conteúdos Head Tail tendem a ser mais difíceis de posicionar, já que o volume de busca dessas keywords é bastante elevado – e, com isso, a concorrência também.

No entanto, uma estratégia bem pensada de conteúdos de cauda curta permite elevar seus resultados de marketing digital como um todo, construindo verdadeiros pilares na sua estratégia.

Outro ponto importante da estratégia de palavras-chave Head Tail é a construção de materiais perenes (conteúdo evergreen).

Pense conosco: se você escrever sobre um conceito de forma que o conteúdo se mantenha relevante por muito tempo, as chances de posicioná-lo é muito maior!

Assim, combine os conteúdos generalistas com tópicos evergreen na sua estratégia de palavras-chave Head Tail para maximizar suas chances de colher bons resultados.

Pessoa digitando em computador com ícones de SEO flutuando por toda a imagem.

As melhores ferramentas para ajudar sua estratégia

Existem boas ferramentas voltadas para toda e qualquer estratégia de Marketing Digital. No caso das palavras-chave, o número é ainda maior que o normal.

Portanto, separamos as principais para ajudar com o planejamento e a execução dos seus esforços: 

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma paga que conta com diversos recursos de SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais. Nela, é possível encontrar:

  • Palavras-chave relacionadas;
  • Consultar volumes de busca:
  • Tamanho ideal para o conteúdo;
  • Tópicos mais abordados para uma KW;
  • Custo por clique (CPC).

Logo, você pode combinar estratégias de SEO com mídia paga – ou seja, SEM – para mesclar os benefícios do orgânico com os de uma campanha bem executada.

Keyword Planner

O Keyword Planner é um recurso do Google Ads que oferece diversos insights valiosos para suas palavras-chave. 

Ao criar sua conta na ferramenta e acessar o recurso, é possível usá-lo de maneira gratuita para saber a dificuldade de posicionar cada termo, além do volume de busca e outras informações.

Siga em busca do topo do Google!

Neste conteúdo, você aprendeu o que são palavras-chave Head Tail, suas diferenças para as Long Tail, vantagens, desvantagens, como e quando usá-las na sua estratégia e, de quebra, as melhores ferramentas. Ufa! 

Agora é a hora de colocar tudo isso em prática para estruturar o melhor planejamento possível para as suas keywords. 

Planeje cada passo da sua estratégia com inteligência, compreendendo o que é necessário para obter sucesso com o uso das palavras de cauda curta. Com isso, gere mais interesse na sua marca, aumente o tráfego e movimente o funil de vendas da sua empresa. 

Continue lendo os artigos do blog Ideal Marketing para aprender mais sobre Marketing Digital e SEO todos os dias.

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