O que é Branded Content? Entenda por que as grandes marcas têm investido nessa estratégia de sucesso

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Publicado: 21 de março de 2018 | Atualizado: 3 de março de 2023.

O que é Branded Content? Você pode nunca ter ouvido falar sobre esse termo, mas certamente se deparou com a técnica seja na internet, na TV ou em qualquer outro meio. É ela a responsável por criar conexão entre marcas e clientes.

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O investimento em Marketing é essencial para qualquer empresa e isso a grande maioria das pessoas já sabe, mas é importante estar muito antenado nesse mercado.

Ele é bastante dinâmico e a cada momento apresenta novas estratégias a fim de gerar mais vendas ou simplesmente garantir um posicionamento melhor da marca diante do cliente.

Nos últimos anos, algumas técnicas de marketing, digital principalmente, começaram a ser utilizadas com mais precisão e frequência.

Um exemplo delas é o Marketing de Conteúdo, o qual hoje em dia é bastante comum e acaba sendo confundido com algumas estratégias inovadoras como o Branded Content.

Mas sabia que existe diferença entre o Branded e o Marketing de Conteúdo?

Fique tranquilo, neste artigo você descobrirá o que é Branded Content e como essa estratégia tem sido trabalhada pelas marcas.

A partir desse estudo será possível diferenciar essa de outras técnicas de Marketing, e entender como é possível aplicá-la na comunicação de uma empresa de maneira rica e eficaz.

Confira:

o que é branded content

O que é Branded Content?

Quando alguém se depara com esse termo ainda pouco conhecido, a primeira pergunta feita é: o que é Branded Content?

Sendo assim, o primeiro ponto a ser esclarecido para compreender todo restante de forma mais clara é o conceito dessa estratégia.

A tradução dessa expressão para o português quer dizer conteúdo de marca.

Isso significa realizar a produção de qualquer conteúdo voltado para a imagem dela.

No Branded Content, o conteúdo necessita de muita qualidade para poder alcançar o público-alvo e mantê-lo interessado no que está sendo passado.

Isso muda a forma como é feita a divulgação de uma marca.

Afinal, ao invés de ser lembrada por seus anúncios, a empresa será conhecida por gerar um conteúdo relevante e levar ao público entretenimento, diversão e conhecimento, deixando claro a autoria das ideias.

Qual o objetivo do Branded Content?

Agora você sabe o que é Branded Content e vamos te mostrar quais os objetivos dessa estratégia de marca.

O objetivo tem a ver muito mais com o posicionamento da marca perante ao mercado do que com a venda propriamente dita.

Quem trabalha com esse tipo de marketing entende a necessidade do cliente se identificar com a marca.

É como o seguinte exemplo: você vai à padaria do Joãozinho e compra pães todos os dias por ser a padaria mais próxima da sua casa.

No entanto, você conheceu e optou agora por comprar pães na padaria do seu Manoel, onde conheceu tanto a história do estabelecimento que foi passado de geração em geração, como também o carinho e cuidado do dono ao preparar cada alimento do seu negócio.

Por mais que o caminho seja mais longo, provavelmente agora você passará a comprar os pães com o Seu Manoel.

Com o conteúdo de marca é basicamente a mesma coisa, o cliente cria uma afinidade com o negócio, seja pela causa defendida, por sua história ou pelos conteúdos produzidos e alimentados.

Isso ajuda a posicionar melhor sua marca no mercado e, com isso, vender ainda mais. Afinal, os clientes começam a se fidelizar às marcas e podem se tornar divulgadores delas, atraindo ainda mais as pessoas.

Características de uma estratégia de Branded

caracteristicas do brandend content

Ainda tem dúvidas sobre o que é Branded Content? Então vamos explicar agora quais são as características da estratégia.

Depois de entender o conceito dela, é preciso identificar as características que a fazem ser diferente das outras e, ultimamente, muito escolhida por grandes empresas como a Nestlé, por exemplo.

Inclusive, vamos falar mais sobre esse case de sucesso mais adiante. Fique ligado!

Mas como citado anteriormente, nessa técnica é necessário gerar um conteúdo interessante e de qualidade para conquistar a identificação e atenção do público.

Mas, além disso, ao entender sobre o Branded é possível notar também uma divulgação muito mais flexível e “leve” em relação às outras, pois ela envolve várias áreas como: informação, entretenimento e publicidade.

O método de Branded pode ser veiculado por diferentes canais tradicionais, como revistas, jornais, TV, rádio, e também de canais on-line, como redes sociais, aplicativos e assim por diante.

Principalmente na internet, existem diversas possibilidades ao produzir um conteúdo para esse fim.

No entanto, uma característica específica deve ser lembrada por quem quer entender a fundo o que é Branded Content: o foco dessa técnica está em engajar, fazer a marca ser reconhecida não só por seus produtos ou serviços, mas também pelos valores e causas que defende.

Mas como é possível influenciar o público com conteúdo de marca?

É sempre necessário realizar pesquisas, ter criatividade, mas também contar com as técnicas.

Lembre-se: no Branded Content exemplos de sucesso são necessários para impactar o público-alvo. E isso pode ser feito trabalhando-se com o emocional das pessoas.

Por exemplo:

Algumas empresas como a Dove trabalham em campanhas com o objetivo de exaltar a beleza natural da mulher, isso não só mexe com a autoestima de cada uma, como cria um laço de maior afinidade com a marca.

Como fazer Branded?

Não existe uma receita mágica para fazer o conteúdo de marca acontecer, mas alguns pontos hoje trabalhados por empresas que investem nisso podem fazer toda a diferença.

Entre eles, confira algumas dicas:

  • Os cuidados depois de soltar o conteúdo são cruciais. É preciso entender o que está acontecendo com esse material e fazê-lo permanecer ativo para o público;
  • Surpresa! Essa palavra pode fazer toda a diferença e gerar muitos leads, por esse motivo, muitas marcas têm preferido trabalhar com o lado do entretenimento, que pode chamar ainda mais atenção;
  • É essencial criar um conteúdo relevante, pois nas redes sociais, por exemplo, ele será compartilhado. Mas caso isso não aconteça, será esquecido e todo o trabalho irá por água abaixo;
  • Conheça muito bem o seu público e crie conteúdos de valor a fim de abrir um diálogo com ele;
  • Como no exemplo da Dove, tocar no emocional do público pode ser feito de várias formas e é a base desse tipo de Marketing.

Ou seja, são vários detalhes que tornam sua campanha de Branded Content rica e engajadora.

Mas espera! E o Marketing de Conteúdo, qual a diferença dele para o conteúdo de marca?

A diferença do conteúdo de marca para o Marketing de Conteúdo

marca x marketing de conteúdo

Você leu até aqui para entender o que é Branded Content e continua achando as estratégias iguais?

É comum achá-los parecidos ou imaginar alguma relação entre ambos, mas na verdade essa similaridade é limitada!

O marketing de conteúdo é voltado para as empresas comercializarem produtos ou serviços por meio de materiais ricos, com o objetivo de atrair e envolver o leitor, gerando a possibilidade dele se tornar um cliente, pois esse tipo de trabalho o induz a isso.

Em resumo, o marketing de conteúdo influencia o público-alvo diretamente a tomar uma atitude a fim de gerar lucro ou outro benefício à empresa.

O conteúdo de marca também tem essa intenção, afinal, se fosse diferente nenhuma instituição investiria nisso.

No entanto, no segundo caso a venda acontece de forma espontânea, por meio da identificação com a marca.

O Marketing de Conteúdo diverte, informa e educa, fazendo. Não que o Branded Content não faça isso, mas no caso dele, o conteúdo de marca tem a função de torná-la memorável para o público-alvo.

Branded Content: exemplos de sucesso!

exemplos do que é branded content

O objetivo desse tipo de estratégia é fazer com que haja uma identificação entre o valor moral da marca e os valores morais do cliente.

Dessa forma, no Branded Content exemplos como as empresas Natura e o Grupo O Boticário são cases de sucesso.

Elas foram divulgadas na lista do Projeto Esperança Animal (PEA), em 2017, como instituições que não realizam testes em animais, convertendo muitos apoiadores da causa em clientes fieis às marcas.

Campanha da Nestlé

Você se lembra da propaganda da Nestlé com a “Galera Animal”?

A campanha dividida em episódios consistia na “adoção de um bichinho de pelúcia”.

O cliente que comprasse um produto da marca e pagasse mais R$27, poderia escolher “adotar” o MC Teo, Badu, Zíper, Dante, Dinho, Odorica, Zita, Tato ou Zen zen (nomes dados aos personagens).

Confira o vídeo da campanha:

Além de proporcionar um “presente” ao cliente, a marca trabalhava questões voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade, a partir do apelo emocional.

A vantagem deste tipo de ação está no total controle do consumidor sobre as suas experiências com a marca.

Por apresentar uma carga emocional maior, isso faz ainda ela ser fixada por muito mais tempo na mente do consumidor e quase sempre de uma maneira positiva.

Resumindo, dessa forma a relação entre as partes se torna mais forte, de fidelidade.

Aposte nessa estratégia e tenha sucesso!

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Depois de conhecer mais sobre Branded, você provavelmente conseguiu compreender o motivo das grandes empresas utilizarem essa estratégia.

Cada vez mais, esse tipo de trabalho tem sido direcionado também para as redes sociais, local em que as instituições têm investido muito mais e recebido também um lucro considerável.

As redes sociais têm desempenhado ainda um papel importante para criar a imagem de uma marca.

Portanto, podem ser excelentes opções para aquelas empresas que desejam investir em o que é Branded Content.

Agora você já sabe bastante sobre o método, então é hora de começar a aplicá-lo e gerar resultados incríveis para a sua marca!

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