O que é copy no marketing digital?
O que é copy no marketing digital? Bom, é sua oportunidade de transformar a escrita em uma verdadeira máquina de vendas! Então, que tal entender o porquê essa estratégia pode ser uma boa pedida para o seu negócio?
A Era dos negócios online é a realidade do presente e futuro. E, naturalmente, a Era do Conteúdo ganhou ainda mais força, mas para ter sucesso é necessário ter técnica e expertise.
Isso porque você precisa entender como atrair e educar o seu público-alvo por meio de conteúdos úteis e relevantes, ao mesmo tempo em que eles precisam ser persuasivos e capazes de vender os seus produtos ou serviços.
E para isso você PRECISA entender o que é copy no Marketing Digital! Está pronto para conhecer o copywriting, a estratégia que impacta, converte e conecta seus potenciais clientes?! Então confira o que temos preparado para você:
O que é copywriting?
Copywriting é uma estratégia usada na criação de textos que tem como objetivo impactar o receptor da mensagem, criar uma conexão com ele e, por fim, convertê-los em cliente.
Para isso, uma copy só é uma copy quando ela consegue fazer com que o receptor da mensagem realize uma ação.
Mas aí vai uma novidade! Por mais que esteja conhecendo essa técnica de escrita agora, acredita que ela já é praticada há muitos anos no mundo inteiro?
Quer um exemplo? Olha só:
Traduzindo para o português, o anúncio diz o seguinte:
“A 60 milhas por hora o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico”.
Com apenas 16 palavras, esse anúncio da Rolls-Royce, criado pelo publicitário David Ogilvy em 1957, conseguiu representar muito bem o que significa copy.
Isso não só levou o status da marca para outro patamar – um bom patamar, diga-se de passagem -, como também fez com que as vendas aumentassem em 50% de um ano para o outro.
Mas como David Ogilvy definiu o que é copy em um período em que a internet e a estratégia em si nem existia ainda? Não como conhecemos hoje, pelo menos.
Difícil né? Mas foi possível!
Quando a internet entrou em cena, o marketing passou por várias mudanças e foi fortemente impulsionado, o que fez com que o copywriting passasse a existir como conhecemos hoje e atingisse altos patamares de resultados para as empresas.
Inclusive, a internet fez com que novas estratégias fossem criadas para gerar cada vez mais resultados positivos e gerar vendas de forma não invasiva.
Foi dessa necessidade que surgiu o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, com foco em transformar um usuário em um cliente fiel.
“Como?”, você deve estar se questionando agora.
Bom, faz parte da estratégia de Inbound Marketing a criação de um funil de vendas, pelo qual o consumidor passa por alguns estágios antes de comprar o seu produto ou serviço.
Isso porque o funil de vendas realiza uma educação de mercado, deixando sua audiência interessada, engajada e pronto para fechar negócio.
Afinal, existem pessoas que já conhecem o seu produto ou serviço e pessoas que nunca ouviram falar ou nem sabem que existe.
O Inbound Marketing trabalha de forma estratégica com as pessoas de acordo com seu nível de consciência, para assim educar o mercado e potencializar as vendas de forma interessante para empresa e consumidor.
Para isso, a estratégia aposta em entregar conteúdos de alta relevância e que chamem a atenção das pessoas, as quais se conectam com a informação e, a partir disso, se torna possível convertê-las em potenciais clientes do negócio ao longo das etapas do funil..
E você sabe o que é preciso para ajudar a converter o consumidor?
A resposta de ouro é: você precisa entender o que é copy no marketing digital e aplicá-la em seus conteúdos de maneira estratégica e inteligente!
A copy pode ser usada de diversas formas no marketing digital, seja em uma landing page, que é também conhecida como página de conversão, para você fazer o download de um e-book, por exemplo, seja para conseguir mais cliques e visitas no seu site com um anúncio no Google e assim por diante.
Tudo que precisa de conteúdo, precisa de copywriting. E é por isso que você precisa saber o que é copy.
Agora, existe também o profissional focado na estratégia de copywriting, que tem como objetivo desenvolver um trabalho de sucesso extraordinário para aumentar as vendas assim como Ogilvy fez com a Rolls-Royce.
Sabe quem é esse profissional? O copywriter!
Como se tornar um copywriter?
Geralmente, profissionais das áreas de Comunicação acabam tendo mais contato com o que é copywriting no Marketing Digital, por fazer parte da realidade de trabalho de muitos deles.
Porém, hoje em dia saber o que é copy e como criar uma estratégia para ela é ideal para qualquer empresário que quer ter sucesso, ainda mais para quem aposta em Marketing Digital.
Vale dizer que é preciso estudar muito e ter um bom português, afinal essa é a sua ferramenta de trabalho no copy.
Mas mais importante que isso, você precisa saber conectar com seu público, falar a língua dele e usar as palavras certas para gerar nele a ação que você precisa, pois só assim será possível convencer os milhões de usuários da internet a conhecer e até comprar seu produto ou serviço, desde que faça sentido para o público.
Para te ajudar a ter mais conhecimento sobre o assunto, resolvemos separar alguns livros fundamentais para quem quer se transformar em um copywriter de primeira:
- Confissões de um Publicitário, de David Ogilvy;
- As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini;
- Manual da Boa Escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas, de Maria Tereza de Queiroz Piacentini;
- Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americado, de Paulo Maccedo;
- Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi.
Anotou essas dicas? Então quando ler todos ou algum desses livros volte neste mesmo conteúdo e coloque nos comentários se você já descobriu o que significa copy na prática e se tem tido bons resultados com sua estratégia!
Qual a relação entre copywriting e Marketing de Conteúdo?
Bom, agora que você já tem em mãos as dicas de ouro para saber o que é copy no marketing digital, chegou o momento de entender a relação entre esta técnica e o Marketing de Conteúdo, afinal, quando essas estratégias andam lado a lado você tem um poderoso aliado para seu sucesso.
Isso porque, caso você não saiba, o Marketing de Conteúdo é muito utilizado para atrair e educar o seu público-alvo por meio de conteúdos úteis e de extrema relevância para a audiência em questão.
Ou seja, com o Marketing de Conteúdo você é capaz de educar o seu potencial cliente até o ponto em que ele se interesse por sua marca e pelo que você vende.
É com o Marketing de Conteúdo que a sua empresa se torna referência no setor em que atua, aliás, pois reforça sua marca e a torna referência no assunto tratado.
E ao contrário desta estratégia de atração e educação dos leitores do site ou blog da sua empresa, com o copywriting você faz com que essas pessoas tomem uma atitude, seja para assistir a um vídeo ou fechar o negócio, uma compra.
De fato, tudo vai depender da sua necessidade e estratégia!
Bom, vamos pôr um pouco a mão na massa? Veja abaixo o que você precisa fazer para montar a estratégia de copy perfeita.
5 gatilhos mentais que você precisa usar no copywriting
Se você quer saber o que é copy no Marketing Digital e quer ter bons resultados com a estratégia, você precisa saber o que são gatilhos mentais e como aplicá-los no seu conteúdo de forma inteligente e estratégica.
Os gatilhos mentais são, de forma bem simples, uma técnica utilizada para gerar sensações e atitudes nas pessoas.
No Marketing Digital, isso faz com que você consiga converter usuários em clientes de maneira mais rápida e eficaz.
Afinal, são os gatilhos mentais que convencem o cliente a realizar aquela ação que tanto você queria. E isso apenas com palavras estratégicas.
Para você entender melhor como isso funciona, conheça os 5 gatilhos mentais mais usados no Marketing Digital e para quem sabe o que é copy logo a seguir.
Gatilho mental 1: Urgência
“Esta oferta vai até hoje. Corra para aproveitar!”.
Quando você utiliza o gatilho mental de urgência, você corta um mal comum pela raiz: a procrastinação.
E quando você elimina esse famoso comportamento de “depois faço isso” para colocar na cabeça do seu potencial consumidor que ele precisa comprar o seu produto ou serviço urgentemente, senão vai perder a oportunidade, aí sim ele é impulsionado a tomar a atitude.
Isso porque o gatilho da urgência gera nele a sensação de que se ficar para depois, ele vai perder a oportunidade oferecida e pode não ter outra dessa tão cedo, ou pior, nunca.
Ou seja, é um gatilho focado em gerar ações imediatas e diminuir possibilidades de desistências.
Gatilho mental 2: Escassez
“Resta apenas mais um item!”.
Esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos que você pode usar para converter leads.
Isso porque geralmente as pessoas costumam dar mais valor para o que é escasso e o gatilho mental da escassez gera nelas a ideia de “quanto mais difícil for conseguir uma coisa, mais eu quero”.
Esse gatilho, para quem quer saber o que é copy no marketing digital ou como aplicar essa forma de persuasão em suas comunicações, faz com que os compradores tomem uma decisão rápida se querem ou não comprar aquilo, afinal “está acabando”!
Gatilho mental 3: Reciprocidade
“Comece seu teste GRÁTIS de 30 dias”.
O gatilho da reciprocidade serve para gerar nos consumidores a sensação de “troca”.
Isso porque quando o cliente sente que está ganhando, ele fica mais aberto a oferecer um “benefício” para a empresa também.
Ou seja, esse gatilho desperta o objetivo de que ambas as partes saem ganhando com a troca feita.
Gatilho mental 4: Antecipação
“Já pensou ser o melhor copywriter da empresa?”.
Esse gatilho ajuda a criar expectativas para o futuro das pessoas.
Para isso, é necessário deixar claro para o público, como aquilo que você está ofertando irá facilitar a vida do público em questão.
Além disso, você mostra para o público como estará a vida dele, ou os resultados dele, ao apostar no que você está oferecendo, assim a pessoa se imagina na realidade que você quer mostrar para ele e criar interesse pelo seu produto ou serviço.
Gatilho mental 5: Exclusividade
“Um convite para você fazer parte da nossa comunidade no Facebook”.
Quando você faz com que a experiência do seu consumidor seja exclusiva, ele se sente importante e com desejo de sempre procurar pela sua empresa para fechar um negócio.
Isso porque o gatilho de exclusividade gera no consumidor a sensação de ter uma vantagem especial em relação aos demais.
Quando você desperta a impressão de privilégio, indicando que o consumidor terá acesso a algo que outros não têm, você ganha a atenção dele.
Agora você sabe o que é copy no marketing digital!
Neste conteúdo, você teve a oportunidade de descobrir o que é copy no marketing digital e quem é que faz as famosas “copies”.
Além do mais, apresentamos qual a relação dessa técnica de escrita com o marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing, e também 5 gatilhos mentais essenciais para um bom copy.
Inclusive, você sabe o que significa copy na Era do Marketing Digital e entende que não compensa apenas palavras soltas no mundo da internet, e sim criar conteúdos que vão fazer as vendas da sua empresa decolar de vez!