O que é cadastro de produto otimizado para e-commerce? Vale a pena?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 11 de janeiro de 2022 | Atualizado: 11 de janeiro de 2022.
Perguntar se vale a pena otimizar o cadastro dos seus produtos, seria o mesmo que perguntar se você deseja vender estes produtos ou não, afinal, para o seu cliente comprar o seu produto antes ele precisa encontrá-lo e a otimização irá ajudá-lo nisto.
Entretanto, o cadastro de produto otimizado requer mais trabalho e conhecimento técnico, por isso devemos considerar a realidade do lojista antes de simplesmente dizer: “hei, otimize aí”.
Antes de fazermos esta avaliação, primeiro precisamos entender melhor o que significa “otimizar”.
O que é cadastro de produto otimizado?
Aqui a palavra OTIMIZADO, tem o mesmo sentido que na sigla SEO (Search Engine Optimization), em português, otimização para mecanismos de busca. Ou seja, trata-se de gerar um conteúdo com a utilização de técnicas especiais, para que sua página fique bem posicionada no Google e demais buscadores.
Quando usamos a expressão “cadastro de produto otimizado”, estamos falando de SEO, porém tratamos exclusivamente das necessidades de uma página de produto da sua loja virtual.
Além de utilizar as técnicas de SEO regulares, o que caracteriza um cadastro de produto otimizado é ter o título do produto completo (com todas as principais características) e padronizado e a uma descrição exclusiva para o seu produto.
O cadastro de produto simples (sem otimização)
A prática de mercado mais comum neste tipo de cadastramento, é copiar as descrições de outros sites, seja do fabricante, produtor ou mesmo do concorrente.
Embora esta seja uma forma muito rápida e fácil de abastecer o seu e-commerce, isto gera o que chamamos de conteúdo duplicado, ou seja, duas ou mais páginas com a mesma informação indexada nos buscadores.
O Google não pune sites com conteúdo duplicado, tampouco privilegia. Assim, quem copia o conteúdo alheio, precisará encontrar outras formas de se destacar da concorrência.
Por quais razões então, não se otimiza os produtos de um e-commerce?
- Para acelerar a publicação da sua loja virtual;
- Falta de tempo ou conhecimento para criação deste tipo de conteúdo;
- Não ter a verba necessária para contratar um profissional ou empresa especializada;
- Desconhecimento da importância dos resultados gerados em um cadastro de produto otimizado.
Como é feito o cadastro de produto otimizado
- Como todo trabalho de SEO, uma boa criação de conteúdo começa encontrando as palavras-chave (keywords) que vão trazer acesso a sua loja online.
- O passo seguinte é procurar por boas fontes de informação para o seu produto, que podem ser fóruns, FAQ’s, site do fabricante e concorrentes (na sessão de opiniões sobre o produto) e mesmo no próprio Google.
- As técnicas utilizadas para criar um conteúdo original depende de cada profissional, mas o resultado deve ser um conteúdo único e mais humanizado.
- O título do produto deve fazer uso da sua principal keyword e também trazer as principais características digitadas pelas pessoas nos buscadores.
- O título ainda deve manter um padrão de exibição para facilitar a navegação, por exemplo:
Nome do produto + linha + marca + material utilizado na fabricação + características (cor, voltagem, tamanho, etc)
Esta ordem pode variar conforme a relevância dos elementos que compõem este título, por exemplo, em alguns casos a marca do produto pode ser muito ou pouco relevante, caso a marca seja muito relevante, é conveniente que ela fique mais para início da “fórmula”, do contrário mais para trás.
Então, vale a pena otimizar seu catálogo de produtos?
A resposta pode parecer óbvia, porém você vai lembrar que, no início deste artigo, falei que devemos considerar a realidade do proprietário de uma loja online.
Assim, a pergunta mais correta a ser feita seria: “vale a pena construir um catálogo pensado para dar mais resultados, AGORA?”
A resposta deveria ser sempre, SIM, afinal quanto mais cedo uma página bem construída for ao ar, mais cedo ela começará a indexar.
Mas para quem está iniciando no e-commerce e tem pouca ou nenhuma ajuda, a prioridade deve ser colocar a loja no ar, pois além de concluir uma etapa importante do seu negócio, isto também lhe dá a possibilidade de gerar vendas a partir de anúncios.
Por ser uma tarefa que exige mais conhecimento, pesquisa e elaboração, turbinar o conteúdo da sua loja online pode levá-lo a procrastinação, assim aquela loja online que deveria entrar no ar imediatamente, pode levar meses até ser publicada.
Estudos sobre a procrastinação, também citam a necessidade de recompensa imediata, por isso existe a tendência de abandonar projetos muito longos e que ainda não estão dando retorno financeiro.
O mesmo estudo mostra que, pessoas que pensam a longo prazo tendem a prosperar.
Uma boa estratégia para evitar que o projeto do seu novo e-commerce fique pela metade, é publicar seus produtos de forma mais simples e rápida, mas já com um upgrade desses mesmos produtos contemplado para ser feito na sequência.
Benefícios do cadastro de produto otimizado
- Indexam em posições melhores no Google e dão mais resultados no longo prazo;
- As descrições são mais humanizadas e envolventes, isso gera mais interesse por parte de quem visita o seu site e aumenta suas chances de venda;
- Mesmo que o visitante não compre, ele colabora para obtenção de melhores resultados no Google, pois quando uma pessoa passa mais tempo na sua loja, o buscador entende que o conteúdo deve ser interessante e relevante. Por isso, um texto que chama a atenção do visitante, complementado por boas fotos e por pelo menos um vídeo, aumenta suas chances de ter o seu conteúdo “recomendado”;
- Quanto mais bem ranqueada organicamente sua loja estiver, menor a necessidade de investir em anúncios;
- Uma única página bem otimizada torna-se a porta de entrada para que seu visitante conheça mais da sua loja virtual e outros produtos;
- Descrições únicas evitam conteúdo duplicado;
- Produtos com títulos completos e padronizados dão mais clareza, agilidade e segurança para quem está fazendo a busca pelo seu produto;
- Títulos com as keywords corretas ajudam a posicionar melhor sua página nos buscadores.
- Conseguir fotos originais é muito mais complicado, por isso não abordamos o tema aqui, no entanto, sempre é importante ter fotos com boa qualidade e também, pelo menos uma em meio ao seu texto. E lembre-se de preencher tags como title e alt.
Como proteger meu conteúdo original
Quem faz a produção de conteúdo próprio, entra para a lista daqueles que podem ser copiados, mas fique tranquilo, existem maneiras de se proteger e vamos te mostrar aqui algumas delas.
Bloquear a cópia no site
A forma mais simples de impedir que alguém replique seu conteúdo, é bloquear o comando copy (CTRL + C) na sua página, fale com seu desenvolvedor para ajudá-lo a implementar esta funcionalidade.
Ferramentas que encontram conteúdo duplicado
O Copyscape e o Google Alerts te ajudam a identificar quem está usando o mesmo conteúdo que você. Se precisar de ajuda para utilizar essas ferramentas, é possível encontrar alguns tutoriais acessando o Youtube e digitando “como usar o…”.
Uma vez que você encontre quem copiou o seu conteúdo, peça para que o removam. Caso não obtenha resposta do responsável pelo site, você ainda pode buscar formas legais de remover o conteúdo do site infrator.
Avise que o seu conteúdo é protegido
Você pode usar um selo no rodapé do seu site avisando que o conteúdo é protegido. Se preferir, link o selo para uma página que dará mais informações, no sentido de inibir a cópia.
Devo otimizar internamente ou terceirizar o serviço?
Para fazer internamente os títulos e descrições dos produto, você vai precisar:
- Organizar e alocar um tempo diário ou semanal para produção;
- Conhecimento de técnicas básicas de SEO. Caso não as conheça, estas técnicas são relativamente fáceis de serem aprendidas, afinal existe muito conteúdo de qualidade disponível gratuitamente.
E se você é um grande conhecedor dos produtos que vende e tem informações que não estão facilmente disponíveis na internet, use este conhecimento em seu favor.
Para quem não possui tempo ou prefere que esta tarefa seja executada por alguém com mais experiência, a solução pode ser contratar uma agência de e-commerce ou de cadastro de produtos.
Fique atento, pois nem todas as agências fazem o cadastro otimizado.
E qual o custo para fazer internamente ou terceirizar?
Agências costumam fazer orçamento para a demanda, isto te dará previsibilidade de valores e de prazo de entrega.
Optando por fazer internamente será preciso calcular o tempo que você ou um funcionário levará para fazer N produtos.
A partir disto você pode comparar e escolher a melhor opção para você.
Observações finais
Vale lembrar que o conteúdo não é o único fator de ranqueamento no Google, no entanto ele é a base para você crescer seu e-commerce nos buscadores.
Mesmo quando fazemos anúncios é preferível encontrar uma loja online com conteúdo bem cuidado e com todas as informações que o cliente precisa para tomar a sua decisão de compra.