O que é Copywriting? Conheça 12 dicas desse método de escrita desenvolvido para turbinar suas vendas

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Publicado: 26 de março de 2018 | Atualizado: 15 de janeiro de 2020.

O que é copywriting?! Você sabia que existem técnicas para potencializar suas vendas? O copywriting é um método para estimular o senso de urgência e criar necessidades na cabeça do leitor. Ser mais persuasivo que um vendedor ambulante de trem pode ser bastante interessante, não acha?

Escrever textos de qualidade pode parecer difícil, ainda mais se a intenção for vender algum produto ou serviço.

Afinal, saber quais são as palavras certas para despertar desejos ou criar necessidades na cabeça dos consumidores é um verdadeiro desafio.

Mas o esforço vale a pena! Saber o que é Copywriting e suas técnicas de escrita pode transformar o site da sua empresa em uma máquina de vendas!

Neste conteúdo você irá descobrir o que é Copywriting, quais são suas técnicas e ainda receber dicas capazes de conquistar qualquer cliente por meio da produção de textos.

Confira agora os principais tópicos!

Descubra o que é copywriting

O que é copywriting

A Copywriting pode ser definida como uma técnica de produção de textos a partir da escolha estratégica de palavras para incentivar uma ação.

O conceito de o que é Copywriting é baseado na ideia de que a mente de todas as pessoas funciona de forma bastante semelhante e possui os mesmos gatilhos mentais possíveis de serem acionados.

Para entender melhor, esses gatilhos mentais são mecanismos do cérebro com a função de acelerar a tomada de decisões.

Ou seja, quando se entende o que é Copywriting é possível incentivar o consumo ou a interação apelando para o instinto do consumidor.

Essas técnicas de escrita da Copywriting vem sendo usada há muito tempo por diversos tipos de profissionais de vendas, publicidade e marketing.

Além de textos escritos, essa linguagem também pode ser aplicada em roteiros para vídeos, palestras, podcasts entre outras formas de conteúdo.

Apesar da ideia parecer absurda, saber o que é Copywriting sempre gerou grandes resultados para quem aplicou a técnica na divulgação de produtos.

Resumindo, Copywriting é uma escrita funcional capaz de despertar desejos ou criar necessidades na cabeça do consumidor.

O profissional especialista nesse tipo de linguagem é conhecido como copywriter e é extremamente valorizado em projeto de marketing.

Isso porque um bom copywriter é capaz de tornar qualquer campanha de divulgação mais eficiente e conquistar mais consumidores.

Parece mágica? É pura técnica!

Entender mais sobre o que é Copywriting pode trazer benefícios incríveis para uma empresa.

Quer saber como? Leia o próximo tópico deste conteúdo para entender as vantagens das técnicas de escrita da Copywriting em seu negócio.

Saiba as vantagens de aliar essas técnicas de escrita à sua estratégia de marketing

As vantagens de utilizar técnicas de copywriting

Na Copywriting, as regras de como ser um bom vendedor estão ligados às técnicas de como escrever um bom texto. Afinal, para o copywriter o que é mais importante é provocar a venda.

Usando as técnicas de Copywriting é possível conquistar a atenção dos consumidores para suas campanhas de publicidade e estratégias de marketing.

Por isso, campanhas de marketing têm melhores resultados quando aliadas aos texto produzidos com as técnicas de escrita de copywrite.

Afinal, elas se aproveitam do alcance de público de divulgações on-lines em redes sociais ou links patrocinados em conjunto com a eficiência em conquistar clientes dessa forma de escrever textos.

Por exemplo, estratégias de como vender pela internet Inbound Marketing só são possíveis a partir da produção de conteúdos. Descubra mais sobre como vender pela internet com Inbound Marketing.

Assim, saber o que é Copywriting será o diferencial de qualquer texto ou outro tipo de material produzido.

Por outro lado, os anúncios criados no Outbound Marketing também podem ser melhorados com essa técnica de escrita. Isso porque todos esses anúncios fazem uso de call-to-action ou, em português, chamadas para ação.

12 passos para escrever um bom Copywriting

Técnicas de copywriting

Como vimos antes, a definição de o que é Copywriting está ligado a ideia da existência de gatilhos semelhantes na mente do público consumidor prontos para serem ativados por meio das palavras.

Esses gatilhos foram identificados com o tempo a partir de estudo de psicologia social e provaram sua eficiência ao longo de toda história da publicidade e do marketing.

Mas não precisa ficar assustado. Nenhum estudo profundo da mente humana será necessário para você descobrir com escrever bons textos com técnicas de Copywriting.

Sabe por quê? Porque exclusivamente hoje o blog da Ideal separou 12 dicas para você entender como escrever um texto com técnicas de Copywriting.

Confira agora!

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passa para saber o que é Copywriting de qualidade está em reconhecer a quem os textos serão direcionados.

Por isso, é preciso saber claramente quais são as características do público-alvo do seu produto.

Informações como idade, gênero e localização são extremamente importantes no trabalho do copywriter.

A partir desses dados, as palavras certas para induzir à ação serão decididas.

2. Crie uma buyer persona

Quando você já conhece as características do seu público-alvo, o é ideal criar uma persona.

A buyer persona é um personagem fictício criado para guiar suas estratégias de marketing.

Ela deve ter todas as características do consumidor ideal do seu produto ou serviço.

Abuse na criatividade na hora de criar a sua persona, estabeleça nome, emprego, cargo, interesses, até um rosto se isso ajudar na hora de desenvolver campanhas.

Com a buyer persona bem definida, ficará mais fácil saber o que é Copywriter de qualidade para sua campanha.

Afinal, é mais simples perceber a força de um texto quando você está direcionando a uma pessoa específica.
Desenvolva arquétipos

3. Desenvolva arquétipos

Se a buyer persona é o personagem com quem o texto falará, o arquétipo será o personagem que dá voz ao texto.

Na hora de escrever a copy, se imagine como um personagem de personalidade forte, convincente e confiante de tudo aquilo que está escrito.

David Ogilvy, fundador da Ogilvy, uma das maiores companhias de comunicação do mundo sabia que construir “uma personalidade única” é a melhor forma de se diferenciar de seus competidores e de aumentar sua fatia do mercado.

4. Use verbos de ação

A mente humana é condicionada para se acostumar com ordens. Na verdade, nos sentimos até mais confortáveis sobre o controle de uma autoridade.

Desde pequenos, recebemos comandos de nossos pais ou outras pessoas mais velhas e aprendemos a obedecer.

Boas técnicas de escrita da Copywriting fazem uso dos verbos de ação na hora de apelar a esse gatilho mental e induzir o leitor a realizar uma ação.

Portanto, uma das formas mais eficientes para induzir um consumidor a comprar é dizer “compre”, por exemplo.

5. Prove seus argumentos

Por mais que a Copywriting trabalhe com os gatilhos mentais dos instintos, ainda existe a parte racional da cabeça humana.

Mesmo ativando os gatilhos mentais do seu leitor, ele ainda pode ficar desconfiado dos seus argumentos. Por isso, é importante provar tudo aquilo prometido dentro do texto.

Dar exemplos práticos aplicando essas técnicas de escrita ou inserir em seu texto depoimentos de outros cliente e cases de sucesso relacionados ao seus produtos vão aumentar a confiança do leitor no conteúdo.

6. Seja claro e objetivo

Na Copywriting o que é menor, é melhor. Como naquele ditado “menos é mais”.

Isso porque, para ser eficiente essas técnicas de escritas não podem gerar dúvidas.

O texto precisa ser claro e objetivo, transmitindo ao leitor exatamente a ideia que o conteúdo pretendia passar.

Nesse sentido, é mais fácil acertar quando se escreve menos.

Um bom copywriter é capaz de reduzir a comunicação ao mínimo possível para realizar seu objetivo.

7. Tenha cuidado com as palavras

Pense o que é Copywriting como pensaria o funcionamento de uma máquina.

Na máquina, cada peça, cada engrenagem e cada botão tem sua função e devem estar em sua melhor condição para garantir o desempenho do equipamento.

No copy, as palavras são as peças, as engrenagens e os botões. Por isso, cada uma delas deve ser escolhida com atenção.

Ao escrever uma frase avalie se cada palavra é a melhor na função designada na sua copy.

Aliás, vá além, tenha certeza que essas palavras não podem ser associadas à ideias ruins relacionadas ao seu produto, como, por exemplo, nunca use emergência em um anúncio de avião.

8. Provoque a necessidade e a urgência

Apele aos gatilhos mentais de sobrevivência do consumidor.

Saber o que é Copywriting de qualidade é ter capacidade de despertar no leitor necessidades urgentes.

Alguns dos maiores medos humanos estão ligados a aceitação social, falta de afeição, compromisso com a personalidade assumida e escassez de coisas importantes.

Por isso, aproveite desse conhecimento no processo de descobrir como ser um bom vendedor com essas técnicas de escrita.

No entanto, não seja cruel ou exagerado. Atitudes desse tipo transformam o conteúdo em algo forçado e mecânico.

9. Ofereça exclusividade

Outra forma de se aproveitar do gatilho mental da aceitação social citado anteriormente, é oferecer ao consumidor a sensação de exclusividade.

O ser humano gosta de se sentir parte de um grupo exclusivo o qual ele imagina que apenas pessoas especiais sejam membros.

Então, ofereça produtos exclusivos, por tempo limitado, ofertas personalizadas, cartões de fidelidades e bônus oferecidos aos clientes vips.

Na hora de pensar como escrever um texto com copy use dessa necessidade com o intuito de conquistar o consumidor.

10. Estabeleça relações com o leitor

Para ser capaz de entrar na mente do seu consumidor é preciso fazer ele baixar a guarda. Por isso, estabelecer relações com o leitor é tão importante.

Aproveite a buyer persona desenvolvida no processo de entender o que é Copywriting na hora de imaginar assuntos em comum ou um ponto de interesse do público o qual você pode explorar.

Enfim, faça o leitor sentir que cada palavra do texto foi escrita especialmente pensando nele.

11. Aplique metáforas e comparações

Por vezes, mesmo com o melhor dos textos, é possível não ter deixado todas as ideias perfeitamente claras.

Aí está a importância de aplicar metáforas e comparações na hora de pensar o que é Copywriting.

Por meio delas, você pode ser capaz de transmitir ideias difíceis de formas simples e sucintas.

12. Aproveite o poder do Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias. Alguém com o poder de contar histórias envolventes é capaz de convencer qualquer um a fazer qualquer coisa.

Essas técnicas de escrita de Copywriting quando aliadas ao Storytelling têm a capacidade de cativar o público, conquistar a confiança e induzir a ação.

Portanto, aproveite dos casos reais de sucesso do seu produto ou da sua empresa na hora de produzir o conteúdo.

Use a história de pessoas na hora de promover a qualidade dos seus produtos ou serviços com essas técnicas de escrita.

Arrase com a sua incrível copywriting

Digital storytelling técnica de copywriting

Neste conteúdo, falamos sobre o que é Copywriting, suas vantagens quando aliadas à estratégias de marketing digital e passamos por dicas de como escrever um texto poderoso.

Agora, comece você mesmo a escrever seus textos aproveitando esse novo aprendizado das técnicas de escrita de Copywriting a fim de aumentar as vendas da sua empresa.

Conhecimentos como saber o que é Copywriting são raros e aqueles que o dominam têm maior capacidade de atingir o sucesso.
Quer enriquecer ainda mais a mente? Então, acompanhe todos os conteúdos daqui do blog da Ideal Marketing.

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