O que é AIDA? Conheça a estratégia e aprenda como aumentar sua taxa de conversão!
O que é AIDA? Você nunca teve contato com este tema? Bom, trata-se de uma sigla que resume o processo de venda e visa aumentar sua taxa de conversão. Imagine ter uma forma de conduzir o consumidor a realizar a ação que você deseja?
A sigla AIDA remete as palavras: atenção, interesse, desejo e ação.
Mas não se precipite: saber o que é AIDA vai muito além destas quatro palavras.
Além de saber qual é o perfil do consumidor do seu negócio, é preciso saber qual o caminho percorrido por ele para, enfim, comprar seu produto.
Para ter um bom resultado de vendas, é preciso conhecer bem o seu público. Mas não devemos parar por aí. Existe outra forma facilitadora para alcançar o sucesso.
Este é o objetivo de saber o que é AIDA.
Considerada peça-chave para compreender as atitudes do cliente durante o processo de compra, a técnica AIDA também muito é utilizada em ambiente digital.
Vamos mostrar o conceito de cada uma das etapas deste processo e você entenderá a importância de saber o que é AIDA.
Vem com a gente e mergulhe de cabeça nesse tema tão importante.
Mas afinal, o que é AIDA?
Modelo AIDA, como vimos até aqui, trata-se de uma forma de ilustrar os principais passos do consumidor durante o processo de compra até chegar na aquisição.
Ele descreve as motivações básicas que fazem o consumidor escolher seu produto ou serviço.
As empresas adotam o método AIDA para acompanhar a experiência do consumidor durante o trajeto de compra percorrido.
O primeiro passo é conseguir a atenção (A) dos possíveis clientes. O segundo é gerar interesse (I) neles.
Já o terceiro tem como objetivo transformar o interesse em desejo (D). O quarto e último passo se preocupa com a ação (A), ou seja, a compra.
Sendo bem objetivo, chegar na última etapa deste processo é o que realmente importa para todos, não é mesmo?
Mas tenha em mente: para chegar até a ação, é preciso desenvolver um trabalho muito bem feito.
Agora, para você saber de fato o que é AIDA e entender cada etapa do processo, vamos detalhar cada fase com o objetivo de te aumentar sua taxa de conversão.
Esta ação serve tanto para a venda de um produto ou serviço, quanto para a ação de baixar um e-book, por exemplo.
Chame atenção do seu cliente
Este é o primeiro passo do método AIDA marketing – chamar atenção do cliente potencial.
Não é tão fácil quanto parece, ok?
Hoje, com tantas informações disponíveis na internet, temos apenas 5 segundos para capturar a atenção do usuário.
Seja por meio de vídeo ou artigo, esta é média de tempo trabalhada para falar com o consumidor.
Mas como eu chamo a atenção deste usuário?
Aí depende muito do tipo de conteúdo trabalhado.
Em um anúncio, você pode escolher uma imagem mais chamativa para o feed de notícias do Facebook ou YouTube, por exemplo.
Mas a imagem deve se destacar mesmo, porque o usuário não perde muito tempo analisando anúncios.
Se não chamar atenção, ele vai seguir e será uma oportunidade perdida para seu negócio.
Um cuidado muito importante nesta etapa do processo AIDA marketing é trabalhar com cores fortes e contrastantes, combinadas com frases objetivas.
Destaque somente o necessário para gerar curiosidade no usuário. Assim ele continuará consumindo seu conteúdo.
Para estes passos do modelo AIDA serem facilitados, ter a persona do seu negócio definida é um grande avanço.
Persona nada mais é do que a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. É um perfil de consumidor baseado em dados reais do seu empreendimento.
Com ela definida, você também saberá qual linguagem usar em todos os passos para obter sucesso com o método AIDA vendas, afinal, a taxa de conversão certamente aumentará.
Se quiser saber mais sobre o que é persona, entre neste conteúdo e aprenda muito mais!
Desperte o interesse em seu público
Este é o segundo passo para você aprender o que é AIDA e saber lidar melhor com seus clientes.
Depois de conseguir atenção do seu potencial cliente, a técnica AIDA vendas exige que você tenha um conteúdo realmente interessante para o usuário para conseguir aumentar sua taxa de conversão.
Mas qual conteúdo seria interessante para ele?
Por incrível que pareça, aqui o produto deve ser deixado de lado.
Isso mesmo, você não leu errado. Não tenha medo, confie no método AIDA marketing.
Deixe o produto de lado e foque sua atenção no problema do seu cliente.
Tudo precisa girar em torno do que ele quer, o que ele precisa, como ele se sente, etc. Assim o conteúdo causará mais interesse no consumidor.
Essa é a hora de apontar uma solução para o problema da sua persona, assim ela ficará ainda mais curiosa e continuará ouvindo suas palavras.
No meio da multidão você conseguiu chamar atenção do usuário. Agora, como essas pessoas passaram a conhecer sua empresa, chegou a hora de dar continuidade no trabalho.
Seu desafio é deixar o cliente com algumas dúvidas em mente, como “e se isso for a solução para o meu problema?”, ou “por que não comprar?”.
Este potencial cliente até pouco tempo nem te conhecia, agora passa a considerar tudo o que foi dito por você.
Neste momento ele quer saber quais são as vantagens para seguir com você e passar para a próxima etapa do modelo AIDA.
Estimule o desejo
Neste processo de aprendizado sobre o que é AIDA, a terceira letra da sigla faz referência ao desejo.
Aqui você deve transformar o interesse das pessoas na vontade de ter as vantagens oferecidas pelo seu produto.
Deixar o cliente de boca aberta, como o Máskara, é uma ótima maneira de induzi-lo à compra.
Tenha sempre em mente: esta etapa também é crucial, pois só o interesse do cliente não basta para ele realizar a compra ou qualquer outra ação desejada.
O desejo, por ter relação com a emoção, não com a razão, é considerado uma tarefa um pouco complicada no processo do modelo AIDA vendas. Mas para isso nós precisamos utilizar algumas estratégias.
Veja algumas dicas para aplicar nesta etapa da técnica AIDA:
Fale sobre a transformação
Ao aprender o que é AIDA, tenha em mente: você não vende apenas um produto, mas sim o valor transformacional dele, ou seja, como a vida da pessoa vai mudar com o seu serviço.
Em comerciais de creme dental, por exemplo, eles apenas mostram a marca e pronto, ou tentam envolver o consumidor?
Normalmente nos deparamos com famílias felizes, sorrindo, etc. Ou seja, após usar o produto você vai se sentir mais seguro e sorrir tranquilamente.
Esta propaganda não vende apenas o produto, ela vende a vontade de rir sem se preocupar com a limpeza dos dentes.
Esse tipo de estratégia gera desejo nas pessoas.
Agir com personalidade e emoção
Nesta etapa da técnica AIDA você deve se comunicar com personalidade e emoção.
Dessa forma, os potenciais clientes irão te enxergar como “gente como a gente”, não apenas um vendedor chato, o qual precisa a qualquer custo efetivar uma venda.
Neste momento eles tendem a se abrir e se tornar mais receptivos.
Quando entramos neste modo receptivo, passamos a nos permitir mais e desejar as coisas, sem ficar com aquele pensamento crítico antes de comprar um produto, como “não preciso disso agora”, ou “está muito caro, vou esperar o preço baixar”.
No início do processo de compra, esses pensamentos estão presentes na cabeça de qualquer consumidor.
Mas quando chegamos no estágio do desejo, passamos a agir com a emoção, não mais com a razão.
Quando o cliente chega nesta fase do método AIDA, você consegue transmitir a mensagem completa do seu produto e o valor transformacional que ele entregará a pessoa.
Este processo facilita muito a decisão do comprador potencial e, consequentemente, potencializa suas vendas.
Fez tudo certinho? Agora é só esperar a ação
Ao aprender o que é AIDA e quais são seus processos, você certamente percebeu que o nosso objetivo principal é chegar até esta etapa, não?
Se você seguiu à risca todas as etapas anteriores do modelo AIDA, a tomada de ação ocorrerá naturalmente.
Mas isso não quer dizer que você pode ficar tranquilo e sem fazer nada.
Agora é a hora de usar uma linguagem clara de vendas.
Você deve mostrar seus diferenciais, o valor do seu serviço e as vantagens de ter o seu produto.
Um café, por exemplo, pode usar a degustação como estratégia para induzir o consumidor à ação.
Se for um produto diferenciado, a chance de compra, ou seja, a ação desejada pelo negócio, passa a ser muito maior quando o potencial cliente gosta de produto na degustação.
A Bauducco faz um trabalho semelhante com o exemplo acima.
Em suas lojas tem um espaço dedicado à degustação de panetones durante o ano inteiro, não apenas no natal.
Esta iniciativa pode aumentar as vendas de panetone da empresa. Assim a venda do produto não fica concentrada apenas no mês de dezembro, como acontece com outros fabricantes.
Entender o que é AIDA também é excelente para as lojas físicas. Não deixe de investir!
Já no ambiente digital, para o usuário tomar a ação desejada, utilizamos call to action (CTA).
CTA é um botão que orienta o usuário a realizar alguma ação específica, como “baixe aqui”, “clique aqui”, “compre agora”, “instale agora”, etc.
São botões chamativos com verbos de ação.
Achou que já sabia tudo sobre o que é AIDA? Tenha calma, temos mais uma boa surpresa para agregar ainda mais.
BÔNUS: conheça a nova etapa do processo AIDA
Apontamos que o modelo AIDA pode ser aplicado em diversos casos, desde conteúdos em vídeo, até em materiais escritos em ambiente digital, principalmente.
Depois de aprender o que é AIDA e como aplicar em seu negócio, você talvez sinta falta de alguma coisa, como saber qual a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço.
Exatamente por isso, Elmo Lewis, criador do método AIDA, adicionou o S, de satisfação anos depois.
Qual a vantagem de fazer uma venda e não satisfazer seu consumidor? Nenhuma, não é mesmo?
Um comprador satisfeito tem uma chance muito maior de comprar outra vez com você. E tem mais: ele pode recomendar seus serviços para outras pessoas e aumentar ainda mais suas chances de venda.
Gostou do bônus do método AIDA?
Pode ter certeza: ele será essencial para seu negócio. Por isso é essencial não só aprender o é que AIDA, mas também se manter atualizado quanto a este processo.
Entendeu o que é AIDA? Agora coloque em prática!
O ambiente digital é repleto de possibilidades, como vimos em alguns pontos do conteúdo sobre o que é AIDA e todos os seus processos.
Conhecer seu público não é o bastante para convencê-lo de que seu produto ou serviço é a melhor opção.
Você precisa ir além e estudar todos os passos tomados por ele antes da compra.
Entender o que é AIDA passou a ser crucial para ter sucesso em seu empreendimento.
Vamos lá, você produziu um conteúdo em seu blog, fez um título bem chamativo. O que acontece quando o leitor encontra um conteúdo assim na rede?
Sim, ele lê aquele resuminho abaixo do título, conhecido como meta-description.
Se este pequeno resumo for interessante, ele vai entrar no link.
Agora, como você já sabe o que fazer, coloque muitas informações relevantes no conteúdo com o intuito de despertar o desejo do cliente em adquirir o produto, ou seja, descreva os benefícios obtidos por meio desta compra.
Agora você já sabe o que é AIDA, então aplique em seu negócio e aumente sua taxa de conversão agora mesmo!