Chegou a hora de saber o que é Big Data e tornar a sua empresa líder em tecnologia, conhecimento e crescimento!

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Publicado: 4 de maio de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.

Entender o que é Big Data pode garantir estratégias de marketing cada vez mais assertivas e eficientes! Imagine saber como os consumidores do seu produto se comportam e também como irão se comportar. Essa tecnologia é como uma máquina do tempo que viaja ao passado para prever o futuro.

Já imaginou uma empresa capaz de ler a mente dos consumidores? Seria possível prever os desejos, as maneiras corretas de vender e os melhores preços de cada produto.

Essa ideia que parece ter vindo de história de ficção científica já é possível. Mas não é nenhum tipo de habilidade especial ou tecnologia do futuro, é o poder da Big Data.

Isso porque essas organizações possuem informações completas para personalizar e direcionar as suas estratégias de marketing, vendas, comunicação em geral etc.

Porém, não é preciso ser uma empresa de grande porte para aproveitar dos poderes dessa tecnologia.

o que é big data- lead

Neste conteúdo será possível aprender TUDO que um empresário precisa saber sobre o que é Big Data e como essa ferramenta pode ser o passo para o futuro.

Ficou curioso? Então veja o que vai encontrar por aqui:

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O que é Big Data?

o que é big dada - conceito

O conceito de Big Data é bem simples de ser entendido. Na verdade, a simples tradução do termo para a língua portuguesa já é suficiente para entender o significado desse tema. A palavra Big significa grande, e Data é traduzido como dados.

Disso tudo, podemos entender esse recurso tecnológico como um grande volume de informações.

No entanto, entender realmente sobre esse recurso vai muito além da simples compreensão do seu conceito.

Isso porque essa tecnologia está mais ligada ao processo de armazenamento de dados e às possibilidades oferecidas por essas informações.

Então, compreender o que é Big Data é a capacidade de saber as maneiras de tratar os dados, filtrá-los e utilizá-los para otimizar suas estratégias de marketing e vendas.

Para isso, é necessário conhecer primeiro quais os seus tipos, suas dimensões e como é possível armazenar esse imenso volume de informações.

Tipos de dados

Existem milhões de dados espalhados por aí no mundo digital. Dentro do seu processo de aprendizado sobre o que é Big Data é importante levar em consideração os três tipos de categorias nas quais eles são divididos.

Entender a diferença entre cada uma dessas categorias facilitará o trabalho de filtrar informações e cruzar dados.

Aliás, fazer esse filtro e cruzamento é importante para coletar e gerar bases realmente importantes.

Afinal, essa etapa é essencial para as análises de dados. Sem ela, a ocorrência de erros na interpretação deles se torna mais provável.

  • Personal data (informações pessoais): Essa é a mais nova categoria de dados, e também uma das mais interessantes. As informações de personal data normalmente são obtidas por meio de eletrodomésticos conectados à internet. O intuito é conhecer o comportamento individual dos consumidores em seu ambiente.
  • Social data (dados sociais): Essas são informações referentes ao comportamento social dos consumidores, elas são coletadas por meio das redes sociais e buscadores on-line. É uma forma de monitorar os interesses do público.
  • Enterprise data (dados corporativas): São informações geradas por empresas. Planilhas, documentos, sites corporativo e afins.

Estrutura de dados

Agora, já conhecemos as categorias nas quais são divididos os tipos de dados.

Por isso, vamos dar mais um passo no entendimento de o que é Big Data explorando melhor a estrutura dessas informações.

Nesse ponto, elas são divididas entre:

  • Dados estruturados: Possuem estrutura bem definida, são categorizados, localizáveis e facilmente identificados
  • Não estruturados: Não possuem estruturas específicas, por isso não podem ser interpretados por computadores. Eles precisam da intervenção humana na filtragem e aplicação.

Agora você já conhece a estrutura das informações, certo? Então chegou a hora de conhecer os 5 V’s dessa tecnologia! Vamos lá?!

Cinco V’s da Big Data

Outro passo para o entendimento desse recurso está em compreender as dimensões dos dados.

Inicialmente, os analistas acreditavam haver apenas três dimensões para a análise deles, os famosos três V’s. Com o tempo, outras dimensões foram adicionadas por empresas em seus processos de Big Data analitycs.

Conheça os cinco V’s:

  • Volume: a quantidade de informações coletadas pelo Big Data da empresa;
  • Velocidade: a velocidade com que essas informações são recebidas;
  • Variedade: dados obtidos de diferentes fontes e em formatos distintos;
  • Veracidade: qualidade das informações e suas fontes;
  • Valor: possibilidades de gerar benefícios à empresa.

Essas noções são extremamente importantes no momento de análise dos dados obtidos isso porque elas dão as bases corretas para a interpretação deles.

Descubra como é possível armazenar tantos dados

Neste momento, existe a possibilidade de uma dúvida ter surgido na sua cabeça: “mas como é possível armazenar e interpretar tantas informações?”

A resposta para esse questionamento é: alguns softwares foram desenvolvidos com objetivo de tornar possível o processamento de tantas informações.

Entre eles, se destaca no uso empresarial o Apache Hadoop, um programa de código aberto capaz de realizar essa tarefa de modo eficiente.

No entanto, como vimos anteriormente, nem todos os dados podem ser interpretados por computadores.

Se existe a intenção de investir nesse tipo de estratégia, é necessário a contratação de um profissional analista especializado.

Já sabe como é possível armazenar tantas informações? Então agora já podemos seguir para o próximo tópico!

Big Data Analytics

big data- analytics

O processo de entendimento sobre o que é Big Data passa pela compreensão e classificação dos dados, mas a utilidade dessa ferramenta só se torna possível com a análise das informações coletadas.

Com isso, chamamos de Big Data Analytics o trabalho de cruzamento de dados com a intenção de chegar a conclusões capazes de gerar melhorias no processo de marketing e vendas.

Para isso, antes é preciso coletar esses dados. Os canais de divulgação de marketing para você que quer saber “como divulgar minha empresa” são as melhores opções nessa etapa do processo.

Por esse motivo, muitas empresas desenvolvem robôs ou softwares capazes de interpretar e-mails, postagens em redes sociais ou até as chamadas open datas – informações abertas disponibilizadas por organizações, governos ou outras instituições.

No entanto, usar de tecnologias tão avançadas não é a única opção desse recurso.

Ou seja, pequenos empresários também são capazes de utilizar informações de seus consumidores ou público-alvo a fim de melhorar suas estratégias de marketing e vendas.

Normalmente, as melhores agências de marketing possuem profissionais especialistas nessa tecnologia ou realizando alguma função bem semelhante.

Quando o trabalho de análise das informações é bem feito, entender o que é Big Data se transforma na garantia de aperfeiçoamento dos processos.

Afinal, entender o comportamento padrão dos consumidores vai te auxiliar a prever as ações deles no futuro.

Como criar estratégias de marketing mais eficientes

Depois de entender melhor sobre esse recurso tecnológico, as estratégias de marketing vão se tornar mais assertivas.

Entender quais anúncios foram mais eficientes, os canais de divulgação dessas campanhas geradores de maior resultado e os tipos de abordagem mais bem sucedidas se torna possível por meio do Big Data Analytics.

Dessa forma, será possível focar os investimentos apenas nas melhores estratégias e ainda ser capaz de otimiza-las.

Isso significa que entender sobre recurso pode reduzir os custos e aumentar o faturamento, ou seja tornar seu marketing mais lucrativo.

Nesse sentido, surgiram novas ideias como o Big Data marketing, também conhecido como marketing de dados.

Mas, o conceito de Big Data Analytics também pode ser aplicado em estratégias de outbound e inbound.

Não sabe do que isso se trata? Entenda mais nesse conteúdo sobre o que é Outbound marketing e como vender pela internet com Inbound Marketing.

Para isso é preciso conhecer mais sobre ferramentas como Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e até como anunciar no Linkedin.

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Aumente suas vendas com Big Data

As suas vendas também podem aumentar com a compreensão dessa tecnologia!

Não só por meio das melhorias do marketing, mas também pela análise dos processos de vendas e até da localização de um produto dentro do mercado.

Um grande exemplo disso são as empresas de cereais.

Elas perceberam por meio da análise e de teste que suas vendas eram maiores quando os produtos estavam localizados nas prateleiras inferiores do mercado, onde as crianças poderiam enxergar com mais clareza.

Isso pode ser aplicado em uma empresa! Se ela coleta informações para perceber qual canal online gerou mais resultados nas vendas, ela investirá sempre naquele com maior poder de conversão.

É hora de armazenar, analisar e crescer

É hora de armazenar, analisar e crescer

Neste conteúdo, abordamos o que é Big Data, como coletar dados e quais os benefícios que a análise deles podem gerar.

Além disso, conhecemos sobre os tipos de dados, a estrutura deles e a importância de considerar os cinco V’s ao fazer a sua análise.

O Big Data Analytics pode demonstrar quais os melhores canais de divulgação de suas campanhas, mas é preciso conhecer melhor as ferramentas de marketing das redes sociais e dos buscadores web.

Por isso, é importante procurar ainda mais conhecimento sobre esses recursos e as boas práticas dentro deles.

O blog Ideal tem uma seção inteira com TUDO sobre redes sociais produzida especialmente para você!

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