O que é Call to Action e como usar a ferramenta dentro do site para gerar leads de qualidade
Entender o que é Call to Action é fundamental para quem procura novos leads em um site. Imagine que você tem um website com bons conteúdos e há um grande fluxo de pessoas acessando sua página, mas você não consegue contato com eles. Como tornar estes leitores em leads?
Vamos começar com o que são leads.
Leads são pessoas que, por meio de cadastro em seu site para receber sua newsletter, e-mail ou até mesmo o preenchimento de um formulário para baixar um e-book, por exemplo, se tornaram “iscas”, ou como nós costumamos chamar, potenciais clientes.
O foco da maioria dos conteúdos do seu website precisa ser no leads, afinal, como já foi dito antes, este é o seu público-alvo. São as pessoas que demonstraram interesse pelo conteúdo da sua página.
Os leads são usuários em busca de algo novo a fim de suprir as necessidades de conhecimento sobre um determinado assunto.
Investir na nutrição desses leads com conteúdo relevante e de qualidade é uma excelente forma de garantir o sucesso das campanhas.
Mostre ao potencial cliente o necessário a se fazer caso ele queira obter mais informações sobre o assunto do seu blog.
Mas como fazer isso?
É muito simples responder essa pergunta! Crie um botão responsável por chamar a atenção do lead.
Um botão?
Exatamente isso! Um botão chamado Call To Action, ou seja, que chama o seu lead para a ação que você deseja que ele realize.
Com este botão você poderá oferecer conteúdo extra de forma gratuita como pdfs, gráficos ou e-books.
Em troca desse material, peça um valioso item para sua equipe de marketing digital: dados de contato tal como e-mail, nome completo do usuário e etc.
Não se preocupe, aqui você vai aprender tudo sobre o que é Call to Action, qual sua função e qual o motivo de ser tão importante usá-lo no site. Então dê uma olhada no conteúdo! Aqui você vai encontrar:
O que é Call to Action (CTA)?
Você provavelmente já se deparou com termos como: Entre, Faça o Download, Saiba mais ou Leia.
Estes termos são chamados de verbos de ação, pois indicam o que a pessoa deve fazer naquele momento e isso é basicamente a ideia do Call to Action.
Usando a tradução mais literal do termo, “Call To Action”, ou CTA, o significado é “Chamada à ação”.
O objetivo é muito simples: indicar o próximo passo para uma determinada de situação.
O Call to Action é muito utilizado no Marketing Digital, principalmente em e-mail marketing, landing pages e anúncios, pois um CTA pode facilitar o acesso à leads interessados nos assuntos publicados no seu site.
Com o Call to Action você pode garantir aos leitores a visualização de outros conteúdos voltados ao perfil de cada pessoa, além de ter acesso a dados que, no futuro, serão muito bons na busca de um possível cliente.
Por exemplo, se você trabalha com serviços contábeis e o seu leitor procura um guia básico para montar o setor de contabilidade da empresa, ofereça a ele um botão para o download deste guia.
Mas, em troca do guia, você precisa pedir ao cliente dados básicos, porém muito importantes a você, como nome, idade, telefone e e-mail.
Modelos de CTA
Ao saber o que é Call to Action você precisa ter a função de oferecer um conteúdo extra ao leitor e recolher informações para trabalhar esse lead no futuro.
Por isso os CTAs variam de página para página e podem ser incluídos por diferentes razões, embora a mais usual seja obtenção de leads.
O que é call to action primário?
Você entra em um e-commerce para comprar um eletrodoméstico qualquer. A página na qual se encontra o produto tem o botão “Comprar” ou “Adicionar ao Carrinho”.
Este é um exemplo claro de um CTA Primário, um botão em algum local da página.
O que é call to action secundários?
Você entrou no site de eletrodomésticos para comprar um fogão e clicou no botão “Adicionar ao Carrinho“.
O CTA Secundário tem a função de apresentar produtos relacionados ao ítem escolhido por você, como um freezer, por exemplo.
Existem sites na web os quais utilizam ao menos um CTA para direcionar a outras páginas de cadastro, mas nem sempre isso significa que estes sites geram bons resultados.
Existem CTAs para diversos tipos de finalidades, mas calma, pois todas elas serão detalhadas no decorrer do artigo.
Mas a princípio, o que você precisa saber sobre o que é Call To Action é: São fantásticas na geração de leads!
Porque os CTAs são importantes no seu site?
CTAs são muito valiosos aos sites e-commerce, redes sociais, blogs, anúncios, enquetes, enfim, uma série de outros sites na internet.
Imagina conseguir e-mails de leitores interessados no seu tipo de produto ou serviço por meio de um botão ou link simples no site?
Para quem procura por mais conversão no site, um CTA pode oferecer a ponte entre o seu produto/serviço e o lead.
Como já foi dito antes, um CTA pode ter várias funções mas a principal é a geração de leads para o site por meio de um incentivo para realizar uma ação.
A usabilidade do Call to Action oferece ao usuário uma navegação clara dentro do seu site. Calls to Action também podem contribuir na conversão do seu cliente, se a intenção dele for fechar a compra. Por quê?
Bom, a usabilidade de um CTA impacta diretamente na facilidade de navegação dentro da página e isso é muito importante para converter seus clientes em leads, porquê o consumidor foi engajado e persuadido a fazer o que ele já queria: comprar.
Mas, como exatamente este modelo atua na conversão? Simples!
Primeiro, é preciso entender o conceito AIDA
De acordo com o conceito, passamos por algumas etapas desde o momento o qual abrimos uma página ou clicamos em um anúncio. Cada etapa possui peculiaridades e o seu site precisa se adequar a elas:
- Etapa 1: Atenção – Conquistar a atenção do usuário para fazê-lo ficar mais tempo em seu site.
- Etapa 2: Interesse – Despertar interesse do leitor a um assunto dentro da sua página.
- Etapa 3: Desejo – Mostre ao seu leitor precisa do produto ou serviço e certifique-se de que seu trabalho é o mais indicado.
- Etapa 4: Ação – Aqui acontece a conversão do produto/serviço em compra.
Será dentro das etapas Atenção e Interesse as quais o Call to Action vai atuar, chamando de forma mais eficiente a atenção do usuário a fim de despertar interesse no conteúdo por trás daquele botão.
A importância de um Call to Action está ligada a quantidade de acessos ao site e aos leads que ele pode gerar com um bom conteúdo.
Sem um bom CTA, as chances de gerar leads até existem, mas são baixas em relação a páginas que contém esses botões.
Finalidade do Call to Action (CTA)
Por ser uma ferramenta na qual tem a função de fazer o usuário realizar uma ação específica, o CTA serve para qualquer objetivo no negócio.
Porém, dentro da web, os CTA são muito utilizados por motivos diferentes, como nos exemplos abaixo:
Gerar conversão com o que é Call To Action
Uma das maiores finalidades de um CTA é gerar conversões em uma página.
Desse modo, linkar com outros artigos relacionados ao tema é uma maneira eficiente de melhorar sua possibilidade de fechar negócios futuros.
Você pode oferecer uma série de conteúdos, como ebooks, apresentações de slides, arquivos em Excel, infográficos, planilhas, podcasts, landing pages e tantos outros.
Direcionamento para uma landing page
Uma landing page, pode ser qualquer página dentro de um website. Porém estamos falando em uma página de conversão, ou seja, a última parte entre o lead e a conversão.
Uma boa ideia é posicionar os CTAs a fim de direcioná-lo a uma landing page de destino específica nas páginas mais visitadas, dessa forma você encurta o caminho do funil de vendas.
Conquistar inscrições em uma Newsletter
Primeiramente, você sabe o que é Newsletter? Não?! É hora de descobrir, clicando aqui.
Bom, uma CTA serve como uma chamada à ação para o usuário assine sua Newsletter, pois ela chama a atenção do leitor.
Quando um usuário se cadastra na newsletter significa que ele possui interesse em especial por aquele tipo de assunto.
É nesse momento que, automaticamente, o leitor se torna um lead.
Muitos sites possuem diferentes estratégias as quais estimulam esse tipo de ação.
Mas é preciso entender que, se o objetivo é conquistar novos leads, é recomendado que, de acordo com o seu público-alvo, você estude o melhor lugar para inserir a sua CTA e engajar o seu usuário.
Compartilhando o que é call to action nas redes sociais
Fala sério, não tem nada melhor para uma página da web do que viralizar nas redes sociais.
Alguns modelos de CTA oferecem a opção de, com um único clique, compartilhar um conteúdo nas redes sociais automaticamente.
Dessa forma, é possível fazer o leitor interagir com o conteúdo de uma forma simples. Porém quando um usuário se torna também um seguidor nas redes, você pode manter um canal próximo de comunicação.
Tipos de Call To Action
Okay, agora que você já sabe por qual motivo os CTAs são importantes para um site, então é preciso entender como e por que eles influenciam as pessoas a clicar nos botões.
Você precisa encontrar alguns CTAs exemplos, para isso, busque pesquisar em momentos distintos os modelos e tipos de CTAs utilizados no site.
Para conquistar a atenção do seu futuro lead é necessário se atentar a algumas características no CTA, como por exemplo quem é o leitor específico, o formato do CTA e as cores utilizadas nele, mirando seu público-alvo.
Vamos pensar de forma bem específica: por que mostrar ao usuário, o qual não tem ideia do tipo de serviço que você oferece, um CTA no qual se faz o download de um e-book sobre um produto X?
Este tipo de Call to Action é voltado para quem já conhece sobre o seu nicho de negócio, quem já viu ou leu sobre seus produtos/serviços e está em processo de compra.
Para um visitante inicial, o mais indicado seria um CTA para um e-book sobre algum assunto que tenha relação com o serviço no qual possa levar o leitor a efetivar uma compra. Para isso é necessário conhecer o seu cliente ideal.
O formato do CTA é outro fator importante a ser considerado no momento de gerar leads por meio do botão ou link direcionado
Com a etapa de criação de Call to Action em pleno andamento, vamos entender quais formatos você deve adotar em um CTA se quiser chamar a atenção de um usuário na página.
Existem Call to Actions diferentes para cada objetivo, por exemplo:
Textos com links
São links no meio do texto ligados com algum outro conteúdo dentro do site ou que o direcione a uma landing page nova focada no preenchimento de um formulário.
Slidebar
Normalmente é um CTA localizado no lado direito da página com cores específicas que induzam o usuário a olhar naquela direção.
Assim como os textos com verbos de ação com o objetivo de facilitar o acesso por meio do CTA.
Cores para um CTA
Se tem uma coisa que chama a atenção de um leitor no site são as cores utilizadas, tanto na página como um todo, quanto no CTA.
Todos os elementos presentes no seu site estão concorrendo entre si a fim de chamar a atenção do leitor a um determinado assunto ou região da página.
Você é quem decide o local onde o usuário deve olhar, dependendo do tipo de cor utilizada.
Por incrível que pareça, a cor é extremamente relevante na hora de escolher um CTA.
É preciso muito cuidado com a tonalidade, pois assim como a cor pode atrair o lead, também pode “sujar” a página com informação demais.
Por esse motivo é importante se atentar a cor dos CTAs, afinal, cada cor possui uma finalidade específica e se adaptam melhor a sua página.
Cada cor desperta um tipo de sensação no leitor da página e isto está especialmente ligado à ação de clicar em um botão ou link. Por exemplo:
-
Vermelho
É uma cor com efeito marcante na percepção visual tanto pelo aspecto da cor, quanto por meio da simbologia relacionada a ela. Em um CTA o vermelho chama muito a atenção e facilita na tomada de decisão de um usuário.
É por conta desse destaque que o uso dessa cor deve ser moderado.
Normalmente o vermelho é utilizado quando é preciso indicar aviso de erros, embora seja perfeito para um botão de “Compre Aqui” ou para estabelecimentos como fast foods, pois a cor é capaz de instigar a fome.
Uma curiosidade da cor vermelha é que ela é a primeira cor a ser vista pela manhã. Também é a primeira cor a ser reconhecida por um bebê.
-
Amarelo
É a cor a qual induz a atenção e, justamente por isso, é muito utilizada em placas de trânsito, por exemplo. No CTA ela é extremamente utilizada quando há necessidade de despertar algum interesse.
Assim como o vermelho, deve ser uma cor utilizada com cautela no CTA.
Uma curiosidade da cor amarela é o despertar da memória.
Existem inúmeras outras cores as quais podem funcionar bem para o seu CTA, mas tudo vai depender, como sempre, do seu público-alvo.
Estude as cores e entenda como cada uma delas gera de sensação ou destaque nas pessoas.
De um modo geral, ao considerar uma cor para o CTA é importante prestar atenção aos detalhes relacionados à sensação a qual você quer despertar no leitor.
Pense como se você fosse o leitor da página, olhe blogs com exemplos de Calls to Actions e faça testes a fim de saber qual cor desperta mais interesse dos leads no site.
Para montar um Call to Action atrativo, você deve levar em consideração a curiosidade do leitor, a atração de uma cor, a linguagem utilizada no botão, além de colocar o CTA em um lugar estratégico dentro do site.
Onde colocar o CTA no meu site?
Os recursos e ferramentas de divulgação são diversos na web. Por isso é importante saber o local certo de onde colocar as CTAs e definir o formato o qual possui mais eficácia em cada finalidade.
1. Home do seu site
Se uma pessoa está em seu site, é possível que ela se interesse no serviço ou produto que você oferece.
Então, porque não colocar um Call to Action dentro da sua home a fim de incentivar uma ação de compra?
Por exemplo:
2. Páginas internas do site
De uma forma muito parecida, as páginas internas do website podem vir com um Call to Action simples, como um “inscreva-se e receba nossa newsletter”.
Você também pode colocar esse tipo de CTA nas postagens de um blog, por exemplo.
3. Redes Sociais
As redes sociais são fundamentais dentro do Marketing Digital! Por isso é necessário a utilização de ganchos nos quais os usuários possam acessar o perfil de uma empresa.
Desse modo, as pessoas têm acesso às informações da sua empresa por meio das redes sociais e garantem ao processo de conversão dar um passinho mais a frente.
No meio dessas Redes Sociais, destacam-se o Facebook, o Twitter, o Google +, o Linkedin e o Instagram.
Todas elas são usadas amplamente com o objetivo de destacar os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Por meio do YouTube, SlideShare, Pinterest e o Tumblr, você também pode trabalhar a imagem da sua empresa e a divulgar seus serviços.
4. E-mails marketing para divulgação
Todo bom e-mail marketing vem acompanhado de um CTA muito bem feito.
Este tipo de CTA é muito eficiente quando o assunto é constatar o nível de interesse das pessoas no seu produto/serviço.
Por meio desses acessos é possível classificá-los como leads.
5. Blogs
A ideia principal de artigos publicados em blogs é fazer com que os textos despertem o interesse dos leitores em conhecer mais sobre o assunto.
Desse modo é possível colocar um Call to Action nesta página e oferecer ao leitor conhecimentos para chegar à decisões de compra, por exemplo.
Por isso, é muito importante analisar o CTA com relação aos objetivos de cada etapa na criação de conteúdo dentro de um blog.
6. Anúncios pagos
Se você tem um anúncio na web, provavelmente é necessário utilizar CTA’s que melhorem o desempenho deles.
Nestes casos os textos são curtos e não precisam ser feitos com palavras difíceis. Vale investir em palavras de ação, como “Clique”, “Confira”, “Saiba mais”, “Compre” e assim por diante.
Produção de materiais de conhecimento
Para ter acesso a um serviço eficiente dentro do seu website, é necessário oferecer ao leitor um modelo de conteúdo muito bem feito, pensado justamente em auxiliá-lo no caminho a ser percorrido até o objetivo final: a conversão.
Não importa se o seu objetivo é gerar fluxo no site, aumentar o compartilhamento em redes sociais, gerar leads ou obter conversão, todo modelo de CTA consegue trazer muito sucesso ao conteúdo por meio de gatilhos com a finalidade de incentivar o leitor a fazer uma ação específica.
Um CTA pode ser a salvação ou a completa destruição de uma página.
Tanto pode ajudá-lo a gerar leads, quanto pode ser um grande problema na falta de conversão de clientes (caso esteja mal projetado).
Um bom modelo de CTA nunca deve ser ignorado em uma estratégia de marketing, seja anúncio, e-mail, vídeo, blog ou na home do site.
Depois de conhecer os modelos de CTA, onde devem ser colocados na página, quais as cores mais utilizadas, a linguagem e definir a finalidade do Call To Action, é necessário pôr em prática!
Transforme leitores em leads com um CTA
Converse com o especialista em marketing ou verifique na sua plataforma de marketing digital as formas de colocar em prática esse botão milagroso nas suas estratégias de marketing.
Quando o seu CTA já estiver há um tempo “no ar“, verifique os resultados obtidos por meio da sua Taxa de Clique ou CTR, uma das métricas fundamentais quando o assunto é conversão.
Essa métrica se baseia em: “De todas as pessoas que viram o Call To Action, quantas realmente clicaram no botão?”
Utilize o próprio Google Analytics se quiser fazer essa medição.
Sim, o Google é incrível, nós já aceitamos que isso é um fato!
Por meio do Google Analytics você poderá ter acesso, inclusive a taxa de abertura de cada um dos seus CTA.
Nunca se esqueça: o Call To Action é uma forma de fazer o leitor se tornar um lead ou um cliente propriamente dito executar uma ação a qual oferece mais resultados para o seu negócio.
No próprio Google Analytics você poderá utilizar da ferramenta de CTA inteligente. Essa ferramenta permite escolher o tipo de Call To Action destinado a cada uma das segmentações que você quiser.
Resumidamente, para você transformar simples leitores em potenciais clientes do seu negócio, investir na uma ferramenta como o Call To Action, pode ser o que faltava para potencializar a taxa de conversão do seu negócio.
Você não vai ficar de fora dessa, vai?!
Lembre-se! Os CTAs são muito eficientes na missão de levar seus cliente a uma página de conversão. Investir neles é uma grande chance de vender muito mais!!! Mas não pare por aí! Aplique também as melhores técnicas de vendas e abordagem para ter os melhores resultados possíveis! Para te ajudar nisso, preparamos um E-Book completo e gratuito sobre como aumentar as vendas! Aproveite a chance e faça o download do seu também.
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