O que é CAC? Entenda por que esse dado é tão importante para o sucesso da sua empresa

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Publicado: 6 de novembro de 2018 | Atualizado: 11 de julho de 2019.

Saber o que é CAC, ou melhor dizendo, o custo de aquisição do cliente é essencial para toda empresa que deseja reduzir custos e melhorar os resultados do seu negócio. Para isso, entender como calcula e sua importância é um passo primordial do processo.

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Uma das táticas empregadas para auxiliar no desenvolvimento de estratégias assertivas é o costume de analisar os resultados por meio de indicadores de desempenho.

Com eles, é possível ter uma visão geral das necessidades do seu negócio e a partir disso criar ações adequadas a cada situação.

A partir disso se torna mais fácil otimizar processos, maximizar resultados e até reduzir custos da sua empresa.

Mas para isso, existem alguns indicadores que são peça-chave, como o CAC, ou custo de aquisição de clientes.

Caso você ainda não saiba o que é CAC, confira o conteúdo a seguir:

O que é CAC?

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Como já dissemos na introdução, CAC é abreviação de custo de aquisição de clientes, usada geralmente pelos setores de marketing e vendas.

Por meio dela é possível saber se um negócio está tendo um crescimento saudável ou está se comprometendo com os gastos para conquistar novos consumidores.

Afinal, toda empresa precisa fazer investimentos para divulgar seus produtos ou serviços a fim de atrair o público consumidor, não é mesmo?

Sendo assim, entram nessa conta os gastos com links patrocinados, marketing de conteúdo e outras estratégias de relacionamento com o consumidor.

Por isso, tendo em vista todo esse investimento, é fundamental saber se eles estão sendo bem empregados ou se estão deixando a sua empresa no vermelho!

Como o CAC é calculado?

Depois de ter colocado na balança todos os gastos com investimentos, para saber o custo de aquisição do cliente é preciso fazer a seguinte conta:

CAC = total de investimentos em marketing e vendas / número de clientes adquiridos

Para exemplificar, imagine no último mês a sua empresa tenha investido R$ 5.000 com em ações para divulgar o novo produto que vocês lançaram no mercado.

E que nesse mesmo período chegaram por meio dessas estratégias 100 novos clientes.

Ou seja, fazendo o cálculo seguindo a fórmula acima, o custo de aquisição do cliente foi de R$ 50 cada.

Viu só como é fácil descobrir essa métrica depois de ter descoberto o que significa CAC?

Mas por que é importante conhecer o CAC da sua empresa?

Dentre tantas responsabilidades a serem administradas no dia a dia empresarial, pode ser que algumas questões passem desapercebidas, como o que é CAC.

E a verdade é que esse ponto de desatenção pode estar fazendo com que decisões erradas sejam tomadas na sua empresa e assim, prejudicando os seus ganhos.

Isso porque saber o que é CAC te ajudará não só a tomar decisões estratégias, mas também a conseguir definir metas para garantir um bom faturamento.

Além disso, você consegue estabelecer um limite de investimento nas campanhas para divulgação e até os cortes que devem ser feitos para garantir uma boa saúde financeira da sua empresa.

Mas caso o seu custo de aquisição de clientes esteja muito alto, esse número também te ajudará a entender melhor a situação em que o seu negócio se encontra.

Por exemplo, se a sua empresa está atuando a pouco tempo, saiba que esse cenário exige um investimento maior para introduzir a sua marca no mercado.

Outra situação possível são nos casos em que se faz algum investimento pontual com algum colaborador ou situação específica.

Entretanto, em ambos exemplos a tendência é que esse número caia depois, por isso é preciso desenvolver o hábito de monitorar a métrica com frequência.

Assim você garante o bom funcionamento do seu negócio e ainda consegue maximizar os resultados.

Já sabe o que é CAC? Fique de olho nos números da sua empresa!

Nesta publicação você descobriu o que é CAC e viu que conhecer o custo de aquisição de clientes é uma das métricas mais valiosas para o seu negócio.

Isso porque esse número te possibilita entender melhor o cenário em que a sua empresa se encontra e te permite criar estratégias para que os investimentos feitos tragam os resultados necessários sem prejudicar as suas finanças.

Para isso, te mostramos aqui que o cálculo para descobrir o que é CAC é bem simples, basta pegar o valor total de investimentos e dividir pelo número de clientes adquiridos no mesmo período.

Depois de saber o que significa CAC, o trabalho maior será analisar o número e ver quais estratégias podem ser feitas para reduzir custos e melhorar os resultados da sua empresa.

Se você quiser saber como diminuir seu custo de aquisição de clientes, confira nossas 10 dicas sobre o tema.

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